Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 7ª CONSEGURO
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Serviços
Estado: SP
Troféu Projesom
Categoria: Comunicação Visual
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Com mais de 30 anos de experiência, a Bethe B comunicação nasceu com um propósito que norteia nossas ações até hoje: desenvolver projetos surpreendentes que atendam aos objetivos do cliente e que tragam resultados duradouros para as marcas. Com vasto expertise nas áreas de branding, comunicação visual, eventos corporativos e publicidade, buscamos a constante inovação: a cada desafio, descobrimos novos caminhos e, muitas vezes, fazemos o impossível sair do papel. Desenvolvemos projetos para clientes como a Mongeral Aegon, Icatu Hartford, Amil, IRB Brasil RE, TIM, GVT, Leader Magazine, Nissan, Grendene, Duratex, Philips do Brasil, O Globo entre muitas outras. Destacamos do nosso vasto portfólio a parceria de 6 anos com a CNseg, na qual, através de um trabalho 360º de design e comunicação, proporcionamos à Confederação a unificação da identidade e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando a imponência do setor e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

Representando um setor pujante, que foi responsável por gerar o equivalente a 6% de toda a riqueza nacional e apresentou crescimento de 37% de participação no PIB na última década, a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNseg promove a cada dois anos a CONSEGURO. Após o sucesso da 6ª CONSEGURO, mais uma vez fomos responsáveis pelo conceito e criação da identidade visual do evento, materiais de comunicação, divulgação e pela produção cenográfica e técnica da 7ª CONSEGURO.

Consolidado como o mais importante evento do mercado segurador brasileiro, a 7ª Edição da CONSEGURO incorporou, pela primeira vez, outros 6 tradicionais eventos do mercado: 4º Encontro Nacional de Atuários - ENA, Seminário de Riscos Emergentes, 5ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, Seminário de Controles Internos & Compliance, Auditoria e Gestão de Riscos e o Seminário de Distribuição de Seguros, proporcionando aos mais de mil participantes uma visão holística e multifacetada do mercado.

Ficha Técnica do Evento:
7ª CONSEGURO - “A Evolução do Mercado Segurador”
Local: WTC – São Paulo
Data: 15 a 17 de Setembro de 2015
Periodicidade: de 2 em 2 anos
Abrangência: Nacional
Entidade promotora: CNseg
Patrocinadores: AM Best, Atento, Cetip, Escola Nacional de Seguros, IRB Brasil RE, Milliman e Towers Watson.

Vídeo


A 7ª edição da CONSEGURO se tornou um marco na história do mercado segurador brasileiro. Com o tema “A Evolução do Mercado Segurador”, o complexo do World Trade Center, em São Paulo, foi palco de palestras e discussões sobre tendências que impactassem o futuro do setor.

Com uma estratégia de divulgação multicanais, a campanha para angariar inscrições contou com anúncios, banners net em sites de entidades parceiras e e-mails marketing que direcionavam para o hotsite responsivo do evento. Para angariar patrocinadores, desenvolvemos um book de venda, que apresentava o evento e as contrapartidas das cotas de patrocínio. Este material foi utilizado pelos Diretores da Confederação em reuniões presenciais com empresas prospects.

Após 4 dias de montagem, envolvendo mais de 27 fornecedores e 270 colaboradores contratados pela Bethe B, os 4.500M² de evento foram abertos aos mais de mil participantes, entre líderes do setor, palestrantes, autoridades e representantes do Governo.
Durante os três dias de evento, os executivos e líderes do mercado tiveram a oportunidade de participar de palestras estratégicas e técnicas com mais de 109 especialistas nacionais e internacionais, que apresentaram temas de desafio para o mercado tais como, o envelhecimento global, as tendências mundiais em regulação de seguros, os riscos emergentes e a distribuição de seguros no Brasil e no mundo, fomentando a troca de experiências entre os participantes.

Para os patrocinadores, a 7ª CONSEGURO foi uma grande oportunidade de realizar ações de relacionamento e aumentar o seu brand awareness com seus stakeholders presentes no evento. Os patrocinadores diamante e ouro contavam com um estande na imponente área de convivência do evento. Neste espaço, foram distribuídos brindes e materiais promocionais, além de terem sido utilizados para pequenas reuniões e testes de conhecimento interativos. Os outros patrocinadores contavam com um ponto de relacionamento no hall de credenciamento.
Além destes espaços, a estrutura do evento contava com uma agradável sala VIP. Neste espaço o Presidente da CNseg recebia os participantes e palestrantes mais ilustres com uma vista privilegiada da ponte estaiada.

No momento de incertezas que o País atravessava, a concentração de 7 tradicionais eventos do setor permitiu que os participantes economizassem tempo e recursos com deslocamentos e hospedagens, facilitando o acesso de grande número de profissionais de diferentes segmentos do mercado.

Ao final do evento, a 7ª edição da CONSEGURO reafirmou a sua missão de ser o ápice dos eventos securitários, superando o desafio de reunir eventos de especificidades diferentes em um mesmo ambiente, mantendo os mais de mil participantes interessados e participativos nos mais de 40 painéis oferecidos.

Galeria de imagens
Através do 3D desenvolvido na concepção do projeto, podemos ver a semelhança com as fotos do evento.
Bethe B: a gente projeta e cumpre.
Slogan do evento impactava os participantes no momento de entrada na plenária principal.
Criamos todas as peças de divulgação do evento, tais como anúncios em veículos do trade.
No site responsivo que desenvolvemos era possível realizar a inscrição e acessar informações.
O book de apresentação das cotas de patrocínio foi uma ferramenta de venda eficaz.
7ª CONSEGURO: reunião de 7 tradicionais eventos do setor de seguros.
A área de convivência foi utilizada pelos patrocinadores Diamante e Ouro para relacionamento.
O Patrocinador Diamante contava com um imponente estande.
Os outros patrocinadores tinham pontos de relacionamento no hall de credenciamento.
O evento reuniu importantes lideranças do setor.
A 7ª Edição firmou a CONSEGURO como o mais importante evento do setor de seguros.
A CONSEGURO reuniu 109 palestrantes, contando com nomes ilustres na sua programação.
No amplo espaço da área de convivência foram realizados os coffee breaks, almoços e coquetéis.
Foram utilizados mobiliários contemporâneos para ficar em linha com a arquitetura do Golden Hall.
         

 

Em um momento marcado por desafios que impactavam diretamente a indústria de seguros no Brasil e no mundo, a CNseg nos incubiu a tarefa de criar um slogan e uma imagem conceito que traduzissem a visão otimista da Confederação em relação ao futuro do setor, cujos temas de maior relevância seriam discutidos na maior conferência do segmento no país.

Com base neste briefing, sugerimos o slogan: “7ª CONSEGURO - A evolução do Mercado Segurador”. A identidade visual criada, em harmonia com o projeto de branding da Confederação, traduzia visualmente os desafios futuros da indústria e norteou toda a comunicação pré, durante e pós evento. A convergência de todos os pontos de contato com os participantes era uma das principais missões da Bethe B.
A definição do conceito nos direcionou na escolha do espaço do evento. Para sediar a 7ª CONSEGURO, selecionamos o WTC, que apresentava uma disposição de espaços adequada às nossas necessidades, além de contar com uma cobertura metálica futurística e imponente do Golden Hall, perfeita para receber o cenário que estávamos projetando para a plenária da CONSEGURO.

Um dos nossos principais desafios foi dividir o Golden Hall entre a plenária da CONSEGURO (820 lugares de capacidade na plateia) e a área de convivência para todos os 1000 participantes, onde foram realizados os coffee breaks, almoços e coquetéis. Nesta área também estavam localizados os estandes dos patrocinadores diamante e ouro, que podiam realizar ações de relacionamento com os participantes em seus momentos livres.

A cenografia criada para a plenária da CONSEGURO traduzia a amplitude e abrangência do mercado segurador brasileiro. A tela principal, de 24m de comprimento e 4,70m de altura, contava com tiras de complementos cenográficos de até 22m, que davam ao público a impressão de serem abraçados pelo conteúdo das telas, com 68 m de extensão. Todos estes módulos formavam mais de 177 m2 de conteúdo mapeado, que era modificado inúmeras vezes ao longo do evento, dando aos participantes a impressão de uma nova cenografia a cada painel, além do vídeo de abertura e da grande bandeira no momento do hino nacional. Além das telas horizontais, a estrutura para destacar o logotipo do evento foi posicionada de forma suspensa.
Para sediar os outros 6 eventos, tínhamos o desafio de utilizar apenas as 4 salas Ballrooms disponíveis. Para isso, desenvolvemos uma metodologia de montagem cenográfica que nos permitia alterar o formato da sala e a comunicação dos eventos em 7 trocas, em sua maioria feitas nos intervalos de 30 minutos entre os coffee breaks.

Acreditamos que merecemos o prêmio máximo nesta categoria, pois, além de vencer todos os desafios que nos foram demandados, criamos e produzimos um evento de qualidade e coerência ímpares, que se tornou, para sempre, um marco em uma indústria protagonista na economia do país.

Galeria de imagens
Toda a comunicação visual da plenária principal da CONSEGURO era feita por projeção mapeada.
O vídeo de abertura descortinava para os participantes os movimentos proporcionados pelo mapping.
O conceito do vídeo de abertura foi criado pela Bethe B com desenvolvimento da AV produções.
O conteúdo do mapping para o momento do hino nacional foi um dos mais elogiados pelos participantes.
Todos os painéis eram anunciados com perguntas estratégicas que os debatedores buscariam responder.
As cores contrastantes entre o conteúdo de cada painel marcava a sua passagem.
As imagens utilizadas para ilustrar cada abertura de painel foram selecionadas pontualmente.
Para ilustrar a mudança da dinâmica populacional, havia uma animação das pirâmides.
As telas também eram utilizadas para anúncios de iniciativas da Confederação.
Na saída para os intervalos, os logotipos dos patrocinadores eram expostos nas telas.
A CONSEGURO recebeu grandes palestrantes, como o professor de Harvard, Michael Sandel.
A estrutura suspensa dava grande destaque ao logotipo do evento.
Os salões Ballrooms foram utilizados como palco dos eventos paralelos à CONSEGURO.
Cada tradicional evento paralelo já possuía o seu histórico e suas identidade visuais próprias.
A modulação das 4 salas Ballrooms eram alteradas de acordo com a programação do evento.
A cenografia dos eventos paralelos era padrão para facilitar a rápida mudança das salas.
A cenografia dos eventos paralelos era padrão para facilitar a rápida mudança das salas.
Já a comunicação visual era alterada de acordo com o tema do evento.
O Seminário de Proteção do Consumidor de Seguros é o mais importante evento a discutir o tema.
O evento reúne importantes lideranças dos órgãos de defesa do consumidor.
O Seminário de Controles Internos é um importante evento para os atuários do mercado.
Na 7ª CONSEGURO, o Seminário comemorou a sua 9ª edição.
Direcionar os participantes para os andares corretos no WTC foi uma preocupação da Bethe B.
Nos andares, foram utilizados totens de sinalização.
Na chegada ao 5º andar, os participantes eram impactados por um logotipo em 3D do evento.
Cada pequeno detalhe foi pensado para a coesão visual do evento.
Todas as peças gráficas foram desenvolvidas de acordo com a identidade visual do evento.
O guia do evento apresentava informações práticas, a programação e o currículo dos palestrantes.
Os brindes seguiam a identidade visual criada.
Participantes consultando a programação pocket do evento, que era entregue junto ao crachá.
A bolsa é um importante brinde memorizador e funcionarão para posterior divulgação.
       

 

A 7ª CONSEGURO teve amplo destaque na mídia especializada do segmento e em veículos de grande circulação. De acordo com o Índice de Qualidade de Exposição na Mídia - IQEM, que sintetiza os principais indicadores da imagem de uma empresa, em apenas 3 dias de evento, a divulgação espontânea correspondeu a 7,3% de contribuição na formação da imagem positiva da Confederação em 2015.

Em termos de receita, tivemos o crescimento de aproximadamente 266% no número de patrocinadores. Nesta edição foram angariados R$ 905.000,00.
Em termos de número de participantes, a 7ª CONSEGURO apresentou um aumento de 168%, contabilizando 1010 inscritos.

Dentre os 109 palestrantes do evento, destacamos a presença de intelectuais e profissionais ilustres tais como:
- Amlan Roy, Diretor Administrativo e Chefe de Pesquisas em Demografia e Pensões Globais no Credit Suisse
- Butch Bacani, Líder do Programa dos Princípios de Sustentabilidade em Seguros da UNEP FI, maior colaboração entre a ONU e a indústria de seguros.
- Cristiana Lobo, Jornalista
- Carlos Alberto Sardenberg, Jornalista
- Elliot S. Fisher, Médico e Diretor do Instituto Dartmouth para Políticas de Saúde e Práticas Clínicas
- George Vidor, Economista
- Luiz Fux, Ministro do Supremo Tribunal Federal
- Merval Pereira, Jornalista
- Michael J. Sandel, Filósofo e Professor de Harvard
- Richard Jackson, Fundados e Presidente do Instituto de Envelhecimento Global
- Sergio Besserman Viana, Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro
- S Jay Olshansky, Professor da Universidade de Chicago

Galeria de imagens
Alguns destaques do clipping do evento na mídia.
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube