Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CUSTOMER INNOVATION WEEK 2016 - EUA E EUROPA
Candidato: MC2 LIVE MARKETING
Cliente: Tetra Pak
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Customer Innovation Week 2016 - EUA e Europa

CUSTOMER INNOVATION WEEK 2016 – EUA E EUROPA

Evento: Customer Innovation Week 2016 – EUA/Europa (CIW 2016)
Período: 11 a 18 de junho de 2016
Local: Estados Unidos e Europa


1. UM POUCO SOBRE A TETRA PAK
 
A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Oferece produtos de confiança, alta qualidade, inovadores e ambientalmente corretos que satisfazem centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo.  A Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios, focando no bem-estar dos consumidores e também da natureza. Além disso, é uma empresa que investe em tecnologia para que a relação entre tempo e resultado melhore cada vez mais.
 
 
2. UM POUCO SOBRE A MC2
 
Com uma trajetória de 25 anos no mercado, a MC2 é uma agência focada na criação, planejamento, produção e gestão de eventos corporativos personalizados. Com seu direcionamento voltado sempre ao desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras para a exposição e divulgação de produtos e serviços, a MC2 imerge nos clientes para construírem, juntos, uma só história. Por conta deste perfil, a agência é considerada uma extensão dos departamentos de marketing das contas em que atua.

3. FICHA TÉCNICA

Captação do briefing: Fevereiro de 2016
Aprovação da ideia criativa: Março de 2016
Desenvolvimento do programa: Março a Maio de 2016
Público-alvo: Presidentes e diretores das maiores companhias de alimentos e bebidas do Brasil.
Número de convidados: 100 (50 para os EUA e 50 para a Europa)

4. O DESAFIO

Buscar inspiração através da excelência, buscar excelência através da inspiração. Trazer o intangível à realidade, a ponto de tornar, de fato, aplicável e trazer resultados concisos e inovadores acima de tudo. Esse desafio foi lançado para que pudéssemos desenvolver um programa interativo, enriquecedor, agregador e, acima de tudo, inovador. Projetar algo exclusivo. Algo que o dinheiro não pode comprar.

Abrir a mente, trazer informações e inovações disruptivas através da excelência, considerando que teríamos um público altamente seleto – os maiores produtores de sucos e leite do Brasil - divididos entre pessoas visionárias e técnicas.

Foi necessário nos inovarmos para inovar no desenvolvimento de um evento de tal importância para a Tetra Pak e também para a MC2 Eventos.

O Declínio de qualidade da Fispal e a concorrência em relação a atenção dos clientes no período da feira versus o investimento realizado no estande também foi amplamente discutido, pois uma vez no pavilhão, os clientes da Tetra Pak dividem o tempo disponível dos seus convidados com todos os outros expositores, o que nos fez pensar muito em como manter os clientes o maior tempo possível ao lado da Tetra Pak.

Galeria de imagens
CIW_DESAFIO
CIW_SOLUCAO
     

 

GRUPO EUA
O programa nos EUA foi desenvolvido com um viés mais inovador. Para isso, levamos os convidados visionários para São Francisco, na Califórnia. Nosso objetivo era colocar os participantes em contato com as maiores empresas do Vale do Silício, como Google, Facebook, Tesla entre outras.

O conceito Visual: Uma viagem para abrir a mente! Este foi o espirito do projeto desde a idéia inicial. Então nada melhor do que trazer um conceito visual que mostrasse exatamente esta idéia. A partir disso desenvolvemos o KV
Foto CIW_KV_EUA

Trabalhamos a idéia do cérebro com suas duas metades, uma representando tudo que é racional, a estratégia, o conhecimento técnico das maiores empresas do Vale do Silício. E a outra representando a criatividade, que vem das startups, com seus projetos inovadores e pretensiosos.

Já no Save The Date os convidados tiveram um pequeno insight sobre as atrações que seriam apresentadas no evento.
Foto CIW_SAVE_THE_DATE_EUA

Como convite, o desafio de ser inovador persistia. Sendo assim, criamos um convite que exibia todas as atrações que seriam vistas pelo cliente. A peça, feita pela Artista plástica Leila Nishi, era uma maquete de papel com todas as atrações do evento.
Foto CIW_CONVITE_EUA

No dia 11/06 os convidados partiram de vários aeroportos ao redor do Brasil. A MC2 disponibilizou equipes de atendimento nos aeroportos regionais para os voos de conexão no Brasil e nos EUA, pois muitos clientes não dominam o idioma americano.
O apoio logístico foi disponibilizado em 9 aeroportos nacionais e 5 nos EUA.
Foto CIW_RECEPTIVO_EUA
Foto CIW_RECEPCAO_EUA

Na chegada à San Francisco, todos foram recepcionados por uma equipe de recepcionistas e motoristas brasileiros.
No dia 12/06, recebemos todos no Hilton Union Square, no coração de São Francisco.
Na recepção os convidados receberam um kit de boas vindas.
Foto CIW_KIT_BOAS_VINDAS_EUA

O menu room service também foi personalizado.
Foto CIW_MENU_ROOM_SERVICE_HILTON

Ao entardecer, tivemos a abertura do evento com o VP de MKT das Américas, Eduardo Eisler e também com o Presidente da Tetra Pak Brasil e Paraguai, Marcelo Queiroz, no Hilton’s CityScape, um restaurante no 46º andar do Hilton, com uma vista exuberante da cidade.
Foto CIW_CITYSCAPE_EUA

No dia 13/06, iniciamos as atividades com uma visita ao Facebook. Conhecemos a 5ª empresa mais valiosa do mundo (estimada em US$ 52,6 bi. pela Forbes).
Foto CIW_FACEBOOK

Após a visita ao Facebook, fomos para a Stanford University, (4ª melhor instituição de ensino superior do mundo e o mais belo campus dos EUA) e berço de empresas conhecidas como Google, HP, Nike, Instagram e outras. Em Stanford tivemos as palestras:

• O Futuro da indústria de alimentos e bebidas, com introdução à digitalização do senso olfativo humano, uma das próximas revoluções tecnológicas de que devemos vivenciar num futuro próximo.

• Modelo e tecnologia das empresas de alimentos e bebidas no futuro
Foto CIW_STANFORD

Em seguida, os convidados foram restaurante Pampas, uma churrascaria brasileira.
Foto CIW_PAMPAS_EUA

Após o almoço, fomos visitar a sede do Google, a 2ª empresa mais valiosa do mundo (US$ 82,5 bi), encubada na Stanford University. Fomos recebidos pelo Dir. de Des. Criativo, que nos levou por um tour pelas instalações da companhia, visitação à sala de inovação e também conversou com convidados sobre o que a Google enxerga para o futuro, como será feita a publicidade nos próximos anos e também a relação humanos versus máquinas.
Foto CIW_GOOGLE_EUA

Para fechar o dia, promovemos um jantar no The Chart House, no Pier 39, com uma vista para toda a baía de SF.
Foto CIW_CHART_HOUSE_EUA

Na terça-feira, o grupo ficou reunido no The Vault, uma das incubadoras de startups mais importantes de SF, para uma série de palestras da gigantes do Vale do Silício.
Foto CIW_THE_VAULT_EUA_1

A primeira palestra foi a da 500 Startups, uma das maiores icubadoras de startups do Vale do Silício (incubadoras são empresas que investem grandes valores em empresas recém criadas, os investimentos viariam de 100 mil a milhões de dólares dependendo da da empresa), e conversou sobre como investir nas oportunidades certas. Na sequência, a representante brasileira do Facebook, Suzi Ferreira, fez uma palestra sobre: Redes Sociais nos Negócios: Ativação de produto, criação de promoção. Logo após, recebemos o Ger. de Mkt da Microsoft, que falou sobre as mais recentes inovações e tecnologia e como isso pode melhorar a qualidade de vidas das pessoas. E a última palestra antes do almoço ficou por conta da AirBnB (imobiliária do mundo), que palestrou sobre: Economia compartilhada e novas possibilidades, explicando como a AirBnB se tornou uma gigante em um setor dominado por hotéis e como esse novo conceito de economia compartilhada vem abrindo novas oportunidades em diversos mercados e também como a cultura do Brasil fez a empresa se inovar para atender a demanda de um público tão peculiar.
Foto CIW_THE_VAULT_EUA_2

O almoço foi no Roka Akor, um dos melhores restaurantes especializado em cozinha oriental de SF.
Foto CIW_ROKA_AKOR_EUA

Ao retornarmos para The Vault, tivemos um bate-papo com três representantes da BrandGarage, a maior empresa de Branding do mundo, sobre design, embalagem, layout de sites e tudo que você pode fazer para alavancar a sua marca. Finalizando a tarde de palestras, tivemos o diretor de database da Amazon.com, um brasileiro, explicando como a Amazon desenvolveu seu programa de e-commerce e seu elaborado sistema de delivery e como serão feitas as entregas no futuro.
Foto CIW_THE_VAULT_EUA_3

Após isso, levamos os nossos convidados para um passeio em um Yatch privativo com coquetel pela baía de SF. Passamos por pontos turísticos icônicos, ao redor da prisão de Alcatraz e também por baixo da ponte Golden Gate.
Foto CIW_YATCH_EUA

Fechando o dia, atracamos diretamente no Ondine Restaurante em Sausalito, a área mais nobre de SF, para um jantar privativo com vista para o mar.
Foto CIW_ONDINE_EUA

Na quarta-feira começamos as atividades na Plug’n’Play, a maior incubadora de Startups do Vale do Silício, que foi a segunda casa do Google (após sair de Stanford) e também de outros grandes nomes como Twitter, Paypal, Skype. Fomos recebidos pelo CEO, Saeed Amidi, fizemos um tour pelas instalações do local. Depois fomos para uma sala onde tivemos uma palestra da própria Plug’n’Play sobre: “Sobre o que grandes empresas podem aprender com as Startups”. Na sequência tivemos uma palestra com a diretora de relacionamento da empresa Institute for the Future, especialista de desenvolvimento de produtos, falando sobre: Expectativas do clientes sobre a experiência da comida e as tecnologias emergentes para a indústria de alimentos nos próximos 10 anos. Após isso, tivemos 4 apresentações de 4 Startups de destaque no Vale do Silício:
Foto CIW_PLUGNPLAY_EUA

ReactFul - que estuda como o cliente se comporta no seu website, faz o mapeamento da movimentação e realiza alterações no layout durante a navegação para manter o cliente conectado o maior tempo possível;
Impact Vision - palestrando sobre a utilização de câmeras equipadas com hyper-spectro (espectro de eletromagnetismo). Este scanner consegue informar o nível de bactérias presentes no alimento e assim dizer se o mesmo esta apto para consumo; esta é uma tecnologia que em um futuro próximo estará presente nos smartphones.
BirdEye - expondo as novas plataformas para gerenciar negócios e também como aumentar a experiência positiva do cliente com a sua marca;
FarmX - falando sobre a tecnologia aplicada à plantação, otimização a irrigação através de sensores. A última atividade do dia ficou por conta da Tesla Motors, a maior empresa de veículos totalmente elétricos do mundo, onde expos alguns de seus modelos e explicou como será o futuro do transporte.
Tesla – a montadora de carros elétricos que explodiu nos mercados europeu e americano, dissertou sobre o futuro dos transportes. Além da palestra, também realizamos Test Drives com o modelo mais famoso, o Model S. (veja foto
Foto CIW_PLUGNPLAY_EUA

Como fechamento das atividades em San Francisco tivemos o almoço no Sundance Steakhouse.
Foto CIW_SUNDANCE_EUA

Após a programação em San Francisco, fomos para Denton, uma cidade que fica a 60 km de Dallas, para visitarmos o CIC, Centro de Inovações do Cliente da Tetra Pak.

Os clientes ficaram hospedados na cidade de Fort Worth, muito conhecida por seu estilo cowntry.
Foto CIW_MARRIOTT_EUA

No dia Seguinte, os clientes fizeram um tour pela sede da empresa e após isso tivemos diversos workshops sobre produtos e inovações da própria Tetra Pak, foram abordados temas como: Introdução ao processo de inovação; processamento de alimentos; serviços técnicos; a preocupação da marca com o meio ambiente; o novo portfólio de produtos que a Tetra Pak está para lançar de acordo com as tendências mundiais de consumo; comportamento do cliente; serviços de marketing; e por ultimo, visitamos uma fábrica piloto, onde todos os produtos antes de serem lançados, passam por diversas etapas de testes.
Foto CIW_VISITA_SEDE_EUA

Como última lembrança do evento, os convidados receberam uma caneta feia pelo Artista plástico Tim Malmer. A caneta foi produzida a partir da capsula de munição para escopera calibre .50, e também vinha acompanhada de um pequeno folheto explicativo.
Foto CIW_BRINDE_EUA

Depois de um dia inteiro de palestra, fizemos o fechamento do evento no Restaurante Reata, com um jantar na cobertura do local, com um pronunciamento de Marcelo Queiroz, Presidente Brasil e Paraguai, Eduardo Eisler, VP de Marketing das Américas e Adolfo Orive, Presidente das Américas.
Foto CIW_REATA_EUA

Após o jantar, a atração final foi o Billy Bob’s, o maior Honky Tonk do mundo (um bar para cowboys já que Dallas é a capital country dos EUA), onde os convidados dançaram ao melhor estilo country e confraternizaram.
Foto CIW_BILLY_BOBS_EUA

Na sexta-feira tivemos transfer de volta para o Brasil de todos os convidados.

GRUPO EUROPA
No caso da Europa, destino para os clientes mais técnicos da Tetra Pak, oferecemos uma experiência de aprofundamento no portfólio de serviços e produtos da cia, propomos uma visita à matriz mundial em Lund, Suécia, para conhecer a história da cia. e inteirar-se sobre as soluções inovadoras ainda em desenvolvimento.

O conceito Visual ou KV:
Mostrar o tamanho da marca Tetra Pak e o quanto ela é confiável. Este era o desafio para criação do conceito.
Os anos de experiência e os vários recursos e oportunidades que a Tetra Pak oferece aos seus clientes nos levaram a idéia do KV anexo, com os cubos representando estes anos de experiência e os vários recursos disponíveis aos clientes.
Foto CIW_KV_EUROPA
Foto CIW_SAVE_THE_DATE_EUROPA

O convite, assim como o do grupo dos EUA, exibia todas as atrações que seriam vistas pelo cliente.
Foto CIW_CONVITE_EUROPA

No dia 12 de Junho todos os convidados partiram de vários aeroportos ao redor do Brasil. A MC2 disponibilizou equipes de atendimento nos aeroportos regionais para os voos de conexão no Brasil e na Europa, pois muitos clientes não dominam o idioma Europeu
O apoio logístico foi disponibilizado em 7 aeroportos nacionais e 6 aeroportos da Europa.
Já na chegada à Copenhagen, os convidados foram recepcionados por uma equipe de recepcionistas e motoristas brasileiros.
O programa teve duração de 5 dias, iniciando na segunda-feira, dia 13 de Junho, com a chegada de todos os participantes no Hotel Radisson Blu em Malmo, na Suécia.
Foto CIW_RECEPCAO_EUROPA

Já na recepção os convidados receberam um kit de boas vindas.
Foto CIW_KIT_BOAS_VINDAS_EUROPA

O menu room service também foi traduzido e personalizado.
Foto CIW_MENU_ROOM_SERVICE_RADISSON_BLU_EUROPA

Como cerimônia de abertura realizamos jantar especial na fazenda que pertenceu a Ruben Rausing, fundador da Tetra Pak, e até hoje está em posse da família Rausing. Nesse primeiro momento o objetivo era fascinar os convidados com o antigo para se prepararem para o novo. A cerimônia contou com o Cheff que comanda a cozinha da família real Sueca, além de uma visita pela propriedade com direito ao tiro ao alvo com pratos.
Foto CIW_CERIMONIA_ABERTURA_EUROPA

Já no segundo dia, as atividades se iniciaram na primeira fábrica da Tetra Pak no mundo, a Tetra Pak Rausing Gata, com workshops sobre:
• Tendências mundiais de consumo, produtos e oportunidades de negócios
• Como agregar mais valor e conveniência ao seu produto através de soluções inovadoras em embalagens;
• Walkabout sobre soluções em serviços.
Foto CIW_TETRA_PAK_RAUSING_GATA_EUROPA_1

Após as atividades durante o dia, o grupo de clientes fez um tour pelo centro histórico de Malmö, trazendo, mesmo nos momentos de descontração, a imersão na cultura sueca de excelência e finalizando no Restaurante Skeppsbron2, referência na gastronomia sueca.
Foto CIW_SKEPPSBRON2_EUROPA

No terceiro dia, com a visita à Tetra Pak Bryggaregatan, a planta de focada em processos da Tetra Pak, os convidados tiveram contatos com métodos inovadores de envasamento de alimentos. Além disso, foram ministrados mais workshops, abordando sobre o novo. Os temas dos workshops foram:

• Maior confiabilidade e produtividade com serviços de automação;
• Inovações em tecnologias de processamento que melhoram custos e flexibilidade, trazendo mais segurança alimentar;
• Agregando valor a produtos lácteos.
Foto CIW_BRYGGAREGATAN_EUROPA

Para finalizar o dia, os convidados jantaram no restaurante contemporâneo sueco Mat & Vin, em Malmö, contrastando com o ambiente do jantar do dia anterior, mas uma vez trazendo a beleza do antigo pelo novo e o encantador do novo pelo antigo.
Foto CIW_MAT_VIN_EUROPA

Já no quarto dia, os convidados voltaram a Tetra Pak Rausing Gata para mais workshops sobre:
• Tecnologia de processo em queijos, bebidas e alimentos preparados;
• Tetra Evero® Aseptic (embalagem especial da Tetra Pak);
• Redução do impacto ambiental na produção industrial de alimentos
Esse dia também contou com visita às plantas de envase mais avançadas do mundo, tour pela área de distribuição global de peças e também ao PDC (Centro de Desenvolvimento de Produto).
Foto CIW_TETRA_PAK_RAUSING_GATA_EUROPA_2

No final do dia, os participantes viajaram para Copenhagen na Dinamarca para continuidade do programa. Após o check in no Hotel Tivoli, os convidados tiveram um jantar especial em um dos pontos mais altos da cidade, o restaurante Tivoli View, com sua vista ímpar da cidade.
Foto CIW_TIVOLI_EUROPA

No ultimo dia de evento, os convidados visitaram a fábrica da Christian Hansen, a maior cultura de bactéria para laticínios do mundo, sendo a bactéria o componente essencial para a produção de iogurtes e alguns tipos de queijo. Foram feitos tours às instalações, aos laboratórios e aos centros de desenvolvimento e inovações.
Foto CIW_CHRISTIAN_HANSEN_EUROPA

Como última lembrança do evento, os convidados foram presenteados com um cristal sueco com o desenho de barco Viking, que simboliza a Cultura local.
Foto CIW_BRINDE_EUROPA

Por conta do perfil dos clientes do grupo Europa (80% engenheiros de bebidas), o fechamento do evento foi realizado na fábrica de uma das cervejas mais famosas do mundo, a Carlsberg. Original da Dinamarca, a Carlsberg abriu suas portas para nossos convidados em um evento totalmente privativo. Fizemos um tour para entender todo o processo de fabricação das cervejas, visitamos o museu da cerveja e ainda degustamos os mais raros tipos de cerveja produzida pela marca. Para fechar com chave de ouro o evento, tivemos um jantar dentro da própria cervejaria.
Foto CIW_CALSBERG_EUROPA

Galeria de imagens
CIW_KV_EUA
CIW_SAVE_THE_DATE_EUA
CIW_CONVITE_EUA
CIW_RECEPTIVO_EUA
CIW_KIT_BOAS_VINDAS_EUA
CIW_MENU_ROOM_SERVICE_HILTON
CIW_RECEPCAO_EUA
CIW_CITYSCAPE_EUA
CIW_FACEBOOK
CIW_FACEBOOK
CIW_STANFORD
CIW_PAMPAS_EUA
CIW_GOOGLE_EUA
CIW_CHART_HOUSE_EUA
CIW_THE_VAULT_EUA_1
CIW_THE_VAULT_EUA_2
CIW_ROKA_AKOR_EUA
CIW_THE_VAULT_EUA_3
CIW_YATCH_EUA
CIW_ONDINE_EUA
CIW_PLUGNPLAY_EUA
CIW_SUNDANCE_EUA
CIW_MARRIOTT_EUA
CIW_VISITA_SEDE_EUA
CIW_BRINDE_EUA
CIW_REATA_EUA
CIW_BILLY_BOBS_EUA
CIW_KV_EUROPA
CIW_SAVE_THE_DATE_EUROPA
CIW_CONVITE_EUROPA
CIW_RECEPCAO_EUROPA
CIW_KIT_BOAS_VINDAS_EUROPA
CIW_MENU_ROOM_SERVICE_RADISSON_BLU_EUROPA
CIW_CERIMONIA_ABERTURA_EUROPA
CIW_TETRA_PAK_RAUSING_GATA_EUROPA_1
CIW_SKEPPSBRON2_EUROPA
CIW_BRYGGAREGATAN_EUROPA
CIW_MAT_VIN_EUROPA
CIW_TETRA_PAK_RAUSING_GATA_EUROPA_2
CIW_TIVOLI_EUROPA
CIW_CHRISTIAN_HANSEN_EUROPA
CIW_BRINDE_EUROPA
CIW_CALSBERG_EUROPA
   

 

O RESULTADO PARA A TETRA PAK

A dúvida de quebrar um paradigma de mais de 20 anos sempre existiu, mas ouvir os depoimentos dos clientes no encerramento, nos deu a certeza que fizemos um trabalho inesquecível para eles. Comentou-se sobre a oportunidade de visitar e poder conversar com representantes das maiores empresas do mundo, entender sobre o funcionamento delas; compreender como surge uma Startup, quais são as dificuldades e como elas se tornam empresas bilionárias em períodos tão curtos; o link de como o modelo de negócios de empresas tão distintas podem ser aplicadas às empresas tão tradicionais como as dos nossos convidados. Além disso, nossos participantes falaram sobre estar entre concorrentes e entender que seu concorrente não é seu inimigo, mas sim seu parceiro de negócios.

O sucesso foi tamanho, que a Tetra Pak realizará mais 4 edições desse mesmo programa, sendo as 2 primeiras já esse ano para os altos executivos da cia e as outras 2 edições para o ano que vem, com os clientes da América do Sul e América Central.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube