Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: DIVULGAÇÃO DO BANCO DE SANGUE
Candidato: Onze Marketing e Comunicação
Cliente: A.C.Camargo Cancer Center
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Responsabilidade Social
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A ONZE Marketing e Comunicação é uma agência especializada em live marketing que está completando 18 anos de existência em 2016. A Onze tem em seu portfólio clientes como Itaú, UOL, Rede Globo, BASF, Petrobras, A.C.Camargo, Banco Votorantim, Merrill Lynch, DPZ, Astrazeneca, DASA, Elekeiroz e muitos outros.
Nossa vocação é apoiar os nossos clientes no planejamento e execução de ações de marketing, adaptando nosso trabalho às características e filosofia de cada empresa, buscando ouvir e entender suas necessidades e apontando os melhores caminhos. Jamais nos dispomos a fazer algo fora da nossa expertise, mas entregamos com grande competência aquilo que prometemos.
Respeitamos os nossos concorrentes, mas mantemos o objetivo de estar sempre entre as melhores agências do mercado. Possuímos uma gestão moderna que se baseia no conceito de Inteligência Coletiva, que conta com uma mescla entre profissionais altamente experientes e novos talentos, onde usamos a diversidade da equipe para construir ideias e conceitos diferenciados que unem responsabilidade e inovação, criando soluções arrojadas, seguras e bem executadas.
Graças a confiança de nossos clientes, conquistamos importantes prêmios no mercado, um reconhecimento que nos estimula a continuar trabalhando com dedicação e eficiência.
A ONZE é fornecedora do A.C.Camargo Cancer Center desde 2015, atendendo o Hospital em toda a sua gama de comunicação e ativações, pensando sempre em todos os públicos envolvidos no processo. Atender uma conta como a do A.C.Camargo é mais do que um trabalho; é estar de braços abertos para uma grande causa.
Fundado há 63 anos, o A.C.Camargo Cancer Center - primeiro Cancer Center do Brasil - tem como missão combater o câncer paciente a paciente. Hoje, o A.C.Camargo é referência na prevenção, tratamento, educação e pesquisa de todos os tipos de câncer, realizando mais de 3 milhões de atendimentos por ano.

Ficha técnica:
Nome do Evento: Divulgação do Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center
Data: 25 e 29 de Novembro de 2015
Cidade: São Paulo - SP
Locais/ Horários:
- 25/11 (quarta-feira)
Horário: 7h às 10h
Local: Parque Ibirapuera
- 25/11 (quarta-feira)
Horário: 18h às 21h
Local: Estação Trianon

- 29/11 (domingo)
Horário: 09h às 12h
Local: Parque Ibirapuera

Público: aproximadamente 1.300 mil pessoas

Briefing:
Aumentar o número de doações de sangue (novas ou recorrentes) para o Banco de Sangue do A.C.Camargo Cancer Center.
Histórico:
O Banco de Sangue do A.C.Camargo iniciou suas atividades em julho de 2013 e, desde então, tem realizado campanhas pontuais e anuais para incentivar as doações de sangue e manter o Banco em funcionamento.
Este investimento está alinhado ao Plano de Comunicação do Hospital que tem como pilares principais: a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do Câncer no Brasil. Falar sobre a importância da doação de sangue ao Banco do hospital é fundamental, pois o paciente em tratamento do câncer exige muitas transfusões de sangue e de seus componentes, que são essenciais para que ele supere a doença.

Desafios:
- Criar uma ativação aproveitando o dia Nacional do Voluntariado (25/11) para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue aos pacientes com câncer e incentivar a doação ao Banco de Sangue do A.C.Camargo.
- Trabalhar com um conteúdo vendedor, amigável, descontraído, informativo e didático.
- Conversar com um público amplo, formado por homens e mulheres de qualquer classe social que tenham entre 18 e 60 anos.
Para atender aos desafios do briefing precisávamos pensar em um conceito e uma ativação que fosse emocional, chamando a atenção para a importância da causa e que conversasse com o amplo público escolhido para a ação. Fomos buscar na essência da doação de sangue a base desse conceito. Doar sangue significa compartilhar algo que é vital para a vida. Assim, juntamos a essência com a forma como as pessoas compartilham as amizades e os acontecimentos importantes nos dias de hoje e apresentamos o conceito: Doe sangue e compartilhe o que é essencial para a vida.

Levamos para alguns pontos de São Paulo dois robôs da Future Mídia para incentivar as pessoas a realizarem uma doação virtual. Através de uma tela interativa, o Robô convidava as pessoas para se cadastrarem ganharem um gift (água mineral com rótulo personalizado - pois assim como a água é essencial para o corpo, a doação é essencial para a vida). Após o cadastro, o robô agradecia os participantes e os convidava para fazerem uma doação virtual. Ao mesmo tempo, aparecia na tela uma bolsa de sangue vazia e um contador de doações no canto direito. Ao tocar na tela, o participante realizava a sua doação fazendo essa bolsa de sangue se encher. Após a doação virtual, o robô agradecia e aparecia na tela o texto “Viu como é simples doar histórias e compartilhar o que é essencial para a vida? Agora que já fez a sua doação virtual, faça o essencial: doe sangue para o Banco do A.C.Camargo e ajude-nos a continuar a nossa missão”.
No final da ação o robô imprimia um cupom com as informações sobre como doar diretamente no Banco do A.C.Camargo Cancer Center.
Para dar suporte a ação, contratamos promotoras especializadas para organizar as filas e entregar aos participantes o gift da campanha. Além disso, entregavam também os folhetos com informações qualificadas sobre a importância da doação de sangue para os pacientes em tratamento de câncer.

Galeria de imagens

 

Quando falamos do A.C.Camargo Cancer Center, podemos avaliar o retorno das ativações medindo o número de pessoas que receberam a informação qualificada e se engajaram na causa. Na campanha de Doação ao Banco de Sangue do A.C.Camargo, nosso objetivo principal era causar uma reflexão sobre a importância da doação para o banco do hospital, informando principalmente sobre a necessidade contínua de sangue para os pacientes em tratamento de câncer e ainda aumentando o número de doações.
O resultado medido em números revela a eficácia da campanha. Dobramos o número de doações no mês de dezembro em comparação ao ano anterior – de 1.500 para 2.952 doadores em 2015. Além disso com a ação do robô causamos uma reflexão sobre a importância do contato real entre as pessoas, apesar das redes sociais serem uma abrangente mecanismo de comunicação, não podemos esquecer do que é real, das necessidades reais daqueles que precisam da nossa ajuda, daqueles que precisam de sangue para garantir uma sobrevida maior.

 

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