Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: BRADESCO POBJ 2016
Candidato: Agência People
Cliente: Bradesco
Segmento: Eventos
Estado: BA
TROFÉU BRADESCO CARTÕES
Categoria: Evento Corporativo
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

SOBRE O BRADESCO:
O Banco Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e do mundo, considerando o total de ativos, número de agências e clientes.
Atende diversos perfis de públicos que envolvem desde pessoa física, empresas de todos os portes e importantes sociedades até instituições nacionais e internacionais.
Como parte do Grupo Bradesco, o Banco Bradesco é reconhecido como referência e líder em inovação tecnológica, antecipando tendências e oferecendo serviços e produtos que incluem operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcios, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários.
Hoje, possui a mais ampla rede de agências e serviços do setor privado brasileiro, marcando presença em todo o território nacional.
Este é o Banco Bradesco, uma empresa brasileira, conhecida por valorizar pessoas e equipes, referência em seu segmento, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incentivadora de talentos, artes, música, responsabilidade social, sustentabilidade e cultura.

SOBRE PEOPLE:
Mais que uma agência, a People é uma postura, uma forma diferente e moderna de pensar em eventos, incentivo, promoção, digital e ativação.
No atendimento, fazemos mais que atender: entendemos as necessidades dos clientes e parceiros.
No planejamento, pesquisamos e fortalecemos nossos projetos com tendências e soluções que caibam nas verbas de nossos clientes.
Na criação, inovamos e aplicamos nosso conhecimento a favor das marcas. Para nossa equipe, buscar novas ideias significa encontrar soluções intuitivas que ajudem na execução dos projetos.
Na produção, estamos sempre alertas, comprometidos com a qualidade, prazos e resultados.
Esta é a essência da People e as atitudes que norteiam nosso posicionamento:
People > Loading Ideias / #vemprapeople

A CONQUISTA DE 2 EVENTOS E 6 ONDAS.
Ao vencer a concorrência que envolveu grandes agências do mercado brasileiro, a People tornou-se responsável por dois eventos: POBJ e PADE. Ou seja, responsabilidade dobrada, desafio dobrado e, claro, uma vontade de surpreender duas vezes maior.
Cada um dos eventos foi composto por 3 ondas de colaboradores, onde cada ação foi reeditada desde a chegada até o seu encerramento à medida que uma nova onda de colaboradores chegava ao evento.

Galeria de imagens
       

 

A VISÃO DA PEOPLE SOBRE OS EVENTOS POBJ E PADE.
Todos os anos, o Banco Bradesco realiza os eventos de premiação que reúnem os vencedores do POBJ – Programa de Objetivos Bradesco – e PADE – Programa de Avaliação e Desempenho Bradesco.
São eventos muito esperados por toda a equipe, tradicionais no segmento e motivo de grande orgulho para todos.
Para People, foi uma oportunidade de fortalecer a relação entre os colaboradores e o Banco, entre a marca e quem vive seus valores todos os dias.
Reconhecer, incentivar, premiar o comprometimento e, acima de tudo, gerar pertencimento de marca foram nossos objetivos. Tínhamos a certeza de que era preciso fazer com que todos se sentissem parte desta história, protogonistas destes momentos tão especiais e únicos.
Foi pensando assim, que a People encarou pela segunda vez o desafio de planejar, criar e produzir eventos tão especiais e estratégicos para o Banco Bradesco.

FICHAS TÉCNICAS
POBJ - PROGRAMA DE OBJETIVOS BRADESCO
Título: Cerimônia de Reconhecimento POBJ
Tema: Um time do tamanho do Brasil
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 04 a 05/03/16
De 11 a 12/03/16
De 18 a 19/03/16
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Banco Bradesco

PADE – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO BRADESCO.
Título: Cerimônia de Reconhecimento PADE
Tema: Um time do tamanho do Brasil
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 01 a 02/04/16
De 08 a 09/04/16
De 15 a 16/04/16
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Banco Bradesco

Atividades complementares:
Juntamente com a cerimônia do PADE aconteceram também mais duas premiações:
• Desperdício Zero (Departamento de Varejo)
• Eficiência Máxima (Departamento de Poder Público)
Entidade Promotora: Banco Bradesco

CONTEÚDO
O BRIEFING E O CONTEXTO DA AÇÃO.
Dois grandes eventos de entrega de prêmios, dois momentos muito esperados por todos os colaboradores.
Tanto o POBJ (Programa de Objetivos Bradesco) quanto o PADE (Programa de Avaliação e Desempenho) são programas de grande importância dentro da estrutura do Banco e as cerimônias de premiação de cada um deles representaram o reconhecimento do esforço, talento e resultados alcançados no ano de 2015.
ESCOPO POBJ
A cerimônia de reconhecimento do POBJ premiou os melhores (1º e 2º lugares) da toda a Rede de Agências Bradesco.
Público: Gerentes do Bradesco, Diretores, Superintendentes e Convidados. Todos com acompanhantes.
ESCOPO PADE
A cerimônia de reconhecimento do PADE premiou apenas os primeiros colocados.
Público: Gerentes Administrativos do Bradesco, Diretores, Superintendentes, Gerentes Departamentais e convidados. Todos com acompanhantes.
Na cerimônia do PADE foram entregues também as premiações:
Desperdício Zero – Departamento de Varejo
Eficiência Máxima – Departamento Público
Esta premiações antecederam a cerimônia de entrega do PADE.

O DESAFIO DE SURPREENDER, ENVOLVER OS COLABORADORES E FAZER ISSO 6 VEZES SEGUIDAS.
Não eram apenas de eventos de uma grande empresa. Estávamos diante de uma empresa que é referência em seu segmento, um lugar onde todos querem trabalhar, fazer parte das soluções, participar e o mais mportante: um Banco onde quem trabalha veste a camisa, bate no peito e tem orgulho de pertencer a equipe.
Neste contexto, realizar mais uma vez estes dois eventos, que se transformam em 6 cerimônias e, ao mesmo tempo, superar as expectativas de todos os envolvidos nos motivava a ir além do esperado.
Foi este espírito e vontade de fazer melhor que norteou o trabalho desde o pré até o pós-evento.

GRANDES EVENTOS. GRANDES RESPONSABILIDADES.
Mais que atender bem, a People foi responsável por toda a criação, planejamento e produção dos eventos, controlando e qualificando todos os detalhes e processos envolvidos. Comunicação, intervenções, direção artística, figurinos, MCs, logística, hotéis, fornecedores e interfaces com o Banco, tudo foi coordenado pela nossa equipe.
Abaixo a lista resumo de atribuições:
1. Tema e desdobramentos.
2. Comunicação on line e off line antes, durante e pós-evento com participantes.
3. Visita técnica e reconhecimento das locações e ambientes das premiações.
4. Hotéis (do check-in ao check-out, inclusive A&B, técnica, estadia e processos internos da locação)
5. Cenografia e decoração dos ambientes da premiação, assim como arredores e contextos da locação onde foi necessário desdobrar e ambientar o tema do evento.
6. Mobiliários para jantares e almoços de confraternização, assim como ambientes tematizados e apoios.
7. Direção artística e definição de estilos, conteúdos, atrações e fornecedores relativos aos espetáculos e apresentações.
8. Definição e contratação de equipes e estrutura para sonorização, iluminação e projeção, geradores e afins.
9. Direção técnica de palco, house mix, shows, iluminação, audio e vídeo.
10. Criação e produção de vinhetas: tema, entradas e saídas de palco, passagens e fechamentos para telas e suportes eletrônicos.
11. Cronograma de montagem e definição das equipes de produção, segurança e apoio.
12. Definição, contratação, briefing e treinamento de recepcionistas e equipe de apoio.
13. Controle logístico de traslados, receptivo dos convidados, mapas de assentos para cerimônias e atrações, transfers de chegada e saída.
14. Definição, contratação, acompanhamento, briefing, gerenciamento de estadia e apoio ao MC(feminino) que dividiu o palco com Otaviano Costa (já contratado pelo banco).
15. Definição, compra, controle, tematização, manuseio e entrega de brindes e gifts aos participantes e convidados.
16. Visagistas
17. Criação e produção de welcome kits com “abertura de portas” para o POBJ (4.800 itens).
18. Montagens, checagens e controles dos camarins e estruturas de apoio ao evento.
19. Estruturação e contratação da equipe médica para todo o período dos eventos.
20. Prever, coordenar e realizar ensaio geral de todos os eventos.
21. Prever, planejar e implementar mudanças de comunicação do POBJ para o PADE.
22. Entrega de relatório completa com descritivo e históricos de todas as atividades realizadas.

FLUXO BASE DOS EVENTOS
POBJ
Quinta-feira
 Check in
 Welcome drink
 Jantar para os participantes que chegaram nesta data

Sexta-feira
 Check in
 Welcome Drink
 Almoço
 Tarde Livre (Atividades no hotel)
 Coquetel no Foyer do Centro de Convenções Comandatuba
 Cerimônia de reconhecimneto do PADE
 Jantar
 Apresentação de banda proposta
 DJ
 Encerramento
Sábado
 Café da manhã
 Almoço + ativações
 Coquetel no foyer do Centro de Convenções
 Noite de confraternização
 Jantar
 Apresentação da banda
 DJ
 Encerramento

Domingo
 Check out até 12h.


PADE
Quinta-feira
 Check in
 Welcome drink
 Jantar para os participantes que chegarem nesta data

Sexta-feira
 Chegada dos participantes pela manhã.
 Almoço
 Tarde Livre (Atividades no Hotel)
 Coquetel no Foyer do Centro de Convenções Comandatuba
 Cerimônia de reconhecimneto do POBJ
 Jantar
 Apresentação de banda proposta
 DJ
 Encerramento

Sábado
 Café da manhã
 Almoço + ativações
 Coquetel no foyer do Centro de Convenções
 Noite de confraternização
 Jantar
 Apresentação da banda
 DJ
 Encerramento

Domingo
 Check out até 12h.

DIRECIONAMENTO DO BANCO: A LARGADA PARA A PEOPLE ENCANTAR.
O Banco Bradesco sugeriu um direcionamento, um “norte” que a People usou como contexto para se inspirar e criar um tema capaz de envolver os participantes e estabelecer a atmosfera necessária para os eventos que foram idealizados. A orientação do cliente foi: RIO 2016 – LEVE O ESPÍRITO OLÍMPICO PARA A SUA VIDA / LEGADO DO TOUR DA TOCHA.

O CONTEXTO OLÍMPICO
A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016 associada ao fato do Bradesco ser patrocinador oficial dos dois eventos, acrescentou um clima ainda mais especial à premiação do POBJ e do PADE.
A brasilidade, a torcida, a garra e a vibração de vivermos um momento desta magnitude como país e nação, acabaram sendo transportados para todas as ações e estratégias do Banco Bradesco. O POBJ e PADE não foram excessão.
A vontade de vencer em casa e fazer dos jogos um motivo de orgulho e patriotismo ganhou ainda mais força com o Tour da Tocha Olímpica e sua passagem de mãos em mãos.
Foi este contexto mágico, vivido por gente de verdade que se emociona, curte e compartilha que uniu os quatro cantos do país em um único grito, contagiando a todos dentro e fora dos eventos.


UM TIME DO TAMANHO DO BRASIL
POBJ - PROGRAMA DE OBJETIVOS BRADESCO
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 04 a 05/03/16
De 11 a 12/03/16
De 18 a 19/03/16

PADE – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO BRADESCO
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 01 a 02/04/16
De 08 a 09/04/16
De 15 a 16/04/16



Galeria de imagens

 

A DEFINIÇÃO TEMA.
Era preciso mostrar o valor da equipe, premiar os vencedores e, ao mesmo tempo, deixar claro que o resultado de um, também foi responsável sucesso de todos.
Tínhamos que levar para o ambiente dos eventos os valores do Banco e os valores Olímpicos, mostrar que a vontade de vencer se traduziu em ações, atitudes e exemplos no dia-a-dia. Afinal, foi na conquista da rotina, na vitória sobre os desafios diários que este mesmo Espírito Olímpico se mostrou presente em um ano tão especial como o que vivemos. E isso tinha que ser feito com magia, poesia e encantamento.
A ideia foi transformar os eventos de premiação e reconhecimento em motivos de orgulho de todos que fizeram e fazem parte deste time. Assim, nasceu o tema: UM TIME DO TAMANHO DO BRASIL.

O MOMENTO OLÍMPICO COM PROPOSTA VISUAL E ARTÍSTICA.
Como patrocinador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 o Bradesco criou uma comunicação única, repleta de cores e brasilidade, rica em elementos que se desdobraram em todos os suportes, todas as mídias e redes sociais. Este mesmo conceito visual foi levado para os eventos.
Um time do tamanho do Brasil traduziu um país diverso, resultado da soma de talentos e culturas regionais, sotaques e experências de vida e, claro, vitórias pessoais, profssionais e inspiradoras.
Tudo isso gerou uma linguagem especial, unificou a comunicação e fez com que o colaborador reconhecesse no evento a personalidade do Banco onde trabalha e, assim, reconhecesse a si mesmo em tudo o que viu, sentiu e vivenciou naqueles dias de POBJ e PADE.
A tangibilização das experiências.
Um das questões mais desafiadoras para a equipe People foi traduzir toda a expectativa, tudo o que foi pensado e idealizado, para o evento em si. Afinal, como interpretar e transformar em emoção o que sentíamos e o que significava o esforço destes vencedores?
Estávamos lidando com a garra e vontade de vencer destes profissionais, os sonhos destas pessoas. E sabíamos disso.
AVA: a tecnologia que veio da Alemanha.
A People viajou para a Alemanha e foi ao IAA, Salão do Automóvel de Frankfurt, para trazer exclusivamente para os eventos POBJ e PADE uma tecnologia nunca antes utilizada no Brasil. Assim chegaram ao país os painéis de led pivotantes que, durante as apresentações se abriram e revelaram bailarinos, performances e coreografias.
O PRÉ EVENTO
Foram disparados save the date, convite eletrônico e impresso, reminders e materiais de apoio, sempre levando o contexto Olímpico e os valores do Banco à comunicação.
Do ponto de vista da produção, foram captados dados e informações sobre os participantes para confecção dos materiais, credenciamento, reservas de vôos e estadia, mapas de quartos, controle de acesso e apoio logístico dos dois eventos. Tudo planejado, coordenado e controlado pela equipe People.
O EVENTO
Tanto o POBJ quanto o PADE são eventos que acontecem há anos e, mesmo assim, são aguardados por todos. Por isso, o desafio era fazer algo novo, surpreendente, envolvente e capaz de conquistar a equipe. Foi pensando assim que tudo aconteceu.

A chegada.
1. A experência começou no vôo fretado, no pouso em Una e na chegada, via balsa, à Ilha de Comandatuda.
2. O receptivo, feito por baianas em trajes típicos e welcome drink foi o primeiro passo para inserir os convidados dentro do clima do evento.
3. Logo em seguida, foi a vez do credenciamento, pulseiras de identificação, entrega de camisetas temáticas para as noites de premiação e encaminhamento aos quartos ou bangalôs.
4. Tarde livre, com tranquilidade e liberdade para aproveitar a estrutrura de serviços e atividades do Hotel completaram este momento de chegada.
5. Ilhas de A&B espalhadas estrategicamente pelo hotel adicionaram ainda mais sofisticação à espera pelo momento de premiação.
6. Era hora de se preparar para o jantar de abertura e premiação.
Noite de premiação: agora era pra valer!
Centro de convenções cenografado e iluminado dava uma pequena mostra de como tudo seria especial.
Logo ao chegar, os convidados acessaram o foyer e foram recebidos PELO PRESIDENTE DO BANCO (LUIS CARLOS TRABUCCO), A DIRETORIA E UM DOS SEUS MAIS CONHECIDOS FUNDADORES: O SR. LÁZARO BRANDÃO. Nada melhor do que esta recepção para que todos se sentissem valorizados e respeitados.

Abriu-se a plenária! Abriram-se os corações na primeira noite!
Os eventos começaram com o impacto de um filme dentro do conceito “play for change“.
Uma espécie de introdução onde vimos brasileiros de todas as regiões cantando o hino nacional, com seus sotaques e formas de se expressar.
Paisagens, locações específicas, tudo se misturava em música e letra. Enquanto isso, no palco, uma cantora mirim interpretava o hino ao vivo, interagindo com a tela e as imagens.
Aos poucos músicos presentes no vídeo foram tomando conta do palco e repetindo suas performances também ao vivo. Um clima de brasilidade e orgulho tomou conta de todos.
No final da perfomance, inciou-se uma contagem regressiva para o show de abertura.
De repente, com a ajuda de um blackout de luzes, o palco foi tomado por atletas das categorias que o Banco apóia (Rugby, atletismo, arte marciais, arco e flecha e basquete), interagindo com a tela, em performances artísticas e lúdicas que arrebataram o público.
Ao final da apresentação os Mestres de Cerimônia Otaviano Costa e Rosana Jatobá entraram em cena e iniciaram a premiação do POBJ, com entrega de troféus aos vencedores e fotos que registraram a conquista.
Encerrada a premiação foi a vez do show de coreografia, ludicidade e cultura popular ao som da música Gente, de Caetano Veloso. Um clima mágico tomou conta da plenária até que Otaviano Costa e Rosana Jotobá fecharam a cerimônia anunciando o show da banda.

Chegou à segunda noite. E, com ela, o momento de reconhecer.
Em uma noite pautada pela homegem aos colaboradores premiados, tudo aconteceu em clima de celebração e reconhecimento.
O ambiente da plenária lembrava a abertura de Jogos Olímpicos do Rio 2016, com apresentação das bandeiras e a entrada das delegações regionais.
Ao entrarem na plenária, os campeões foram ao encontro dos acompanhantes que estavam vestidos com camisetas personalizadas brancas e sentados em suas mesas.
O presidente do Banco subiu ao palco e falou sobre esta relação de parceria entre os campeões, seus acompanhantes e famílias. Tudo aconteceu em um clima de confraternização e cumplicidade.
Logo em seguida, chegamos ao momento dos grandes atletas brasileiros darem seu testemunho, contarem suas histórias para inspirar e motivar a todos os presentes.
Interagindo com o palco e os conteúdos na tela, Hortência, Robson Caetano, Leila, Tandy, Flávio Canto, Paula e outros nomes do nosso Esporte Olímpico engrandeceram ainda mais a cerimônia. Após este momento, o presidente do Banco voltou ao palco, fez o discurso final e os MCs anunciam a banda que encerrou a noite.

Realizar um evento desta magnitude, em uma ilha como Comandatuba exigiu mais que dedicação e competência técnica. Foi preciso 100% de envolvimento e compromisso absoluto com a excelência em todas etapas do processo.
Desde a pré-produção, passando pela montagem e chegando ao própio evento, foram 70 profissionais da própria agência, 30 produtores treinados, 150 pesssoas para infra-estrutura (Carregadores, segurança e limpeza), 88 profisssionais no núcleo artístico (Ballet, Cantores, Som, Luz, projeção, vídeo, Direção Artística e Back Stage/Camarim), 42 integrantes de banda (22 Skank e 20 Blitz) e ainda horas e mais horas de trabalho e profissionalismo. Além, é claro, do uso e controle de toda a insfra-estrutura do Hotel.
O público saiu do evento renovado, sentindo-se reconhecido e com a certeza de que trrabalham em uma empresa que incentiva, premia e reconhece a importância de seu capital humano.
A pesquisa pós-evento informou que 98% dos participantes ficaram satisfeitos, 87% das pessoas aprovaram as atrações e o mais importante: 78% dos presentes disseram que o evento terá impacto positivo em seu desempenho futuro.


`

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube