Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VIVA O MUNDO - BANCO TOYOTA
Candidato: Queensberry Viagens
Cliente: Banco Toyota
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
VIVA O MUNDO - BANCO TOYOTA

O BANCO TOYOTA realiza anualmente desde 2009, uma ação motivacional que é direcionada aos melhores consultores e gerentes de vendas - varejo da Rede de Distribuidoras Toyota de todo o Brasil. A iniciativa busca reconhecer os que alcançaram as metas na Campanha “Viva o Mundo”, além de alguns colaboradores do departamento comercial e staff do banco, todos premiados sem acompanhantes. As viagens realizadas já levaram os vencedores desta campanha para destinos como Cartagena, África do Sul, Turquia, Grécia, Cancun e Aruba.

Para o ano de 2015, o destino escolhido foi a apaixonante cidade de PORTO, em Portugal e tinha a missão de superar, em apenas 4 noites, as expectativas de um grupo jovem, animado, muito viajado e com exigência de qualidade em todos os serviços.

Apesar de Portugal ser um destino mais “próximo” dos brasileiros, o Norte do país é pouco conhecido e uma experiência no Douro seria uma surpresa inesperada.

Realizada de 21 a 26 junho de 2015 para um grupo de 56 PREMIADOS, a viagem proporcionou momentos de muita animação, novas experiências e inúmeras surpresas! Todos os detalhes deste evento foram pensados e organizados a fim de superar as expectativas dos premiados com momentos diferenciados e inesquecíveis.

Com a programação elaborada, os convidados tiveram a oportunidade de APRENDER E SABOREAR O MELHOR DA CULINÁRIA PORTUGUESA, APRECIAR OS FAMOSOS VINHOS DO PORTO, passear pelo CENTRO HISTÓRICO que é considerado PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO, se ENCANTAR COM A MAJESTADE DO DOURO e aproveitar uma das maiores e mais animadas festas da Europa: A FESTA DE SÃO JOÃO COM SUA QUEIMA DE FOGOS E ATIVIDADES DE RUA.

No último dia da viagem em um castelo nos arredores da cidade foi realizado o JANTAR DE DESPEDIDA E PREMIAÇÃO MEDIEVAL, com direito a várias performances da época, para encerrar a viagem com “chave de ouro”!

Todas as atividades foram acompanhadas de “mimos” e mensagens motivacionais diárias como a entrega de um azulejo português personalizado com o nome de cada convidado pintado à mão, martelos de plástico para curtirem a festa de São João, aventais personalizados para a aula de culinária, bolachas de vinho tipicamente portuguesas em uma lata em formato de uma casa local, uma garrafa de vinho do Porto para o ganhador do torneio do “Cassino de Vinhos”, troféus aos premiados no jantar de despedida e um livro de fotos de Porto como gift de despedida.

Galeria de imagens
Premiados “Viva o Mundo – Banco Toyota” CONTEÚDO
       

 

A viagem foi idealizada para superar as expectativas dos premiados com atividades diferenciadas e agregar valor aos participantes, não só no ponto de vista pessoal e cultural, como também no relacionamento com a companhia. Motivo pelo qual a premiação não inclui acompanhantes na viagem. Todos são efetivamente os “premiados”.

O perfil dos participantes foi cuidadosamente analisado: homens e mulheres (não casais), com idade média de 35 anos, animados e descontraídos, além de exigência de qualidade em todos os serviços.

O destino foi escolhido por ter um apelo mais descontraído de acordo com o perfil do grupo, além de diversas opções de atividades especiais e principalmente por ser o período da grande Festa de São João, uma das mais celebradas do país com atividades de rua, queimas de fogos e etc.


Estratégia:
Para atingir o objetivo partimos para a definição de ações técnicas importantes:

1) Uma seleção criteriosa do hotel foi realizada. A excelente qualidade dos serviços e a atmosfera aconchegante do hotel foram itens de extrema importância para superar as expectativas dos premiados e mantendo-se dentro do budget do cliente.

2) Foi estruturado um cronograma de ações e de comunicação para que os convidados se sentissem especiais e empolgados desde o recebimento da comunicação do prêmio: envio de emails marketing com as informações do destino, dicas de viagem, documentação, roteiro resumido e etc, envio de SMS personalizados com mensagens para empolgar os participantes, além de estabelecimento de uma central de atendimento telefônico para esclarecer as dúvidas dos premiados.

Coleta de informações necessárias sobre os participantes: restrições alimentares, médicas, se fumantes ou não, preferência de tipos de cama, etc.

3) Viagem técnica ao destino foi realizada no mês de março, para que todos os serviços pré-selecionados fossem verificados in loco e aprovados.

4) Lembrança da viagem: Para guardar como lembrança da viagem, um fotógrafo acompanhou o grupo em todas as atividades e, ao retornar ao Brasil, os premiados receberam um CD com fotos dos melhores momentos do grupo.

Galeria de imagens
E-mails mkt personalizados com informações da viagem
Hotel Pestana Palácio do Freixo
     

 

LOGÍSTICA – A coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão Queensberry ficou à disposição 24 horas para atender a organização em qualquer emergência.

Destacamos abaixo os diferenciais do projeto:

- E-mails marketing personalizados com roteiro, dicas de viagem e informações do destino, foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes da viagem para que já tivessem contato com o destino.

- Envio de kit viagem em embalagem especial alguns dias antes do embarque, criando uma expectativa do que encontrariam na viagem, contendo um guia de viagem com a programação completa e detalhada, além de porta documentos, bolsa de viagem, assistência médica internacional e etiquetas de mala. Todos os itens foram personalizados com o logotipo da Campanha e do Banco Toyota.

- Acomodação em hotel categoria 5 estrelas: O grupo ficou hospedado no luxuoso hotel Pestana Palácio Do Freixo, um edifício com estilo barroco, considerado monumento Nacional de Portugal.

- Entrega de gifts diariamente nos apartamentos.

- Impressão de menus exclusivos para cada refeição.

- Agradável passeio panorâmico em tuk tuks personalizados pelo centro histórico que é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

- Para introduzir os premiados ao mundo dos vinhos portugueses tivemos um acompanhamento durante toda a viagem de um especialista local em vinhos que a cada oportunidade apresentava a todos os vinhos que seriam servidos, a origem, esclarecia dúvidas e etc.

- Jantar de boas-vindas na Casa de Chá da Boa Nova, do renomado chef Rui Paula, com proposta culinária inovadora e ousada, além de uma vista para o mar em um cenário de sonho. Surpresa: O chef marcou presença falando sobre a casa e seus pratos, além de uma pequena apresentação de fado que encantou a todos.

- Viagem pelo Douro a bordo do trem em vagões privativos pela encantadora linha que o acompanha. Durante o trajeto, mais uma surpresa, o trem foi “invadido” por um quarteto musical animado e foram servidas empadas para acompanhar uma taça de vinho.

- Visita e almoço na histórica Quinta Nova, onde são produzidos alguns dos mais respeitados vinhos de Portugal.

- Jantar na famosa Caves Graham’s, produtora do melhor vinho do mundo de 2014, de acordo com a revista Wine Spectator. Em um ambiente em clima de São João, acompanhado de pratos da culinária tradicional do Norte de Portugal, os convidados vislumbraram a queima de fogos da tradicional festa e caíram na dança com um DJ animando o grupo com músicas típicas de São João, entre outras.

- Celebração da famosa FESTA DE RUA DE SÃO JOÃO, onde puderam curtir e aproveitar a noite em uma verdadeira imersão na tradição local!

- Passeio a Guimarães, berço da nação portuguesa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e workshop de petiscos típicos realizado na Pousada de Santa Marinha.

- Exclusivo “Cassino de Vinhos” atividades em que os convidados puderam apostar e testar seus conhecimentos sobre vinhos neste animado jogo!

- Atividade “walk & taste”: passeio pelas ruas do centro histórico do Porto para descobrir a cultura gastronômica da cidade, com degustação em pontos estratégicos e pitorescos, famosos pela gastronomia local.

- Traslado em limousines com espumante a bordo, para o grande jantar de encerramento da viagem.

- Jantar de premiação e despedida em estilo medieval no Castelo de Santa Maria da Feira com entrega de troféus aos vencedores da campanha “Viva o Mundo – Banco Toyota”.

- Os Troféus entregues aos premiados no jantar de despedida continham o formato da folha da videira e a cortiça em sua composição, fazendo referência às duas maiores riquezas de Portugal.


PROGRAMAÇÃO

21 DE JUNHO:
CHEGOU O GRANDE DIA!

Os passageiros se apresentaram nas cidades de origem e foram RECEPCIONADOS PELOS REPRESENTANTES QUEENSBERRY para auxílio no embarque com destino a Porto (O grupo foi dividido em 02 voos por questão de segurança).


22 DE JUNHO:
WELCOME PORTO!

Na cidade do Porto, o grupo foi RECEBIDO PELA ASSISTÊNCIA LOCAL, e prosseguiu ao hotel PESTANA PALÁCIO DO FREIXO (categoria 5 estrelas) para acomodação por 04 noites.

No hotel, havia uma ÁREA EXCLUSIVA no jardim italiano para COFFEE BREAK e CHECK IN com as chaves dispostas em envelopes em ordem alfabética, fichas previamente preenchidas e CARTAS DE BOAS-VINDAS aos premiados.

Após breve tempo para descanso, os convidados se deliciaram com os pratos típicos preparados no fogão à lenha pelo Restaurante Victa, localizado na Marina Douro.

Prosseguimento para DESCOBRIR O FAMOSO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO A BORDO DE TUK TUKS PERSONALIZADOS com o logotipo da campanha. Uma experiência única!

JANTAR DE BOAS-VINDAS no restaurante CASA DE CHÁ DA BOA NOVA, do renomado chef RUI PAULA, com proposta culinária inovadora e ousada, além de uma vista para o mar em um cenário de sonho! Mas os encantos da noite não pararam por aí: O chef marcou presença falando sobre a casa e seus pratos, além de uma pequena apresentação de fado que surpreendeu a todos!

GIFT NOS APARTAMENTOS: Azulejos pintados à mão, personalizados com o nome de cada premiado + cartão com mensagem de boa noite.


23 DE JUNHO
DESCOBRINDO OS ENCANTOS DO DOURO!

Após o café da manhã, os premiados seguiram para a estação de trem e embarcaram em VAGÕES PRIVATIVOS E PERSONALIZADOS PELA ENCANTADORA LINHA DO DOURO em um nostálgico trajeto que permitiu a todos descobrir a grande beleza privilegiada da região. A poucos metros das águas do rio, o trem avançava circundando o relevo da montanha e das vinhas, revelando em cada curva uma paisagem única no mundo, de pequenas parcelas sustentadas por muros de pedra, interrompida por casas de cor branca e pelas adegas onde o vinho é produzido. Durante o trajeto, MAIS UMA SURPRESA, O TREM FOI “INVADIDO” POR UM QUARTETO MUSICAL ANIMADO e foram servidas empadas para acompanhar uma taça de vinho.

Na chegada ao Douro, VISITA E ALMOÇO NA HISTÓRICA QUINTA NOVA, onde são produzidos alguns dos mais respeitados vinhos de Portugal.

No retorno ao hotel em Porto, OS PREMIADOS FORAM SURPREENDIDOS COM OS COLORIDOS E BARULHENTOS MARTELINHOS DE PLÁSTICO E UMA CARTA CONVIDANDO-OS A CELEBRAR A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOÃO com alegria e bom-humor.

No início da noite, saída para VISITA ÀS CAVES GRAHAM’S, produtora do melhor vinho do mundo de 2014, de acordo com a revista Wine Spectator, seguido de jantar no restaurante Vinum em um AMBIENTE EM CLIMA DE SÃO JOÃO, acompanhado de pratos da culinária tradicional do Norte de Portugal. Após o jantar, o grupo desfrutou de um coquetel na área do jardim e caiu na dança com um DJ tocando músicas típicas de São João. À meia-noite, OS CONVIDADOS PUDERAM VISLUMBRAR O ESPETÁCULO DE FOGOS-DE-ARTIFÍCIO SOBRE O RIO DOURO da tradicional festa e para aqueles que desejaram continuar noite a dentro, FORAM LEVADOS AO BAIXO PORTO PARA CELEBRAREM O MOMENTO EM UMA VERDADEIRA IMERSÃO NA TRADIÇÃO LOCAL EM FESTA DE RUA!

GIFT NOS APARTAMENTOS: Chocolate de vinho do Porto + cartão com mensagem de boa noite.

24 DE JUNHO
ATIVIDADES DIFERENCIADAS PARA SURPREENDER OS CONVIDADOS!

Após o café da manhã, os passageiros saíram rumo a Guimarães, berço da nação portuguesa e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Antes do almoço, os convidados RECEBERAM AVENTAIS PERSONALIZADOS e colocaram a “mão na massa” em um divertido WORKSHOP DE PETISCOS TÍPICOS NA POUSADA DE SANTA MARINHA. Sob a coordenação e ensinamentos de um Chef, os produtos tradicionais portugueses foram utilizados como principais ingredientes na elaboração dos petiscos. No final, o momento mais aguardado: A DEGUSTAÇÃO DOS ITENS PREPARADOS EM UM COQUETEL PRÉ-ALMOÇO!

Almoço na Varanda S. Jeronimo.

Após o almoço, PASSEIO PANORÂMICO PARA CONHECER OS PRINCIPAIS MONUMENTOS DE GUIMARÃES, com VISITA AO PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA. Tempo livre.

Retorno ao hotel no final da tarde e breve tempo livre para descanso.

Jantar no restaurante Clérigos.

Ao final do jantar, os passageiros foram surpreendidos com um ORIGINAL E EXCLUSIVO “CASSINO DE VINHOS”, em que puderam apostar e testar seus conhecimentos sobre A BEBIDA MAIS TRADICIONAL DE PORTUGAL neste animado jogo! O vencedor recebeu uma garrafa de Vinho do Porto para comemorar a vitória.

Mesas de jogos, fichas, croupiers e mapas das regiões vinícolas foram apresentadas aos jogadores para que fizessem suas apostas. Durante toda a atividade, tiveram oportunidade de degustar os vinhos das diversas regiões.

Os premiados que quiseram aproveitar a noite de Porto, seguiram para a balada Baixa Bar e puderam contar com traslados de retorno disponíveis em dois horários durante a madrugada.

GIFT NOS APARTAMENTOS: Bolachas de vinho em lata típica portuguesa + cartão com mensagem explicativa.


25 DE JUNHO
SABOREANDO O MELHOR DA CULINÁRIA PORTUGUESA!

No último dia da viagem, um “WALK & TASTE” foi escolhido como atividade. O grupo percorreu o centro histórico de Porto para DESCOBRIR A CULTURA GASTRONÔMICA DA CIDADE e durante o trajeto pelos coloridos e vibrantes mercados como o Bolhão e lojas tradicionais, ALGUNS PRODUTOS TRADICIONAIS COMO OS QUEIJOS, EMBUTIDOS, PÃES, AZEITES E VINHOS FORAM DEGUSTADOS.

Após o deleite, prosseguiram à praia de Leça de Palmeira para almoço no restaurante L’Kodac.

Retorno ao hotel e tempo para descanso. Ao chegarem nos apartamentos, os passageiros encontraram um CONVITE PARA O JANTAR SURPRESA DE DESPEDIDA E PREMIAÇÃO DESTA NOITE.

No início da noite, os premiados foram mais uma vez surpreendidos: LIMOUSINES COM ESPUMANTE A BORDO os aguardavam para levá-los ao local do jantar de despedida. Um luxo!

Para fechar a viagem com chave de ouro, o jantar de encerramento MEDIEVAL e o local escolhido só podia ser o CASTELO DE SANTA MARIA DA FEIRA, uma obra emblemática da arquitetura militar portuguesa, que melhor reflete a diversidade dos meios de defesa utilizados em toda a época medieval até às grandes inovações defensivas bélicas de épocas posteriores. Ligado às origens da nacionalidade, este é um espaço onde se sente o peso da História. História, que conta a vida de uma nação e a vida de um povo.

Consistindo na recriação dos banquetes reais remontados à época medieval, o jantar de despedida ofereceu a todos os convidados, um misto de história, cultura e lazer e os levou a uma viagem no tempo!

Na chegada ao Castelo, os convidados foram recebidos por formosas donzelas com trajes de época que os vestiram com suas capas medievais e os “tornaram membros da corte”. O antigo governador do castelo deu as boas-vindas aos convidados e desejou uma ótima estada em Terra de Santa Maria. Tendas decorativas e de comes e bebes foram dispostas na entrada do Castelo para dar início ao coquetel pré-jantar. No Salão nobre, sobre as mesas retangulares estava disposta a magnífica baixela de estanho, encomendada e brasonada, por ordem e conta do “governador do castelo e Senhor das Terras”. De repente, um rufar de tambores anunciou o início do jantar.

Cerimônia do Lava-mãos, Leitura das Boas Maneiras, Concerto de Harpa e Canto, Lutas de espada, Concerto de gaiteiros, Danças medievais e Espetáculo de Fogo fizeram parte desta noite inesquecível!

Após o jantar, foram entregues os TROFÉUS aos ganhadores da campanha de vendas “Viva o Mundo” de 2014.

GIFT NOS APARTAMENTOS: Livro de fotos do Porto + cartão de despedida.


26 DE JUNHO
DIA DE RETORNAR AO BRASIL.

Após o café da manhã e check-out, o grupo seguiu para o aeroporto da cidade de Porto, para embarque de retorno ao Brasil, dividido em 02 grupos.

Galeria de imagens
Guia de Viagem com programação e dicas do destino
Etiquetas de bagagem personalizadas
Embalagem personalizada kit viagem
Menus personalizados
Cartões boas-vindas e despedida
Carta Festa São João
Convite Jantar Medieval
Gifts
Passeio panorâmico em tuk tuks personalizados
Jantar de boas-vindas na Casa de Chá Boa Nova
Viagem pelo Douro a bordo do trem em vagões privativos
Almoço na Quinta Nova
Visita à Cave Graham's
Festa de São João
Workshop de petiscos típicos realizado na Pousada de Santa Marinha
Exclusivo Cassino de Vinhos
Atividade
Almoço no restaurante L’Kodac, na praia de Leça de Palmeira
Traslado para o jantar de despedida em limousines com espumante a bordo
CASTELO DE SANTA MARIA DA FEIRA
Chegada dos premiados no jantar de despedida e premiação medieval
Recepção aos premiados no jantar de despedida e premiação medieval
Coquetel pré-jantar na chegada ao Castelo
Decoração do Salão Nobre do Castelo de Santa Maria da Feira
Jantar de despedida e premiação medieval
Entrega dos troféus no jantar de despedida e premiação
Troféu com formato da folha da videira e cortiça em sua produção
Atividades durante o jantar medieval de despedida e premiação
Mapa do Castelo com a organização da estrutura do jantar medieval
 

 

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO - Quanto à viagem de premiação, o Banco Toyota ficou muito satisfeito com os resultados e acredita que as campanhas realizadas anualmente, que buscam estimular a excelência no atendimento nas áreas envolvidas, são uma excelente maneira de premiar o empenho e a forma como buscam ultrapassar barreiras/metas.

SUPERAÇÃO DE METAS - Foi detectado também um maior empenho e comprometimento por parte das áreas envolvidas após o reconhecimento com uma viagem deste nível. Esta ação motivacional não só estimula a excelência no atendimento, bem como promove constantes melhorias dos serviços prestados pela companhia.

OBJETIVO ATINGIDO - Para quantificação do retorno dessa premiação junto aos participantes, foi aplicado um questionário onde todos os itens da organização e roteiro foram avaliados pelos premiados. Um excelente resultado foi obtido: 98% dos premiados avaliaram a viagem como ótima e 2% como boa. As atividades programadas e as novas experiências que esta viagem proporcionou, foram citadas por grande parte do grupo como momentos inesquecíveis e a viagem foi considerada como umas das melhores realizadas pelo banco.

MÍDIA – O case desta viagem também foi publicado em uma matéria especial sobre Viagens de Incentivos na Revista EBS - Evento Business Show, uma publicação trimestral focada no segmento MICE (meetings, incentives, conferences and exhibitions), com tiragem de 6.000 exemplares e distribuição nacional, que aborda novidades e tendências sobre os produtos e serviços existentes no Brasil e exterior, para o sucesso dos eventos.

AUMENTO NO FATURAMENTO – O Banco Toyota encerrou o ano de 2015 com um crescimento de aproximadamente de 14% em relação ao mesmo período de 2014. A companhia continuará a premiar e reconhecer as melhores performances de cada ano, através da campanha de vendas “Viva o Mundo”.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube