Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TWITTER SPORTS LAB
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Twitter
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Tema: Sports Lab.
Número de Participantes: 216 participantes.
Total Staff: 141 pessoas.
Local: Casa Fasano – São Paulo
Descritivo:
Sobre o Twitter
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas.
Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.

Sobre a F/Malta:
Para Albert Einstein, criatividade é a inteligência se divertindo. A F/Malta faz disso seu lema na hora de planejar, criar, produzir e mensurar seus eventos. Uma empresa que não brinca em serviço, mas chama o cliente para brincar junto e lembrar que cada ação conta e que nosso diferencial está na união de conhecimento, diversão e dedicação em encontrar soluções criativas e eficientes para cada marca atendida.

A história da F/Malta começou há 9 anos como uma empresa de produção técnica, que fornecia equipamentos para a realização de eventos e aos poucos foi se tornando mais estratégica até que em 2013 migrou suas atividades para se tornar uma agência de Eventos, Live Marketing e Digital, desenvolvendo diversos trabalhos para seus clientes Twitter, Turner, Osisoft, Elemidia, Google, Saga, Kantar, Meio & Mensagem, etc. Em 2016, tivemos a honra de sermos premiados em 4 categorias nos Prêmios Lusos em Lisboa, em Lançamento de Produto, Ativação em Vias Públicas, Evento Corporativo e Evento Low Budget.

Vídeo


BRIEFING

As Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo. Durante 17 dias, atletas de 206 países superam seus limites em busca do lugar mais alto do pódio. E é no Twitter que o grito da torcida ecoa. A cada lance, vitória, recorde, milhares de tuítes são publicados em tempo real na plataforma.

A agência deveria desenvolver uma estrutura para uma semana de eventos, internos e externos, a fim de consolidar o Twitter como ferramenta de comunicação real time dos Jogos Olímpicos de 2016 para empresas parceiras. O briefing pedia um evento com foco em relacionamento que divulgasse para os stakeholders de Twitter as oportunidades de mídia para serem trabalhadas dentro da plataforma durante as Olimpíadas Rio 2016. Criando e entregando um grande momento impactante e inspirador.

OS EVENTOS

- ALL HANDS: Reunião com todas as áreas para mobilizar todo mundo ao redor deste momento-chave para a empresa.
- REUNIÃO COMERCIAL: Reuniões separadas com 10 clientes especiais para dividir planos de Marketing, Media Partnerships, Moments, Brand Strategy, Research contemplando elementos exclusivos.
- COLETIVA PR: Apresentação para 25 jornalistas com o plano holístico do Twitter para o evento.
- #LIVEVIEWING: Evento com a apresentação de todos os planos de Marketing, Media Partnerships, Moments, Brand Strategy, Research para um grande público e com a exibição de um grande evento esportivo e sua repercussão digital.

TARGET:

- O time todo do Twitter Brasil - precisávamos informar e engajar;
- O mercado publicitário - esquentar, inspirar e capacitar clientes com interesse nas Olimpíadas, também parceiros;
- Jornalistas - comunicar e amplificar o quão importante #Rio2016 vai ser no Twitter, divulgando todas as ações.

Twitter Sports Lab

Quando o assunto é esportes no Brasil, o TWITTER é a mais relevante plataforma como segunda tela e com a aproximação das Olimpíadas, a mídia social ganha ainda mais atenção do público e sua previsão para interações durante os jogos é de milhares de tweets por segundo.

Uma oportunidade perfeita para gerar parcerias e suporte para imprensa e formadores de opinião que encontram no TWITTER tanto uma fonte de informação sobre os jogos e ainda uma plataforma de vazão de conteúdo. Também perfeito para anunciantes que podem alcançar prospects e clientes ao medir antecipadamente o alcance da ferramenta para anúncios de produtos e serviços. A fim de levar estas possibilidades para este público, foi solicitado para a F/Malta a criação de um evento onde informação fosse o foco e onde os convidados pudessem compreender o poder do TWITTER.

Com essa premissa, a F/MALTA desenvolveu o TWITTER SPORTS LAB; um evento criado para ser uma plataforma perene do TWITTER para todos seus eventos com base o esporte, mantendo a familiaridade com o público-alvo e criando um produto novo para a empresa. Agora, a cada evento é necessário definir apenas a área de foco, havendo um suporte e um padrão prévio, ganhando em investimento e desenvolvimento de peças.

Para a primeira edição, o foco foram as Olimpíadas e durante o evento palestras de diretores de produtos mostraram as previsões de impacto que o Twitter terá em tempo real durante os jogos e rankings. Porém, o desafio seria mostrar um laboratório prático meses antes dos jogos oficiais e a solução encontrada estava na data do evento: 26 de abril de 2016.

Para este dia estava marcada a partida da semifinal da CHAMPIONS LEAGUE entre os times Real Madrid C.F. e Manchester City FC. E ainda que seja um evento europeu, o país do futebol garante milhares de espectadores que acompanham a partida e torcem para seus times criando um ambiente perfeito de um evento internacional que repercute nacionalmente.

Ao final do ciclo de palestras o TWITTER convidou a todos para acompanhar a partida e monitorar em tempo real as reações na segunda tela.

ESTRUTURA

25/04/2016 – ALL HANDS

26/04/2016 – Coletiva de Imprensa
09h às 11h – No escritório do Twitter, com 25 participantes.
26/04/2016 - #LIVEVIEWING
14h às 19h – Na Casa Fasano, com 216 participantes.
27/04/2016 – 05 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h – Cliente Gatorade – 12 PAX
11h às 15h – Cliente Samsung – 10 PAX
15h às 16h – Cliente P&G – 18 PAX
16h às 17h – Cliente Nivea – 08 PAX
17h às 18h – Cliente Mondelez – 08 PAX

28/04/2016 – 04 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h – Cliente MC Donalds – 10 PAX
09h às 11h – Cliente Cola-Cola – 09 PAX
12h às 13h – Cliente Ambev – 20 PAX
15h às 18h – Cliente Samsung – 15 PAX

29/04/2016 – 02 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h – Cliente J&J – 15 PAX
11h às 15h – Cliente Panasonic – 07 PAX
15h às 16h – Cliente Nestlé – 10 PAX

Todas as reuniões comerciais, coletiva de imprensa e All hands foram realizados no escritório do Twitter, onde providenciamos uma ambientação composta por adesivos na porta de entrada, recepção e salas de reuniões, os convidados foram os clientes e prospects do Twitter para conhecer propostas de veiculação na plataforma durante as Olimpíadas. Durante as reuniões (ministradas pela própria equipe do Twitter), nós cuidamos do receptivo e A&B com cardápios de café da manhã, almoço e café da tarde de acordo com os horários.
Para compor o evento #liveviewing (o principal) escolhemos o espaço de eventos Casa Fasano e fizemos a cenografia toda inspirada nos jogos olímpicos com um toque moderno de Twitter, incluindo iluminações em neon e muita madeira, que é a matéria-prima preferida da marca.
Desde a entrada, onde os convidados foram recepcionados por promotores e promotoras vestidos com figurino esportivo e fizeram o seu credenciamento em um balcão todo tematizado com pôsters esportivos personalizados com a marca Twitter e seguiram por uma pista de atletismo adesivada pelo chão que os levavam até um backdrop feito de lockers que gerou diversas fotos do público como se estivessem em um vestiário, e em seguida chegando ao salão do evento, que possuía um telão de 15x3m (45²) com arquibancadas de estádios no fundo e pufs em formato de bolas de futebol e outros de formatos diversos e almofadas, criando uma mistura moderna e um ambiente informal e confortável, perfeito pra que todos entrassem no clima ideal para assistir à uma partida de futebol com amigos.
Não só a cenografia foi toda tematizada por esportes, mas também o coquetel de finger foods assinado pelo Buffet Fasano foi perfeito para a ocasião, servindo cervejas e drinks especiais, pasteizinhos, cumbuquinhas e todas as delícias de bar que as pessoas consomem assistindo a jogos de futebol.

INFLUENCIADORES

Como Mestre de Cerimônias do evento convidamos os apresentadores do Desimpedidos, o canal online de humor sobre futebol que reúne milhares de seguidores no Twitter e Periscope. Sob o comando de Fred, os apresentadores improvisaram rap’s, criaram concursos online de memes com centenas de interações em tempo real, fizeram uma abertura no Periscope, comentaram jogadas polêmicas e promoveram interação que foi muito além do local do evento.

Galeria de imagens
Implantação escritório Twitter (reuniões comerciais)
Implantação escritório Twitter (reuniões comerciais)
Implantação escritório Twitter (reuniões comerciais)
Implantação escritório Twitter (reuniões comerciais)
Implantação escritório Twitter (reuniões comerciais)
         

 

Esse foi um projeto relâmpago, fomos procurados pelo Twitter e tivemos apenas 3 semanas para planejar e produzir as reuniões, coletiva de imprensa e evento, lançando a plataforma Lab, foi um grande desafio o pouco tempo e também foi um grande desafio trabalhar a comunicação esportiva no período das Olímpiadas sem poder usar essa palavra e nenhum elemento da comunicação #Rio201. A Equipe da F/Malta foi responsável por todo o planejamento, produção, decoração, técnica e CRM das reuniões e coletiva de imprensa realizadas no escritório do Twittter e do evento principal, o Sports Lab, que foi realizado na Casa de Eventos Fasano.
As reuniões foram uma excelente oportunidade para que clientes e prospects conhecessem a estrutura do Twitter, que possui um escritório conhecido como “Ninho do Passarinho” que é referência entre as empresas mais modernas, com áreas super conceituais e tecnologias inesperadas. Esses não foram só momentos de interatividade e engajamento com o público mostrando a hospitalidade da marca, mas também oportunidades de novos negócios, e foi isso que aconteceu, o Twitter converteu essas reuniões em diversos negócios e considerou esse formato de evento muito interessante para ser utilizado em outras oportunidades.
O evento principal, chamado de Twitter Sports Lab foi uma tarde que marcou não somente uma parceria de sucesso, mas teve resultados muito positivos para o Twitter e seus parceiros, clientes e prospects. Foi um laboratório pra falar sobre a importância do Twitter como segunda tela e abrir a mente dos prospects para que eles soubessem como podem aproveitar a plataforma em seus negócios no dia a dia e mais ainda em períodos marcantes no calendário.
Além do sucesso atingindo os objetivos de nosso cliente e do retorno que eles obtiveram em seus negócios também tivemos uma grande reverberação nas redes sociais, através das postagens de todos os presentes e também do canal Desimpedidos, que aproveitaram a força do evento para realizar uma campanha online para presentear dois de seus seguidores que fizeram os posts com os melhores memes sobre o jogo com camisas oficiais dos times que estavam competindo, o público elegeu os vencedores e isso gerou ainda mais engajamento.
Atingimos o objetivo de alcançar o público-alvo de nosso cliente e gerar awareness para a marca e através do Canal Desimpedidos o evento pode alcançar também o público em geral que foram cerca de 2 milhões de seguidores, boa parte deles usuários do Twitter, gerando visibilidade para a marca e ajudando a exemplificar para os prospects o potencial da plataforma como veículo.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube