Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TWITTER BEACH HOUSE
Candidato: F/Malta Live Marketing & Digital
Cliente: Twitter
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Número de Participantes: 120 PAX.
Local: Hotel Transamérica Comandatuba (Bahia)
Data: 25 a 28 de fevereiro de 2016.

Sobre o Twitter:
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas.
Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 140 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.

Sobre a F/Malta:

Para Albert Einstein, criatividade é a inteligência se divertindo. A F/Malta faz disso seu lema na hora de planejar, criar, produzir e mensurar seus eventos. Uma empresa que não brinca em serviço, mas chama o cliente para brincar junto e lembrar que cada ação conta e que nosso diferencial está na união de conhecimento, diversão e dedicação em encontrar soluções criativas e eficientes para cada marca atendida.

A história da F/Malta começou há 9 anos como uma empresa de produção técnica, que fornecia equipamentos para a realização de eventos e aos poucos foi se tornando mais estratégica até que em 2013 migrou suas atividades para se tornar uma agência de Eventos, Live Marketing e Digital, desenvolvendo diversos trabalhos para seus clientes Twitter, Turner, Osisoft, Elemidia, Google, Saga, Kantar, Meio & Mensagem, etc. Em 2016, tivemos a honra de sermos premiados em 4 categorias nos Prêmios Lusos em Lisboa, em Lançamento de Produto, Ativação em Vias Públicas, Evento Corporativo e Evento Low Budget.

BEACH HOUSE – MNB 2016:

O MNB é um encontro exclusivo entre os profissionais de marketing mais influentes do mercado brasileiro, que, durante 4 dias, trocam experiências e traçam as principais tendências do setor. Esse foi o primeiro ano do Twitter como patrocinador, e para a F/Malta foi solicitado criar um longe, um estande em área aberta para a ativação referente a essa cota de patrocínio no MNB 2016, com o objetivo de divulgar o Twitter para esses importantes profissionais presentes, a fim de fomentar relacionamento e gerar futuras oportunidades de negócios.
Nossa proposta foi criar um espaço com brand assets característicos do Twitter e, ao mesmo tempo, convidativo para receber e acolher todos os participantes do MNB 2016, dentro do clima local, do Hotel Transamérica de Comandatuba, totalmente verão.
Um espaço que, assim como o Twitter, é acessível, acolhedor e conectado.

BRIEFING:

O Marketing Network Brasil é encontro de profissionais de marketing que durante 4 dias, de 25 a 28 de fevereiro, trocam experiências, traçando tendências e formando a mais influente rede de relacionamentos do mercado. O público é composto por 120 influentes executivos de marketing e seus acompanhantes, selecionados pelo Conselho Editorial do Meio & Mensagem, tendo em vista sua representatividade no mercado de anunciantes do país.

Resumo e Objetivos:

A Internet é a forma mais rápida e dinâmica para se conseguir informações em tempo real. Nesse contexto, o Twitter é a maior ferramenta para a distribuição de conteúdos, é uma ferramenta de second screen onde as pessoas reverberam tudo o que elas acompanham na televisão e em todos os outros canais, multiplicando os investimentos de mídia das marcas e gerando mais engajamento com o público em geral.
Nosso objetivo era marcar a presença do Twitter para fixar o seu conteúdo e gerar awareness nesse público, mostrando para os profissionais de marketing e executivos de mídia que é importante investir no Twitter como mídia em paralelo a todas as outras ferramentas.

Tínhamos um espaço no gramado próximo à piscina para ativar a marca e decidimos construir uma estrutura que oferecesse serviços de interesse do público dentro do contexto em que eles estavam inseridos naquele momento. Um estande a céu aberto que garantisse a presença e 100% do público por oferecer um atrativo que despertasse sua atenção e consequentemente gerasse engajamento com a marca de forma relevante e garantisse a empatia do público.
Um detalhe é que o Twitter Beach House só poderia funcionar em dois dias do MNB (dentro do estipulado na cota de patrocínio fechada pela marca com a organização do evento), o primeiro e último dias são sempre mais atribulados devido a chegada e partida
dos convidados, por esse motivo indicamos ao nosso cliente que mantivesse a ativação no segundo e terceiro dias, 26 e 27/2.
A área de ativação foi cenografada com elementos de paisagismo que remetiam à marca de forma harmônica com o ambiente, com floreiras de madeira de demolição, cadeiras especiais de jardim feitas com vime e com almofadas personalizadas nas cores do Twitter, guarda-sóis, uma promotora uniformizada recebendo o público e o principal, um quiosque circular construído em madeira de demolição reaproveitada com teto de sapê e piso elevado (para oferecer melhor visibilidade à distância) que dava todo o charme para o local e fornecia o atrativo principal para o público, um bubble bar, que servia apenas bebidas com borbulhas.
Na verdade esse quiosque de madeira era como uma casa na árvore, mais especificamente uma casa de passarinho, o passarinho do Twitter (referência ao seu logo, o blue bird conhecido como Larry). Tivemos essa inspiração baseados no conceito da marca, que chama seu próprio escritório de ninho do passarinho e possui uma árvore no centro da área dos colaboradores. Por essa razão conquistamos total sintonia com nossos clientes e a imagem de sua marca, e também com o local, a reserva natural de Comandatuba.
Isso porque bolhas são naturalmente divertidas e tradicionalmente festivas, para comemorar o primeiro ano da participação do Twitter no MNB, criamos um bar com espumantes e drinks com ingredientes gaseificados. Para aqueles que queriam ficar nas alturas, traçar voos mais altos, respirar novos ares.
O cardápio oferecia 3 drinks conhecidos para escolha dos convidados: Mojito, Gin Tônica e Tropicalíssima (Rum com suco de abacaxi) e mais 2 drinks especiais criados para trazer a personalização de Twitter em suas cores azuis: o Blue Lagoon (vodka, curaçau blue, sprite e ramo de hortelã) e o Blue Velvet (espumantes, curaçau blue e cereja) o ingrediente azul dava um efeito hipnotizante. Para pedir os drinks era necessário usar uma moeda social que garantiu a reverberação do espaço, o pedido do drink deveria ser feito através da hashtag #TweetADrink e a entrega do pedido era feita chamando o usuário que tuitou pelo nome do seu perfil.
O bar ficou disponível para o público nos dois dias das 15:00 às 18:00 horas, mas no restante do tempo a estrutura estava montada marcando a presença da marca e criando a expectativa no público, gerando um buzz em cima do que era oferecido e no que eles deveriam provar. Essa foi uma das ativações mais visitadas durante o MNB e com certeza a que fez o público mais feliz, dentro de uma estrutura sustentável e de alta visibilidade e harmonização com o ambiente como um todo.

Galeria de imagens
       

 

Além da criação conceitual do espaço a F/Malta fez toda a sua produção e montagem dentro do hotel, contratando também a equipe de promotoras e barmen que fizeram o receptivo do público e o atendimento no serviço do bar de drinks.
A estrutura de madeira de demolição concedeu ao espaço um toque rústico e ao mesmo tempo elegante, que ganhou a simpatia de todos os presentes. E nos deu a possibilidade de fazer uma economia sustentável reaproveitando os materiais utilizados antes e depois do evento. O horário de funcionamento do espaço em paralelo ao horário de verão também nos permitiram uma grande economia ao abdicarmos de iluminação interna do espaço. Ao final da ativação fizemos o replantio de todo o gramado da área que ocupamos pra que o jardim não saísse prejudicado e hóspedes pudessem continuar desfrutando da beleza do local.
Tangibilizamos o conceito do ninho do passarinho do Twitter de forma a gerar total identificação com a marca e transferir isso para o público, cumprindo com o nosso objetivo inicial solicitado pelo cliente, marcar a presença do Twitter para fixar o seu conteúdo e gerar awareness.

 

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