Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CLUBE DOS CAMPEÕES EMBELLEZE
Candidato: Fuego Incentivos
Cliente: Embelleze
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
CLUBE DOS CAMPEÕES EMBELLEZE

A Fuego Incentivos,

Criada em 2010, a Fuego é uma empresa que oferece soluções completas em marketing de incentivo. Desenvolve campanhas promocionais e de incentivo, viagens de incentivo, feiras, eventos corporativos e capacitação para profissionais em Marketing de Varejo e Vendas. A ferramenta de incentivo viabiliza o aumento eficaz da produtividade em vendas. As ações são diferenciadas, personalizadas e com foco em cada cliente.

Como sugere o nome, a "Fuego" está diretamente ligada ao conceito de fogo, motivação, aquecimento, provocando a mudança de comportamento, para inspirar colaboradores, equipe e clientes. Com sede em São Paulo e filial em Minas Gerais - no Triângulo Mineiro, a empresa realiza eventos, convenções nacionais e internacionais, bem como programas de incentivo. Em seu portfólio, estão marcas de sucesso das áreas de varejo e indústria, bem como atacadistas e distribuidores. (www.fuegoincentivos.com.br)

TÍTULO: CLUBE DOS CAMPEÕES EMBELLEZE – USHUAIA -
PARTICIPANTES: 50 convidados
LOCAL: USHUAIA/ARGENTINA
DATA: de 06 a 11 de Março de 2016.
PERIODICIDADE: Semestral
ABRANGÊNCIA: Nacional
CONCEITO DO EVENTO: Fortalecer o relacionamento e a parceria com os melhores players (clientes).

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Cartão Gift
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A Embelleze é uma empresa brasileira que há 45 anos se tornou conhecida nacional e internacionalmente por transformar as vidas das mulheres através da beleza.
Mulher que é a porta da vida, que é cheia de sonhos, e que traz em seus cabelos a sua identidade, sua beleza... A beleza de criar a Vida.
No seu portfólio traz algumas das principais marcas de produtos para os cabelos do mercado brasileiro, tanto profissional, quanto varejo, com destaque para o creme de tratamento Novex e para a tintura Maxton. Sua família de produtos conta com mais de 500 itens entre tratamentos, tinturas, shampoos e pós-shampoos, além de produtos de transformação.

A Embelleze semestralmente realiza um evento para celebrar as conquistas e parcerias com seus clientes distribuidores. O projeto não possui o mesmo nome em todas as edições, pois assim como o espírito da empresa é trabalhar a essência da transformação e a mudança que está presente 100% no DNA da empresa. Optou-se por trabalhar um nome e uma identidade a cada projeto realizado. Sempre buscando os elementos que permeiam o Manifesto do Código da Embelleze, a fim de que seus clientes possam não só comprar volumes durante o ano todo, mas que também consigam transmitir o conceito da empresa a seus funcionários e consequentemente ao consumidor dos produtos da empresa.
Nesta versão do evento, trabalhou-se muito a ideia de explorar novos territórios, conhecer o novo e buscar alternativas diante de cenários aparentemente inóspitos.

A empresa já realizou eventos de relacionamento para este público em: Nova Iorque, Bolonha, Las Vegas e Punta Cana. E sem dúvida é um grande diferencial para clientes (distribuidores) do mercado de cosméticos no Brasil. O projeto já é visto como uma vitrine do mercado de cosméticos brasileiro, pois consegue unir o proposito da Embelleze ao interesse dos convidados em se ter um mix de aprendizado, entrosamento, lazer, entretenimento e negócios. Já que acreditamos que o relacionamento gera confiança e a confiança gera negócios.

A Fuego Incentivos é responsável por todo conceito, planejamento, comunicação visual, organização, logística e execução do projeto.

O projeto Clube dos Campeões teve como proposta reunir os principais clientes da Embelleze para celebrar as conquistas e brindar o sucesso da parceria, pautado na possibilidade de inovação e empreendedorismo que cada empresa convidada ali presente possui.
Realizado em Ushuaia, na Argentina, o projeto buscou levar o público executivo a uma realidade diferente de todos os outros projetos que a Embelleze já havia feito. Tudo sempre pautado no universo de Feiras de Cosmésticos, como Cosmoprof Las Vegas e Bolonha e a Feira de Varejo NRF em Nova Iorque.
Neste projeto o grande diferencial foi falar de negócios em um lugar desafiador cheio de elementos desconhecidos. A intenção foi fazer com que os clientes vivenciassem a possibilidade de se ter serviços de alto padrão em pleno uma região com condições não muito propícias a este tipo de serviço.

A comunicação visual do evento foi desenvolvida e personalizada com elementos que trouxeram referência ao universo de montanhas e dificuldades. Uma forma de transportar as pessoas aos desafios que dia a dia enfrentam nas empresas e muitas vezes focam somente no problema, sem abrir os horizontes para verem a solução.

A logomarca do evento conseguiu transmitir bem o conceito passado no briefing do projeto.

PROGRAMAÇÃO
05/03/2016
Voos domésticos desde a cidade de origem até Guarulhos;
Traslado ao Hotel Matiz Guarulhos;
Jantar no Hotel Matiz Guarulhos;
Pernoite.

06/03/2016
Traslado Hotel Matiz Guarulhos até o Aeroporto de Guarulhos;
Check in na Aerolíneas Argentinas;
Embarque a Ushuaia com conexão em Buenos Aires;
Chegada a Ushuaia;
Traslado privativo ao Hotel Arakur;
Check in no hotel;
Jantar de boas vindas no restaurante do Hotel com bebidas;
Pernoite.

07/03/2016
Café da manhã no hotel;
Às 09h30, encontro na sala de eventos do Hotel Arakur para reunião de lançamento de produtos e da Nova Campanha de Incentivo;
Às 12h00, saída para Almoço no Restaurante Gustino com bebidas;
Às 14h00, saída do Restaurante para City tour pela cidade de Ushuaia, com visita ao Museu Marítimo;
Às 19h30 – Saída para Jantar restaurante Maria Lola com bebidas incluídas;
Pernoite.

08/03/2016
Café da manhã no hotel;
Às 08h30, saída do Hotel Arakur para Tour de Navegação pelo Canal Beagle. O tour tem duração de cerca de 2h30 de navegação;
Após o tour almoço no restaurante Christopher com bebidas incluídas;
Tarde livre para aproveitar o Hotel Arakur ou atividades pessoais.
Às 19h30, saída para jantar no restaurante Kuar com bebidas incluídas;
Pernoite.

09/03/2016
Café da manhã no hotel;

Às 09h00, saída para Tour ao Parque Nacional Tierra del Fuego e Tren del Fin del Mundo.
Após o tour almoço no restaurante Patagonia Mia com bebidas incluídas;
Às 19h30, saída para jantar no Cassino Club de Ushuaia com bebidas incluídas;
Pernoite.

10/03/2016
Café da manhã no hotel;
Em horário apropriado, saída para tour de meio dia ao Norte da Ilha – Off Road com almoço incluído e bebidas;
O retorno ao Hotel será por volta de 16h30.
À noite e em horário apropriado, saída para jantar no restaurante Chez Manu com bebidas incluídas;
Pernoite.

11/03/2016
Café da manhã no hotel;
Check out no hotel até às 11h00.
O traslado ao Aeroporto de Ushuaia às 11h15.
Check in na Aerolíneas Argentinas para embarque ao Brasil, com conexão na cidade de Buenos Aires;
Após os procedimento de imigração, tempo para últimas compras no Duty Free Shop e procedimentos de Alfândega.

Este case deve vencer como melhor DMC – Destination Management Company, pois demonstrou total conhecimento da região de Ushuaia e teve um link bastante consistente com o proposito da viagem (fazer relacionamento) e os inputs que o cliente desejou fazer e ter com o destino. A ação da Embelleze já faz parte do calendário de eventos do mercado de distribuição de cosméticos brasileiro, e possibilitou a empresa aumentar em 130% sua presença nos estabelecimentos de venda de produtos cosméticos no Brasil, bem como um significativo aumento de venda para o segmento farma, que até então era pouco explorado pela marca.
Também houve um crescimento exponencial do Market share na categoria de tintura, aproximando bastante a Embelleze do primeiro colocado. Tudo isso, devido ao histórico de relacionamento que a Embelleze tem construído com seus clientes e principalmente com este evento realizado em Ushuaia.

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Na manhã de palestras, os convidados tiveram acesso a diversos conteúdos:
- Presidência e Diretoria da Embelleze que apresentou todos seus lançamentos de produtos, diretrizes, resultados e metas da empresa;
- Durante o processo foi feito uma dinâmica de entrosamento e apresentação de todos os convidados. Neste momento todos puderam contar um pouco de seus negócios e como a parceria com a Embelleze é feita de maneira a incentivar sempre o crescimento de ambos os negócios.
- Ao final desta manhã, todos os convidados ganharam o livro: As três leis do desempenho. Que retrata como o indivíduo pode reescrever o próprio futuro e o futuro das organizações em que atua profissionalmente, produzindo níveis de desempenho e resultados considerados impossíveis de alcançar.

Este evento teve como diferencial, proporcionar aos convidados uma troca de experiências muito focada no mercado em que atuam. Sem dúvidas estar frente a frente com os melhores players do mercado de distribuição de cosméticos do Brasil foi algo muito exclusivo a todos presentes.

O grande desafio para a agência sempre começa com a chegada do briefing da Embelleze. Devemos continuamente buscar destinos “fora da caixa” e que dificilmente os convidados, por mais poder aquisitivo que tenham, já possam ter conhecido.
Como o projeto visava atingir metas muito altas e ter em mente grandes resultados, resolvemos linkar todo o conteúdo e o premio ao fato de que todos pudessem chegar ao topo, ao ponto mais alto ou o ponto mais longe. Assim, diante disso foi proposto Ushuaia, conhecido como Terra do Fim do Mundo – o ponto mais Austral do Mundo. Para isso, nossa equipe inovou em propor um roteiro totalmente diferente e fora do comum, nosso conhecimento do destino proporcionou este contato e esta inovação.

O local é frio o ano todo e mesmo sendo realizado o evento em Março, podemos trabalhar aspectos de dificuldade e preparação em todas as atividades propostas. Os convidados foram expostos a uma realidade totalmente diferente do convencional. Tours inusitados e paisagens mais inusitadas ainda marcaram os momentos na viagem, este desafio foi superado devido ao conhecimento da Fuego no destino e todo o trabalho de pesquisa que foi realizado para superar o desafio de realizar o evento nesta epoca do ano, que normalmente não é favorável para o destino.

Tudo foi pensado em superar limites ou viver o “novo”. Explorar novos territórios e sempre com o foco de chegar no ponto mais longe.

O legado deixado aos participantes do grupo foi de que em equipe todo o trabalho pode ter resultados muito promissores e talvez nunca pensados em alcançar. O importante é explorar novos territórios e ter sempre em mente a certeza de que momentos difíceis surgirão, mas que ao final, um bom planejamento e reconhecimento dos integrantes no processo, faz com que o resultado seja promissor.

Para o evento foi utilizada uma inovadora ferramenta digital para interação e controle dos convidados durante o evento. O app tinha como principal função eliminar as gigantescas listas que a organização precisava carregar para a contagem de convidados durante a programação. Os participantes foram cadastrados na base de dados do aplicativo e após este cadastro foi gerado um QR Code, no qual todos os convidados ganharam um crachá com seu respectivo QR Code, e através deste era feito a contagem de cada um durante os passeios e programação. Esta ferramenta facilitou e agilizou a saída e chegada dos lugares, pois apenas com a leitura do QR Code o passageiro já poderia entrar no ônibus ou espaço. Caso o convidado não estivesse com seu crachá, o mesmo podia ter sua leitura através do smartphone, desde que o convidado tivesse baixado o aplicativo e acessado o seu perfil.

Para as palestras foi utilizada uma sala de eventos do Hotel Arakur em formato de auditório para 50 pessoas, um telão de 4 x3 metros e sistema de sonorização. A vista da sala possibilitava a todos os convidados verem as montanhas com os topos cobertos de neve. Sem dúvida uma experiência fascinante a todos ali presentes.

A equipe de foto e vídeo do evento acompanhou o grupo desde o embarque no Brasil registrando todos os momentos. Esta equipe contava com 2 cinegrafistas e 2 fotógrafos.
Ao voltar ao Brasil, os convidados receberam um kit com CD e DVD de todas as fotos e vídeos de entrevistas do evento.

Durante o evento foram distribuídos vários mimos nos apartamentos:
• Mochila personalizada;
• Bastão para selfie;
• Gola capuz para frio;
• Kit de manicure Embelleze;
• Produtos da linha Embelleze;
• Todos os días era também colocada uma garrafa de água no apartamento com uma tag e uma mensagem inspiradora.

Um momento muito marcante na viagem foi o tour 4 x 4 Off Road. Todos os participantes puderam vivenciar momentos radicais e apreciar a beleza da paisagem inusitada da Patagônia Argentina. Este tour mesclava momentos nos carros e momentos de caminhada as margens de um lago e montanhas com uma beleza exuberante.
Ao final da trilha era encontrada uma cabana onde os próprios Jipeiros prepararam um tradicional churrasco argentino em meio a um lugar totalmente inóspito para este tipo de atividade.

O grande fechamento do evento foi proporcionar aos convidados um momento totalmente relax. Um super jantar em um restaurante francês em plena Patagônia Argentina. Sobre o comando do Chef Manu, um delicioso menu foi preparado para o grupo com direito a todas as delícias do mar oriundas da região. Um toque de sofisticação e empreendedorismo foi apresentado aos convidados. Manu pode contar um pouco de sua história quando saiu da França e resolveu fazer sua vida em um lugar tão longe e inusitado como a cidade de Ushuaia.

Para a realização do evento foi contratado com o hotel um seguro contra incêndio, acidentes com prestadores de serviços durante a montagem e desmontagem, atendimento de unidade móvel de saúde para emergências (visto que todo o grupo possuía cartão de assistência de viagem).

A agência trabalhou muito em relação a pesquisa e análise da infra-estrutura do local, bem como todos os atrativos regionais, tudo foi pensado para atrair e surpreender o público, através do conhecimento e ousadia da agência de inovar no roteiro deste destino.

Para os traslados utilizamos ônibus executivos de alto padrão para conforto dos convidados.
Todos os restaurantes foram antes visitados pela equipe e provados os respectivos menus para que tudo fosse oferecido em perfeita sintonia com o planejamento do evento.
Toda a estrutura de avaliação dos veículos 4 x 4 utilizados no tour off road, bem como o trajeto a ser percorrido, foi criteriosamente orientada pela agência Fuego Incentivos.

Toda a logística do evento como bilhetes aéreos, reservas de hotel, tours e experiências foram de responsabilidade da Fuego Incentivos, bem como toda a gestão e organização de detalhes do evento. O STAFF da Fuego Incentivos estava representado por 4 colaboradores.



Como estrutura do evento, foram desenvolvidos:
• Save the Date;
• Convite virtual;
• Convite físico;
• E-mail marketing;
• Gifts;
• Cartões diários;
• Aplicativo do evento;
• Backdrop;
• DVD de fotos e vídeos pós evento;

Como ativação e motivadores do convite do evento, a equipe enviava semanalmente vídeos com dicas e curiosidades do local, bem como

No final do evento todos os convidados responderam a uma pesquisa de satisfação de toda a estrutura, programação e detalhes do evento. A Fuego Incentivos obteve o resultado de 99% com nota excelente e 1% com nota bom. Muitos elogios referentes a aproximação cliente x Embelleze que o evento possibilitou. Fazer com que a Presidência, diretoria e todo o corpo gerencial da empresa consiga gerar a confiança necessária nos convidados para que as oportunidades de negócios possam surgir naturalmente.

Para esta edição do evento, houve um investimento de R$850.000,00 para os 50 convidados, o evento teve o seu objetivo alcançado, os convidados retornaram as suas casas mais uma vez esperando pela próxima edição do evento. Resultado este, que consolida à Embelleze um incremento de vendas gerado no relacionamento com seus clientes, que os tornam cada vez mais próximos da indústria ao longo dos anos.

Após o evento a equipe comercial da Embelleze conseguiu uma proximidade fantástica diante dos clientes. A venda de produtos como Maxton (tintura de cabelo) teve sua base aumentada em 130% e a empresa cresceu 40% e os clientes em média 80% em relação ao período pré-evento. Certamente uma notória expansão da base de negócios da empresa.
Também notou-se que devido a esta aproximação entre Embelleze e clientes, foi notado um crescimento exponencial do Market share na categoria de tintura, aproximando bastante a Embelleze do primeiro colocado.

O principal desafio deste projeto era conseguir atrair o interesse dos clientes (distribuidores de cosmésticos do Brasil) para a viagem a Ushuaia. Pois sabíamos que estes mesmos clientes já foram convidados a viagens incríveis e com experiências muito memoráveis. No entanto, conseguimos com 100% de êxito garantir a todos que vivenciariam uma experiência inédita e muito prazerosa.

Mais de 200 profissionais diretos e indiretos estiveram presentes no Clube dos Campeões Embelleze, somando vinte e quatro horas de trabalho para que todo o planejamento do evento fosse realizado com excelência. No Hotel Arakur, foram necessários 35 quartos para hospedar os 50 convidados, presidência e diretoria da Embelleze e o STAFF da organização do evento, foram servidos mais de 1.100 refeições durante os dias do evento.

Em uma constante preocupação com a sustentabilidade, a Fuego Incentivos contratou para este evento parceiros que além de realizar um trabalho excepcional também se preocupa com a sustentabilidade, e no Hotel Arakur pode-se ver os seguintes aspectos:

• O projeto de linhas retas, apresenta estética contemporânea e sustentável, pois reutiliza a água das chuvas;
• Foram utilizados para o design interno, materiais como madeiras aromáticas e revestimentos em couro nos tetos e em pedras nas paredes, reaproveitadas da fundação estrutural do lugar;
• O hotel fica dentro da própria reserva, que possui 100 hectares à preservação da flora e fauna da Terra do Fogo.



Além disso, o uso do aplicativo proporcionou a organização não precisar do uso de papéis para fazer listas, contagem de convidados, e envio de cartas para lembretes da programação, já que todo este processo foi realizado online através do app.




 

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