Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: ATIVAÇÃO TNT NA CONVENÇÃO SKY 2016 - TURNER
Candidato: D.Mattos Live Marketing
Cliente: Turner International do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: BA
TROFÉU ESPÍRITO SANTO
Categoria: Evento Promocional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Portfólio Cliente:
A Turner Broadcasting System, Inc. é uma empresa de mídia americana fundada por Robert Edward "Ted" Turner. Embora tenha sido formada em 1970, foi em 1986 que a Turner Entertainment Co. foi criada para administrar os direitos de filmes, séries e/ou desenhos dos estúdios Metro-Goldwyn-Mayer (pré-1986), United Artists, Paramount, Warner Bros. e RKO Pictures (pré-1957) e mais recentemente o Esporte Interativo. Sua sede está localizada no CNN Center, em Atlanta (GA) nos Estados Unidos e em São Paulo (SP) no Brasil. Atualmente, a Turner é uma das maiores produtoras de notícias e de entretenimento do mundo, e uma das líderes na distribuição de programas para a indústria de televisão paga.

Portfólio Evento:
Participante ativa das convenções mais importantes de grandes empresas de TV por assinatura do país, a Turner esse ano tinha um objetivo especial com sua presença na convenção SKY 2016: enaltecer o canal TNT na época de transmissão da maior festa do cinema mundial, Oscar, em meio a 900 convidados (presidentes, VP’s, diretores, gerentes regionais, distribuidores e dealers) ao longo dos três dias de evento. Entre tantos concorrentes buscando um espaço de destaque no hotel para divulgar suas marcas, sabíamos que era preciso de muito mais do que somente uma área estratégica para fazer uma ação promocional de resultados e que de fato, evidenciasse o canal TNT e a cerimônia de cinema mais prestigiada, renomada e assistida no mundo. Para que a ativação TNT fosse a preferida do público, transformamos o conceito do Oscar em uma experiência a ser vivida. Como? Fazendo os convidados se sentirem verdadeiras celebridades, com toda a fama, ostentação e tratamento VIP que acontece com os astros de cinema na cerimônia oficial.

Portfólio d.mattos: A d.mattos é uma agência premiada nacional e internacionalmente, certificada pela ABEOC e pela Ampro e reconhecida pelo portal Promoview como uma das melhores do segmento de live marketing do país. Uma agência de valor que soma o talento, a experiência e a sinergia de seus profissionais aos mais de 30 anos de mercado de seu sócio fundador e Diretor Executivo João Mattos, dominando, de maneira integrada, as ferramentas do live marketing, transformando os desafios e sonhos dos nossos clientes em realidade. Realizamos convenções, eventos, campanhas de incentivo, ativações e ações de branding que valorizam marcas e conquistam pessoas.

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FICHA TÉCNICA DO EVENTO:

Título: Ativação TNT na Convenção SKY 2016
Tema: Oscar
Número de participantes: 900 pessoas
Local: Hotel Iberostar (Praia do Forte) – Salvador/BA
Data: 22 a 24 de fevereiro de 2016



CONTEÚDO

Poucos dias antes da 88.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards, trouxemos o melhor do “Oscar” em uma ativação pra lá de criativa para o canal TNT. Para planejar, criar e ambientar a Ativação TNT na Convenção da SKY 2016, potencializamos o tema OSCAR promovendo experiências surpreendentes aos convidados e enaltecendo o canal na transmissão da maior festa do cinema mundial que aconteceria na semana seguinte. Realizada no hotel Iberostar na Bahia, a ativação TNT se dividiu em três momentos e locais diferentes do hotel: na Recepção (22/03), em um Happy Hour no Bar acompanhado de um passeio de limousine (23/03) e a Preparação para a Festa SKY (24/03), fazendo com que a TNT se sobressaísse angariando mais de 900 participantes nos dois dias e meio de ativação.
Com os desafios de trazer a elegância e a sofisticação do tema a um ambiente descontraído e informal e destacar esta ativação perante as outras dez que aconteciam em simultâneo, gerando “buzz” e conquistando a preferência do público, assim que os convidados chegaram ao hotel, já foram surpreendidos por uma chuva de flashes fotográficos de paparazzi, que levavam em seus uniformes um bottom e um crachá personalizado com o logo TNT, e entrevistas de uma repórter estilosa e muito articulada, como as que cobrem o Oscar. O microfone da profissional também continha a marca do canal na canopla. Com tapete vermelho estendido, trilhamos o caminho das “estrelas” em direção ao check-in. Durante a chegada dos convidados, os paparazzi e a repórter também entregaram o convite para a principal da ativação TNT (Happy Hour TNT no Bar do Hotel) com o tema Oscar e todas as suas atividades: passeio de limousine, atração ao vivo da talentosa cantora Sandra Honda e um atendimento VIP para aproveitar ao máximo à noite e tudo que a ação tinha a oferecer.
Mas para nos certificarmos de que o primeiro impacto na convenção da SKY 2016, um evento com mais de 1300 participantes, fosse cem por cento marcado pelo canal, ambientamos os maiores pontos de circulação do hotel com conteúdo TNT, desde banners em voil de bem-vindos e de sinalização no hall principal, painéis recortados em formato da estatueta do Oscar ao longo de diferentes caminhos à adesivação nos elevadores (que também continha um tapete de vermelho em sua entrada). Os locais para divulgação foram estrategicamente escolhidos por fazerem parte obrigatória da passagem que levava até à ativação principal do TNT, o Happy Hour no Bar do hotel, e aos quartos dos convidados. Além disso, ainda tivemos sósias de estrelas de Hollywood como Angelina Jolie (que usou o vestido icônico preto com fenda, o mesmo da premiação do Oscar de 2012) e Brad Pitt circulando pelas áreas livres do hotel, interagindo com o público e reforçando as informações do convite para a ação. No mesmo dia, percorremos 500 apartamentos do hotel para colocar um convite diferente e atrativo em formato de estrela (com uma mensagem provocativa e instigante) nas portas dos quartos dos participantes, ou melhor, no camarim das celebridades.
Para o grande dia (23 de março), as sósias continuaram o trabalho de abordagem e dessa vez, mencionavam sobre o agendamento para o passeio de limousine com promotores em frente à recepção. À noite, o esperado momento havia chegado. Na recepção do bar, um host de smoking e uma hostess com vestido de gala esperavam exclusivamente pelos convidados, fazendo-os se sentirem ainda mais importantes. Na entrada, o clima de glamour foi reforçado com tapete vermelho em meio a unifilas douradas e vermelhas, totem de boas-vindas, uma grande estátua do Oscar estilizada e um backdrop com uma luz de LED de cada lado, simularam a clássica cena das celebridades posando para as fotos rumo à cerimônia, junto a plaquinhas com mensagens divertidas e um fotógrafo que registrou cada movimento de nossas celebridades e os presenteou com um retrato impresso (de template personalizado com o conceito da ação promocional) do momento.
A cenografia especial com iluminação âmbar para trazer um clima elegante, projeção mapeada na vela do Bar, moving light e banners voils, se apoderaram e blindaram o espaço com comunicação TNT e com a cerimônia de entrega dos Academy Awards, transportando os convidados diretamente para a festa do Oscar. Com garçons oferecendo um atendimento VIP, espumante sendo servido sempre que pedido, a cantora Sandra Honda dando um verdadeiro show com um repertório de música animado que se intercalava com trilhas sonoras de filmes clássicos de hollywood e músicas eletrônicas comandas por um DJ, uma limousine (com taças personalizadas, espumante e televisão com conteúdo TNT e do Oscar) disponível para passeio (quando previamente agendado com os promotores na recepção, dado informado nos convites entregues) e taças, porta-copos e cardápios personalizados para fortalecer a presença do canal , os participantes puderam ter a experiência de como é a vida de uma estrela de Hollywood.

No último dia, havia a festa final da Convenção da SKY, e para garantir que os convidados continuassem vivendo o estilo de vida de uma celebridade, criamos um salão de beleza próximo à recepção e ao bar do hotel (locais ativados no primeiro e segundo dia respectivamente), onde homens e mulheres foram atendidos por profissionais que fizeram cabelo, maquiagem e unha. Na experiência, havia ainda novamente garçons oferecendo um tratamento VIP e servindo espumante. Antes de partirem para a festa principal da noite, os convidados podiam aguardar ou relaxar no Bar da Recepção, que dessa vez, tinha uma linda banda de jazz para entretê-los. Assim, com foco cem por vento voltado à experiência, enaltecemos o canal TNT em um evento com mais de 1300 pessoas, entre concorrentes e público-alvo, ao mostrar todo o diferencial de seu conteúdo e o prestígio de ser o canal oficial a transmitir ao vivo a cerimônia de premiação de cinema mais renomada e assistida do mundo.

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Para que esta ação promocional de quase três dias pudesse ser idealizada, foram 6 semanas de planejamento, 25 profissionais envolvidos e muitos outros dados impressionantes que tornaram esta grande ideia, em uma realidade

Material Promocional:

Estrutura Hotel:
- 2 Estátuas Oscar em MDF (elemento cenográfico)
- 500 Estrela-convites colocadas nas portas dos quartos (cobrindo cem por cento dos apartamentos ocupados)
- 3 versões de convites personalizados (sendo um para informar sobre o Happy Hour TNT, estrela convite com o mesmo conteúdo e o terceiro para as atividades do último dia)
- 1000 convites em formato de flyer produzidos e 850 entregues
- Canopla de microfone personalizada (repórter)
- Botton e crachá TNT personalizados (paparazzo)
- Banners voil com conteúdo da ação promocional
- Adesivação das portas do elevador de acesso ao bar e aos quartos
- Totem de bem-vindos no hall do hotel
- 2 estátuas de Oscar estilizadas


Abordagem Receptivo:
- O discurso feito pela repórter e paparazzo ao abordar os convidados foi feito pela agência e previamente ensaiado com todos os profissionais envolvidos.

Happy Hour:

- Backdrop temático de Fotos
- Plaquinhas divertidas personalizadas para foto lembrança
- Banners laterais com conteúdo TNT
- Foto lembrança com template personalizado
- Porta-copos personalizados
- Cardápios personalizados
- Taças personalizadas
- Totem de Sinalização para as ativações
- 2 estátuas de Oscar estilizadas

Salão de Beleza:

- Uniforme personalizado com comunicação TNT (garçons e promotora de agendamento)
- Taças de espumante personalizadas


ATRAÇÕES:

23/03:
- DJ com trilhas sonoras de filmes famosos Pretty Woman, Ghostbusters, Pulp Fiction, De volta para o futuro, Ghost, Dirty Dance, Curtindo a Vida Adoidado, Flashdance, Priscila, a rainha do deserto, Grease, Rocky, entre outros clássicos associados ao cinema.
- Sandra Honda: dona de uma carreira de sucesso, desde 2008 a cantora desenvolve seu projeto de Live DJ. Suas músicas já estiveram em novelas da Rede Globo (I feel happy em Viver a Vida e Tonight is the night em Passione). Participou do programa The Voice e se apresentado com frequência em eventos sociais e corporativos.
24/03:
- Banda de Jazz: ao vivo (com piano, violino, sax alto, trompete) que tocou temas de grandes sucessos do cinema, assim como pedidos dos convidados.

Processo Seletivo:
Foram muitos profissionais entrevistados e avaliados até escolher a repórter que faria a abordagem dos convidados na recepção, os sósias, os paparazzo, casal de host para o Happy Hour e os garçons. Além de precisar ter uma estética agradável, era necessário que a equipe escolhida tivesse uma boa desenvoltura e articulação para que pudessem se manter fiéis ao conceito do projeto.

Inovações Tecnológica:

- Iluminação AMBAR (tom mais quente para trazer um clima intimista e elegante ao Bar onde foi feito o Happy Hour)
- Parede do bar com moving lighy (comunicação TNT e Oscar no Happy Hour)
- Banners voils om iluminação Ambar (happy hour)
- backdrop com luz de LED (sendo uma luz de cada lado)
- fotógrafo profissional -> 300 fotos
- TV com exibição contínua do conteúdo TNT (limousine)
- Projeção mapeada com conteúdo do canal TNT e do Oscar na vela do Bar onde foi feito o Happy Hour.
Desafio e Solução: com o desafio de oferecer uma projeção diferenciada para o canal TNT, identificamos que o próprio tecido da vela do bar do hotel onde foi feito o Happy Hour TNT, era ideal e ainda melhor do que as tradicionais lonas usadas para abranger todas as áreas do espaço, sucedendo em um resultado ainda mais expressivo pela inovação na exposição do conteúdo do projeto e da marca.

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Encarando o desafio de levar o maior número possível de pessoas para a Ativação TNT, começamos inovando ao propor uma forma mais eficaz de chamar a atenção dos convidados e atraí-los para nosso espaço. Em vez da simples entrega passiva de convites, colocamos sósias dos astros Brad Pitt e Angelina Jolie fazendo o approach, além de uma bela repórter e fotógrafos (paparazzo) abordando os participantes e chamando para a ativação. Mais que fazer toda a ambientação em cima do conceito Oscar, a grande sacada foi proporcionar um tratamento VIP aos convidados, fazendo com que cada um se sentisse especial como uma verdadeira celebridade de Hollywood. Por isso a chegada no hotel movimentada pelos paparazzo, a estrela-convite na porta do quarto, o salão de beleza, o serviço exclusivo de garçons ofertando champanhe a todo momento, a limousine chiquérrima e muito mais. Como resultado de toda essa criação, uma visibilidade diferenciada para o canal TNT em meio a dez concorrentes em um evento com mais de 1300 pessoas e principalmente, o atingimento da meta e do propósito desta ação promocional: a alta audiência televisa e digital do canal na transmissão da 88.ª cerimônia de entrega dos Academy Awards.
Canal transmissor do Oscar no Brasil, o TNT liderou a audiência adulta (entre as pessoas de 18 e 49 anos) na TV por assinatura durante a exibição da premiação mais significativa do cinema neste ano, segundo dados obtidos pelo Ibope. Além de alcançar o primeiro lugar no segmento, a emissora ainda registrou aumento de 98% na comparação com a audiência conquistada em 2015. Na internet, a hashtag #OscarNaTNT liderou os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Neste ano, o canal realizou uma parceria com o YouTube, e o público que acompanhava o Oscar 2016 pela web também contou com os comentários de Erika Palomino, Dudu Bertholini, Camila Coutinho, Evandro Santo e Maurício Cid, do Não Salvo, entre outros.
(fonte: http://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2016/03/04/oscar-2016-faz-tnt-liderar-audiencia-na-tv-paga.htm

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