Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: AMSTEL - LANÇAMENTO DA MARCA
Candidato: Vintage.Ag
Cliente: Amstel
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Comunicação Visual - Case

A Miksom foi fundada em 1971, pelos sócios – diretores José Francisco e Carlos Augusto Ortali e é uma das quatro maiores agências de eventos do país e atua em cinco pilares estratégicos: marketing de relacionamento, promo, feiras, eventos e audiovisual e colecionou ao longo destas quatro décadas inúmeros prêmios, lançamentos e acontecimentos que ajudam a contar a história das principais marcas do Brasil.

Hoje a Vintage.ag, assumiu figurativamente o lugar da Miksom no grupo. É a agência de Live Marketing do grupo Miksom and Partners, e tem à frente a nova geração: Michelle Ortali na Diretoria Executiva e Danny Ortali na Diretoria de Novos Negócios.

A Vintage.ag criou uma estratégia dentro das origens holandesas da cerveja para impactar o público interno da FEMSA Cocala – distribuidora da Amstel no Brasil.

Com um conceito que posicionava a cerveja dentro dos objetivos da marca que era ser um produtos mainstream, o planejamento buscou estudar o mercado e ofereceu ao cliente uma solução que buscava destacar a cerveja dos seus concorrentes, oferecendo a equipe de vendas, uma tacada perfeita para encaçapar os principais players do mercado.

Para isso buscou inspiração num dos principais esportes praticados em boteco, o bilhar, e criou o conceito de AMSTEL – A Taca Perfeita.

O tema foi representado pela categoria trick shot que é a habilidade do jogador de bilhar em encaçapar bolas com jogadas de efeito e de grande dificuldade. Tarefa essa que deveria ser enfrentada por todos os funcionários FEMSA Coca-Cola

O conceito resgatou o orgulho dos funcionários em contar, a partir de agora, com um produto capaz de se destacar num mercado tão concorrido.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
TÍTULO: Lançamento da Cerveja Amstel para o Público Interno da FEMSA Coca-Cola
CONCEITO: A Tacada Perfeita
LOCAL: Escritórios Regionais
ABRANGÊNCIA: Nacional
DATA: Agosto de 2015

Galeria de imagens
Emporio Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
   

 

A estratégia de comunicação com o público interno foi baseada num dos principais esportes de boteco, local de grande consumo de cervejas mainstream, praticados no Brasil: o bilhar.

O clima de “boteco” foi incrementado com a utilização de Noel Rodrigues, o maior especialista em “Trick Shot” do país.

No dia do lançamento da cerveja, todos os escritórios da FEMSA Coca-Cola estavam decorados com móbiles, molduras de computador, pôsteres, mouse pads, bolinhas anti-stress e bolas de bilhar personalizadas.

Em seu escritório principal, o jogador Noel Rodrigues esteve presente e realizou algumas jogadas como demonstração, a qual foi transmitida ao vivo para todas as demais unidades do cliente.

Além disso, a apresentação da Amstel, para um grupo de convidados da equipe de vendas, foi oferecido um jantar. Os responsáveis pela comida foram os vencedores do concurso Comida di Buteco 2015.

O cenário representou um verdadeiro empório – daqueles tradicionais com palco, bar, mesa de sinuca, engradados de madeira. A ideia era criar um ambiente que traduzisse toda a exclusividade e valor agregado que o nome Amstel possui, mas com um conceito familiar e de acordo com o universo em que ela irá competir

No embalo do lançamento, o Vintage.ag aproveitou o ambiente de otimismo o realizou pequenos cafés da manhã com os promotores da FEMSA Coca-Cola, com o objetivo mostrar a eles a estratégia de comunicação que estava sendo lançada e mostrar que agora eles poderiam contar com um produto de qualidade superior aos concorrentes.

Galeria de imagens
Comunicação Visual - Case
Peças - Bolinha Anti-Stress
Peças - Aplique Monitor
Cenografia - Corner Escritório Principal
Peças - Lamá
Peças - Uniforme Garçom
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
Cenografia - Empório
   

 

As inovações apresentadas ao cliente foram principalmente no formato de abordagem e impacto das mensagens junto ao público interno.

Foi a primeira vez que o cliente utilizou um aplicativo de mensagens instantâneas como meio de comunicação – whatsapp – com sua base de funcionários. Através desse meio a FEMSA Coca-Cola conseguiu amplificar sua mensagem e falar todos os funcionários ao mesmo tempo. Vídeos e imagens foram feitos especificamente para esse formato.

A transmissão simultânea foi outro recurso utilizado para aproximar todos os escritórios regionais no objetivo de que todos recebessem a mensagem no mesmo dia.

Já com a equipe de vendas, buscamos criar um ambiente propício com a representação de empórios holandeses onde todos pudessem ter a real noção do tamanho do produto que a partir daquele momento teriam em seu portfolio de produtos.

Junto aos promotores, o recurso utilizado foi fazer um blitz simultânea nos principais pontos de encontro com pequenos cafés-da-manhã e entregar um enxoval de material para o engajamento da ponta da equipe de vendas.

Galeria de imagens
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
Empório Amstel
   

 

A cerveja Amstel foi lançada em agosto de 2015 e de lá para cá conseguiu resultados significantes:

Os primeiros mercados a receberem o produto foram São Paulo e Rio de Janeiro, porém a demanda foi maior do que a esperada por outras regiões do país, e a marca teve que antecipar seu lançamento em outras regiões como DF e o estados do Sul do país.

Os funcionários, hoje, exibem com orgulho, seu uniforme nos pontos de vendas, e são facilmente identificados pelo consumidos final.

Em 2016, a marca foi responsável pelo patrocínio máster do carnaval de rua da cidade de São Paulo e de alguns dos principais blocos carnavalescos da cidade do Rio de Janeiro e renovou seu patrocínio para o evento Comida Di Buteco.

Outros retorno foram caracterizados pelo espaço conquistado na mídia como:
http://www.revistalivemarketing.com.br/noticias/vintage-ag-quer-consolidar-posicao-em-2016-depoiis-de-um-2015-de-trabalho-intenso/

https://www.facebook.com/modale.cenografia/photos/?tab=album&album_id=883499305062384

A divulgação nas redes sociais foi um sucesso:
- mais de 100 postagens com a #amstelnobrasil
- os vídeos enviados pelo whatsapp viralizou na intranet da FEMSA Coca-Cola com mais 200 mil visualizações somadas
- os materiais de comunicação tornaram-se objetos de desejo por parte do board da FEMSA Coca-Cola, chegando a ser compartilhado com os holandeses.

 

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