Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VOLVO
Candidato: Red Star
Cliente: Volvo do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Volvo Fenatran

FENATRAN
DATA: 09 a 13 de novembro
LOCAL: Anhembi
PERIDIOCIDADE: Bienal
NUMERO DE PARTICIPANTES: 266 empresas
ENTIDADE PROMOTORA: Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logistica com o apoio da ANFAVEA
CONCEITO DO EVENTO: A FENATRAN é a maior e mais completa vitrine de soluções integradas para a toda cadeia do Transporte Rodoviário de Carga da América Latina.


A Fenatran ocorre a cada dois anos no Anhembi, intercalando com o Salão do Automóvel.
Em 2.015 foi a 20ª edição e é organizada pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Fenatran faz parte da cultura do transporte de carga do País e trata-se de um evento estratégico para as montadoras.
O Brasil tem um mercado consumidor grande e em rápido crescimento, formado por 192 milhões de pessoas.
Considerando a indústria automotiva (montadoras e autopeças), investimentos de R$ 74 bilhões são esperados até 2017.
O Brasil é o principal exportador para os países vizinhos da América Latina
Ocorreu pela primeira vez na década de 1980 na cidade de Gramado, com edições posteriores em Natal, Salvador (Bahia), Belém do Pará e Brasília[1].

A feira é dividida nos seguintes setores:

Caminhões e Veículos
Implementos e Equipamentos
Autopeças, Motores e Pneus
Combustíveis, Derivados e Componentes
Equipamentos para Oficinas, Terminais e Movimentação de Carga
Transportadores Modais de Carga
Equipamentos de Informática, Segurança e Outros
Bancos, Financeiras e Seguradoras
Entidades e Serviços

Volvo - em sueco AB Volvo - é uma empresa sueca, fundada em 1927, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson na cidade de Gotemburgo. Em latim, Volvo significa "eu rodo" ou, por analogia, "eu guio".

A companhia é uma grande fabricante de veículos comerciais, destacando-se como uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo.

Para a participação da Volvo no evento de 2.015, a RED STAR teve o desafio de projetar e construir o maior estande já executado em pavilhão fechado: 4.000m² com 750m² de mezanino.
O objetivo era aproveitar o momento dificil do mercado e a evasão dos concorrentes do evento para reforçar a marca e proporcionar um ambiente comercial agressivo para tirar proveito do momento, gerando resultados para a empresa.
Foram 42 salas de reunião e um ambiente de recepção e bar com atividades de interatividade e show com 1.000m² para receber os convidados.
A RED STAR sendo uma em

Galeria de imagens
logo Fenatran
publico fenatran
     

 

Vídeo


Pela primeira vez em 40 anos a Fenatran, evento equivalente ao Salão do Automóvel para o segmento de veículos pesados, deixou de contar com a maioria de suas principais estrelas, as fabricantes de caminhões.
A crise que afeta o setor, com queda de 39,3% nas vendas no primeiro quadrimestre e fábricas dispensando trabalhadores, provocou debandada de montadoras do evento, o maior da América Latina.
A dúvida em participar do evento se deve principalmente das análises sobre custos e retorno que a feira proporciona, principalmente diante de um mercado em baixa, que obriga as empresas a cortarem os custos ao máximo.
A baixa adesão também é reflexo das negociações de preços entre participantes e organizadores.
Apesar desse cenário nada positivo a Volvo apostou e decidiu não somente participar, mas aumentar seu espaço no evento e ser agressiva em sua estratégia para mostrar seus modelos e novidades relacionadas a pós-venda e serviços a fim de atrair e manter o público cativo das últimas edições.
“A Fenatran faz parte da cultura do transporte de carga do País e para nós é um evento estratégico. Posso dizer que nos preparamos os 12 meses anteriores para a melhor participação possível”, comenta Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo Trucks para a América Latina.
Numa concorrência acirrada, a RED STAR acabou sendo a escolhida para junto com a Volvo enfrentar o desafio de construir o maior estande indoor já realizado.
Sendo hoje uma das maiores empresas de arquitetura promocional do mercado brasileiro, especializada em estandes 100% construídos e projetos especiais.
Foram ao todo 4.000m² de construção, sendo 750m² de mezanino com 42 salas de negociação - a Volvo reuniu seu time de vendas e decidiu estrategicamente ser agressiva na parte comercial.

Galeria de imagens
Volvo Fenatran imagem 1
Volvo Fenatran imagem 2
mezanino com 42 salas de negociação
time Volvo
AREA DO RECEPTIVO
LOJA VOLVO STORE
       

 

A ausência da maioria dos fabricantes de veículos no evento deu uma inusitada visibilidade aqueles que como a Volvo resolveram apostar na Fenatran.
Apesar da crise, a Volvo justificou sua presença na Fenatran pela disposição de reafirmar que continua a acreditar no Brasil.
Em vez de ficar reclamando, resolveu aproveitar a oportunidade concedida pelos concorrentes ausentes e tratar o evento como seu “salão de vendas”.
Montou um mega-estande com 4 mil metros quadrados, o maior da história da Fenatran e o maior estande indoor já montado nas Américas.
Colocou boa parte de sua equipe de vendas de plantão em todos os dias do evento, normalmente visitado por frotistas de todo o Brasil e também da América Latina.
Foram várias as ações durante o evento para divulgar seus produtos e proporcionar aos clientes um ambiente propicio não somente às vendas, mas também ao bem-estar dos visitantes.
Foram eles:
- Um grande painel de led
- Shows de entretenimento na área vip
- Área de massagem relaxante
- Simulador interativo

Galeria de imagens
painel de led
cinema
área de massagem
espaço para show
veiculo cortado
masagem
       

 

“A Fenatran é uma oportunidade de realizar negócios, mesmo diante do cenário que o País atravessa”, disse Bernardo Fedalto diretor de caminhões da companhia.
O executivo destacou também a importância da oferta de serviços para os clientes e disse que em cada quatro caminhões vendidos atualmente um tem plano de manutenção.
Segundo Bernardo Fedalto, diretor de vendas da área de caminhões da Volvo, o estande da empresa esteve sempre repleto de clientes.
“Milhares de clientes foram conhecer as novidades que lançamos no evento e também fazer negócios. O FH 6×4 com eixo suspensor e o Dynafleet fizeram muito sucesso”, afirmou o executivo.
Fedalto acrescentou ainda que foi satisfatório para a empresa ter participado da Fenatran 2015, mesmo no atual ambiente econômico marcado por restrições e queda acentuada nas vendas.
Ele destacou também que a empresa vendeu muitos caminhões durante a feira, além de planos de manutenção, seguros e cotas de seguro, porém disse não pode revelar os números por questões estratégicas. “Vários clientes comentaram conosco que a Volvo é diferente, não só pelo atendimento, mas por ter decidido estar presente em um momento de dificuldade. Muitos disseram também que se sentiam prestigiados e atendidos.
Para nós, este foi o maior reconhecimento que poderíamos ter”, concluiu.

Galeria de imagens
Bernardo Fedalto - diretor comercial
publico
publico 2
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube