Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: GM - LANÇAMENTO NOVO COBALT
Candidato: Vintage.Ag
Cliente: GM do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Lançamento Chevrolet Novo Cobalt

A Vintage.ag, agência de Live Marketing do Grupo Miksom and Partners, encerrou o intenso ano de 2015 com um evento emblemático para a GMB. A montadora lançou para a imprensa o novo Chevrolet Cobalt, que inaugura no país a nova identidade visual mundial da marca.
Sempre procurando soluções criativas e inovadoras, a Vintage.ag criou cada detalhe do evento a partir do conceito “Você pode ter tudo”, que traduz o posicionamento do novo Cobalt de atender o consumidor e as necessidades de sua família.
Para sediar o lançamento foi escolhido um local inusitado, no centro do Rio de Janeiro, o Espaço Franklin, que com sua arquitetura histórica e 2.300 metros quadrados de área, permitiu à Vintage.ag criar um reveal de grande impacto.
“Numa alusão ao novo patamar de mercado que o Cobalt vem conquistar, desenvolvemos um mecanismo especial que conduziu o carro três andares acima, ao vivo, a partir da performance de uma artista aérea e do apoio de cenografia, toda em painéis de Led”, conta Michelle Ortali, diretora executiva da Vintage.ag. O ambiente contou ainda com um ensaio fotográfico do novo Cobalt, realizado pelo renomado fotógrafo de moda e lifestyle, Daniel Klajmic, um jantar assinado pelo chef do Lasai, Rafa Castelo Branco, e um pocket show com Mariana Aydar e Simoninha.
No dia seguinte, os jornalistas testaram o veículo em percurso desenhado exclusivamente para o lançamento, com pit stop no Mirante do Soberbo, seguido de uma requintada experiência gastronômica no restaurante Aprazível.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
TÍTULO: Lançamento Novo Chevrolet Cobalt
CONCEITO: Você pode tudo
LOCAL: Espaço Franklin - Rio de Janeiro - RJ
DATA: Dezembro de 2015

Galeria de imagens
Comunicação Visual
       

 

Vídeo


CONTEXTO GERAL:
Lançado no Brasil em novembro de 2011, o Cobalt passou por sua primeira remodelação. Foi o modelo escolhido pela Chevrolet para inaugurar a nova linguagem global de design da marca no país.

A Chevrolet elevou o Cobalt a um patamar superior de sofisticação no mercado brasileiro. O sedã mais espaçoso do segmento passou a agregar sofisticação e tecnologia inéditas com a chegada da linha 2016.

Desenvolvido no Centro de Design da GM do Brasil, o Cobalt 2016 caracteriza-se ainda pelas linhas mais expressivas e dinâmicas e esse foi o primeiro grande salto.

O Cobalt 2016 também evoluiu por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais nobres, e também, ficou mais equipado.

O Cobalt 2016 foi o segundo grande lançamento da General Motors do Brasil após o anuncio da ampliação de seu plano de investimentos para R$ 13 bilhões no período de 2014 a 2019 no país – o primeiro foi o OnStar.

CENÁRIO:
A apresentação do Cobalt 2016 gerou uma grande expectativa por parte da imprensa nacional que já especulava algumas das mudanças que seriam apresentadas.

Com tantas novidades o evento de lançamento foi um grande desafio para que o publico enxergasse no Cobalt 2016 esse novo patamar ao qual ele foi posicionado.

PÚBLICO ENVOLVIDO:
120 jornalistas especializados em mídia automotiva.

DESAFIO:
Mostrar aos jornalistas que a categoria de sedans médios foi elevada a um novo grau de exigência por parte dos consumidores. Onde: tecnologia, acabamentos diferenciados e design fazem parte da decisão de compra por parte do target.

Para envolver os jornalistas foi desenvolvido um planejamento que buscou explorer todas as escolhas que o consumidor pode ter, mostrar que mesmo um local/objeto conhecido pode ser visto de uma forma diferente e agregar valor percebido para que todos pudessem visualizer de uma forma concreta a elevação desse patamar.

RACIONAL CRIATIVO
Contexto criado para os jornalistas entenderem a mensagem passada durante o evento.

CHOICES MAKE LIFE SPECIAL
Você persegue sonhos e paixões. O sonhado “amanhã melhor” já é hoje. E você celebra esse momento através das escolhas que faz. Escolhas que vão além do comum. E você não faz isso para exibir seu status, mas sim porque sabe que essas escolhas fazem a vida especial.

O target do Cobat não é o exatamente o mesmo do Antigo Cobalt: ele tem um poder de compra maior e está mais aberto ao “curtir a vida”.

O target do Cobalt MCM quer funcionalidade, conforto, design. E ele pode escolher ter isso tudo.

Precisavamos que o público desenvolvesse um NOVO OLHAR sobre o Chevrolet Cobalt 2016.

E esse novo olhar foi pautado por DESIGN, CONFORTO E CONTEÚDO

O evento levou à risca o conceito criado: buscou fazer, dentro do universo ideal, as melhores e mais adequadas escolhas: locais, atração e, claro, o reveal, transpareceu aos convidados a completude da transformação pela qual passou o Chevrolet Cobalt, sob uma ótica de renovação, frescor e elevação de status.

UM NOVO OLHAR SOBRE O RIO DE JANEIRO
A escolha pela região central do Rio de Janeiro levou em consideração uma série de fatores, inclusive a que essa mesma região vem passando por um intenso processo de transformação. A parte antiga da cidade, que já possuía um charme colonial, vem recebendo mais infraestrutura e novas obras arquitetônicas recheadas de modernidade.

Além disso outras vantagens em escolher a região central tiveram um itens importantes na decisão:
» proximidade com os aeroportos;
» facilidade para saída do test drive;
» possibilidade de utilizar lugares novos e surpreendentes;
» fit com o conceito do evento.

O Rio, que já era maravilhoso, estava ficando muito melhor. Uma prova disso foram as locações escolhidas para a realização do lançamento do novo Chevrolet Cobalt.

HOSPEDAGEM DOS CONVIDADOS:
HOTEL VILA GALÉ RIO DE JANEIRO

LOCAL DO EVENTO:
ESPAÇO FRANKLIN
Com fachada de estilo art nouveau construída em 1911 , que contrasta com seu interior moderno e elegante, o prédio nos oferece 4 pavimentos que nos permitem construir uma narrativa de evolução e acensão do status do Chevrolet Cobalt.

REVEAL
Elevamos o lançamento do novo Cobalt ao estado da arte. E iniciamos o evento de reveal com a vernissage de uma exposição desenhada para instigar e para entreter.

NOME DO FOTÓGRAFO
Convidamos o fotógrafo Daniel Klajmic para lançar seu olhar e suas percepções estéticas sobre o novo Cobalt.

As fotos produzidas foram disponibilizadas no press kit e puderam ser utilizadas para a divulgação do Cobalt 2016.

→ Os convidados receberam, na chegada ao Franklin, um prospecto com a programação da noite, que começa com o lançamento das fotos especiais.

Neste prospecto, pulseiras de identificação dividiram os jornalistas em 2 grupos.

A vernissage foi montada no mezanino em formato elegante e descontraído.

Para iniciar a noite em grande estilo fizemos uma apresentação de peso com o carioca Wilson Simoninha fazendo um repertório recheado de grandes clássicos da Cidade Maravilhosa, em renovadas e aconchegantes roupagens.

Depois de assistirem ao show de abertura, o grupo de jornalistas com a pulseira na cor vermelha foi convidado a subir ao terceiro pavimento para que apreciem o espetáculo de lançamento.

REVEAL
Nossa experiência representou a ascensão do Cobalt 2016. Foi uma transição e a disruptura entre o antigo e o novo, contada em uma performance envolvente e dinâmica.

TEMPOS E MOVIMENTOS DA REVEAL
O carro começa no Térreo
Tecido “cai” pelo vão anunciando o início do show.
Uma performática desce pelo vão do espaço, presa ao tecido.
Ao se aproximar do veículo encoberto, inicia-se o conteúdo audiovisual.
A bailarina interage com o conteúdo através de performance corporal.
Ao descer e tocar o veículo, este começa a subir e acompanhar a performática.
O tecido não acompanha o movimento e aos poucos revela o veículo.
Veículo já revelado e bailarina sobem e estacionam no mezanino.
Depois, voltam a subir até o terceiro andar, onde é encerrado o reveal.
Depois de conhecerem o novo Chevrolet Cobalt, os jornalistas não param de ter surpresas: pegam sobem até o terceiro pavimento, ao lado do novo Chevrolet Cobalt, onde será servido o jantar.

JANTAR

Em ambiente aconchegante e pra lá de exclusivo, o jantar foi comandado pelo badalado chef carioca Rafael Costa e Silva.

Para encerrar a noite de celebrações, mais uma escolha de peso. Mariana Aydar se apresentou aos jornalistas, com participação especial do Simoninha.

E o novo Chevrolet Cobalt pediu, para esse show, a volta de um antigo costume que Chevrolet tinha em seus eventos antigos.

VIP CLUB COBALT
O veículo, até então centro das atenções no jantar no terceiro pavimento, iniciou uma nova subida e levou os convidados ao VIP Club, no andar superior.

APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Realizada no dia seguinte ao reveal na sala Vila Isabel do hotel Vila Galé.

TEST DRIVE
Realizado a partir do Vila Galé, nosso test drive saiu com destino a Teresópolis. Região serrana do rio, a cidade nos reserva paisagens surpreendentes.

DADOS DO TEST DRIVE
» 25 Chevrolet Cobalt
» 3 jornalistas por carro
» Rio de Janeiro → Teresópolis → Rio de Janeiro
» 184 Km
» tempo total de 3h
» 2 paradas para troca de motorista
» 1 parada adicional optativa

MIRANTE DO SOBERBO
O ponto alto (literalmente) do test drive. Foi utilizado um recuo, no trevo de acesso a Teresópolis, para estacionar o carro e contemplar ao mesmo tempo o pico Dedo de Deus, a Baía de Guanabara e a cidade de Niterói com um novo olhar.

PARCERIAS
Para contemplar o Rio de Janeiro do alto, mas se sentir lá embaixo, conseguimos uma parceria com alguns dos Patrimônios Culturais e Imateriais da cidade: mate servido em galão e Biscoito Globo.

ALMOÇO
No retorno do test drive, o almoço aconteceu no Restaurante Aparazível que permitiu os jornalistas a terem outro ponto de vista incrível: do alto do morro de Santa Tereza é possível avistar toda a cidade e a Baía da Guanabara.
Daqui, nossos convidados seguiram para o aeroporto, que fica a apenas 14 minutos do restaurante.

AGENDA EXECUTADA:
02DEZ
16h - 18h
chegada ao Rio de Janeiro
19h - 23h
coquetel / reveal / jantar

03DEZ
8h - 9h
Apresentação de Produto
9h - 12h30
Test Drive
12h30 - 14h30
Almoço

Galeria de imagens
Cenografia Receptivo
Cenografia Entrada
Cenografia - Coquetel
Cenário Geral
Reveal - Sequencia 01
Reveal - Sequencia 02
Reveal - Sequencia 03
Reveal - Sequencia 04
Reveal - Sequencia 05
Reveal - Sequencia 06
Reveal - Sequencia 07
Reveal - Sequencia 08
Reveal - Sequencia 09
   

 

APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA
→ painéis de led – 96m2 em FullHD
→ piso de led – 35m2. Os mesmo utilizados pela Rede Globo em seus programas
→ Cortina de led – 48m2. Com efeito de transição entre os momentos do reveal
Um total de 179m2 de LED que serviram para mostrar o novo patamar que no Novo Cobalt foi posicionado.

Outros destaques do evento:

Atração Coquetel :
Wilson Simoninha fazendo um repertório recheado de grandes clássicos da Cidade

Fotógrafo Daniel Klajmic com uma vernissage
Nasceu em 1976, no Rio de Janeiro. Seu trabalho já foi publicado em diversos títulos nacionais e internacionais, como: I.D., Big, Sunday Times, Visionaire, Vogue, Tattler and Elle. Em 2004, tornou-se o mais jovem integrante com trabalhos no acervo da coleção Pirelli/Masp. Em 2006, participou da exposição New Photographers, em Cannes. Além de moda, seu trabalho de fotografia documental sobre o Rio de Janeiro já foi publicado internacionalmente, assim como exposto em grandes galerias.

Atração Jantar:
Menu assinado pelo chef Rafael Costa e Silva

Depois de completar seus estudos no The Culinary Institute of America (2003), em Hyde Park, Nova Iorque, e no IBMEC Business School, no Rio de Janeiro (1998), Rafa trabalhou no Restaurante Vong, do renomado Chef Jean-Georges Vongerichten, em Nova Iorque. Depois de dois anos sob a batuta do Chef Pierre Schutz como aprendiz, ele decidiu dar um passo à frente e trabalhar no Restaurante Rene Pujol, um tradicional bistro francês que abriu há mais de 40 anos na cidade de Nova Iorque onde, logo depois, tornou-se o Sub Chef Executivo.
Em 2007, Rafa começou a trabalhar no Restaurante Mugaritz, em San Sebastian (País Basco – Espanha), dirigido por Andoni Luis Aduriz. Neste mesmo ano, foi promovido a Sub Chef.
Trabalhando em todas as praças da cozinha, em 2010 ele tornou-se o Chef de Cozinha do restaurante que, além de deter duas estrelas Michelin, foi eleito em 2011 o terceiro melhor restaurante do Mundo pela revista inglesa Restaurant Magazine – Best Restaurant in the World.
No Mugaritz, Rafa fez parte ou liderou inúmeros projetos entre os quais se destacam: jantares, em duas ocasiões, para as autoridades de Abu Dhabi; organização e liderança de evento gastronômico na cidade de Singapura; curso de três dias para os principais Chefs de Bali, Indonésia; aula “Master Class” no The Culinary Institute of America, Nova Iorque.
Além de ter proferido palestras e cursos ao redor do Mundo, Rafa tem participado de vários eventos culinários como Chef convidado, como: Master of Food & Wine do Park Hyatt Mendoza – Argentina, Postrivoro em Faenza – Itália, Fulgurance em Paris – França e Paladar do Brasil em São Paulo – Brasil, Mesa Têndencia em São Paulo – Brasil.
Em 2012, por ocasião da realização das Olimpíadas em Londres, Rafa foi o Chef convidado pela Jet Set Sports e Mossimann´s Club, empresa oficial de eventos da Família Real inglesa, para desenvolver um menu inspirado na cultura e comida brasileiras. Durante 4 dias, no Kensington Palace Orangery. Rafa apresentou diversos pratos típicos do País para mais de 1.000 pessoas, a maior parte delas estrangeiros.
No ano de 2013 Rafa realizou quatro jantares no Restaurante Atera em Nova Iorque, duas estrelas Michelin a convite do Chef Matt Lightner.
Hoje em dia, Rafa está trabalhando com produtores locais do Rio de Janeiro, a fim de obter a melhor qualidade no produtos para o seu restaurante, sempre que possível usando produtos orgânicos e produtores que estejam no estado do Rio de Janeiro.
O projeto de construir e desenvolver duas diferentes hortas, totalizando mais de 1200 metros quadrados, tem por objetivo assegurar o fornecimento para o seu restaurante, com abertura prevista para 2013, de ervas, flores e produtos que não são encontrados com os produtores locais
Pedro pode ser considerado o centro das atenções da gastronomia carioca atual. Em 2013 teve seu Irajá eleito como melhor contemporâneo da cidade, ao mesmo tempo em que levava o título de chef revelação. Em 20014 levou o prêmio de melhor menu degustação e, o mais importante, de chef do ano. Acaba de inaugurar o já disputadíssimo bistrô Formidable.

Show da Mariana Aydar com a participação espacial de Simoninha

Galeria de imagens
Show Simoninha e Vernissage Daniel Klajmic
Reveal - Bailarina
Reveal - Painéis de LED
Reveal - Plataforma Elevatória
Jantar - Speechs
Cobalt Club
Cobalt Club - Show Mariana Aydar e Simoninha
     

 

Veículos de Comunicação | Produto Corporativo | Chevrolet Cobalt 2016

Quatro Rodas, Auto fácil e O Estado de São Paulo foram os veículos mais visíveis para a coberta do Novo Cobalt. A cobertura de jornais liderou o mix de mídia.

O retorno em mídia espontânea superou os valo de 4mi

O número de artigos publicados relacionados ao lançamento e veículo totalizou 136 números.

O teor dos artigos foram 84% positivos

A tonalidade e visibilidade alcançada pelo Chevrolet Cobalt durante o mês do seu lançamento foi superior em comparação aos seus concorrentes.

A presença da influenciada Bianca Rinaldi gerou mais de 200.000 visualizações de vídeos publicados em sua rede social.

A transmissão simultânea realizada no facebook oficial da Chevrolet já teve mais de 100.000 visualizações e obteve uma audiência amplificada de mais de 300.000 espectadores simultaneamente.

Os números alcançados de transmissões ao vivo realizada pelos jornalistas no dia de test drive foram superiores aos demais lançamentos realizados pela marca.

Galeria de imagens
DashBoard
Tonalidade e Visibilidade
Mídia Espontânea
Clipping
 

 

 

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