Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CPFL NAS ESCOLAS
Candidato: Publikimagem Projetos e Marketing
Cliente: CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa Projeto

Publikimagem Projetos e Marketing vem atuando desde 2003 nas áreas de comunicação, marketing, eventos e projetos editoriais. Mas é empreendendo projetos de eficiência energética, gestão educacional e gestão ambiental que a empresa vem ganhando cada vez mais notoriedade nacional.

Pelo trabalho sério que vem desenvolvendo, a Publikimagem quer ser reconhecida como uma empresa parceira, criativa, transparente, cuidadosa nos relacionamentos e que atua em sintonia com o meio ambiente e o mercado globalizado. Não é a toa que possui clientes do porte da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Lojas Colombo e Eletrobrás, dentre várias outras espalhadas por 12 estados brasileiros, em todas as regiões do Brasil.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
TÍTULO: CPFL nas Escolas
TEMA: Educação sobre eficiência energética,
NÚMERO DE PARTICIPANTES: superior a 20 mil pessoas
LOCAL: Estado de São Paulo
DATA: julho a dezembro de 2015
PERIODICIDADE: não é um projeto periódico
ABRANGÊNCIA: em 26 redes educacionais de 23 municípios de São Paulo: Americana Estadual, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Araçatuba, Bauru, Charqueada, Espírito Santo do Pinhal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Monte Alto, Monte Mor, Nova Europa, Nova Granada, Pindorama, Promissão, Santa Adélia, São Carlos Estadual, Ibaté, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Manuel, Sumaré, Hortolândia, Paulínia e Sumaré.
ATIVIDADES PARALELAS: concurso dos melhores trabalhos escolares
ENTIDADE PROMOTORA: Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)
CONCEITO DO EVENTO/PROJETO: O CPFL nas Escolas é um evento de responsabilidade social que promove ações educativas e ambientais, visando o benefício da coletividade através da educação para combater o desperdício de energia elétrica. Ele centra seu foco na criança, acreditando que investir na educação é a melhor forma de despertar a cidadania consciente.
DESCRITIVO DO PROJETO: a Publikimagem reuniu-se com prefeitos, secretários de educação, diretores de escola; selecionou educadores e seus alunos; produziu Unidade Móvel e Túnel do Conhecimento, espaços educativos em praça pública; capacitou educadores; produziu e entregou material didático-pedagógico para as escolas e educadores envolvidos; acompanhou a aplicação dos conhecimentos recebidos pelo educador em sala de aula, com os alunos; documentou e produziu relatórios de encerramento do projeto.
SUA ORIGEM E EVOLUÇÃO ATÉ O PRESENTE: Não é um evento periódico.

SOBRE A CPFL E O INVESTIMENTO EM ENERGIA LIMPA AO LONGO DE SUA HISTÓRIA

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) surgiu em 1912 e FOI A PRIMEIRA DO BRASIL A REALIZAR OS PRIMEIROS CONTRATOS DE COMPRA DE ENERGIA DE BIOMASSA PROVENIENTE DA CANA DE AÇÚCAR EM 1986. Em novembro de 1997, com a privatização, o controle da companhia passou para o atual grupo composto pela VBC Energia (Grupo Votorantim, Bradesco e Camargo Corrêa). Em 2002 foi criado um grupo de controle chamado CPFL ENERGIA, que constituiu a CPFL BIOENERGIA, EMPRESA ESPECIALIZADA EM NEGÓCIOS A PARTIR DA BIOMASSA, PROMOVENDO E INCENTIVANDO A GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA A PARTIR DE 2008. Em 2009, foi uma das vencedoras do primeiro Leilão de energia eólica no Brasil. Em 2012, comemorou-se os 100 anos da fundação da CPFL Paulista.

Atualmente, a CPFL vem desenvolvendo projetos de eficiência energética junto às comunidades e órgãos públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica. Assim, dentro do segmento Educacional, surgiu o projeto “CPFL nas Escolas”, desenvolvido dentro dos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que utilizou nas escolas a metodologia, princípios e estratégias de ensino do PROCEL Educação: “A Natureza da Paisagem” e “Energia Recurso da Vida”.

Neste sentido, o projeto “CPFL nas Escolas”, com as diretrizes definidas pela CPFL, teve como principal objetivo capacitar, dentro das diretrizes pedagógicas do PROCEL EDUCAÇÃO (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), educadores de escolas públicas municipais e estaduais da área de concessão da Companhia, para que aplicassem os conhecimentos do programa ao público infanto-juvenil e suas famílias, através de ações lúdicas e interativas, contribuindo para a mudança de hábitos e de comportamento no uso da energia elétrica.

A EMPRESA EXECUTORA DO PROJETO
Após definidas as diretrizes técnicas do projeto pela CPFL e as diretrizes pedagógicas pelo PROCEL, o primeiro passo para executar o “CPFL nas Escolas” foi a seleção por licitação da empresa que iria por em prática as ações do projeto em 2015. A seleção foi vencida pela Publikimagem Projetos e Marketing, Um dos exemplos de capacidade técnica foi a confecção, com equipe própria da empresa, da carreta que foi customizada com diversos equipamentos de tecnologia, bem como a idealização e formatação das diretrizes de produção do Túnel do Conhecimento, túnel inflável que foi produzido por empresa parceira, com experimentos elaborados pela Publikimagem.

METAS DO PROJETO
CAPACITAR OS PROFESSORES e/ou educadores do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais da área de concessão da CPFL Paulista; ENVOLVER PROFESSORES, EDUCADORES E ALUNOS do ensino básico de forma direta, bem como suas famílias e as comunidades do entorno escolar de forma indireta; DISSEMINAR OS CONCEITOS BÁSICOS DE USO INTELIGENTE E SEGURO DE ENERGIA ELÉTRICA no público infanto-juvenil; PROPORCIONAR EXPERIÊNCIA PRESENCIAL E INTERATIVA aos alunos e educadores, nos temas de combate ao desperdício de energia elétrica, uso inteligente e eficiência energética; PROMOVER O USO DE EQUIPAMENTOS EFICIENTES COM SELO DO PROCEL.

CURSO DOS MULTIPLICADORES PARA A EQUIPE DE PRODUÇÃO DA PUBLIKIMAGEM
Foi ministrado para todos os profissionais da equipe da Publikimagem Projetos e Marketing, para que eles fossem capazes de conduzir corretamente, com eficácia e devidas exigências legais, as atividades teóricas e práticas estabelecidas pelo PROCEL Educação no projeto CPFL nas Escolas. Seguem agora as etapas do projeto CPFL nas Escolas:

1 – REUNIÃO INICIAL
Coube a equipe técnica do Projeto reunir-se pessoalmente com prefeitos e secretários de educação, em cada um dos municípios, a fim de realizar uma primeira apresentação do projeto e obter as devidas aprovações para sua execução. Essa reunião teve por objetivo definir, em cada município, o número de ESCOLAS CONTEMPLADAS PELO PROJETO, além de selecionar o interlocutor responsável entre o poder público local e a equipe de produção, para facilitar a condução das ações de todas as etapas no município.

2 – REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
Realizada com secretários de educação e dirigentes de escolas de cada município, para definir QUAIS EDUCADORES RECEBERIAM O CURSO DE CAPACITAÇÃO DO PROCEL. Foi apresentada a metodologia, material didático, regras de aplicação, duração estimada, recursos necessários, prazos, locais e assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o projeto as escolas.

3 – CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES MULTIPLICADORES
Cursos realizados para os educadores das escolas contempladas, em média 5 por escola, com 8 horas de aula. Os educadores receberam os kits de material didático do PROCEL Educação, intitulados “A NATUREZA DA PAISAGEM” e “ENERGIA QUE TRANSFORMA”. Eles serviram de base de apoio para que os conteúdos do PROCEL fossem utilizados nas atividades em sala de aula com os alunos, nos três meses seguintes ao curso.

O KIT “A NATUREZA DA PAISAGEM – ENERGIA RECURSO DA VIDA” entregue em cada escola consistiu em: 01 unidade do Álbum Seriado; 01 unidade do Vídeo Educativo; 05 unidades do Livro do Professor; 90 unidades do Livro 1 - 2º e 3º ano; 90 unidades do Livro 2 - 4º e 5º ano; 90 unidades do Livro 3 - 6º e 7º ano; 90 unidades do Livro 4 - 8º e 9º ano; 15 unidades do Jogo Educativo; e 175 unidades das Fichas de Cadastro e Acompanhamento. Esse quantitativo pode variar (aumentar ou diminuir) de acordo com a quantidade de educadores em cada escola.

O kit “A ENERGIA QUE TRANSFORMA” entregue a cada escola como material de apoio para o ensino fundamental II, consistiu em: 01 unidade da Série para TV “Vida de República”; 01 unidade do Caderno Volume 1 – Projeto e Metodologia; 01 unidade do Caderno Volume 2 – Revelando a Energia; 01 unidade do Caderno Volume 3 – Textos; 01 unidade do Caderno Volume 4 – Vida de República episódios 1 a 5; 01 unidade do Caderno Volume 5 – Vida de República episódios 6 a 10; 01 unidade do Cartaz; 01 unidade do Folheto; 01 unidade do Jogo Educativo.

Além do material didático, cada professor participante do curso recebeu um Kit do Professor contendo os seguintes itens: Camiseta, Pasta rascunho, Folder do projeto, Bloco de anotações, Caneta, Certificado de participação no Modelo PROCEL.

4 – ESPETÁCULO TEATRAL
Um arte educador fez apresentações de teatro para todos os alunos da escola. O espetáculo teatral ocorreu em 186 (cento e oitenta e seis) Escolas, totalizando 11.230 (onze mil e duzentos e trinta) alunos presentes.

5 – UNIDADE MÓVEL E TÚNEL DO CONHECIMENTO
Foram levadas aos municípios Exposições da Unidade Móvel e do Túnel do Conhecimento, com ambientes interativos eficiência energética. O objetivo da exposição foi fazer com que educadores, e em especial os alunos, pudessem interagir, de forma concreta, lúdica e divertida, com os conceitos de energia elétrica, suas práticas de conservação, utilização inteligente de energia e preservação do meio ambiente, proporcionando, além de um conhecimento importante, atividades de lazer e entretenimento.

O MASCOTE “TIO WATT” foi um personagem simbólico representando o profissional eletricista da CPFL Paulista. Ele foi utilizado nos eventos das exposições. Ao final, ocorreram aproximadamente 20.866 (vinte mil oitocentos e sessenta e seis) visitas a Unidade Móvel e ao Túnel do Conhecimento.

SOBRE A UNIDADE MÓVEL DE ENSINO
A UNIDADE MÓVEL foi uma carreta totalmente decorada, externa e internamente, de acordo com a identidade visual do Projeto da CPFL Paulista. Todos os três ambientes internos e o externo foram equipados com um completo sistema de climatização, som, luz e imagem, necessários ao desenvolvimento das atividades, e possuíam monitores que acompanhavam o público. Os espaços da Unidade Móvel foram: NO ESPAÇO “CAMINHO DA ENERGIA” era exibido um vídeo em 3D sobre as fontes de energia, os conceitos principais de eficiência energética e uso inteligente de energia e o processo de geração e distribuição da energia das usinas e estações de energia até as residências. NO ESPAÇO “CASA EFICIENTE” ocorreu apresentação de um vídeo em 3D sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica no dia a dia das pessoas, mostrando como ela está presente em todos os detalhes de nossas vidas. O ESPAÇO “SALA DE JOGOS” foi composto por uma parede de LED com 03 televisores de 40’ multitouch, onde as crianças se divertiram interagindo com jogos que retrataram o que acontece se houver desperdício de energia elétrica no nosso cotidiano. NA PARTE EXTERNA UM PALCO com avanço lateral foi montado na unidade móvel para que pudessem ser realizadas apresentações interativas para o público.

TÚNEL DO CONHECIMENTO
Para complementar a Unidade Móvel, foi montado o Túnel do Conhecimento, com uma estrutura inflável de aproximadamente 75 metros quadrados, onde visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e brincar com equipamentos e experimentos sobre eficiência energética e o meio ambiente, tais como TESTE DOS NERVOS: que possibilita a passagem de corrente elétrica pelos dedos; O EXPERIMENTO - VAN DE GRAAFF: permite aos visitantes observarem e sentirem os princípios da atração e repulsão dos ímãs; A BICICLETA GERADORA DE ENERGIA; A CASA EFICIENTE: é uma maquete que simula uma residência composta por 05 ambientes; A USINA EÓLICA e Maquete da ENERGIA SOLAR;

6 – REUNIÃO DE AVALIAÇÃO

Essa é uma etapa de suma importância, pois por meio dela que avaliamos como foi todo o Projeto Educacional na visão dos educadores e ouvimos sugestões de melhoria. Este é o encontro que ocorre com os diretores, coordenadores e professores/ educadores participantes do Projeto para produção de relatório final. Os relatórios apresentaram resultados bastante positivos.

7 – CONCURSO

O Concurso Educativo teve como objetivo promover e estimular o desenvolvimento de trabalhos escolares sob a ótica da eficiência energética. Foi dividido em duas categorias: Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano) e Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano). Foi realizado sob o tema: “Com minha Energia posso cuidar do planeta”. Premiou-se os três melhores trabalhos.

A Publikimagem Projetos e Marketing aceitou este desafio e o cumpriu o projeto na íntegra e com transparência, acreditando que pode ser o vencedor do Prêmio Caio 2016 por todas as ações que desenvolveu ao longo da execução do projeto, pois com certeza, uma semente fértil de cidadania, consciência ecológica e responsabilidade social foi plantada na mente e nos corações de 20 mil crianças diretamente, tornando-as multiplicadoras desse conteúdo em suas famílias e em suas comunidades. O projeto atingiu não só 20mil crianças, mas 20mil famílias (cerca de 100 mil pessoas) pois sabemos o quanto as crianças são proativas e multiplicadoras de conhecimento no ambiente do lar. Por todas as ações que foram desenvolvidas nestas escolas e nestas comunidades, acreditamos que o projeto colheu bons frutos e mudou pra melhor o cotidiano das pessoas.

Galeria de imagens
Capacitação de
Capacitação de Educadores
Unidade Movel e Tunel
Carreta - Sala 1
Carreta Sala 2
Carreta Sala 3
Concurso - Vencedores
Experimento Bicicleta Eletrica
Experimento Casa Eficiente
Experimento Energia Eolica
Experimento Energia Solar
Experimento Teste dos Nervos
Experimento Van de Graaff
Teatro
Tunel do Conhecimento
Tunel do Conhecimento
Unidade Movel
     

 

1 – REUNIÃO INICIAL
O principal desafio nesta etapa foi definir realmente que escolas deveriam receber o projeto, tendo em vista o público alvo: crianças das comunidades carentes dos municípios selecionados para receber o projeto. Assim, a equipe de produção teve que ter tato e discernimento para que as escolas mais necessitadas recebessem o projeto, passando por cima de preferências políticas de prefeitos e secretários de educação municipais.

2 – REUNIÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
Esta etapa foi bastante difícil, uma vez que os professores, em regra, são sobrecarregados de atividade e, por vezes, descrentes acerca da seriedade, qualidade e comprometimento da equipe de execução do projeto. Sendo assim, foi difícil conquistar a adesão dos professores. Por vezes as escolas preferiram capacitar os seus coordenadores que, com perfil multiplicador, se comprometeu a replicar o conhecimento adquirido com outros professores da escola.
O projeto utilizou-se de do documento de Acordo de Cooperação Técnica, assinado pelo projeto e as escolas como forma de garantir que as ações seriam cumpridas conforme os combinados.

3 – CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES MULTIPLICADORES
Cursos realizados para os educadores das escolas contempladas, em média 5 educadores por escola, com 8 horas de duração. A Publikimagem foi responsável por toda a infraestrutura para ministrar esse curso e o local foi disponibilizado pelo órgão público municipal ou estadual responsável.

O grande desafio foi contar com a presença de 100% dos educadores nos cursos. Desta forma, para flexibilizar os horários do curso, a Publikimagem propunha a realização do curso num único dia, sendo quatro horas de manhã e quatro horas a tarde, ou em dois dias seguidos, quatro horas pela manhã ou pela tarde. Como dito anteriormente, os professores são bastante sobrecarregados, e flexibilizar os horários do curso era uma das estratégias para garantir a adesão dos profissionais.
Outro cuidado que tivemos foi realizar a entrega dos kits apenas ao final do curso de capacitação. Desta forma os educadores receberam apenas no fim do curso os kits de material didático do PROCEL Educação, intitulados “A NATUREZA DA PAISAGEM” e “ENERGIA QUE TRANSFORMA”, que serviram de base de apoio para que os conteúdos do PROCEL fossem utilizados nas atividades em sala de aula com os alunos.

5 – UNIDADE MÓVEL E TÚNEL DO CONHECIMENTO
O grande desafio foi equipar a Unidade Móvel com atrações interessantes e atrativas pro público infanto-juvenil. Dessa forma os vídeos foram exibidos em Televisores 3D, pois muitas crianças tiveram acesso ao universo 3D pela primeira vez, através do projeto. Outras TVs com tecnologia touch screen apresentavam jogos interativos, em que as crianças, com o tocar dos dedos, poderiam brincar em jogos que abordavam temas de ecologia e substantabilidade.

Além disso, a Publikimagem desenvolveu as diretrizes para criação e um Túnel do Conhecimento de 15m de comprimento, 5m de altura e 5m de largura para expor diversos experimentos científicos interessantes e interativos. Dessa forma o Túnel foi criado para ter um layout que lembra uma nave espacial, por ser inflável, lembrava um enorme brinquedo de parques de diversões. O túnel, colorido e cheio de personagens infantis, chamava atenção por suas grandes proporções. Instalado em praças e espaços de grande circulação, era, por si só, um chamariz da atenção de todos os populares. Junto com as peças de teatro e os trabalhos desenvolvidos nas escolas, o túnel e a unidade móvel chamavam a atenção por sua ludicidade e atraíam milhares de pessoas que passavam pelo local e terminavam entrando nos espaços pra ver as exposições.

A Unidade Móvel de Ensino conteve gerador próprio de energia visando o cumprimento de todas as atividades com qualidade, assertividade e segurança. Este gerador forneceu energia para todos os eventos, ou seja, contemplou as atividades da Unidade Móvel de Ensino e do Túnel do Conhecimento durante todo o funcionamento.

SEGURANÇA E HABILITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
O técnico de segurança responsável pelo projeto, o qual conduziu semanalmente diálogo de segurança com os funcionários, fiscalizou a utilização dos EPI/ EPC, entre outras funções visando às normas de segurança vigente, prevenção de acidentes para registro de possíveis demandas de melhorias nas atividades operacionais.

UNIDADE MÓVEL: Era um caminhão multifuncional. Em sua parte interna (paredes e teto) foi recebido tratamento e revestimento térmico e acústico, bem como as áreas de circulação receberam piso especial e antiderrapante. O sistema de iluminação foi dotado de lâmpadas LED, cenográficas e decorativas. A parte interna foi estruturada em 03 (três) ambientes, sendo o primeiro dotado de porta palco automatizada por sistema hidráulico. Os ambientes ventilavam com o sistema de ar condicionado.

POLUIÇÃO
O projeto foi pensado a fim de diminuir ao máximo a poluição do meio ambiente. Utilizou geradores ecológicos, lâmpadas led, restringiu o uso de folders, cartazes e material de divulgação, investindo em divulgação nas escolas, divulgação pras famílias, através de entrevistas nas rádios locais e nas mídias sociais. Além disso, o espaço contou com coletores de lixo, de forma que todo o lixo produzido pelos visitantes foi armazenado e teve destinação correta para a coleta de lixo municipal.

SEGURANÇA E SAÚDE:
Com relação a presença de segurança, vigilância sanitária, corpo de bombeiros, polícia, juizado de menores, defesa civil e infraestrutura de atendimento médico aos participantes, aos menores e à imprensa, o projeto firmou parceria de cooperação com o poder público municipal.

Galeria de imagens
Montagem do Tunel 01
Montagem do Tunel 02
Montagem do Tunel 03
Brinde Infantil
Camisa
         

 

RELATÓRIO DE FECHAMENTO:

O Projeto CPFL nas Escolas aconteceu de forma positiva obtendo bons resultados ao longo de sua execução. Foram realizadas 20 reuniões iniciais com as Secretarias de Educação; 27 Cursos de capacitação com os educadores da rede pública de ensino (35% a mais que a meta do projeto); Foram atingidas 236 escolas (18% a mais que a meta inicial do projeto); Houve espetáculos teatrais em 186 escolas, atingindo um público de 10.705 pessoas; 26 Reuniões de Avaliação; Concursos Educacionais; Foram capacitados 1.035 educadores; Houve 20.968 Visitantes às exposições da Unidade Móvel e do Túnel do Conhecimento;

IMPRENSA / RETORNO DE MÍDIA:

Em vários municípios o projeto foi divulgado na imprensa local, através principalmente das mídias sociais. Conforme clipagem das principais matérias veiculadas na internet, verificamos matérias online de mídias sociais em Santa bárbara D`Oeste, Araçatuba, Bauru, Charqueada, Espírito Santo do Pinhal, Luiz Antônio, Monte Mor, Nova Granada e Santa Adélia

O MAIOR RETORNO EM RELAÇÃO AO INVESTIMENTO se dá no setor social e na qualidade do uso da energia elétrica no dia a dia das famílias atingidas pelo projeto. Para a empresa, mais um evento bem realizado para o seu portfólio e a certeza de que realizar ações em prol do meio ambiente é das tarefas mais gratificantes que se pode ter.

 

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