Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 3F METALÚRGICA - FEICON
Candidato: Fabrica de Ideias
Cliente: 3F Fechaduras e Cadeados
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
3F Feicon

Há 21 anos, a Fábrica de Ideias, sediada em Nova Friburgo, atua com design e marketing para clientes de diversos segmentos da região serrana-fluminense do Estado do Rio de Janeiro.

A agência full service é liderada pelos sócios Rodrigo Queiroz (design/marketing) e Valéria Lattanzi (publicidade e propaganda/marketing), além de contar com profissionais de criação e administração especializados em sua área.

A empresa presta serviços nos segmentos de design, publicidade e propaganda, marketing offline e digital, além de organização de eventos.

Seus clientes distribuídos nos setores de serviço, varejo e indústria proporcionam trabalhos de abrangência nacional e internacional. Dentre seus eventos estão feiras de negócios dos setores de moda, construção, alimentação, entre outros.

Nas feiras de negócios, a Fábrica de Ideias já teve seu trabalho reconhecido e premiado com os estandes para os clientes: Couthe (Couromoda - 2008) e Ferragens 3F (Feicon 2009 e 2010).

Na realização de eventos, é a empresa responsável pela Costura Rio - Feira de Fornecedores do Polo de Moda de Petrópolis/RJ e durante 10 anos (2004-2014) ficou à frente da gestão, design, comercialização e montagem da FEVEST, a mais importante feira brasileira do setor de moda íntima, praia, fitness e matéria-prima do país.

FERRAGENS 3F
A Ferragens 3F está presente no mercado desde 1998 produzindo mais de 400 itens de fechaduras, cadeados e ferragens de alta qualidade e performance.

Os produtos da marca brasileira, situada em Nova Friburgo/RJ, podem ser encontrados em diversas lojas de materiais de construção e especializadas em ferragens espalhadas por todo o país.

Desenvolvida para conquistar o consumidor brasileiro, a empresa investe o seu posicionamento jovem e atual buscando excelência na exposição de seus produtos e atendimento diferenciado no evento com um estande acolhedor, que aproxima a empresa dos visitantes e destaca-se na feira.

FEICON BATIMAT
A Feicon Batimat é uma das principais feiras de construção civil e arquitetura do país, considerada uma plataforma de inspiração para seus visitantes.

Em sua 22ª edição, o evento realizado entre os dias 12 e 16 de abril de 2016, em Anhembi/SP, contou com aproximadamente 100.000 visitantes.

FICHA TÉCNICA
Nome do Evento: Feicon Batimat
Data: 11 a 16 de Abril de 2016
Local: Parque Anhembi
Metragem: 120m²

Vídeo


Com 18 anos no mercado, a 3F é uma empresa jovem em relação aos seus concorrentes. Devido a isso, o branding da marca deve ser muito fortalecido para torná-la mais conhecida em seu segmento e conquistar potenciais clientes.

Ao planejar seu trabalho na feira, a empresa encontrou a necessidade de expor os seus produtos de forma simples e organizada; marcar sua presença no evento e estreitar a relação cliente x empresa de modo que fosse lembrada após a feira.

Para atingir a proposta do cliente, cuidamos de cada etapa e detalhe do estande de forma única, desde o projeto de design de interiores, através da planta - que lembra uma casa – passando pelos materiais utilizados na montagem, cenografia do espaço, uniforme da equipe e distribuição dos produtos pelo estande.

Este último ponto recebeu atenção especial de modo que não prejudicasse a circulação pelo espaço, dinamizando os seus 120m².

Cada display possui tamanho e design diferenciados para expor todas as linhas de produtos identificados com as informações relevantes ao cliente e, ao mesmo tempo, facilitando a circulação no espaço. Empregamos artifícios de design de interiores no nosso projeto ao escolher materiais e peças cenográficas com as cores e a identidade da marca, com um estande imponente, criativo e ao mesmo tempo acolhedor.

O uniforme da equipe foi pensado para ser uma peça de vanguarda, inspirada no universo da moda. Utilizando o jeans na camisa social, aproximamos a relação da equipe com os futuros clientes, mostrando que são pessoas atuais e modernas, fortalecendo sempre o posicionamento jovem da marca.

Dentro do estande foram criados lounges e espaços aconchegantes para gerar sensações que trouxessem acolhimento e para que o cliente passasse mais tempo no estande.

Essas sensações foram reforçadas pela iluminação estratégica, misturando luzes quentes e frias, destacando o produto e proporcionando um clima de conforto ao ambiente. Um espaço que pudesse conversar com o representante, conhecer os produtos da empresa, tirar dúvidas e sentir-se em casa.

Enxergarmos a feira além da feira. Para nós, é muito mais do que montar o estande. Procuramos sempre traduzir a relação cliente x empresa no espaço montado.

Desde o início, projetamos internamente os detalhes do espaço para que contemplasse todas as necessidades do cliente com excelência. Essa relação não se restringe somente à feira atual, pois nos preocupamos em manter em cada edição o mesmo conceito, implementando uma atuação coesa nos diversos estandes da marca também em outros eventos.

Com isso, os visitantes criam uma expectativa de verificar como a empresa estará presente na feira naquele ano e desejam visitar o estande para conferir o espaço. Assim, vamos cativando e tornando-os fiéis à empresa, além de causar o “efeito uau” nos novos visitantes que ainda não conheciam a marca, acolhendo novos clientes.

Galeria de imagens

 

Todo nosso processo criativo e a excelência da qualidade estão baseados no desafio de criar um estande com valor acessível, de acordo com as limitações de produção e desenvolvimento do cliente, mas ao mesmo tempo sendo um espaço diferenciado e arrojado.

Para isso, não utilizamos montagem padrão, construindo-o inteiro, cada detalhe. O estande é produzido com madeira de reflorestamento Pinus, de acordo com o budget e preocupação ambiental. Utilizamos técnicas de coloração da madeira sem esconder seus veios, valorizando a identidade visual da marca e dentro da proposta de sustentabilidade.

Na comunicação visual, buscamos sempre o equilíbrio da marca que possui as cores vermelho (remetendo ao coração, sangue, humano) e o cinza (metal, técnico, moderno). Alinhar o padrão de qualidade e excelência dos produtos e ao conceito de empresa formada por pessoas.

Priorizamos destacar os dois pontos: um produto muito bem exposto e uma recepção incrível de todas as pessoas da equipe treinada para isso: buffet, seguranças, recepcionistas e representantes comerciais.

Durante o evento são distribuídos alguns materiais promocionais (como estojos, canetas, pastas, lápis). Cada material tem uma identidade visual que complementa a outra. Entre os materiais optamos por uma bolsa com um tamanho maior (59cmx43cmx12cm) para se destacar no espaço da feira, chamando atenção para a presença da empresa no pavilhão.

Todos os elementos utilizados fortalecem o posicionamento de empresa dinâmica e atual, evidenciando as relações próximas com seus clientes e sempre valorizando a qualidade do seu produto no mercado.

Com uma pré-produção muito eficiente, prezamos por uma equipe interna envolvida e uma relação com fornecedores bem alinhada durante todo o processo.

A montagem com rígido cronograma fielmente cumprido garante que o espaço seja entregue ao cliente com 24 horas de antecedência. A equipe de design da Fábrica de Ideias acompanha todo o processo desde o projeto até a entrega no Pavilhão. Com um mês de antecedência é realizada uma reunião de pré-montagem e o espaço é aprovado pela equipe Fábrica de Ideias no galpão da montadora, onde todos os detalhes são alinhados para o resultado impecável.

No relatório de fechamento da empresa, ela colocou como excelente. Sensação positiva de dever cumprido.

Galeria de imagens

 

Por 2016 ser um ano marcado pela crise econômica, muitas empresas reduziram seu investimento nas feiras, diminuindo sua presença no evento.

Junto com a equipe de marketing da 3F, vimos como oportunidade fazer o contrário: intensificar mais sua presença na Feicon e trazer o destaque que a empresa desejava fortalecendo o seu branding.

Para isso, otimizamos o orçamento e continuamos mostrando os diferenciais do cliente na feira.

Ao mesmo tempo, reduzimos o custo do material usado na estrutura do estande, proporcionando o visual desejado e equilibrando preocupação ambiental com potencialização de resultados, já que, o que seria investido nessa área, foi redirecionado para outros pontos de marketing e fortalecimento da marca no evento.

Como resultado, os visitantes perceberam a presença da empresa, investindo seu esforço para atender seus clientes da melhor forma e chamando atenção na medida certa.

Apesar da diminuição de visitações e expositores, os objetivos foram alcançados.

Todo o extrato do mercado que se interessava por fechaduras e cadeados esteve no estande e foi receptivo ao projeto.

Gol de placa!

 

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