Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: BRASIL GAME CUP 2015
Candidato: Brasil Game Show
Cliente: Brasil Game Show
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Brasil Game Cup 2015

A Brasil Game Cup (BGC) é uma competição nacional de esportes eletrônicos (e-Sports) que visa fortalecer ainda mais o cenário de games e e-Sports no país. O campeonato aconteceu dentro da Brasil Game Show (BGS), maior feira do setor na América Latina e, em 2015, realizou sua segunda edição.

O mercado de esportes eletrônicos, comumente chamado e-Sports, tem crescido substancialmente e a BGC foi uma forma de consolidar este mercado em ascensão.

A BGC conta com um grande torneio de Dota 2, realizado em um palco gigante em frente a uma plateia para 4.000 pessoas e premiação total de R$ 60.000. As partidas contam com narradores e comentaristas profissionais, o que torna a competição ainda mais emocionante.

Em 2015, a disputa entre oito equipes – 5 brasileiras, 2 peruanas e uma argentina – sagrou bicampeã a paiN Gaming, que venceu a final por 3 a 0 e garantiu um prêmio de R$ 40.000 e teve seu nome gravado no Troféu Ralph Baer, homenagem ao criador do primeiro videogame da história. A equipe T.Show foi a segunda colocada e levou para casa R$ 15.000. A Keyd Stars ficou com o terceiro lugar e o prêmio de R$ 5.000.

Ficha Técnica:
Título: Brasil Game Cup 2015
Tema: Evento Esportivo
Número de participantes: Presentes no evento 300.138 visitantes Online: Mais de 800 mil Views
Local: Expo Center Norte - São Paulo
Data: De 9 a 12 de outubro de 2015
Periodicidade: Anual
Abrangência: Internacional
Conceito do Evento: Grande torneio de esportes eletrônicos que visa fortalecer o cenário de games e e-Sports no país.

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Conteúdo

A Brasil Game Cup (BGC) realizou em 2015 sua segunda edição, que aconteceu dentro da Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina. O campeonato consistiu em uma grande competição de e-Sports (esportes eletrônicos), com o game Dota 2 – um Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), ou seja, jogo multijogador competitivo, de ação e estratégia, jogado profissionalmente e casualmente por milhões de fãs apaixonados ao redor do mundo.

Mais de 300 mil pessoas passaram pela BGS e tiveram a oportunidade de conferir de perto as disputas, que aconteceram em um enorme palco com uma plateia para 4.000 pessoas, premiação total de R$ 60.000 e contaram com narradores e comentaristas profissionais. O campeonato foi conduzido por Luciano Amaral, apresentador de programas de videogame e uma referencia no cenário.

Um enorme telão transmitia as partidas e os visitantes podiam acompanhar de perto cada detalhe. Mas quem não teve a oportunidade de participar presencialmente também pôde conferir todos os detalhes, já que o campeonato foi transmitido nos canais oficiais da BGC no YouTube, Twitch e Azubu em 4 idiomas: português, inglês, espanhol e russo.

Foram convidadas para o torneio algumas das principais equipes do cenário: 5 brasileiras, 2 peruanas e uma argentina – paiN Gaming (Brasil), INTZ (Brasil), T Show (Brasil), Dexterity (Brasil), KeyD Stars (Brasil), Not Today (Peru), Artyk Gaming (Peru), Isurus (Argentina).
sagrou bicampeã a paiN Gaming, que venceu a final por 3 a 0 e garantiu um prêmio de R$ 40.000, além de ter seu nome gravado no Troféu Ralph Baer, homenagem ao criador do primeiro videogame da história. A equipe T.Show foi a segunda colocada e levou para casa R$ 15.000. A Keyd Stars ficou com o terceiro lugar e ganhou o prêmio de R$ 5.000.

A Brasil Game Cup chegou em 2015 ainda maior do que na sua edição de estreia, em 2014. O campeonato nasceu devido à forte demanda de eventos focados em eSports.

Para seguir esse aumento de representatividade e mercado em expansão, a Brasil Game Cup tem como objetivo principal fomentar o cenário de esportes eletrônicos, que por sua vez, aumenta a quantidade de equipes profissionais, gerando novas vagas de trabalho e visibilidade para todos as pessoas que trabalham direta e indiretamente com eSports.

Foram 8 equipes do Brasil e do exterior que disputaram o prêmio no valor R$ 60.000. Teve transmissão ao vivo do campeonato do game Dota 2 em 4 idiomas diferentes, para diversos países, através das principais plataformas de streaming de vídeo do mundo focados em games.

Essa iniciativa consolidou a Brasil Game Cup (BGC) como um dos principais campeonatos nacionais de esportes eletrônicos e demonstrou a força do cenário brasileiro no âmbito internacional.

Diversas marcas se envolveram na iniciativa e muitos visitantes do evento, que buscavam outras coisas na feira, tiveram uma relação mais próxima com o mundo dos e-Sports por causa da BGC, o que ajuda ainda mais a disseminar o cenário e incentivar novos times e jogadores.

A Brasil Game Cup (BGC) 2015 apresentou números surpreendentes e muito satisfatórios. Além dos mais de 300 mil visitantes que passaram pelo evento Brasil Game Show (BGS), maior feira de games da América Latina, onde foi realizado o campeonato, 280 mil visitantes únicos assistiram à competição pela internet nos canais oficiais da BGC no YouTube, Twitch e Azubu em 4 idiomas (português, inglês, espanhol e russo). O fato de ser transmitido em outras línguas e outros países permite que o conteúdo seja compartilhado com um número muito maior de pessoas, multiplicando ainda mais seu alcance.

Os vídeos das partidas foram assistidos na internet mais de 847 mil vezes – um crescimento de 19% com relação ao ano anterior, quando este número foi de 711 mil –, contabilizando quase 200 mil horas assistidas.

Desta forma, o campeonato torna-se ainda mais forte no cenário e as marcas envolvidas ganham mais visibilidade. Esta é também uma iniciativa de extrema importância para o mercado nacional, que se fortalece e se torna conhecido diante dos outros países, além de mostrar nossa competência para a realização de grandes campeonatos. Além disso, a competição torna-se uma grande vitrine para os times, jogadores e profissionais envolvidos.

 

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