Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TECNOLOGIA DE PONTA NA CONVENÇÃO DE VENDAS BIOLAB/AVERT 2016 - BIOLAB
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Biolab
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos


Com quase 20 anos de existência, a Biolab é uma indústria farmacêutica brasileira que pesquisa, desenvolve, produz e comercializa medicamentos. Líder em prescrição de produtos cardiovasculares (ocupa a 9ª posição geral), ela mantém parcerias estratégicas com empresas, universidades e instituições de pesquisa no mundo todo, que fortalecem sua representatividade internacional e principalmente seu know-how, posicionando-a entre as 10 maiores empresas de medicamentos do Brasil em um mercado disputado por farmacêuticas nacionais e multinacionais. Com anos de reconhecimento por valorizar e investir em sua equipe, a empresa não deixou a crise econômica interferir em sua estratégia e continuou a capacitar o seu público interno. Mas para que isso fosse possível, mudanças foram feitas e mais do que nunca foi preciso reunir os colaboradores para alinhar o direcionamento do ano de 2016.

Pelo décimo ano consecutivo concretizando este projeto e há 19 os atendendo, sabemos que os objetivos a serem atingidos são numerosos e difíceis. Este ano, tínhamos que capacitar e treinar simultaneamente os 1350 convidados divididos em 12 equipes com a mesma qualidade em ambientes e assuntos distintos; unir e fortalecer a equipe comercial; transmitir que a Biolab enxerga seus colaboradores como o coração pulsante da empresa, fortalecendo o senso de pertencimento do participante; realizar o SuperBiostar (momento de premiação) com agilidade, praticidade e segurança, enaltecendo a sua importância; e como premissa para agência, oferecer uma experiência única e memorável, inovando e encantando com um cenário altamente tecnológico e atrativo. Com tantas metas a alcançar, o desafio era grande, por isso, com as últimas tendências e novidades do mercado na “ponta do lápis”, a criatividade e a dedicação dessa vez foram levadas a outro patamar para garantir que a Convenção Nacional de Vendas 2016 fosse uma experiência surpreendentemente impactante aos 1350 convidados presentes (independentemente de o local ser o mesmo e as atividades serem similares) ao ponto de ser impossível compará-la com qualquer outra já realizada.


FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Título: Convenção de Vendas Biolab e Avert 2016
Tema: Desafiando Limites
Nome do Produto: Totem Interativo com Impressão a Lazer e Projetores com Potência de 20.000 ansi lumens Full HD 3 chips/ Panasonic
Número de participantes: 1350 pessoas
Local: Hotel Iberostar- Salvador, BA
Data: 20 a 23 de março de 2016

Vídeo


Inspirado no competitivo e obstinado universo do esporte, “Desafiando Limites” foi o tema escolhido para essa edição da Convenção Nacional de Vendas Biolab/Avert 2016 realizada no hotel Iberostar na Bahia, um evento de 10 dias entre montagem e execução, que reuniu 1350 propagandistas, o coração e a alma da empresa, em um evento de tirar o fôlego. Com cinco meses de planejamento e desenvolvimento, cada etapa desse processo foi pensada para criar momentos únicos e emocionantes, motivando os participantes e preparando-os para enfrentar e superar um ano de grandes obstáculos.
Após o hino nacional, para dar início à apresentação dos conteúdos, uma tela de 300 m2 de área projetada (mapping) tomou conta da plenária para a exibição de um vídeo inspirador, sendo preciso de 7 projetores de 20.000Ansi lumens Full HD para a história de 2016 começar a ser narrada. A magnitude deste projeto pode ser percebida pelos quatro dias de montagem e a necessidade de extensão da plenária, havendo mais 12 espaços externos para salas de treinamento das linhas de produtos, todos com a infraestrutura necessária para a realização dessas atividades, totalizando impressionáveis 980m² de lona impressa para a sua composição. Ao longo da convenção, os convidados puderam se atualizar e se informar sobre o mercado farmacêutico e suas projeções para este ano com interessantes palestras dadas por profissionais renomados desse segmento.
Mas o evento não foi só treinamento e capacitação, também houve muitas situações de descontração, como a tradicional e esperada festa Butikim, onde os próprios talentos da Biolab/ Avert formaram a banda e agitaram a noite com um animado repertório de samba. Por fim, o SuperBiostar, a grande e esperada premiação para reconhecer os melhores propagandistas do ano anterior. Para dar o tom certo a este momento tão especial, era preciso de um mestre de cerimônias que compreendesse tão bem quanto o público o que é desafiar seus limites, e para isso, ninguém melhor que Carol Barcellos, jornalista esportiva e repórter do programa Planeta Extremo da Rede Globo.
Com um sistema tecnológico altamente eficaz, capaz de controlar a partir do número do CPF quantos tickets foram retirados por participante e travar após o primeiro acesso na hipótese de algum colaborador que não estivesse concorrendo a mais de um prêmio tentasse pegar um novo cupom, 6 totens foram colocados para emissão dos cupons para que em seguida, os colaboradores os inserissem nas urnas para o SuperBiostar iniciar. A premiação então aconteceu em duas modalidades: mérito e sorteio. Os gerentes cujas equipes tiveram maior desempenho, eram premiados com carros, e representantes de produtos que também se destacaram por sua atuação, recebiam uma viagem internacional de incentivo com direito a escolha do destino. Tudo isso um tira-gosto para o grande momento: o sorteio de 18 carros do modelo Ford Ká Sedan e mais de 100 viagens nacionais e internacionais (Espanha e Marrocos) para os propagandistas que atingiram ou superaram as metas do ano de 2015. O sorteio gerou quase 5 mil cupons (personalizados com o tema do evento e atrelados às metas de performance) e todo o seu processo foi devidamente auditado por representantes da companhia.
Um evento notável, envolvente e tão grandioso que precisou de 450 profissionais indiretos e 160 diretos para compor o staff da agência e um dia inteiro de treinamento para repassar com todos cada detalhe do projeto, desde às áreas a serem utilizadas à identificação dos colaboradores pontos focais da Biolab para que pudéssemos garantir um atendimento personalizado.

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Para criar um ambiente dinâmico, onde a cada passe de olhar, trouxesse uma nova cena inspiradora, e que imergisse os convidados no tema do evento e despertasse neles a vontade de se superar e a certeza de que o limite só existe para quem não o desafia, tivemos uma abordagem diferente para alcançar esse desafio: resolvemos fazer com que os convidados tivessem a sensação de estarem dentro de um filme, onde o protagonista da obra era cada um dos colaboradores presentes. O desejo era pretencioso, mas foi atingido com uma tecnologia de ponta e recém-chegada ao Brasil, como os projetores com potência de 20.000 ansi lumens Full HD 3 chips/ Panasonic, o mesmo modelo utilizado nas Olimpíadas Rio 2016, para criar um cenário baseado em esportes e regido por situações de desafios, superação, determinação e força de vontade. Para explorar esse conceito, foram mais de 100 moving light, 40 caixas de som de altíssima qualidade, 7 projetores DE 15.000Ansi lumens Full HD, 10 geradores de 260 Kvas para criar ambientes inspiradores e adaptáveis a cada capítulo da história, o que totalizou aproximadamente 30 horas de conteúdos desenvolvidos. Mas a maior solução inovadora, que não somente possibilitou elevarmos o nosso “jogo” para outro patamar, como também reforçou aos colaboradores presentes que o êxito da companhia Biolab é de fato, fruto da solidificação de seu posicionamento— de que seu sucesso começa de dentro da companhia—, foi o investimento na esperada premiação SuperBiostar, e consequentemente, em seus talentos. A solução inovadora foram os totens de emissão de cupons, que possibilitou aos próprios colaboradores identificarem através do totem qual o sorteio que sua meta lhe permitia participar após realizar o seu cadastramento (nome completo e número de CPF) e já na hora receber o seu ticket impresso, e à empresa, receber um relatório completo dos quase 5 mil cupons emitidos com as informações de quem retirou, quantos foram recolhidos por pessoa e de quais totens a emissão dos mesmos aconteceu. Sem contar a tranquilidade proporcionada à Biolab ao longo do evento por saber que havia um mecanismo de trava após o primeiro acesso, em caso do participante que não estivesse concorrendo a mais de um prêmio tentasse emitir um novo ticket. Assim, oferecemos toda a segurança, transparência e confiabilidade necessária a esse momento tão importante para os colaboradores, a Biolab e claro, para o evento. Além disso, para criar o ambiente ideal para o SuperBiostar, o sentimento de expectativa e suspense foi a todo instante potencializado com imagens motivacionais do universo do esporte, que se apoderavam de uma tela de 300 m2 de área projetada (mapping) tomando conta da plenária. A cada resultado anunciado, a sensação de estar cruzando a linha de chegada, uma experiência imersiva que conquistou os convidados pelo coração com a grandiosidade do mecanismo criativo, cenário e a emoção vivida naquele instante.

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O objetivo é sempre surpreender, mas ao realizar o mesmo projeto pelo décimo ano consecutivo, essa tarefa fica cada vez mais complexa e desafiadora. Para idealizá-la, utilizamos o que há de mais novo na tecnologia para potencializar a nossa atuação e entregar um projeto que seria lembrado pela singularidade e intensidade das experiências proporcionadas. Após o hino nacional, abertura oficial do evento, colocamos nossa estratégia em ação com um vídeo inspirador com cenas de treinamento de diferentes modalidades esportivas, que tomou conta da plenária através de 15 caixas de som de altíssima qualidade e de projeção mapeada fazendo menção direta ao mote e deixando os convidados maravilhados com o ambiente criado. A preocupação com o meio ambiente também trouxe resultados relevantes, que através de materiais com origem e destino ecologicamente corretos e com foco em tecnologia (como as lonas brancas usadas pra projeção, evitando assim, desperdício de tinta e diminuindo a produção de resíduos e substâncias tóxicas), minimizamos os impactos e trabalhamos de forma sustentável. Além de contribuir para um mercado de eventos cada vez mais consciente e ambientalmente responsável, ainda surpreendemos ao sair na frente, trazendo para o projeto a qualidade da cenografia desta edição, mais especificamente com a projeção (usando os mesmos projetores das Olimpíadas Rio 2016). Sendo este um dos aspectos mais elogiados do projeto. Já para a esperada premiação SuperBiostar, realizada há anos pela Biolab, que ganha cada vez mais importância e passa a desenvolver um papel fundamental na retenção e motivação dos talentos da empresa, teve um efeito muito positivo e um significado ainda mais especial nesta edição. Em meio a uma crise econômica expressiva, a empresa seguiu realizando esse momento de reconhecimento e ainda o aprimorou através de uma sugestão dada pela agência, que apresentou um novo sistema tecnológico para totens de emissão de cupons, que não somente identifica o colaborador que pegou o ticket, como também informa a quantidade retirada. O resultado foi uma premiação ágil, prática, segura e cem por cento controlada, que fluiu de forma orgânica devido à sua organização e que conseguiu conquistar e reter os convidados no clima de entusiasmo e adrenalina ao longo de suas 4 horas de duração. Com o esforço e talento celebrados, os colaboradores partiram com a certeza de que a empresa reconhece seu diferencial, e motivados a desafiar seus limites em mais um ano de grandes obstáculos a superar.

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