Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: GULFOOD MANUFACTURING DUBAI - 2015
Candidato: MC2 Eventos
Cliente: Tetra Pak
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Gulfood Manufacturing Dubai - 2015

CATEGORIA: EVENTO OU ESTANDE REALIZADO NO EXTERIOR

Case –– GULFOOD MANUFACTURING 2015 - DUBAI
Cliente – Tetra Pak Ltda


APRESENTAÇÃO
A AGÊNCIA: MC2
https://www.youtube.com/watch?v=yuWbZ1C9Ejg
Com uma trajetória de 25 anos no mercado, a MC2 é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos personalizados. Com seu direcionamento voltado sempre ao desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 imerge nos clientes para construírem, juntos, uma só história. Por conta deste perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua.

O CLIENTE: TETRA PAK LTDA
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Oferece produtos de confiança, alta qualidade, inovadores e ambientalmente corretos que satisfazem centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. A Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios, focando no bem-estar dos consumidores e também da natureza. Além disso, é uma empresa que investe em tecnologia para que a relação entre tempo e resultado melhore cada vez mais.

FICHA TÉCNICA
Evento: GULFOOD MANUFACTURING 2015
Estande Tetra Pak: 800 m² de piso térreo
Período: 27 a 29 de outubro de 2015
Local: Dubai World Trade Center – Dubai, EAU.
Captação do briefing: julho de 2015
Aprovação da ideia criativa: julho de 2015
Desenvolvimento do projeto: agosto a outubro de 2015

Galeria de imagens
         

 

DESAFIOS
Na Gulfood Manufacturing 2015 a Tetra Pak priorizou fortalecer a marca através de inovação na divulgação dos diversos produtos e serviços e no relacionamento com o cliente.
No briefng, a agência responsável pela coordenação total do estande ainda tinha que entregar as tecnologias de divulgação que o cliente de Dubai necessitava. Para isso a MC2 desenvolveu simultaneamente quatro novas soluções tecnológicas para exposição dessas demandas no estande em questão e levou a sua equipe para Dubai

PRIMEIRO DESAFIO
Com um estande gigante na Gulfood Manufacturing, a Tetra Pak queria mostrar de maneira moderna e otimizada o seu portfólio de aproximadamente 2000 embalagens, utilizadas por 250 clientes no mercado do Oriente Médio e África.
Nenhum modelo poderia ficar de fora, por isso, o planejamento dessa vitrine foi pensado por muito tempo, considerando:
a) A necessidade de criar um modelo mock up para cada embalagem existente, sem envase, o que gera custos absurdos de produção.
b) A impossibilidade de preservar estes mock ups, que iriam virar lixo. Para uma empresa que assume a responsabilidade pelo impacto ambiental gerado por sua atividade, mesmo com a reciclagem do material, seria um desperdício inaceitável.
c) A cultura tão específica e tão diferente para nós foi uma barreira que precisou ser trabalhada com muita cautela, para não gerar nenhum tipo de situação delicada. Tratando-se de países, de uma mesma região, que muitas estão em conflitos políticos e religiosos.
Era necessário pensar em uma alternativa mais inteligente para evitar problemas com os modelos e, mais do que isso, encantar os mais exigentes clientes, que esperam ver suas embalagens expostas e em destaque.

SEGUNDO DESAFIO
Em uma feira com alta circulação de pessoas, é preciso mostrar todos os diferenciais do seu estande, especialmente quando você acredita que a sua solução é a melhor do mercado. Diante da crescente preocupação mundial com a água é de responsabilidade de todos contribuir para a redução do uso de água e reutilização dela. Como uma empresa amiga do meio ambiente, a Tetra Pak desenvolveu novas tecnologias que possibilitam uma redução de até 95% no uso da água em seus processos (em algumas plantas a redução pode chegar a 48 milhões de litros por ano).
Esse processo é feito por meio de sistemas de filtração, válvulas, sprays rotativos e outros componentes, cada um deles gerando uma economia específica e mensurável. Com isso em mente, o grande desafio era mostrar estas reduções de uma forma didática e prática. Como esses equipamentos são gigantes e não poderiam ser expostos, tivemos que usar a criatividade para chamar a atenção das pessoas de uma forma inovadora e conscientiza-las sobre o volume de água envolvido em cada fase do processamento e envase.

TERCEIRO DESAFIO
A Tetra Pak, empresa inovadora, sempre está à frente no que diz respeito a soluções tecnológicas, e isso não se restringe apenas às máquinas de envase, todo o processo de captação de clientes, atendimento, CRM e os serviços de manutenção estão sempre se desenvolvendo para estar à frente da concorrência.
No mercado de alimentos, um dos maiores desafios é o atendimento dos serviços de manutenção de seus equipamentos, uma vez que as empresas que adquirem as linhas de envase e processos estão localizadas nos mais diversos pontos do país, muitas vezes em locais tão distantes que o acesso se torna difícil, impossibilitando o atendimento de um chamado de emergência com a presença de um técnico em menos de 2 ou 3 dias. Essas distâncias dificultam também o treinamento do cliente, já que é necessário, muitas vezes, deslocar a mão de obra por vários dias para realizar o treinamento em centros comerciais que tenham estrutura.

QUARTO DESAFIO
Durante a feira, a Tetra Pak demonstrou todo seu portfólio de soluções, que vão desde o apoio técnico para a instalação de uma linha de envase até o fornecimento de peças, consumíveis, treinamentos, sistemas de automação, consultoria, serviços de marketing e muito mais.
Com base neste portfólio, a Tetra Pak desenvolveu quatro modelos diferentes de contratos de atendimento. Cada um deles tem o seu foco em um determinado tipo de demanda, seguindo o padrão dos seus clientes. Apesar disso, não é tão óbvio saber qual o modelo de contrato a ser atribuído em cada caso. É necessária uma discussão mais próxima com o cliente, comparando as opções aos tipos de negócios em cada situação.
Assim, o desafio maior seria apresentar estes quatro modelos de contratos de uma forma efetiva. Além disso, comparar os atributos e moldar um tipo de contrato específico para cada demanda. Mais ainda: vender este serviço tão complexo e detalhado em um período tão curto, em um bate papo na movimentada Gulfood Manufacturing.

A SOLUÇÃO - 1
Como a Tetra Pak é uma empresa que acredita e investe na tecnologia, pensamos em uma solução ousada e futurista: criamos uma “VITRINE VIRTUAL” - Exposição de produtos interativa que reduz a utilização de recursos naturais : https://youtu.be/l0BuHhCS6Eo
Além de ser um passo à frente na forma de expor um produto, pensamos também na maneira de surpreender o cliente com uma experiência customizada.
O primeiro passo foi buscar uma solução virtual que pudesse ter a mesma qualidade que o cliente encontraria em uma embalagem física. Para isso, utilizamos 7 telas de 70 polegadas com resolução 4K, montadas em série, formando uma grande vitrine. Isso nos permitiu mostrar até mesmo os pequenos detalhes do design das embalagens, como se estivessem em uma prateleira. As embalagens foram distribuídas de forma aleatória, mas bolamos uma surpresa exclusiva para nossos clientes.
Utilizamos TAGS RFID (mesma tecnologia dos dispositivos de pedágios para carros atualmente) no nosso caso, eram como etiquetas, essas foram customizadas para cada cliente/empresa, aplicadas nas credenciais e enviadas aos 6 mil convidados da Tetra Pak dois meses antes do evento.
Essas tags entravam em ação quando o convidado visitava o estande e se posicionava em frente às telas da “Vitrine Virtual”. O sistema de RFID o identificava e agrupava as embalagens apenas da sua marca na tela a sua frente, como uma saudação.
Mas fomos ainda mais além. Criamos sete situações de consumo adaptáveis a qualquer marca, com imagens de pessoas consumindo os produtos no dia a dia e passamos a trabalhar com pares de telas. Quando o cliente se posicionava, o monitor da direita agrupava as embalagens de sua marca e o monitor da esquerda apresentava uma situação de consumo na qual o sistema aplicava a imagem de uma embalagem específica da sua marca.
Para tornar a situação o mais real possível, o sistema gerava 48 imagens diferentes para cada embalagem. Desta maneira, ao enviar a imagem de uma caixa de suco de laranja para o monitor, por exemplo, ele considerava a posição da imagem como se estivesse em uma vitrine real, levando em conta a posição, o ponto de vista das pessoas e o lugar em que ela está localizada na vitrine.
Pensando na visitação como um todo, não nos esquecemos dos estudantes, jornalistas e outros perfis de visitantes que também passariam pela vitrine. Para eles, separamos um par de telas no centro da vitrine, que funcionavam ativadas por um tablet posicionado em um totem, no qual era possível navegar pelo catálogo virtual contendo todas as embalagens. Eles conseguiam encontra-las por meio de uma lista com os nomes de todos os clientes.
Além de todas essas possibilidades, a tecnologia também nos permitiu realizar ações individuais como: fazer saudações customizadas, surpreender uma personalidade com foto de sua família ao invés de uma cena de consumo, entre outras situações.
EQUIPAMENTOS
7 telas de 70 polegadas com resolução 4K
9 Desktops I7 profissionais
3 Antenas RFID (identificação por rádio frequência) Monoestática UHF
3 Leitores RFID (identificação por rádio frequência) modelo Edge50 TCP IP
Sistema de rede para interligar todos os equipamentos
5000 tags RFID UHF SHORT DIPOLE M5/W BR


A SOLUÇÃO - 2
Para ajudar as pessoas a obterem a imersão necessária no tema, trabalhamos com exemplos. A solução que desenvolvemos é baseada na comparação e apresentação de referências populares para fácil absorção dos conteúdos., criamos a ESTAÇÃO DE ECONOMIA DE ÁGUA - https://www.youtube.com/watch?v=bW1RLpC84S0
Um exemplo: você pode não saber qual o volume de 2 milhões e meio de litros de água, mas com certeza tem uma ideia do tamanho de uma piscina olímpica.
Para deixar o ambiente mais moderno e futurista, arquitetamos uma estação em formato de painel de controle, envolvendo o visitante. Instalamos no centro dessa estação uma tela de 50 polegadas, projetando a imagem de dois tanques de água, com o tanque da esquerda representando uma planta fabril que não tem nenhum sistema de economia de água e o da direita representa uma com os sistemas de economia da Tetra Pak para melhor visualização das quantidades
Logo abaixo dessa tela, uma outra tela (sendo essa touch) apresentava os equipamentos da Tetra Pak com a possibilidade de visualizar o percentual de economia gerada em um ano em comparação com uma planta semelhante sem este componente.
Na lateral da tela principal, há uma tela que simula a operação de uma planta fabril no período de 1 ano. A tela do lado esquerdo demonstra a quantidade absurda de litros de água utilizados sem a solução de economia de água proposta. Já a tela do lado direito mostra o tempo decorrido e a quantidade de litros utilizados com o sistema de economia de água, sinalizando também a quantidade de litros economizados ao longo deste ano.
Ao final da ação, que leva em torno de 15 segundos, a tela central passa a apresentar referências populares do que pode ser feito com a água economizada (no caso da maior redução – 48 milhões de litros em 1 ano):
• “É possível abastecer uma família de 4 pessoas (com o consumo médio de 800 litros por dia) por 164 anos”
• “É possível abastecer 4 mil caminhões pipa de 12 mil litros cada”
• “É possível manter um prédio com 50 famílias por 3 anos”
• “É possível preencher 19 piscinas olímpicas”
• “É possível manter o mesmo equipamento em funcionamento por mais 320 dias”
EQUIPAMENTOS
1 tela de 50 polegadas
1 tela touchscreen de 42 polegadas
2 telas de 24 polegadas
5 computadores em rede para controlar todo o sistema


A SOLUÇÃO -3
Decidimos usar a tecnologia e a inovação a favor da Tetra Pak e superar as barreiras físicas que poderiam ser uma limitação. Pensamos em uma solução que trouxesse os clientes para perto, estando disponível o tempo todo online. ESTAÇÃO SIMULADORA DE TREINAMENTOS –
https://www.youtube.com/watch?v=mzufhpZ_oD8
Com certeza, a solução vai ser ainda mais eficaz quando a internet de alta velocidade estiver disponível em todo o país, mas, mesmo assim, criamos um ambiente virtual no qual o visitante pode observar, se inserir digitalmente e interagir com elementos, realizando treinamentos como se estivesse em uma sala de aula, sem sair do ambiente de trabalho. Assim conseguimos ir muito além da educação a distância.
Trabalhamos com duas linguagens diferentes: Oculus Rift para imersão virtual e Leap Motion para inserir elementos físicos, como braços no ambiente virtual, esses foram os grandes destaques desta ação.
Visando demonstrar a versatilidade da solução, criamos um painel elétrico virtual simulando ser parte de uma máquina a ser ativada. Criamos um pequeno roteiro de treinamento onde o visitante, ao entrar no ambiente virtual, se via em uma sala de treinamentos com o painel elétrico a sua frente e, a partir das orientações de uma locutora – que podia fazer a apresentação em 3 línguas (português, inglês e espanhol) – realizava em 5 passos a ativação desse painel.
EQUIPAMENTOS
1 Desk I7 Profissional
1 Oculus RIFT DK2 (veja mais em https://www.oculus.com/en-us/rift/ )
1 Gadget Leap Motion (veja mais em https://www.leapmotion.com )
1 tela de 42” – utilizadas como retorno de vídeo dos óculos Rift

A SOLUÇÃO -4
Começamos o trabalho desenvolvendo uma lista de atributos para desdobrar as possibilidades de cada um dos contratos. Também pensamos nas possíveis combinações, criando, desta forma, o DNA de cada um, vendo o que os une e o que os faz diferentes.
Para conseguir entregar uma experiência fácil de assimilar, buscamos a Tecnologia da mesa SUR, que possibilita criarmos uma programação com tecnologia reativa. Nela, diversos itens podem interagir numa mesma tela. Criamos tags físicas que, ao entrar em contato com a mesa, reagem disparando animações e apresentações digitais. E como falar da Tetra Pak de melhor maneira que não utilizando embalagens? Por isso, criamos quatro embalagens, uma de cada cor, representando um modelo de contrato.
Quando posicionada sobre a mesa, a embalagem abre uma espécie de DNA do contrato com todas as cláusulas ao seu redor. Na base da tela, inserimos uma lista com todas as cláusulas dos quatro contratos, assim, quando posicionamos uma embalagem na mesa, além do DNA em volta dessa embalagem, surgem também marcações da mesma cor destacando as cláusulas inclusas. Essa experiência interativa possibilita a comparação entre os contratos, principalmente quando temos as quatro embalagens na mesa. ESTAÇÃO DE CONTRATOS TETRA PAK SERVICES - https://www.youtube.com/watch?v=noJuXBn8tAs
EQUIPAMENTOS
Mesa reativa Samsung SUR 40 programável (veja mais em: http://www.samsung.com/uk/business/business-products/smart-signage/specialised-display/LH40SFWTGC/EN )

O RESULTADO PARA A TETRA PAK 1
O uso dessa tecnologia permitiu a eliminação de um custo gigante de produção e manutenção dos mock ups (cerca de R$ 200 mil). Facilitou, também, removendo o longo e custoso processo de montagem das vitrines físicas e do descarte de papel e tinta. Com isso, a Tetra Pak economizou e ganhou muito mais versatilidade no que diz respeito a apresentação dos produtos.
O relacionamento com os clientes também foi beneficiado, por ter proporcionado experiências customizadas, que deixaram a relação com a marca muito mais próxima.
O espaço de exposição foi otimizado, deixando a visualização mais versátil e permitindo a introdução de novidades como, por exemplo, se um design de embalagem fosse criado por um cliente em sua fábrica durante o período da feira, e ele quisesse apresentá-lo durante o evento, podíamos inseri-lo no sistema em apenas alguns minutos, o que seria impossível no modelo de exposição anterior.
A Tetra Pak Brasil se destacou mundialmente na geração de ferramentas de exposição. A solução da “Vitrine Virtual” se tornará global, assim, todos os países devem se adaptar a este novo modelo de exposição no próximo ano, multiplicando as economias e aumentando a sustentabilidade da operação, o que se alinha ainda mais com a filosofia sustentável da empresa.

O RESULTADO PARA A TETRA PAK 2
O sucesso foi estrondoso, tão imediato que outros departamentos de serviços da Tetra Pak ao redor do mundo solicitaram um aplicativo para computadores e servirá como ferramenta de negócios para a equipe técnica. Isso não deixa dúvidas de que o resultado superou as expectativas.
O bom resultando não se deve apenas à forma em que a solução foi apresentada, mas também a brutal redução dos custos de logística que seriam impostos para transportar o cliente até uma linha de produção onde já exista o equipamento em funcionamento. Ou mesmo trazer grandes componentes para estandes, ocupando espaços caros que poderiam ser melhor aproveitados.

O RESULTADO PARA A TETRA PAK 3
A concorrência sempre fica aquém da Tetra Pak quando se trata de manutenção de clientes, produtos e serviços. Conquistamos mais um diferencial: o atendimento personalizado. A empresa destacou-se mostrando sua preocupação não apenas em melhorar o atendimento imediato de seus clientes, mas, também, em projetar o futuro, lançando uma tendência que será amplamente usada nos próximos anos.
Do ponto de vista operacional, a solução desenvolvida pela MC2 irá gerar grandes reduções no que tange a logística de técnicos especializados, além de aumentar a taxa de eficiência na absorção do conhecimento por parte dos técnicos do cliente. Isso porque o tempo entre o treinamento e prática é reduzido praticamente à zero.

O RESULTADO PARA A TETRA PAK 4
Uma solução tão inovadora quanto à própria empresa não poderia ter um retorno melhor. Foi possível apresentar o portfólio de serviços de maneira moderna e tecnológica, demonstrando aos clientes que a Tetra Pak engloba serviços de forma variada e, ao mesmo tempo, contemplando todas as suas necessidades. Isso faz aumentar tanto a fidelidade do cliente com a marca, quanto fortalece os argumentos de venda em um mercado que, hoje, conta com concorrentes que entregam apenas as máquinas por um preço menor, mas sem cuidado com o relacionamento com o cliente. Conseguimos trazer muitas pessoas à estação de contratos e facilitar a introdução da área comercial da Tetra Pak aos seus futuros clientes.

 

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