Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CONTAX QUALIFICA
Candidato: Contax
Cliente: Contax
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: PE
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Projeto Contax Qualifica

A Contax oferece soluções completas em BPO e CRM, entendendo o consumidor de forma integrada e multicanal. Há mais de 16 anos no mercado, tem como meta a busca constante por excelência na entrega de serviços, em um processo contínuo de melhoria e inovação por meio de pessoas qualificadas, tecnologia de ponta e unidades operacionais modernas e sustentáveis. É uma das maiores empregadoras formais do país, com cerca de 60 mil colaboradores, e tem a missão de inserir jovens no mercado de trabalho, além de um papel fundamental em relação ao setor e à sociedade: motivar, treinar e capacitar milhares de pessoas que iniciam sua vida profissional na empresa, tornando-as especialistas e detentoras de práticas específicas do setor. A Contax entende a Sustentabilidade como uma ferramenta de transformação, que colabora diretamente para o equilíbrio social, ambiental, econômico, e com a perenidade do nosso negócio.
A Contax acredita em sua capacidade de protagonizar a transformação nos relacionamentos, porque relacionamentos transformam pessoas, empresas e o mundo.

Galeria de imagens
Fachada do site no Recife-PE
       

 

Vídeo


Na Contax acreditamos na Sustentabilidade como uma ferramenta de transformação, que colabora diretamente para o equilíbrio social, ambiental, econômico, e com a perenidade do nosso negócio. Mais que isso, nos permite construir relacionamentos duradouros, seguros e confiáveis entre pessoas, ou empresas e pessoas.

Baseado nos pilares gente e tecnologia, na área de sustentabilidade, investimos na educação como instrumento de inclusão. Por isso, incentivamos projetos de qualificação e valorização de colaboradores, preparando sua carreira e estimulando a continuidade dos estudos nas áreas onde a empresa está inserida. Também na área social, a Contax incentiva a participação de seus profissionais em projetos de voluntariado como, por exemplo, o Teleton, que utiliza nosso contact center para arrecadação de fundos em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

Já por meio da inovação, a organização promove o bem-estar, aproximando as pessoas, da mesma forma que beneficia o meio onde está inserida. Concentramos nossos investimentos em construções eficientes. Nossos novos sites - em Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB) – são modelos dessa proposta. Atentos à utilização adequada de recursos escassos, nessas instalações reduzimos em mais de 30% o consumo energético, utilizando iluminação de LED, aproveitando a luz do dia, a climatização natural e reutilizando água da chuva. Com essas iniciativas, deixamos de gerar cerca de mil toneladas de CO² por ano.

No Projeto Contax Qualifica, iniciativa apresentada neste Prêmio, consideramos a sustentabilidade como um tema transversal que perpassa todo o itinerário de formação dos colaboradores. Acreditamos na importância do investimento na qualidade da relação da pessoa consigo mesma, das relações interpessoais, no ambiente de trabalho, no exercício da ética e da cidadania e na sustentabilidade ambiental e planetária.

Neste sentido, a sustentabilidade é entendida em um contexto e conceito mais amplo, focada neste Projeto no paradigma do desenvolvimento humano sustentável, que necessariamente perpassa pelas dimensões da saúde e qualidade de vida, da educação e do trabalho. Este paradigma, criado pelo economista Amartya Sem, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1999, gerando o Livro “Development as Freedom” (Desenvolvimento como Liberdade).

Dentre suas ideias inovadoras até os dias de hoje, encontra-se a importância de desenvolvimento de capacidades para uma liberdade plena. O Contax Qualifica foi desenvolvido com essa inspiração, com princípios e valores que privilegiam a crença no potencial das pessoas e da Organização, na importância de desenvolvimento de suas competências socioemocionais e na elaboração dos projetos de vida.
É assim que nós, da Contax, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Galeria de imagens
Reunião de planejamento do projeto na sede do Instituto Aliança
Equipes do Instituto Aliança e Contax reunidas na sede do Instituto
Reunião Parceiros na sede do Instituto Aliança
Apresentação do Projeto para Coordenadores Contax Recife
Equipe Contax e Instituto Aliança em Recife
Adenil Vieira, Diretora do Instituto Aliança
Equipe Contax e Instituto Aliança em Recife
Eduardo Valente e Samuel Cavalcanti com participantes do Projeto
   

 

O Projeto Contax Qualifica é uma iniciativa da Empresa Contax, em parceria técnica com o Instituto Aliança, organização da sociedade civil de interesse público-OSCIP, fundada em 2002, e tem como objetivo a formação profissional e a valorização de jovens colaboradores da Contax desenvolvendo competências socioemocionais e preparando-os para uma atuação mais qualificada no mercado de trabalho. Essa formação tem como eixo a elaboração pelos jovens colaboradores dos seus planos de vida e de carreira, com forte estímulo à continuidade dos estudos, em especial nas áreas onde a empresa está inserida. É desenvolvido no âmbito da área de sustentabilidade da empresa Contax e está baseada nos pilares gente e tecnologia. O investimento de forma sistemática na educação dos seus colaboradores como instrumento de inclusão se constitui em uma das principais ações estruturantes desta área.

Fundamentado na crença de que as pessoas são a base para a vida das organizações, o Contax Qualifica trabalha na sua base desenvolver tecnologias educacionais e sociais que promovam o desenvolvimento sustentável de pessoas, e das organizações onde estão inseridas. O Projeto Contax Qualifica, que objetiva a qualificação e valorização profissional dos colaboradores da empresa conta com uma estratégia de intervenção inovadora de formação profissional, tendo como eixo o fortalecimento da autoestima e construção do projeto de vida, promovendo mais ampla compreensão do mundo do trabalho e dos desafios da permanência e ascensão profissional. A parceria foi iniciada em Outubro de 2015 e foi concluída em junho de 2016, inscrevendo 306 jovens operadores, colaboradores da empresa, preparando-os para avançar no mundo do trabalho e nos estudos, direcionando seu futuro de forma positiva e planejada. Dos 306 inscritos, 270 foram matriculados, e 89% concluíram a formação. A baixa evasão (11%) apresentada e o excelente índice de Certificados 90% e dos concluintes (216) são alguns destaques dos resultados da proposta do projeto e evidenciam o alto grau de satisfação dos colaboradores e da empresa com o projeto.

O Projeto foi implementado seguindo as etapas a seguir:
Alinhamento das equipes da Contax e do Instituto Aliança: Momento de pactuação das bases da proposta pedagógica, onde é definida a operacionalização do Projeto: horários de funcionamento, definição de estratégias para a mobilização e seleção dos participantes;
Oficina de apresentação do Programa para lideranças da empresa (supervisores e coordenadores de operações e equipe de Recursos Humanos): Apresentação detalhada do projeto e repactuação das definições com relação à mobilização e seleção dos colaboradores que irão integrar o Projeto. A oficina é realizada com a metodologia participativa, utilizada no Projeto;
Seleção da equipe de educadores: realizada com base em perfil previamente definido para o Projeto e envolve etapas de análise de currículos, aplicação e análise de questionário, realização de entrevistas coletivas e individuais;
Formação dos educadores: Processo desenvolvido no início do Projeto e que perdura toda a implementação. Os educadores que atingirem o score 8,0 no Sistema de Monitoramento e Avaliação – SMA, elaborado com base no desenvolvimento de competências, são certificados pela Universidade Estadual do Ceará UECE/PROEX, como extensão universitária;
Seleção e matrícula dos colaboradores participantes, com participação direta da equipe da empresa parceira: A seleção é realizada com divulgação junto ao público interno, com exposição dos critérios de participação. Os interessados participam de uma reunião de apresentação do Projeto e fazem a inscrição, que é analisada posteriormente. O critério da disponibilidade de tempo para a participação das ações do Contax Qualifica tem maior prevalência para a seleção do grupo;
Formação dos colaboradores: O itinerário formativo é voltado para o desenvolvimento de competências socioemocionais e construção dos projetos de vida, preparando os colaboradores para a vida e para uma convivência saudável no mundo do trabalho, como espaço de realização e crescimento pessoal e profissional.

O Instituto Aliança é responsável pelo conteúdo do itinerário formativo do Projeto Contax Qualifica de desenvolvimento de competências socioemocionais, que envolve fortalecimento da autoestima e construção do projeto de vida, além de questões como domínio da leitura e escrita e empreendedorismo social. Estas competências, entendidas como um conjunto de atitudes, conhecimentos e habilidades, são desenvolvidas ao longo dos meses de formação.Os participantes foram divididos em duas turmas, cada uma delas com duração de quatro meses, quando frequentaram encontros e oficinas desenvolvidas três vezes por semana, no contraturno dos seus expedientes de trabalho.

O itinerário do Projeto Contax Qualifica contempla 200 horas de formação e prepara os colaboradores para a vida e para uma convivência saudável no mundo do trabalho, como espaço de realização e crescimento pessoal e profissional. A proposta parte de uma “reconexão” da pessoa consigo mesmo, com os colegas, a empatia na relação com o cliente e a ética nas relações de trabalho. As 200 horas são divididas em cinco vertentes e visam o alcance do perfil de saída desejado. As vertentes são assim organizadas:VERTENTE I: EU NO MUNDO E COM AS PESSOAS; RITO DE PASSAGEM II: PROJETO DE VIDA; VERTENTE II: PENSO E ME COMUNICO COMO CLIENTE; VERTENTE III: PRINCÍPIOS E VALORES PESSOAIS E SOCIAIS; VERTENTE IV: CUIDANDO DA SAÚDE E DAS RELAÇÕES NO TRABALHO.

O Contax Qualifica tem como diferenciais: Concepção e realização calcados em princípios e valores que visam a sustentabilidade das pessoas e da Organização; Foco no desenvolvimento do profissional como ser humano, em especial nas suas competências socioemocionais, necessárias ao cidadão e profissional do século XXI, centrado na perspectiva definida por Jacques Delors no Relatório da UNESCO: “Educação, um Tesouro a Descobrir”, impactando diretamente no clima e na criação de relações de trabalho mais saudáveis, contribuindo para a sustentabilidade das relações na empresa e na vida. Em consonância com a nova nomenclatura utilizada por estudiosos nacionais e internacionais, as competências socioemocionais trabalhadas são: abertura à novas experiência, (capacidade de aprender), extroversão (saída de si mesmo em direção ao outro); amabilidade (cordialidade nas relações, empatia, generosidade e solidariedade); estabilidade emocional (capacidade de lidar com situações de pressão, autocontrole, tolerância e paciência); conscienciosidade (responsabilidade, disciplina, foco e concentração).

Metodologia inovadora baseada nos seguintes pressupostos metodológicos: PEDAGOGIA DE PROJETOS: Constitui-se numa ferramenta importante, possibilitando a construção e sistematização de conhecimentos, motivados por um desejo de intervenção social e produtiva. Essa ferramenta interrelaciona as ações, organizadas em forma de projetos, motivando e envolvendo os participantes em um processo contínuo de planejamento, ação e reflexão; EDUCAÇÃO PELO TRABALHO: Pilar fundamental da ação pedagógica, sustentado na crença de que, pelo fazer, forma-se uma geração de cidadãos e cidadãs com responsabilidade e compromisso socioambiental; RITOS DE PASSAGEM: A criação de rituais positivos é resgatado e valorizado nesta proposta, estabelecendo-se marcos fundamentais que, simbolicamente, valorizam as conquistas pessoais e coletivas, levando ao reconhecimento grupal e comunitário. IINTERDIMENSIONALIDADE:O que almejamos com a interdimensionalidade é o desenvolvimento do ser integral, que saiba relacionar-se com ele, com o próximo, com a natureza e com o meio ambiente, de forma sensível, cuidadosa, solidária e responsável. Acredita-se que a pessoa que se desenvolve integralmente tem maiores possibilidades de enfrentar os desafios que a vida lhe impõe e de assumir responsabilidades na construção da sua história e na história do seu tempo; INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE: A integração entre as diferentes áreas de conhecimento, preservando a essência de cada uma, por meio do compartilhamento de saberes comuns. O conhecimento integrado é utilizado de forma transdisciplinar na construção de projetos e na apresentação de produtos associados aos temas estudados. TEXTO-SENTIDO: Estímulo permanente à produção de textos com a percepção, o sentimento, a análise e a síntese dos jovens. Trabalho com o aprimoramento e a expansão do vocabulário e maior domínio da Língua Portuguesa.

Orientação metodológica que busca estimular a descoberta e o desenvolvimento do potencial dos participantes, criando oportunidades e condições para que cada educando se transforme e seja capaz de desenvolver o seu potencial, na medida em que ele se procura e se experimenta na ação e se expressa por meio das competências para viver e trabalhar na sociedade contemporânea. Elaboração dos Projetos de Carreira e de vida pelos participantes, redirecionando projetos e, muitas vezes, instigando-os a retomarem a capacidade de sonhar e de realizar projetos pessoais, acadêmicos e profissionais; Participação e envolvimento da empresa: setor de Recursos Humanos, supervisores e coordenadores da operação, garantindo uma ampla sinergia das ações e foco na qualidade e superação dos resultados propostos; Parceria da UECE, que chancela o Projeto, certificando educadores e colaboradores aprovados nos critérios pactuados com a Universidade.

Galeria de imagens
Equipe Contax e Instituto Aliança em Recife
Roberta Albuquerque apresentando o Projeto para Turma 2
Samuel Cavalcanti em Aula inaugural
Apresentação do Projeto para Supervisores e Coordenadores Contax
Oficina sensibilização Equipe de Supervisores e Coordenadores Contax
Equipe Técnica Instituto Aliança em Aula Inaugural T1
Aula Inaugural Turma 2
Eduardo Valente em Aula Inaugural Turma 1
Rito das Expectativas - Início do Projeto
Baú das Expectativas - Início do Projeto
Atividades em sala - Dinâmicas de Grupo
Atividades em sala - Dinâmicas de grupo
Projeto de Vida - Construção do Jardim das Metas
Ação Dia do Operador
Apresentação Álbum de Vida
Encarte Projeto de Vida - Hora de Planejar a Vida e Carreira
       

 

RESULTADOS QUALITATIVOS: Destacam-se como resultados qualitativos: Parceria inovadora estabelecida entre o IA, a Contax e a UECE - Universidade Estadual do Ceará voltada para a qualificação profissional dos colaboradores em um programa intensivo de formação na área das competências socioemocionais. Adesão dos coordenadores e supervisores do Escritório de Recife, assim como da equipe de Recursos Humanos, o que possibilitou a implantação exitosa do Projeto. Percepção por parte dos parceiros técnico, certificador, coordenadores e supervisores do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores que participaram do Programa que demonstraram: maior compromisso com o cliente, maior atenção e empatia no atendimento, maior colaboração com os colegas, capacidade de trabalhar em equipe e ampliação da paciência, tolerância, foco e disciplina. Desenvolvimento pela equipe técnica do IA de proposta pedagógica para o Projeto Contax Qualifica.

RESULTADOS QUANTITATIVOS: Realização completa de duas turmas do Projeto; 04 educadores selecionados e capacitados;306 operadores inscritos em 2 turmas;270 operadores matriculados em 2 turmas;89% dos colaboradores matriculados das 2 turmas concluíram a formação; 11% de evasão nas duas turmas;90% dos concluintes são certificados, segundo critérios pactuados com a UECE nas duas turmas;Projeto incorporado a médio e longo prazo na política da empresa.

IMPACTOS DO PROJETO: Podemos destacar como principais impactos nas populações beneficiadas: Impacto na vida e carreira dos 306 participantes: a experiência vem demonstrando que é possível mudar o curso da vida de um educando, se lhes abrimos oportunidades para buscar seus sonhos, construir seus projetos de futuro e realizarem-se como pessoas, profissionais e cidadãos. Impacto na formação acadêmica dos participantes: o Projeto trabalha transversalmente o projeto de vida e carreira e a importância da continuidade dos estudos para a vida profissional e o acesso à universidade do participante. Impacto nos quatro educadores, formados em uma metodologia inovadora de educação para a vida e pelo trabalho, focada no fortalecimento da autoestima e na construção de projetos de vida, criando uma massa crítica de profissionais mais aptos a uma atuação mais qualificada e transformadora. Impacto na empresa: 10 profissionais da Contax, sendo supervisores e coordenadores diretamente envolvidos com a implementação do Projeto. 1636 pessoas atingidas indiretamente, considerando que cada colaborador influencia pelo menos 04 pessoas no ambiente de trabalho. Atuação diferenciada dos colaboradores participantes na empresa, conforme constatado pelos formulários de avaliação do nível de satisfação dos empregadores.

RESULTADOS FUTUROS ESPERADOS DO PROJETO: Realização de mais uma turma do Projeto com 140 vagas, com início em agosto de 2016 a dezembro 2016, condicionada à definição orçamentária; 03 educadores selecionados e capacitados; 140 operadores matriculados; 80% dos colaboradores matriculados concluírem formação; 15% de evasão na turma;85% dos concluintes certificados, segundo critérios pactuados com a UECE; Projeto incorporado a médio e longo prazo na política da empresa.

Apresentamos DEPOIMENTOS de atores diversos, refletindo o olhar sobre o Projeto Contax Qualifica:
PARTICIPANTES: “Se fôssemos resumir todas as experiências vividas no Contax Qualifica ficaríamos falando por intermináveis dias e mesmo assim não conseguiríamos definir todos os fatos vividos nesses quatro meses. Aprendemos a praticar alguns conceitos importantes dos quais destacarei dois deles. O primeiro foi construir um bom e eficiente projeto de vida, sonhar mas, sonhar smart e o segundo aprendizado foi transformar relações através desses sonhos...O melhor é que não me fechei em mim mesmo e decidi mudar. Aprendi. E esse aprendizado vou levar para o resto da minha vida.”(WESLEY BRUNO) “Sinto-me vitoriosa por ter participado do Contax Qualifica, com a certeza de que tudo que aprendi será colocado na minha caminhada num exercício diário. Sinto-me mais fortalecida para tomar certas decisões em minha vida. Entrei no curso com um quadro muito difícil de depressão, e tenho certeza que após o Qualifica já não sou a mesma hoje. Quero destacar o grande comprometimento, disciplina e amor com que toda a equipe conduziu esta tarefa até o fim. E o quanto fui impactada por cada momento, cada oficina e cada desafio que participei e me fez ressignificar minha vida.” (SIMONE PEREIRA DA SILVA)
SUPERVISORES E COORDENADORES DA CONTAX: A maneira de ver a vida mudou. Transformação é a palavra que define o Contax Qualifica. Filipe Cavalcante Monteiro – Coordenador; O projeto atinge o resultado quando meu profissional mostra o melhor que ele pode ser. Acredito que tem sido um sucesso. Mary Ingrid Marinho Soares – Coordenadora; A postura e a possibilidade de crescimento, fica evidente nos participantes do curso. Fernando A – Coordenador; Percebo o envolvimento deles com o projeto, o desejo de alguns em crescer e a valorização do seu trabalho. Cristiane P. Roque – coordenadora.
EDUCADORES: O desafio de participar deste projeto como Educador me fez perceber o quanto crescemos quando nos envolvemos em uma formação onde estabelecemos parcerias sólidas, contribuímos para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos envolvidos e participamos de trocas significativas de experiências de vida, isso com certeza me trouxe profundas reflexões de como deve ser a construção de uma caminhada pessoal e profissional” Jocemar Filho

Galeria de imagens
Participantes da Turma 2 em Aula Inaugural
Equipe da Contax, Instituto Aliança e UECE
Equipe Técnica Instituto Aliança
Participantes da Turma 1
Certificação Contax Qualifica Turma 1
Equipe Contax na Certificação Contax Qualifica
Equipe Instituto Aliança e Representante do Parceiro Certificador UECE
Entrega Certificado com representante da UECE
Evento Certificação Turma 1 - Equipe Contax, Instituto Aliança e Parceiro Certificador
Certificação Turma 2 Contax Qualifica
         

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube