Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: UNOI - EDUCAR 2016
Candidato: Arandas Marketing Boutique
Cliente: UNOi educação
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Arandas Marketing Boutique é uma agência de eventos, marketing e publicidade, especializada na criação de conteúdos e desenvolvimento de estratégias para ativações de marcas. Temos uma ligação natural com o mundo das artes, o que nos inspira a realizar cada projeto de forma original. Nosso jeito é dedicado, obstinado e intuitivo e assim realizamos nossos eventos e ações.

O UNO Internacional é uma empresa no segmento de Educação que tem um conceito bem definido: uma escola para todos, com diálogo, criatividade, uso inteligente de tecnologia e espaços abertos. Ancorado no emprego de tecnologias, bilinguismo, capacitação de professores e avaliações, o sistema Uno Internacional e parte do grupo empresarial da empresa espanhola Editora Santillana e traz como proposta uma rede interligada entre escola, aluno, pais e sociedade.

Com mais de 30 anos de experiência da Bett UK, a BRASIL EDUCAR é a maior feira da área de Educação do Brasil, onde as principais empresas do mercado marcam presença com grandes estandes e com a exposição de seus materiais didáticos. Em 2016, com o tema “Melhor Educação, Melhor Sociedade”, a EDUCAR contou com 151 expositores durante seus 4 dias da feira.

Agência: Arandas Marketing Boutique
Cliente: UNOi Educação
Título: BETT Brasil Educar
Tema: Melhor Educação, Melhor Sociedade
Visitantes: 16.207
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center– São Paulo - SP
Periodicidade: Anual
Data: 18 à 21 de Maio de 2016

Montadora Estande: Make Cenografia
Metragem Estande: 49m²

Galeria de imagens
       

 

O UNO Internacional tem uma proposta inovadora de como trabalhar conteúdos em sala de aula. Com uma grande representatividade em todo país, seu método educacional vem atraindo constantemente novos olhares interessados em aderir ao sistema de ensino.

A tarefa da agência era criar, produzir, montar e desmontar um estande para participação do UNO na EDUCAR 2016 em um espaço limitado a 49m², bem menor do que os seus principais concorrentes. Apesar do tamanho diminuto, era necessário atrair o o público e despertar o desejo de conhecer o UNO e seus projetos educacionais.

Impactar foi a solução. Se não tínhamos disponível um grande espaço ou uma verba milionária, buscamos então ser ainda mais criativos para chamar atenção do público. As crenças e valores do UNO guiaram a nossa criação e o projeto arquitetônico do estande foi inspirado no conceito da marca.

Como gift, foram distribuídas bolinhas de massagem coloridas, representando que cada um, cada bolinha, pode ser parte de uma grande rede de inteligência interligada.

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Caixaria PHI
Caixaria PHI
Caixaria PHI
Manifesto UNO
Área de Convivência (Comercial)
Videowall
Gift
Corredor Imersivo
Visão Geral do Estande
Manifesto UNO
Manifesto UNO
Visão Lateral do Estande
     

 

O UNO acredita que as escolas devem ser espaços abertos ao novo e ao diálogo. Assim, a arquitetura do estande tinha que fugir do padrão: criamos uma ambiente aberto e fluido.

Instalamos, bem na frente do estande, uma caixaria de grande proporção da letra grega PHI, retro iluminada, simbolizando o marco do pré-lançamento dos novos materiais do Ensino Médio que seriam apresentados ao mercado nos próximos meses. Esse elemento gerou grande curiosidade ao público da feira, que entrava no estande já perguntando sobre o que era aquele símbolo.

Propusemos uma instalação artística ocupando grande parte do estande. O conceito “conexão+rede +interligação” foi expresso através da colocação de placas de vidro justapostas, verticalmente paralelas. A ideia foi criar planos entrelaçados quando visualizados de forma frontal. Nessa vista, os planos se somavam, transmitindo a referência do conhecimento acumulado. Fizemos então três planos de vidros, disposto de maneira que criavam passagens entre eles, com uma imagem conceitual de teia (rede) em cada um. Por fim, em um quarto plano, um enorme espelho ao fundo refletia todo esse cenário, dando a sensação de imersão nessas tramas. Ali, o participante estava literalmente inserido no conhecimento e participando de uma rede colaborativa!

A dose de tecnologia foi garantida com o uso de um grande painel de videowall que projetava imagens de conteúdos e eventos do UNO.

O convite ao diálogo vinha da disposição de pufes coloridos de diferentes formatos e cores espalhados pelo espaço. Era ali, de forma descontraída, que as equipes das áreas comercial e pedagógica recebiam convidados interessados em conhecer o projeto UNO.

Não havia distribuição de folhetos e nem exposição de livros didáticos. Todo conteúdo era mostrado de forma digital nos iPads da equipe UNO, pois essa é uma ferramenta habitual da empresa, uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento de conteúdos educacionais com suporte de tecnologia e uso de aparelhos Apple.

Galeria de imagens
       

 

Garantimos a participação do UNO Internacional no evento BRASIL EDUCAR 2016 fugindo do formato tradicional de estande, com uma estrutura artística bem diferente dos demais expositores, o que gerou curiosidade do público visitante, que se permitiu conhecer os projetos educacionais do UNO.

Imersos na proposta de teia, conceito de redes interligadas, os participantes viveram um momento em que puderam experimentar, mesmo que de forma lúdica, o sentimento de pertencimento à uma rede de inteligência, através da instalação imersiva formada pela sobreposição de painéis de vidro ilustradas com o fundo espelhado, o que ampliava essa sensação.

Conseguimos atender as expectativas e marcar presença de forma que a visitação no estande foi de alta frequência e de um público qualificado, com uma repercussão positiva em relação aos participantes do evento, criando no local um espaço aberto para o diálogo entre os visitantes e a equipe UNO Internacional, seguindo o conceito inerente da marca.

Galeria de imagens
       

 

 

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