Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: BAR INVISÍVEL KANTAR
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Kantar Ibope Media
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Bar Invisível Kantar

Número de Participantes: 135 participantes
Conceito: Reforçar o discurso de Kantar: TRADICIONALMENTE INOVADORES
E resgatar o mote: de dúvidas á certezas.
Local: Sofitel Jequitimar Guarujá
Data: 17 a 19 de Maio 2016

O Evento

A empresa Kantar Ibope Media é especialista global em comportamento de consumo. Através de um monitoramento contínuo, análises avançadas e soluções customizadas, a empresa transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos, inspirando decisões de grandes marcas, varejistas, analistas de mercado e organizações governamentais.
O evento Mídia Master é uma iniciativa do Grupo Meio & Mensagem, tem como objetivo criar uma rede de relacionamento entre executivos que estão no comando de mídia das maiores agências de propaganda que atuam no país.
Este ano o evento aconteceu de 17 a 19 de Maio no Sofitel Jequitimar Guarujá. No dia 17, das 21h30 às 00h00, a Kantar Ibope Media patrocinou o bar do evento.

Sobre a F/Malta:

Para Albert Einstein, criatividade é a inteligência se divertindo. A F/Malta faz disso seu lema na hora de planejar, criar, produzir e mensurar seus eventos. Uma empresa que não brinca em serviço, mas chama o cliente para brincar junto e lembrar que cada ação conta e que nosso diferencial está na união de conhecimento, diversão e dedicação em encontrar soluções criativas e eficientes para cada marca atendida.

A história da F/Malta começou há 9 anos como uma empresa de produção técnica, que fornecia equipamentos para a realização de eventos e aos poucos foi se tornando mais estratégica até que em 2013 migrou suas atividades para se tornar uma agência de Eventos, Live Marketing e Digital, desenvolvendo diversos trabalhos para seus clientes Twitter, Turner, Osisoft, Elemidia, Google, Saga, Kantar, Meio & Mensagem, etc. Em 2016, tivemos a honra de sermos premiados em 4 categorias nos Prêmios Lusos em Lisboa, em Lançamento de Produto, Ativação em Vias Públicas, Evento Corporativo e Evento Low Budget.

Vídeo


A F/Malta deveria apresentar uma ativação para a cota de patrocínio do open bar da primeira noite, a fim de reforçar o discurso apresentado na campanha institucional da Kantar Ibope Media: tradicionalmente inovadores, e resgatar o mote: de dúvidas a certezas de uma maneira que entregasse as promessas da marca e propusesse interações com os clientes (campanha também desenvolvida pela F/Malta).

Mais do que criar uma ativação dentro da cota de patrocínio da Kantar Ibope Media no Media Master Brasil ou de só fornecer as bebidas para o open bar (como proposto pela organização), nós nos propusemos a criar uma experiência que tivesse conexão com o produto de nosso cliente (que fornece informações sobre o consumo do mercado a fim de inspirar decisões de profissionais de mídia e marcas, ou seja, ela traz à tona informações que eram ocultas, para conhecimento do mercado) e desse profundidade para esse momento, mas sem sair da cota de patrocínio comprada e sem desrespeitar as regras do evento, com uma solução criativa e inovadora.

A Kantar Ibope Media levou aos convidados do evento uma experiência junto ao Noh Bar, um bar de drinks tradicionais repaginados em versões criadas a partir da mixologia contemporânea. Uma experiência sensorial que gerou questionamentos, rompeu padrões e revelou novas perspectivas.
Cenografado com telas LCD aparentemente brancas era necessário usar um recurso especial para ter acesso às opções de bebidas. Batizado de Cardápio Oculto, para revelar a mensagem oculta os participantes utilizaram filtros polarizadores distribuídos no balcão do bar, gerando um efeito que intrigou a todos e tornou o bar interativo de forma lúdica e muito mais divertida.
A dúvida inicial do frequentador ao se aproximar do espaço era rapidamente solucionada com um cardápio KANTAR, tangibilizando o conceito da marca, transformando todas as dúvidas do consumidor em certezas quando analisadas e aprofundadas através de pesquisas realizadas pela empresa Kantar.

No cardápio os drinks:

Mojito NOH - Cocktail que utiliza uma reação á vácuo para inserir o mojito dentro dos cubos de melancia deixando a fruta mais viva, brilhante e com um sabor incrível! O residual da reação é servido no mesmo copo com gelo.

Sweet Symphony - Podemos chamar esse cocktail de mágico pois o algodão doce em contato com o líquido diluí em poucos segundos criando um efeito efervescente e instantâneo criando um elemento único e promovendo o equilíbrio de densidade e doçura.

Apple Fusion - Inspirado na gastronomia molecular do Grande Chefe Ferran Adria, esse cocktail que utiliza infusão a vácuo e emulsificação deixa os consumidores perplexos e confusos, pois insere sabor de pera ao abacaxi com notas alcoólicas e textura cítrica da espuma de limão siciliano.

Smoked - Lascas de carvalho são utilizadas para dar personalidade ao cocktail, devido à densidade da fumaça o consumidor consegue literalmente ver o cheiro do cocktail e se envolver nesse novo universo de possibilidades.

O NOH bar, responsável pela execução dos drinks oferecidos aos convidados, viaja entre o clássico e o moderno, a vanguarda e o retrô, onde tudo é feito com inspiração, amor, paixão e doses de tecnologia e arte, com a missão de que cada gole seja especial. Um parceiro perfeito para compor o espaço inovador e envolvente criado para os prospects da Kantar Ibope Media.

Cenografia

A superfície do balcão foi retro iluminada por fitas de LED nas cores institucionais da empresa. No fundo do bar havia uma linha de televisões que formavam o Cardápio Oculto.
Para aumentar a visibilidade da ativação, tivemos um pórtico para a área da atração musical e outro para a área de bar, criando um único ambiente.
- Painel estruturado em madeira com abertura para 3 tvs. Med. 5,00 x 2,50
- Balcão de 4,00m construído em madeira com prateleiras e sobre tampo. Acabamento em adesivo impresso frontal e lateral.
- Pórtico de entrada - construído em estrutura de madeira composto por 2 pilares e trave superior. Acabamento em lona impressa. Medida de 4,00 x 2,50 x 0,70 (espessura)
- Pórtico da banda - construído em estrutura de madeira composto por 2 pilares e trave superior. Acabamento em lona impressa. Medida de 4,00 x 2,50 x 0,70 (espessura)
- Forração preta sobre piso existente no local. Medida de 5,00 x 4,00

Toda a cenografia também foi construída com as cores da Kantar Ibope Media, mostrando a elegância e a modernidade do contraste do preto com o amarelo, utilizados constantemente pela marca.

Show

Para completar o ambiente levamos a banda Tritono, um quarteto de Blues/Folk e Jazz que já fez mais de 1.000 apresentações e lançou três discos desde 2007. Eles animaram os convidados durante a noite e criaram um ambiente leve e envolvente.

Galeria de imagens

 

Para execução desse projeto tivemos uma equipe limitada, composta por 4 pessoas para montagem e desmontagem, 1 produtor acompanhando a execução e 3 barmen atendendo ao público, que foi composto pelo total de 135 profissionais de mídia, presentes no bar, com um total de 265 drinks servidos.

Apple Fusion – 90 unidades
Mojito NOH – 70 unidades
Smoked – 55 unidades
Sweet Symphony – 50 unidades

A ideia de utilizar as telas despolarizadas foi uma surpresa para o nosso cliente, por se tratar de um evento de low-budget, afinal a Kantar era apenas uma das patrocinadoras do MMB e tinha direito a utilizar um espaço limitado, essa foi uma solução de baixo custo e de alto impacto visual, que despertou a atenção e o interesse do público que tentava entender como aquilo era possível e se divertia escolhendo seus drinks, gerando um momento de envolvimento com a marca, que se mostrou inovadora e divertida para os profissionais de mídia presentes.
O uso dessa tecnologia permitiu a otimização de um budget limitado para a criação de uma experiência real e envolvente com o público, tornando-se a ativação mais comentada desse evento que teve duração de 3 dias e envolveu diversas marcas patrocinadoras.
Além disso, foi divertidíssimo acompanhar os convidados coçando a cabeça tentando entender como aquela plaquinha fazia uma imagem aparecer em uma TV com uma imagem totalmente branca, muitos deles saíram procurando produtores e a própria equipe da Kantar pra que lhes explicassem como isso era possível e ficavam maravilhados ao descobrir que essa era na verdade uma coisa muito simples, só retiramos a tela polarizadora da TV e a colocamos nas plaquinhas que eles estavam segurando.
A conclusão que tivemos com esse trabalho é que muitas vezes soluções extremamente simples e de baixo custo trazem resultados inesperados, que geram reverberações maiores do que soluções caras e dispendiosas, isso é o mais importante para o nosso cliente, principalmente em tempos de crise, conseguir entregar resultados relevantes com soluções criativas, que contam histórias envolventes para o público e multiplicam os resultados de seu investimento de forma inteligente.

RESIDUAL:
- Visibilidade da marca;
- Relacionamento com o público de prospects em potencial e possibilidade de novos negócios;
- Awareness – despertamos a curiosidade do público para buscar informações sobre a marca e entender um pouco mais dos serviços oferecidos pela Kantar;
- Engajamento – a atmosfera criada foi perfeita para o engajamento do público de forma leve e natural com a marca;
- Reverberação – durante o evento todos os participantes estavam fotografando, filmando e compartilhando o evento em suas redes sociais, gerando uma reverberação imensurável dentro do mercado de agências e mídia, o que multiplicou o alcance do evento dentro de um público de interesse da marca, já que todos esses profissionais presentes possuem círculos de amizade composto por muitos profissionais do setor;
- Memória afetiva – os presentes nesse evento se lembrarão por muito tempo do bar mais divertido que eles já estiveram em um evento de trabalho e dividirão essa experiência com outras pessoas ao lembrar da marca em qualquer situação no seu dia a dia.

 

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