Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CENOGRAFIA DE DESTAQUE NA CONVENÇÃO DE VENDAS BIOLAB E AVERT 2016
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Portfólio da empresa e do evento:
Biolab: indústria brasileira, há 20 anos no mercado farmacêutico, que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos para diversos segmentos. Líder em prescrição de produtos cardiovasculares no Brasil, ocupando a 9ª posição no mundo, mantém parcerias estratégicas com empresas, universidades e instituições de pesquisa em diversos países, que fortalecem sua representatividade internacional e, principalmente, seu know-how. Posicionada entre as 10 maiores empresas de medicamentos do Brasil, acredita que a saúde e a qualidade de vida são condições indispensáveis para que o ser humano viva plenamente.

A Biolab reflete esse posicionamento não somente por meio de seus produtos, como também de maneira substancial dentro da organização.
Com anos de reconhecimento por valorizar e investir em seus colaboradores, a empresa não deixou o cenário econômico desafiador interferir em sua estratégia e continuou a capacitar o seu público interno. Mas, para que isso fosse possível, algumas mudanças foram realizadas e, mais do que nunca, foi preciso reunir os colaboradores para desdobrar os alinhamentos de 2016 – que passavam por lançamento de novos produtos, relançamentos, nova tabela de preços, divulgação de resultados e reconhecimento dos destaques em vendas. Isso, sem perder de vista, a importância dos treinamentos diferenciados para as equipes - com foco em assertividade e superação de metas. Esse foi o desafio que a agência assumiu junto com a Biolab, pelo 10º ano consecutivo.

Portfólio d.mattos: agência premiada nacional e internacionalmente, certificada pela ABEOC e pela Ampro e reconhecida pelo portal Promoview como uma das melhores do segmento de live marketing do país. Uma agência de valor que soma o talento, a experiência e a sinergia de seus profissionais aos mais de 30 anos de mercado de seu sócio fundador e Diretor Executivo João Mattos, dominando, de maneira integrada, as ferramentas do live marketing, transformando os desafios e sonhos dos nossos clientes em realidade. Realizamos convenções, eventos, campanhas de incentivo, ativações e ações de branding que valorizam marcas e conquistam pessoas.

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Ficha técnica do evento:
• Título: Cenografia de Destaque na Convenção de Vendas Biolab e Avert 2016
• Tema: Desafiando Limites
• Número de participantes: 1.350 pessoas.
• Local: Hotel Iberostar – Salvador/BA.
• Data: 20 a 23 de março de 2016.
Desafiando limites
O desafio não era pequeno, os objetivos a serem atingidos, inúmeros. Tínhamos que capacitar e treinar, simultaneamente, 1.350 profissionais divididos em 12 equipes, com a mesma qualidade, em ambientes e assuntos distintos. Unir e fortalecer a equipe comercial, para que tivessem foco e alinhamento em um ano de metas ainda mais agressivas. Transmitir o ideal da Biolab / Avert, que enxerga seus colaboradores como o coração pulsante da empresa, fortalecendo o senso de pertencimento e evidenciando o protagonismo de todos frente aos resultados alcançados pela empresa. Realizar o SuperBiostar, momento de premiação dos destaques do ano, com agilidade, praticidade, segurança e intensidade, enaltecendo a importância de cada propagandista e do trabalho em grupo. E, por fim, oferecer uma experiência única e memorável, inovando e encantando os participantes, mesclando a cenografia tradicional com um cenário altamente tecnológico e motivador.
Com o tema “Desafiando Limites” e um key visual totalmente baseado nesse conceito e inspirado no competitivo e obstinado universo esportivo, a Convenção Nacional Biolab / Avert 2016, que ocorreu no hotel Iberostar, em Salvador/BA, durante quatro dias, reuniu 1.350 propagandistas – o coração e a alma da empresa -, em um evento de arrepiar. Foram cinco meses de planejamento e desenvolvimento, sendo que cada etapa desse processo foi pensada para criar momentos únicos e emocionantes, motivando todos os participantes em direção a um objetivo: enfrentar e superar um ano de grandes obstáculos.
No primeiro dia do evento, em 20 de março, após uma recepção calorosa, com credenciamento e entrega dos kits de boas-vindas (que continham três camisetas diferentes para cada dia, mochila, caderno e caneta personalizados com a temática do projeto), a execução do hino nacional deu a largada oficial para a apresentação dos conteúdos - em uma tela de 300 m² de área projetada, também conhecida como mapping, que tomou conta de toda a plenária para a exibição de um vídeo inspirador -, sendo preciso sete projetores de 20.000 Ansi Lumens Full HD, para que a história de 2016 começasse a ser contada.
A magnitude desse projeto pode ser percebida pela necessidade de quatro dias de montagem e da necessidade de extensão da plenária, que tomou conta de mais 12 espaços externos – para a realização de treinamentos sobre produtos -, todos com infraestrutura requerida para a realização dessas atividades, totalizando, nada mais, nada menos, que 980 m² de lona impressa para a sua composição. Ao longo da convenção, os convidados puderam se atualizar sobre o mercado farmacêutico e suas projeções para o ano, com relevantes conteúdos e palestras dadas por profissionais renomados do segmento farmacêutico.
A agenda do segundo e terceiro dia de convenção, 21 e 22 de março, foi tomada por apresentações na plenária principal e treinamentos nas demais salas. Mas, o evento não se restringiu somente a esses momentos, também houve oportunidade de compartilhar conhecimento com profissionais do mercado e, momentos de descontração - como a festa de confraternização Butikim Unidos da Catarina, em um espaço totalmente ambientado, onde os próprios talentos da Biolab / Avert, formaram uma banda e agitaram a noite com um animado e vasto repertório de samba.
No quarto e último dia do evento, 23 de março, a grande e esperada premiação para reconhecer os melhores propagandistas de 2015: SuperBiostar, contou com um mestre de cerimônias, que tornou esse momento ainda mais especial - já que sabia tão bem quanto o público presente, o que é desafiar limites – Carol Barcellos, jornalista esportiva e repórter do programa Planeta Extremo, da Rede Globo.
Com um sistema de controle de dados altamente confiável, capaz de controlar, a partir do número de CPF, a quantidade de tickets retirados por participantes, foram colocados seis totens para emissão de cupons. Em seguida, bastava o colaborador inseri-los nas urnas para o SuperBiostar iniciar. A premiação aconteceu em duas modalidades: mérito e sorteio. Os gerentes, cujas equipes tiveram maior desempenho, eram premiados com carros e, representantes de produtos, que também se destacaram por sua atuação, recebiam uma viagem internacional de incentivo, com direito a escolha do destino.
Tudo isso, era apenas um tira-gosto para o grande momento: o sorteio de 18 carros, modelo Ford Ká Sedan – e mais 100 viagens nacionais e internacionais para os propagandistas que atingiram ou superaram as metas de 2015. O sorteio gerou cerca de 5 mil cupons, personalizados com o tema do evento e atrelados às metas e performance - e todo o seu processo foi devidamente auditado por representantes da empresa.
Sem dúvida, um evento notável, envolvente e tão grandioso, que foi necessário o envolvimento de 160 profissionais diretos 450 indiretos, para compor a equipe de staff do evento – além de um dia inteiro de treinamento para repassar com todos os envolvidos, cada um dos detalhes, que fariam toda a diferença durante a programação.

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Estar envolvido em algo, onde é possível perceber que a sua participação é fundamental para o sucesso do negócio, faz toda a diferença – com isso em mente, mergulhamos todos os convidados em um filme, onde os mesmos foram protagonistas de uma história de desafios e superação.
Sem dúvida, o desejo era pretencioso, mas foi facilitado por um arsenal tecnológico recém-chegado ao Brasil, que contava com projetores de 20.000 Ansi Lumens Full HD com 3 chips da marca Panasonic – o mesmo modelo utilizado nas Olimpíadas Rio 2016 -, para criar um cenário dominado por situações desafiadoras, superação, determinação e força de vontade, sempre no contexto do esporte. Além disso, foram utilizados mais de 100 movings light, 40 caixas de som de altíssima qualidade, sete projetores DE com 15.000 Ansi Lumens Full HD e 10 geradores de 260 kVAs, para criar um ambiente inspirador e adaptável a cada um dos capítulos da história, totalizando cerca de 30 horas de conteúdos planejados e desenvolvidos.
Isso tudo, sem mencionar o momento da premiação SuperBiostar, que contou com uma novidade tecnológica – seis totens para emissão de cupons, que com um sistema altamente eficaz e seguro, era capaz de controlar, a partir do CPF dos colaboradores, quantos tickets foram retirados por participantes, garantindo assim, uma premiação justa e confiável a todos os envolvidos.
O objetivo foi sempre surpreender a equipe de propagandistas, mas essa tarefa fica cada vez mais árdua e complexa, quando se realiza o evento pelo décimo ano consecutivo e quinto na mesma localidade. Para nos superarmos, apostamos no que há de mais novo em tecnologia de projeção de imagens e som, entregando um projeto que seria lembrado pela singularidade e intensidade das experiências proporcionadas. Foram 51 toneladas só de equipamentos tecnológicos - transportados em sete carretas, que saíram de São Paulo com destino à Salvador -, para criar um ambiente com uma cenografia diferenciada, dinâmica e, acima de tudo, de alto impacto. Tudo para estimular os participantes a superarem suas metas, na certeza de que o limite só existe para quem não o desafia.
Para garantir a prioridade essencial do evento, que sempre foi o bem-estar e a saúde dos convidados, foi criada uma sala de atendimento médico, funcionando em plantão de 24 horas, com toda a estrutura necessária: médico, enfermeiro, motorista, ambulância e kit de primeiros socorros – localizada próximo à plenária para assegurar toda a agilidade em caso de urgências.

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A Convenção de Vendas Biolab / Avert 2016, fez jus ao seu mote criativo e desafiou todo e qualquer limite, ainda mais em comparação as edições anteriores. Com um briefing detalhado e ambicioso, que demandava soluções altamente tecnológicas para enriquecer e enfatizar as suas mensagens e conteúdos, foi possível transparecer todo o cuidado, investimento e reconhecimento que a empresa fez, mesmo em um momento de recessão econômica, junto aos seus colaboradores.
Com uma cenografia altamente humana, que se fez presente em cada etapa do projeto, foi possível observar uma combinação perfeita entre pessoas e tecnologia, que proporcionou aos convidados uma verdadeira imersão no evento e, o mais importante, em seu propósito. O resultado, foi uma perceptível melhora no coeficiente de rendimento das pessoas, com absorção mais rápida e sólida dos conteúdos apresentados – e, lógico, o estímulo ao senso de pertencimento de cada colaborador presente se fortaleceu, elevando o nível de comprometimento e unindo ainda mais a equipe comercial, em um ano de metas mais agressivas.
Os propagandistas deixaram a Convenção Nacional Biolab / Avert 2016 extremamente motivados a se dedicarem continuamente à superação de suas metas, em um roteiro com cerca de 250 mil visitas mensais em consultórios, hospitais e farmácias pelos Brasil - para propagar todos os diferenciais da empresa e dos seus produtos.
A preocupação com a sustentabilidade também trouxe resultados relevantes. Por meio da utilização de materiais ecologicamente corretos, com origem e destino controlados, somados a tecnologia – onde foram utilizadas lonas brancas para projeção, evitando assim, o desperdício de tinta e diminuindo o descarte de resíduos e substâncias tóxicas -, minimizamos os impactos e trabalhamos de forma sustentável. Isso tudo, contribui para um mercado de eventos cada vez mais consciente e ambientalmente responsável – surpreendendo com qualidade cenográfica e profissionalismo.
Sem dúvida nenhuma, foi um grande evento:
• 160 pessoas como staff direto e 450 como indiretos.
• Premiação com mais de 100 viagens de incentivo e 18 carros.
• Impressão de quase 5.000 cupons para sorteio.
• Mais de 2.400 e-mails trocados entre a organização do evento e o cliente.
• 10 geradores de 260 kVAs.
• Utilização de 9.550 m² de lycra.
• 7 carretas para movimentar toda a estrutura de São Paulo à Salvador.

Quando o assunto é conteúdo, os números também são grandiosos:
• Mais de 6 mil takes e 210 horas de edição.
• Mais de 15 mil fotos.
• 5 câmeras de alta resolução e mais de 26 horas de material captado.
• 300 m² de área projetada.
• Resolução de tela com 8.920 x 970 pixels.
• 40 GB para 30 conteúdos apresentados nas plenárias.
• Mais de 6.000.000 MB de material bruto de filmagem.

A cenografia então, um destaque a parte:
• Mais de 5 mil metros lineares de madeira.
• 1.250 m² de napa para revestimentos.
• 5.975 metros de fitas.
• Mais de 820 m² de lonas.
• 375 chapas de compensando.
• 2.900 m² de carpete para forração.
• 130 kg de pregos / pinus.
• Mais de 45 praticáveis para palco.
A tecnologia de imagem e som fez toda a diferença:
• 100 movings light na plenária principal.
• 36 projetores para plenária principal e salas de treinamento.
• Mais de 40 caixas de som na plenária principal.
• 51 toneladas em equipamentos.
• 1.050 metros lineares de boxtruss.
• 29.860 metros de cabeamento.
• R$ 15 milhões em equipamentos.

O enxoval de materiais impressos também foi grandioso, alinhando ao evento:
• 10 painéis, em dois formatos diferenciados (8,3x4,8m e 8,3x3,8m), impressos em lona que compuseram a cenografia das salas de treinamento.
• 3 painéis, sendo um central, um à esquerda e outro à direita, para compor a cenografia da sala destinada à Avert.
• 1 aplique para pórtico externo na entrada da plenária principal.
• 1 aplique para o pórtico túnel na entrada da plenária principal.
• 1 painel para o pórtico túnel à direita na entrada da plenária principal.
• 1 painel para o pórtico túnel à esquerda na entrada da plenária principal.
• 1 decoração de púlpito para a plenária principal.
• 6 totens para credenciamento, um para cada regional: SPC, CO/NO, RJ/ES, SPI/MG, NE e Sul.
• 6 totens de sinalização para tendas, centro de convenções e salas.
• 6 totens para sorteio SuperBiostar / Avert.

Com tanto engajamento e energia, a Biolab / Avert continua colhendo os resultados desses eventos, ao conquistar números expressivos em suas vendas pelo segundo ano consecutivo em que a crise econômica atinge fortemente o mercado farmacêutico.

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