Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: 6° RIOCONTENTMARKET BATE RECORDE DE PÚBLICO E TORNA-SE O MAIOR EVENTO DO SETOR AUDIOVISUAL DA AMERIC
Candidato: GL events Brasil
Cliente: Bravi
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEVITATUR
Categoria: Congresso Internacional
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Cerimônia de abertura

O 6° RioContentMarket, o mais importante evento do setor na América Latina, bateu o recorde de público das edições anteriores com mais de 100 apresentações e discussões de temas atuais como a representatividade de gênero e as novas redes de distribuição. Sobretudo, consolidou-se como a melhor oportunidade para fazer negócios em um ano de crise internacional.
Ampliando o sucesso das edições passadas, o RioContentMarket 2016 foi realizado pela Brasil Audiovisual Independente (Bravi), teve curadoria de Esmeralda Produções e foi organizado pela Fagga | GL events Exhibitions.

6ª RioContentMarket - Here we do business
Local: Hotel Windsor Barra - RJ
Data: 9 e 11 de março 2016
Periodicidade: Anual
Abrangência: nacional e internacional
Site: www.riocontentmarket.com.br

Sobre a Fagga GL events Exhibitions
Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia.

Sobre a GL events

Um dos maiores conglomerados empresariais do setor de eventos do mundo, a GL events chegou ao Brasil em 2006 e desde então vem expandindo seus negócios. Atualmente o grupo administra um portfólio de 12 empresas.

De origem francesa e com sede em Lyon, a GL events está presente nos cinco continentes (19 países), administra 40 espaços para eventos e realiza mais de 4 mil eventos por ano. No total, são 4,1 mil funcionários, dos quais 35% fora da França. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Galeria de imagens
Palestras
       

 

Vídeo


Em sua sexta edição, o RioContentMarket se consolidou no calendário internacional do audiovisual como o evento mais importante da América Latina. A programação de qualidade e o ambiente propício para difusão de conhecimento e criação de novos negócios atraiu players de 36 países e recorde de participantes. Em um ano de crise nos mercados internacionais, estes são números a se comemorar.
Programação
Entre os destaques da programação estrelada desta edição esteve o keynote de abertura, Steve Golin. O americano é o produtor de séries como "Mr. Robot" – vencedora do Globo de Ouro de melhor série de drama, em 2016 – e "The Knick", além dos filmes "O Regresso" e "Spotlight", indicados ao Oscar este ano. Outro profissional da indústria presente foi Howard Gordon, produtor de "Homeland", responsável pela adaptação de "Prisioneiro de Guerra", série israelense que deu origem à produção americana. A roteirista Melissa Rosemberg, criadora da série "Jessica Jones", do Netflix e Rhys Ernst - Coprodutor e consultor da série “Transparent” também compareceram.
Em 2016 representantes dos principais serviços de streaming, como Amazon, Netflix e Hulu explicaram para o público como encomendam conteúdo para suas plataformas. Além disso, executivos de canais como NHK (Japão), Al Arabiya (Emirados Árabes Unidos), Arte (França e Alemanha), TV2 (Dinamarca) e Tooniverse (Coreia do Sul) falaram sobre suas programações. Players que atuam no Brasil mostraram cases de sucesso de produções de branded content.

Rodadas de negócios
Ao mesmo tempo em que as apresentações aconteciam nos auditórios, intensas negociações aconteciam nos espaços destinados no evento, sempre analisando os negócios igualmente pelo ponto de vista de quem compra, encomenda e distribui.
Os produtores independentes tiveram a oportunidade de inscreverem projetos como séries, programas de TV, documentários, reality shows e outros produtos para participação nas Rodadas de Negócios - encontros exclusivos com players do mercado brasileiro e internacional. Nesses encontros, produtores tiveram reuniões de 20 minutos para apresentar seus projetos.

Galeria de imagens
Business
       

 

A Fagga GL events Exhibitions escolheu novamente o Windsor Barra Hotel para sediar a sexta edição do RioContentMarket. Além de já ter atendido de forma exemplar às edições anteriores do evento, ele possui a maior e mais bem equipada área de eventos da hotelaria carioca, com 60 modernos salões em mais de 9.000 m² de área e acesso independente do hotel, com estacionamento exclusivo e restaurante com capacidade para até 550 pessoas.
As sete salas do RioContentMarket funcionaram concomitantemente, nas quais mais de 100 palestrantes e players foram distribuídos de forma estratégica para que o participante possa assistir aos painéis e realizar suas reuniões segmentadas por gêneros: Doc/factual, Ficção e Kids. Os temas que guiaram as salas foram: Autoria e Negócios (Sala 1); Negócios Audiovisuais (Sala 2); Modelos de Negócios (Sala 3); Entrevistas com Canais (Sala 4); Encontros e Negócios (Sala 5A); Mercado Internacional (Sala 5B); Marcas, Canais e Pitchings (Sala 6); e Rodadas de Negócios (Sala 7).
Na edição de 2016, tivemos 574 pessoas, entre palestrantes, players, keynotes e convidados. Destas, parte teve logística completa pelo evento (passagem, hospedagem e transporte), e outra parte tinha a passagem ou hospedagem e traslados. Para facilitar a mobilidade dos participantes na cidade, foram disponibilizados traslados para os trechos Aeroporto X Hotel Windsor Barra/Oceânico X Aeroporto entre os dias 8 e 12 de março.

Ações promocionais
Confirmando a importância do RioContentMarket no mercado nacional e internacional, diversas empresas escolheram o evento para suas ações promocionais.
- Happy Hour; distribuição de picolés Itália, maçãs, água de coco e sorvete no copinho; distribuição de blocos e canetas; distribuição de café; lançamento do livro "Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais"; ação de fotos com personagem vivo "Bob Esponja" mais brinde (copo); ação de cabine de fotos; lançamento de revista.

Galeria de imagens
Save the date
       

 

A Fagga GL events Exhibitions comemora o resultado surpreendente desta sexta edição: o evento teve um aumento de 6% em seu público em relação a 2015, fazendo com que o evento chegasse aos 3,7 mil participantes em 2016. Além disso, a participação de players e palestrantes aumentou em 38%.
Resultados de público
• Mais de 3.700 visitantes (aumento de 6% em relação à edição anterior);
• Nas rodadas de negócios, em que produtores puderam apresentar seus projetos para players nacionais e estrangeiros, foram realizadas 1.180 reuniões, que resultarão em produções exibidas em todo o mundo, sem contar as milhares de reuniões que aconteceram nos stands, áreas de delegações, salas privativas e lounges. O aumento foi de 4% em relação a 2015;
• 36 países visitantes.

Parcerias fundamentais
O evento teve entre os seus mais importantes parceiros a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Riofilme, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além do Sistema Firjan, da Spcine e da TV Brasil.
Entre os expositores premium, estiveram a TV Globo, SBT, Record, YouTube, Universal Channel e Grupo In Press, além de mais de 50 outros expositores do mercado audiovisual e inúmeros parceiros de mídia. Esta edição reuniu 197 players e 325 palestrantes (aumento de 38% em relação a 2015), 61 expositores, 165 jornalistas na cobertura e 125 estudantes de comunicação (aumento de 25%).
Sucesso de mídia
O evento já conquistou seu lugar e é percebido pelas mídias de interesse como sendo de grande importância para o setor audiovisual, tanto no Brasil como no exterior. O destaque fica para a revista Variety, que este ano cobriu todos os dias do evento.
• 417 matérias – 332 nacionais e 82 matérias internacionais, totalizando R$ 11.047.303,86
• 132 textos e notas produzidos
• 60 posts para redes sociais
• 30 edições do RCM NEWS

Crescimento do site www.riocontentmarket.com
• Audiência: + 39%
• Visitantes Únicos: + 59%
• Visitantes Novos: + 48%
• Visitantes Recorrentes: + 30%
• Page Views: + 20%

Depoimentos
"É uma grande oportunidade para as pessoas fazerem contato, se reunirem e discutirem como o negócio está mudando" - Steve Golin - Fundador – Anonymous Content
"O RioContentMarket é um dos principais eventos do setor audiovisual no pais e na América Latina. Ele permite que aqui se construa pontes, laços entre televisões, produtores e produtores independentes, aqui se aprende" Manoel Rangel - Diretor Presidente CEO – Ancine

Galeria de imagens
Steve Golin
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube