Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: RIO SEM LIMITES - NIKE: ESPAÇO INTERATIVO - OLIMPIADAS RIO 2016
Candidato: Ledcom
Cliente: Nike do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Nike - Rio sem Limites - Olimpiadas 2016

O maior evento esportivo do mundo desperta também a competitividade entre marcas. Aparecer de forma autêntica, marcar o público com experiências memoráveis e ganhar repercussão na mídia é o que todas elas buscam, em especial as marcas do segmento esportivo. Mas como marcar presença em um evento deste porte sem ser um dos patrocinadores oficiais? Como atrair a atenção do público para um espaço fora da Cidade Olímpica?

A Nike obteve a resposta para estas perguntas em um projeto do renomado artista e designer brasileiro Muti Randolph, idealizado especialmente para as Olimpíadas do Rio e executado pela Ledcom.

Alinhado ao conceito “Você sem Limites”, tema central da mais recente campanha da Nike e que busca inspirar e motivar as pessoas a serem mais ativas e superarem seus limites, a marca estadunidense inaugurou no dia 5 de agosto o “Rio Sem Limites”, um espaço interativo localizado na Praça XV, no centro do Rio, aberto ao público entre os meses de agosto e setembro durante todo o período dos Jogos.

Galeria de imagens
Comprovação da Infraestrutura criada especialmente para o Evento
Inicio da Montagem das estruturas
Montagem estrutural
estrutural
Inicio das montagens das torres
Montagem dos Leds nas torres
Led nas torres
Cabeamento de AC e Sinal entre as torres
Testes de automação das torres
Ultimos ajustes
inicio da programação e gerenciamento dos conteudos
configuração
Configuração das Placas de Led e Gerenciamento de Sinais
finalização
Resultado Final
Resultado Final
Entrega do Evento
Resultado
Resultado
Um Sonho = Cubo Nike = Rio sem Limites
         

 

Vídeo


Com o intuito de inspirar e motivar cada um a ser mais ativo e quebrar seus limites no esporte, para o maior evento esportivo do mundo, a marca NIKE agenciada pela Banco de Eventos (uma das maiores agencias de Eventos do Brasil) inaugurou no dia 5 de agosto o “Rio Sem Limites”, espaço interativo, localizado na Praça XV, centro do Rio, que permaneceu aberto ao público durante o período dos Jogos.

Como o objetivo era divulgar de perto as maiores inovações de tecnologia e design dos calçados usados pelos melhores atletas do mundo a idealização do projeto não poderia ser diferente, contaram com o artista e designer brasileiro Muti Randolph, um dos pioneiros em computação artística no país, e em conjunto com a Ledcom idealizaram um cubo de 100m2, formado por múltiplas telas de Led móveis, trazendo projeções gráficas e coloridas que celebrarão grandes momentos durante a competição.

Esse cubo deveria ser composto por varias torres de painéis de Led que com auxilio na robótica poderia girar em todos os sentidos proporcionando visão de 360º.

Para nós da Ledcom foi um grande desafio devido o curto prazo para a elaboração, desenvolvimento, fabricação e montagem tanto da parte estrutural quanto o desenvolvimento do acionamento (movimentação da peça) e a customização das placas de Led, totalizando uma média de 300 horas de trabalho para desenvolvimento e fabricação, envolvendo 65 pessoas de diversas áreas: Diretoria, Engenheiros, Projetistas, Técnicos Eletromecânicos, Técnicos e Engenheiros Elétricos, Caldeireiros, Soldadores, Ferramenteiros, Torneiros etc.

O projeto foi concebido com uma estrutura metálica de aço e alumínio pesando aproximadamente 50 ton. e todos os seus componentes de transmissão mecânica e elétrica foram projetados e fabricados exclusivamente para atender uma combinação de rotação e velocidade dos movimentos de todo esse conjunto..

O outro grande desafio foi a montagem de toda a estrutura no local do evento com um tempo bem reduzido, onde aplicamos 150 horas de trabalho, a entrega foi impecável, rica em acabamentos e detalhes .

Estudos para a capacidade de suportação das bases, força devido a vento foram outro grande desafio para as equipes de engenharia, pois toda a estrutura deveria ser capaz de sustentar 14mil kg entre, estrutura, suporte e led.

Galeria de imagens
Estrutura do Cubo
Estrutura
Estrutura
projeto
Projeto das 84 torres com paineis de led
Projeto dos motores para automação das 84 torres
motores e automação
projeto de transmissão de energia entre as colunas
projeto de transmissão de sinal entre as torres
 

 

Para atender esse projeto, foram muitos os investimentos financeiros realizados pela Ledcom com a aquisição de maquinários e equipamentos eletrônicos de ultima geração que poderão ser utilizados em vários outros projetos futuros, tal investimento permitiu ainda a qualificação técnica de seus funcionários, além de criar novas vagas de empregos.

Aceitar o desafio com pouco prazo para a execução e entrega-lo com todas as exigências do cliente atendidas fez com que a parceria entre as empresas envolvidas se tornasse mais solida e fiel.

Os objetivos dos envolvidos em surpreender e engajar amantes de esporte nos Jogos Olímpicos do Rio, resultou em milhares de pessoas impactadas, tornando o espaço um dos pontos mais visitados durante o período e garantindo a Nike o premio de 2ª melhor ativação de marca na olimpíada Rio 2016 pela revista Promoview.


O projeto teve veiculação nos maiores meio de comunicação nacional e internacional, garantindo à Ledcom o reconhecimento no mercado Nacional de eventos, resultando em um aumento significativo de procura por projetos especiais e inovações tecnológicas para vários segmentos do mercado de eventos.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube