Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VOLVO - FENATRAN
Candidato: Vintage.Ag
Cliente: Volvo
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Comunicação Visual - Case

A Miksom foi fundada em 1971, pelos sócios – diretores José Francisco e Carlos Augusto Ortali e é uma das quatro maiores agências de eventos do país e atua em cinco pilares estratégicos: marketing de relacionamento, promo, feiras, eventos e audiovisual e colecionou ao longo destas quatro décadas inúmeros prêmios, lançamentos e acontecimentos que ajudam a contar a história das principais marcas do Brasil.

Hoje a Vintage.ag, assumiu figurativamente o lugar da Miksom no grupo. É a agência de Live Marketing do grupo Miksom and Partners, e tem à frente a nova geração: Michelle Ortali na Diretoria Executiva e Danny Ortali na Diretoria de Novos Negócios.

A Vintage.ag, agência de Live Marketing do grupo Miksom and Partners, foi responsável pela operação e pelas ativações do estande da Volvo Caminhões durante a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, realizado entre os últimos dias 9 e 13 no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Com 4 mil metros quadrados de área, este foi o maior estande já construído numa feira indoor. Segundo Michelle Ortali, diretora executiva da Vintage.ag, trabalho demandou 7 meses para criação, planejamento e produção, desenvolvidos por uma equipe de mais de 100 pessoas, entre funcionários da agência e profissionais terceirizados.

A montadora investiu, este ano, em conectividade para apresentar suas linhas de caminhões, como a F, cujos veículos levam o setor para a era digital.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
TÍTULO: FENATRAN 2015
TRABALHO: Operação e Ativação do Estande da Volvo na Fenatran 2015
LOCAL: Pavilhão de Exposições no Anhembi - São Paulo - SP
DATA: Novembro de 2015
PERIOCIDADE: Bi-Anual

Vídeo


De acordo com a Volvo “Foram quase dois anos de preparação para esta Fenatran, desde o término da edição anterior. Montamos uma estrutura com especial em nosso espaço para atender os visitantes da feira porque esta é sim uma feira de negócios”, afirma Daniel Mello, diretor de marketing.
Esse foi um dos desafios enfrentados pela Vintage.ag para corresponder as expectativas do cliente, além disso a mensagem de conectividade estave presente em todas as ativações propostas.

Durante a feira os visitantes puderam usar uma cabine de treinamento que simulava e se movimentava durante as situações reais de uma condução em rodovias em ambientes off road, como curvas, ondulações, travessias de pista e frenagens.

Outro destaque foi a cabine que simulava tombamento em caso de acidente e que reproduzia todas as condições de segurança oferecidas pelos caminhões Volvo em casos de capotamento.

Enquanto na área externa do estande estavam os novos caminhões e todos os instrumentos de interatividade com o público, como totens que faziam a conexão com quatro canais da Volvo – Ofertas, Pós-Venda, Seminovos e Banco Volvo - a Vintage.ag também operacionalizou um lounge com diversas salas de reuniões privativas para receber os visitantes interessados em obter mais informações ou já fazer negócios durante a feira.

E durante todos os dias da feira, o Bar Volvo Conect, que funcionava a partir de 17 horas foi um grande ponto de encontro, onde os profissionais que aguardavam a hora de suas reuniões assistiram um show de ilusionismo da MC Juliana Camargo, que usou um painel de led de alta definição e laser, para contextualizar todas as novidades apresentada pela Volvo de uma forma lúdica e divertida.

Galeria de imagens
Comunicação Visual - Case
VOAR
         

 

Entre as novidades e inovações apresentadas durante a Fenatran estão os seguintes destaques:

Uma tela de LED externa na medida de 25 x 6m com definição de 0,3mm. Para explorar essa tela foi criado um conteúdo específico onde sua resolução era superior ao 4k.

Outros destaques foram:

- Dynafleet: a Volvo lançou na Fenatran a solução Dynafleet que se refere a gestão de frotas, para isso a Vintage.ag reproduziu de forma inédita no Brasil um mockup em tamnho gigante de um Iphone onde sua película tocuh foi importada de Portugal para que a sensibilidade do toque reproduzisse fielmente o toque do smartphone.

- VOAR: recurso que com o acionamento de um botão no painel do caminhão conecta o veículo a um dos técnicos da central de atendimento, que consegue monitorar os parâmetros do veículo. Para essa tecnologia a Vintage.ag montou uma central de atendimento que funcionou 24h por dia durante os dias da feira

- FH Dourado
Um caminhão FH na cor dourada chamou a atenção de quem visitou o estande da Volvo na Fenatran. O pesado representava o Plano Ouro do Programa de Manutenção, a solução completa para garantir o máximo do bruto: o plano inclui manutenção preventiva, reparos no trem de força, sistemas de freios, suspensão e cabine, com mão de obra e peças genuínas Volvo.

Segurança
Instalamos um simulador de capotamento para os visitantes testarem o funcionamento do cinto três pontos. O item de segurança, criado pela Volvo em 1959, mantém as ocupantes firmes junto ao banco. O foco da simulação é alertar motoristas e passageiros para a importância de usar o cinto de segurança, tanto nos bancos dianteiros como nos traseiros, em qualquer tipo de veículo.

Teste de Colisão
Quem visitou o nosso estande pode assistir a um vídeo, que foi disparado em 4 diferentes momentos, que mostravam os caminhões da Volvo em diferentes situações de colisão.
Nele, era mostrado os testes de a resistência da cabine até o quanto um caminhão é capaz de suportar caso ocorra algum tipo de acidente. Tudo isso porque o mais importante para a Volvo é saber que você está sempre seguro. Venha para a Fenatran! Seguramente, você não vai esquecer essa experiência.

Na parte interna do estande localizava-se o Bar Connect Volvo e dentre suas inovações estavam:

- agendamento das salas de reunião: um sistema de gerenciamento de tempo e local foi criado para que os convidados e a equipe de vendas não ficasse muito tempo esperando para fechar negócios
- uma performance artística com ilusionismo e lasers manuais foram utilizadas para representar de forma lúdica toda a conectividade da linha de produtos volvo que era apresentada numa tela de LED 5 x 3m com definição de 0,03mm.
- A alusão ao programa de manutenção da Volvo foi feita através de uma estação de reflexologia e engraxate para que os convidados saíssem revigoradas e renovados do estande da Volvo

Galeria de imagens

 

Segundo Bernardo Fedalto, presidente da Volvo, para participar da feira, a empresa investiu o mesmo valor que aplicou no evento nas duas últimas edições, embora não possa revelar o valor dedicado.

Historicamente a Fenatran representa até 40% das vendas da marca durante um ano, mas o executivo prefere não arriscar se manterá este patamar na edição de 2015: “Vamos esperar terminar para fazer o balanço”.

Ao término da Fenatran 2015, a Volvo divulgou para sua equipe de vendas o balanço dos 5 dias de feira. E o resultado não poderia ser mais empolgante. De 09 a 13 de novembro foram realizados mais de 6.000 pedidos de compra de algum modelo de caminhão.

A meta da área de seguros foi superada em mais de 73% e os valores alcançados pelo Banco Volvo em cartas de crédito, financiamentos pelo FINAME, consórcios e serviços atingiram a meta estipulada no planejamento apresentado no final de 2014.

Além disso foi realizada uma cobertura realtime num hotsite específico que conseguiu como resultado, mais de 2 milhões de page views. Um excelente resultado para a exposição da marca.

 

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