Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CAMPANHA MULTIPREMIADA
Candidato: Ability
Cliente: Kalunga
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa Campanha

Ability Trade Marketing:

A Ability é uma empresa de Trade Marketing especializada em desenvolver soluções 360 graus, serviços e ferramentas completas voltadas para o desenvolvimento, implantação e monitoramento de ações nos canais de vendas e nos pontos de distribuição dos seus clientes, dentro e fora do PDV. Além do Trade Marketing especificamente, soluções completas de Marketing Promocional (Incentivo, Relacionamento, Eventos, Ativações e Merchandising) toda a estrutura de Treinamento para os times e Operações existentes.

No mercado há mais de 15 anos, a empresa preza por entregar resultados assertivos a partir de um entendimento profundo das necessidades de cada parceiro, reinventando ações, sempre em busca de excelência no atendimento e práticas inovadoras.
Trabalhamos para o fortalecimento da relação fabricante-varejista, com o objetivo de criar experiências de compra positivas para o consumidor no PDV, a fim de aumentar as vendas.

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil desde a década de 70 atua juntamente com a Ability Trade Marketing desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, em todo o mundo, com todas as organizações e todas as comunidades espalhadas pelo planeta. Inspirados no que fazem inventam e reinventam criando experiências que fascinem as pessoas para, como missão, ajuda-las a reinventarem os seus mundos.

Campanha Multipremiada HP: Visão Geral

A estratégia adotada foi: motivar toda a cadeia envolvida com premiações para equipe e melhores em performances, aliando engajamento coletivo e mérito individual.

Fizeram parte: premiação intermediária
Premiação final: viagem pela costa brasileira de 04 dias (Santos, Ihabela e Búzios)
60 vencedores para a viagem de navio.

Transportando a estratégia para a divulgação, o conceito criativo comunicou:
Prêmio para loja. Prêmio para gerente. Prêmio para vendedor. Que tal uma campanha em que todo mundo ganha?
Visitamos as lojas para saber o que todos adoram ganhar, e tivemos uma ideia: colocar tudo isso numa campanha só!

Cliente: Kalunga
JOB: Campanha de Incentivo às Vendas de Produtos HP
Data: de outubro a dezembro de 2015
Tema: Campanha Multipremiada
Canal de Aplicação: Kalunga
Público: Gerentes, Vendedores e Promotores HP

Galeria de imagens
Premiações Intermediárias
Folder da Campanha
     

 

Briefing do Cliente:

O Briefing do Cliente solicitava o desenvolvimento de uma campanha de incentivo de vendas para gerentes, regionais e de lojas e vendedores da rede de lojas Kalunga, além de Promotores, com o objetivo de aumento de sell out de determinados Produtos HP.

Porém, como dito acima, como fazer com que a HP ganhasse destaque, envolvendo e motivando de forma realmente eficiente os gerentes e vendedores das lojas Kalunga?
Como vencer este desafio?

A primeira providência da Ability foi realizar uma Pesquisa completa para avaliar com precisão o histórico de Campanhas que já haviam sido aplicadas na Kalunga, bem como seus retornos obtidos e níveis de aceitação, satisfação e participação.

Com este imprescindível suporte de conhecimento, foi possível conceber a estratégia para diferenciação da nossa campanha, não só para destacar-se das demais concorrentes, mas principalmente para alcançar mais e melhores resultados.

A estratégia adotada foi: motivar toda a cadeia envolvida com premiações para equipe e melhores em performances, aliando engajamento coletivo e mérito individual.

Transportando a estratégia para a divulgação, o conceito criativo comunicou:
Prêmio para loja. Prêmio para gerente. Prêmio para vendedor. Que tal uma campanha em que todo mundo ganha?
Visitamos as lojas para saber o que todos adoram ganhar, e tivemos uma ideia: colocar tudo isso numa campanha só! Essa será a primeira Campanha Multipremiada da Kalunga!
Multipremiada porque tem prêmio para loja que bater a meta, para a equipe que mais superou, sem contar a bolada que o melhor vendedor leva para casa!
Multipremiada porque ninguém nunca viu tanto prêmio assim!
A marca com os melhores produtos só poderia fazer a melhor campanha de incentivo!
Com a linha de Impressoras e Multifuncionais HP, os clientes imprimem mais e a equipe Kalunga ganha mais prêmios!”

Multipremiada e multiplicada em repercussão.
Para diferenciar-se de demais campanhas aplicadas e conquistar o interesse necessário para garantir o envolvimento esperado, a Campanha de Incentivo Multipremiada fez realmente jus ao seu nome e ao seu Slogan – Nessa Campanha Todo Mundo Ganha! -, multipremiando os participantes mais dedicados e obtendo resultados de superação para lojas e cliente.

Os Produtos HP que contavam pontuação eram: Impressoras e Multifuncionais HP DeskJet Ink Advantage, HP DeskJet Ink Advantage Ultra, HP OfficeJet, HP OfficeJet Pro, HP OfficeJet Pro X, HP LaserJet e Suprimentos originais HP.

A campanha teve 3 meses de duração: outubro a dezembro de 2015 e concebia premiações mensais e trimestrais, além da grande premiação final. A viagem aconteceu no início de 2016.

Premiações mensais.
Incluia-se o Bateu, Ganhou!, quando, ao bater a meta mensal, a loja ganhava uma premiação coletiva para toda a equipe envolvida na campanha (gerentes e vendedores). 70% das lojas bateram a meta mensalmente.
Nesta premiação de sustentação, engajamento coletivo e lembrança de campanha, os contemplados recebiam um KIT MultiPrêmio Mensal, composto por Sino para tocar mostrando que a meta mensal foi atingida + Vale-Happy Hour para toda a equipe da loja comemorar a conquista.

Estabelecendo Meta e Premiação Trimestral.
Foi estipulado o Ranking de Superação de Meta de Loja - Premiando a experiência com a marca por engajamento coletivo e mérito.
Eram elegíveis para o ranking apenas as lojas que, no mínimo, batiam 100% da meta trimestral. Ao final do trimestre, um ranking com as lojas que superaram a meta do período era formado e as 6 primeiras lojas colocadas de cada grupo ganhavam um prêmio. Contemplando gerente da loja, vendedor e promotor. O Prêmio era Cruzeiro All Inclusive de 4 dias pelo Litoral Brasileiro.

Também era premiado com R$500,00 em Multicash, o Promotor HP que atendia a loja premiada no ranking de superação. Por estratégia, esta premiação não entrava na comunicação da loja.

Ranking de Desempenho de Vendedores.
Como cada venda efetuada valia pontos, os vendedores de cada grupo
que mais pontuavam durante a campanha ganhavam um prêmio.
Para comprovar as vendas e atribuir as pontuações correspondentes, os vendedores deveriam guardar as notas fiscais dos produtos vendidos durante o período.
Esta premiação de reconhecimento por mérito oferecia R$ 500,00 em Vale Cash
às 6 lojas de cada grupo que mais superavam a meta trimestral. Também ganhavam 2 prêmios de R$ 500,00 (em vale-compras) para serem entregues aos melhores vendedores.

Multicomunicacão
A comunicação de campanha era direcionada para os gerentes (regionais e das lojas) e estes eram responsáveis por motivarem suas equipes na venda dos Produtos HP participantes.
A comunicação seguiu as fases de pré-lançamento, envolvendo os gerentes regionais e os gerentes das lojas com e-mail marketing teaser e os Promotores HP com treinamento preparatório para a campanha; lançamento, onde foram divulgadas as metas das lojas para o primeiro mês de campanha por meio de e-mail para gerentes regionais e gerentes das lojas. Além disso, algumas peças físicas também foram enviadas para as lojas: gerentes das lojas receberam e-mail da campanha + gift; vendedores receberam guia de bolso + gift. As lojas receberam cartazete A3 para o mural de avisos.

Para a sustentação da campanha, todos os meses havia o envio de e-mails com as novas metas das lojas e premiados do mês anterior como forma de motivar a equipe. Os gerentes das lojas eram responsáveis por motivar suas equipes. Cada loja que batia a meta mensal recebia o Kit MultiPrêmio Mensal = Sino + Vale-happy hour


Premiação final
Após o e-mail de resultado final da campanha, cada ganhador das premiações finais recebia um kit especial com Ranking de Superação de Meta de Loja, no qual, cada ganhador recebia um Kit MultiPrêmio Viagem.
A loja recebia certificado de excelência na venda de Produtos HP.
E, pelo Ranking de Desempenho de Vendedores, cada vendedor recebia um Kit MultiPrêmio em Dinheiro.

Complementavam as Premiações alguns itens que, mais do que úteis, tinham um forte apelo emocional de homenagem e reconhecimento, marcando e evidenciando a dedicação e a capacidade de superação dos vencedores.

Entre eles estavam o Certificado de Excelência para Lojas do Ranking final, Necessaire + Carta de Premiação que acompanhavam o Kit MultiPrêmio e Viagem Bottom + Cheque + Carta Premiação que acompanhavam o Kit MultiPrêmio Dinheiro.

Para organizar e viabilizar tantos procedimentos, a Ability contou com uma Equipe dedicada, atuando integralmente nesse grande projeto.

Todos os contemplados ficaram plenamente satisfeitos, tanto com suas avaliações, como com o andamento da campanha e com seus respectivos prêmios.


Galeria de imagens
divulgação da campanha
premiações intermediárias
material promocional Campanha
material promocional da ação 2
 

 

Desafios e Soluções: garantir de forma estratégica todas as coberturas necessárias à Campanha / Composição de Meta, a qual considerou meta de venda por produto e meta de venda geral da loja, atribuindo pontuação por produto vendido, pontuação geral e meta para lojas com base em volume de vendas.

Na fase de estabelecimento de mecânica e premiação, as lojas foram divididas em 5 grupos e foram definidas premiações por metas mensais individuais e trimestrais por Ranking de superação.

Happy Hours, valores em vales-compra, cruzeiros de 4 dias pelo litoral brasileiro e até valores em multicash para Promotores HP, fizeram parte de um leque de premiações abrangente e disputadíssimo.

Com esse modelo de planejamento, que enfatizou a necessidade de engajamento unificado, aliado ao interesse pelos prêmios, a Campanha Multipremiada tornou-se um estrondoso sucesso, com participação maciça do público e comprometimento de todo o staff de vendas.

Com a motivação de toda a cadeia envolvida e resultados positivos de constantes superação de metas, a Campanha Multipremiada também pode ser considerada um verdadeiro incentivo ao mercado como referencial a ser merecidamente contemplado com este relevante prêmio.

Galeria de imagens
material mexplicativo da campanha
       

 

Para o procedimento de Apuração, a Ability recebia da HP o mailing das lojas participantes da campanha com suas respectivas metas.
Mensalmente, a HP enviava para a Ability o movimento de vendas de cada loja.
A Ability realizava o cruzamento de Meta X Realizado e identificava as lojas que haviam batido a meta mensal.
A Ability gerava a lista de lojas premiadas e enviava as premiações.

Na Apuração Final, no fim do período, a Ability consolidou as Metas X Resultados do trimestre e gerou um ranking final de superação para premiar as melhores performances no trimestre conforme mecânica de campanha (lojas e vendedores).

Participaram 147 lojas, divididas em 5 grupos, sendo 37 premiados.

Totalizado 83% de atingimento da meta da Campanha no trimestre.


Os resultados gerais apontaram um retorno de negócios comprovadamente superior ao obtido com outras campanhas aplicadas neste canal, determinando a iniciativa como um Case de sucesso.

Por todos esses fatores, a Campanha Multipremiada foi realmente a campanha na qual todo mundo saiu ganhando.
A Campanha já esta acontecendo novamente por conta dos resultados obtidos.

Galeria de imagens
time reunido para passeio de escuna
time de vencedores reunido na viagem
um dos passeios da campanha
evento noturno na viagem
brindes pelos resultados obtidos
jantar em equipe no navio
material promocional para os eventos com o time vencedor da campanha no navio
parada em Buzios
passeio matutino
passeio matutino 2
vendedora premiada na viagem de navio
fotos em grupo no navio
parte externa do navio - festa
   

 

 

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