Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: LIVE SITE BOULEVARD OLIMPICO MIECIMO DA SILVA
Candidato: Gauche Eventos
Cliente: RioTur
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento Artístico
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
BOULEVARD OLIMPICO MIECIMO DA SILVA

A Gauche Eventos é uma empresa focada em gestão de eventos, abrangendo do marketing promocional aos congressos tecnológicos/científicos. Nascemos com o propósito de gerar resultados para nossos clientes, desenvolvendo um relacionamento de longo prazo e oferecendo uma completa gama de serviços que abrange desde o planejamento até o gerenciamento e pós-evento. Nossos profissionais são treinados para absorção completa da filosofia de atendimento total. Nesse sentido, nosso modelo de atendimento fundamenta-se em quatro pilares : metas, coesão, habilidades e responsabilidades. Nestes 25 anos de atuação, mais de 1.000 eventos de médio e grande portes foram realizados, mobilizando público superior a 1 milhão de pessoas.
Dentre seus principais clientes, a Gauche tem desde 2011 a RIOTUR para a qual planejou e executou o BOULEVARD OLIMPICO MIECIMO DA SILVA na zona oeste do Rio de Janeiro, a região mais populosa da cidade. Os serviços prestados começaram na concepção do formato que englobasse as expectativas da população a ser atendida , passando pela escolha dos parceiros que absorvessem a filosofia do projeto com preços competitivos ao gerenciamento local com 30 dias de shows com entrada franca, cujo line-up prestigiava os artistas mais aguardados localmente.
FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
Titulo : BOULEVARD OLIMPICO MIECIMO DA SILVA
Numero de participantes : 300.000 visitantes
Local : Centro Esportivo Miecimo da Silva, Campo Grande – Rio de Janeiro
Data : 04 a 21 de Agosto ( olimpíadas ) e 07 a 18 de Setembro ( paralimpíadas )
Área atingida : Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro
Os Boulevares Olímpicos foram concebidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da RIOTUR ,como live site dos Jogos Olímpicos. Durante mais de um mês, o mundo inteiro viveu junto aos nossos atletas um momento histórico do esporte . A proposta dos Boulevares era integrar a cidade com os Jogos, para que todos, tendo ou não ingressos, pudessem curtir o clima olímpico. A preocupação da Prefeitura foi espalhar o espírito olímpico por toda a cidade. Os cariocas já haviam sofrido tanto no seu dia a dia ao longo dos últimos anos, com as intervenções urbanas e obras que aconteceram para que fosse possível se chegar os Jogos, que, era o momento de curtir e confraternizar nesses espaços com total envolvimento na vibração e emoção , com mais 84 horas de show, atrações culturais e esportivas, além da transmissão simultânea dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em telões instalados pelo evento.

Galeria de imagens
PLANTA BAIXA 1
PLANTA BAIXA 2
PALCO
   

 

Vídeo


O Boulevard Olímpico do Centro Esportivo Miécimo da Silva localizou-se na zona oeste da cidade, área muito populosa com carência de atividades artísticas regulares. Além de espalhar o espirito olímpico pela cidade inteira a Prefeitura do Rio, através da RIOTUR, pretendia evitar grandes deslocamentos da população pela cidade durante os jogos sobrecarregando os sistemas de transporte. Desta forma o BOULEVARD OLIMPICO MIECIMO DA SILVA objetivou também fixar e proporcionar a grande população local atrações perto de casa , com pequenos deslocamentos. Por isso um line-up tão atrativo, que atendia as pretensões locais, levantadas por pesquisas nas redes socais, e uma grande estrutura montada.
O Boulevard Olímpico do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, teve dois telões com transmissão simultânea dos jogos e aproveitou as estruturas e instalações locais (composta por ginásio, piscina e nove quadras) para oferecer oficinas de 21 modalidades esportivas para crianças e jovens, uma área de alimentação com bares e food trucks e shows musicais, sempre a partir das 19h.
Foi montada uma estrutura de porte para atingir até 25 mil pessoas por dia, durante 30 dias de atividades do Boulevard com mais 84 horas de show, atrações culturais e esportivas, o que transformou a Zona oeste do Rio em um grande polo cultural popular.
Dois grandes desafios se apresentaram. O local , Centro Miecimo da Silva, nunca havia sido utilizado para shows deste porte. Não havia tradição de shows no local. Seria um novo projeto em um novo local. Estruturalmente era perfeito, mas teria afluência de publico compatível com o esperado ? Teria folego para tantos dias de shows ? Haveria um descréscimo do publico ao longo do tempo ?

Segundo desafio, dezoito dias ininterruptos nas Olimpíadas e doze nas Paralimpíadas . Os coordenadores e as equipes de produção tinham que possuir total expertise em eventos longos, cujos desgastes são cumulativos e que estratégias tinham que ser revistas e corrigidas o tempo todo. O aprendizado e a superação dentro do próprio projeto. Aprender a andar, andando. Local novo, sem historia, sem conhecimento dos pontos vulneráveis. Tudo potencializado por uma cidade em Jogos Olímpicos, o maior evento do mundo, com grande demanda de serviços e com deslocamento de fornecedores pela cidade dificultado. Não havia chance para o improviso. Ou estava planejado ou haveriam sérios problemas.

Programação

04/Ago - Sorriso Maroto
05/Ago - Ferrugem E Novinho Da Praça
06/Ago - Bom Gosto E Naldo Benny
07/Ago - Ludmila
11/Ago - Revelação E Nego Do Boreu
12/Ago - Ta Na Mente E Duduzinho
13/Ago - Imaginasamba
14/Ago - Diogo Nogueira
17/Ago - Anita
18/Ago - Felipe Ret E Chininha E Principe
19/Ago - Mumuzinho
20/Ago - Xande De Pilares E Clareou
21/Ago - Dilsinho
07/Set - Valesca E Grupo Pra Valer
08/Set - Mc Sapao
09/Set - Rodriguinho/Marcely
10/Set - Coisa/Seria E Belo
11/Set - Nego Bam E Swing Simpatia
15/Set - Ma Max/Projota
16/Set - Pique Novo/Pixote
17/Set - Maneirinho/Preta Gil
18/Set - Mix De Vários Artistas Que Participaram . Chininha e Principe, Ferrugem, Imaginasamba , Ta na Mente , Swing Simpatia e Dilsinho

Como resultados aos desafios. Foi criado um novo espaço de eventos na Zona Oeste , que foi abraçado pela população local. Hoje o Centro Esportivo Miecimo da Silva se credenciou para sediar shows de porte médio, que não havia sido pensado anteriormente.

O publico foi constante entorno de 15 mil pessoas , com picos de 22 mil no show da Anita e de 25 mil no encerramento. Não houve desgaste da programação, o ultimo evento foi o de maior publico. Com gostinho de quero mais.

A Gauche Eventos gerenciou por mais de 30 dias este grande espaço, congregando órgãos públicos e empresas privadas contratadas. Com grande controle de qualidade no atendimento, com técnicas apuradas de afluxo de publico, com estudos constantes de aprimoramento do gerenciamento local, com grande objetivo da integração com a população local, inclusive com prioridade na contratação de empresas com experiência nos eventos nas áreas próximas. Além de toda uma estrutura de acolhimento das crianças e famílias que afluíram aos eventos, seguindo todas as recomendações dos Conselhos Tutelares e orgãoes de defesa dos direitos de crianças de adolescentes. Não se tratou apenas em fazer um evento com qualidade, mas em dar CORAÇÃO, EMOÇÃO, VIBRAÇÃO, ALMA ao evento. E isto foi alcançado.

O evento foi montado no Centro Esportivo Miecimo da Silva, que foi todo ambientado com o look of the city , aprovado pela Prefeitura para os Boulevares Olimpicos e espaços públicos.

Serviços Realizados

• Montagem de palco Geospace 18 x 14 m , house mix, PA de Som e estruturas para os painéis de LED
• Montagem de espaço adaptado para Portadores de Necessidades Especiais com banheiros
• Montagem e locação de mobiliários e equipamentos para os camarins , copa, postos médicos, área de produção e backstage.
• Montagem de 15 tendas 10x10m .
• Locação de barricadas e fechamentos metálicos
• Locação de equipamentos de sonorização e iluminação para publico de 25 mil pessoas
• Locação de 05 Geradores
• Locação de painéis de LED 8 x 4 m
• Locação de 13 containers banheiros, envelopados com look of the city , com manutenção durante todo o evento
• Locação de banheiros químicos, incluindo para portadores de necessidades especiais
• Contratação de carro de som para divulgação e das rádios comunitárias e redes sociais
• Ambientação do espaço ao look Rio 2016 da cidade , incluindo palco, arquibancada, lonas de divulgação nas empenas, das quadras poliesportivas, do ginásio e entrada.
• Adesivação dos fechamentos com look of the city.
• Montagem de Portal de entrada
• Sinalização dos espaços de circulação
• Filmagem e transmissão simultânea dos shows
• Contratação de brigada de incêndio com equipamentos – 12 por dia
• Limpeza dos camarins
• Acompanhamento da limpeza dos espaços e banheiros pela Comlub
• Manutenção hidráulica e elétrica permanente
• Fornecimento de agua potável através dos aguadeiros da CEDAE
• Contratação de monitoramento por câmeras de alcance de 360º
• Contratação de segurança com detectores de metal e acautelamento, com efetivo de 200 profissionais por noite.
• Locação de 30 rádios de comunicação
• Serviços gráficos para divulgação
• Montagem de 03 postos de atendimentos equipados, incluindo médicos, enfermeiros e UTIs . Incluindo atendimento a menores com fiscalização do Conselho Tutelar
• Fornecimento de Kits lanches aos órgãos publicos
• Contratação de catering de atendimento aos artistas, bandas e técnica , além do backstage
• Contratação de RH – Produtores, operadores e técnicos de sonorização e iluminação, roadies, carregadores e apoios. Equipe de 250 pessoas . Prioridade aos profissionais que moravam nos arredores e na diversidade abrangendo o espectro da sociedade.
• Confecção de Uniformes
• Contratação de DJ e Mestre de cerimônia.
• Serviço de fotografia e filmagem em drone
• Gerenciamento e credenciamento dos espaços de estacionamento para técnicos, artistas e convidados
• Apoio a interdição das ruas do entorno do evento
• Apoio a promoção da Radio Globo , apoiadora do evento
• Locação de carros e vans
• Seguro de RC e estruturas
• Legalização do Evento nos órgãos públicos
• Participação nas reuniões dos órgãos públicos , com guarda municipal, CET Rio, PM , COMLURB, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saude, hospital Rocha Faria, e outros.
• Coleta seletiva através Cooperativa Eco
• Descarte de todas as lonas usadas no evento para ONGS de reaproveitamento em confecção de bolsas

Atividades Desenvolvidas ( entrada franca )
• Transmissão das principais provas olímpicas e paralímpicas.
• Atividades esportivas – abertas ao publico - badminton, basquete, futebol de quadra, ginástica artística, handebol, jiujtsu, judo, luta olímpica, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, basquete cadeirante, bocha, futebol de 5, goalball e vôlei sentado.
• Atividades culturais – Shows com os artistas Anita, Ludmila , Sorriso Maroto , Diogo Nogueira , Belo, Ferrugem , Novinho da Praça, Bom Gosto , Naldo Benny, Revelação , Nego Do Boreu , Ta Na Mente , Duduzinho, Imaginasamba, Felipe Ret , Chininha e Principe, Mumuzinho, Xande De Pilares , Clareou, Dilsinho, Valesca, MC Sapao, Rodriguinho, Mc Marcely, Coisa Seria, Nego Bam e Nandinho , Swing Simpatia , MC Smith , Projota, Pique Novo, Pixote, Maneirinho e Preta Gil, totalizando 84 horas de shows

Galeria de imagens
LINE UP OLIMPIADAS
LINE UP PARALIMPIADAS
LINE UP PARALIMPIADAS
PALCO
CONTAINERS BANHEIROS ENVELOPADOS LOOK
FOOD TRUCKS
BACKSTAFE
LOOK BANDEIRAS BOAS VINDAS
LOOK SAIDA
LOOK ENTRADA
LOOK GRAMADO
ESPAÇO PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
PORTAL BOAS VINDAS
MONITORAMENTO POR CAMERAS
PALCO E TELOES
PALCO SHOW
COLETA SELETIVA
SEGURANÇA
SEGURANÇA CAMPO
TELAO
VISTA NOITE
SHOW FELIPE RET - 18 MIL PESSOAS
SHOW ANITTA - 25 MIL PESSOAS
SHOW CHINIHA E PRINCIPE - 12 MIL PESSOAS
SHOW DIOGO NOGUEIRA
SHOW DUDUZINHO
SHOW FERRUGEM
SHOW LUDMILA - 15 MIL PESSOAS
SHOW NALDO BENNY
SHOW NEGO DO BOREU - 15 MIL PESSOAS
SHOW PRETA GIL - 10 MIL PESSOAS
SHOW PROJETO - 17 MIL PESSOAS
SHOW XANDY DE PILARES
MASCOTE TOM
MASCOTE VINICIUS
BOAS VINDAS PREFEITURA
       

 

A proposta do projeto do Boulevard Olímpico era integrar a cidade e permitir que a população, tendo ou não ingressos para assistir as competições, pudessem participar do clima olímpico. Sucesso absoluto no Boulevard Olimpico Miecimo da Silva.

• 84 horas de show
• 300 mil visitantes
• 360 horas de transmissão dos jogos olímpicos e paralimpicos
• trending topic local das redes sociais
• estabelecimento de novo local de show de porte médio porte na zona oeste
• entrega a população de local publico com atividades para todas as idades
• emoção e alegria
• aprovação pela população dos eventos realizados
• Orçamento cumprido dentro da meta
• Materiais entregues para reciclagem
• Legado dos materiais esportivos para o Centro de Esportes

Os indicadores de sustentabilidade refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, como os indicadores ambientais, sociais e ambientais. Como os resultados acima descritos a no acompanhamento das midas sociais conclui-se que o atingimos plenamente os indicadores.

Nosso vídeo case transmite um pouco da emoção deste Boulevard.

Galeria de imagens
PUBLICO
PUBLICO
ENTRADA DO PUBLICO
PUBLICO
PUBLICO
PUBLICO PANORAMICA
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube