Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: CARREFOUR - II FORUM DE DIVERSIDADE
Candidato: Vintage.Ag
Cliente: Instituto Carrefour
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU PROJESOM
Categoria: Seminário e Fórum
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
2º Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão

A Vintage.ag é a agência de Live Marketing do grupo Miksom and Partners, que completa 45 anos de atividades neste ano. Este é o segundo ano consecutivo que a agência organiza o Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão do Instituto Carrefour.

Lançado pelo Instituto Carrefour em 2015, o fórum promoveu o diálogo entre empresas, organizações da sociedade civil e governos para o desenvolvimento de programas conjuntos de inclusão socioeconômica e enfrentamento da discriminação no Brasil. “O Instituto Carrefour adotou como missão apoiar ações e iniciativas que valorizem a diversidade em nosso país. Promover o respeito aos direitos humanos é fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade e do nosso negócio”, afirmou Paulo Pianez, diretor executivo do Instituto Carrefour e diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Carrefour Brasil.

A cada ano, o Grupo Carrefour seleciona temas prioritários para serem trabalhados nos países nos quais opera. No Brasil, ao longo de 2016, a companhia irá focar seus esforços para ampliar ainda mais a equidade de gênero e raça em suas equipes. “Por meio do Instituto Carrefour, investimos constantemente em projetos e ações que promovam a inclusão, o respeito e o empoderamento. O diálogo contribui para a evolução cada vez mais rápida e concreta das políticas de inclusão no ambiente de trabalho, principalmente das mulheres, que já são maioria no Carrefour Brasil”, destaca Charles Desmartis.

No Brasil, ao longo dos últimos anos, o Carrefour promoveu diversas campanhas de conscientização e valorização da diversidade de gênero e raça junto aos seus milhares colaboradores e clientes.
Suas campanhas de marketing reafirmam a representatividade da população negra e das mulheres por meio de peças publicitárias trabalhadas em todo o país. Além disso, a companhia mantém parcerias estratégicas com outras empresas do setor privado, órgãos públicos, representantes de sociedade civil e formadores de opinião, que auxiliam o Carrefour a definir as ações para melhorar a igualdade de gênero e raça dentro da empresa.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
TÍTULO: II Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão
TEMA: Inserção da Mulher e Negra no Mercado de Trabalho
PARTICIPANTES: 180 convidados
LOCAL: Auditório do Instituto Carrefour - São Paulo - SP
DATA: 31 de março de 2016.
PERIOCIDADE: Anual


Galeria de imagens
Estrutura para o Fórum
Credenciamento
Chegada
Welcome Coffee
Credenciamento
Crachá
Público Auditório
Presidente Carrefour
Auditório Lotado
Auditório
Presença da Consulesa da França
Palestra Consulesa da França
Coffee Break
1º painel de discussão
Público
2º painel de discussão
       

 

Vídeo


A Vintage.ag foi responsável pela criação da comunicação e produção do evento 2º Fórum de Diálogo sobre Diversidade e Inclusão, promovido pelo Instituto Carrefour, no último dia 31. O evento contou com mais de 200 participantes, entre empresários, representantes de organizações civis e do governo.

A estratégia criativa criada levou em consideração palavras chaves como: inclusão, vibração, igualdade, diversidade humanização e ação. Onde depois de uma pesquisa realizada pelos departamentos de criação e planejamento foi descoberto que os emoticons representam uma linguagem universal, onde todos conseguem entender, independente da sua origem. E foi a partir dessa pesquisa que se chegou a proposta visual de utilizar o flat design como forma de abordagem minimalista, pois que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces. Possui um aspecto mais limpo, espaços abertos, bordas nítidas, cores vibrantes e ilustrações “planas”. Essa linguagem aproximou o interlocutor e o instituto, à medida que usamos a linguagem lúdica, sem perder a seriedade do tema.

O tema girou em torno dos desafios da mulher brasileira no mercado de trabalho. O CEO do Carrefour Brasil, Charles Desmartis, destacou a importância, para o grupo, do debate sobre a equidade de gênero e raça no mercado de trabalho, uma de suas prioridades em 2016.

Participaram como palestrantes e em painéis: Jorge Abrahão, diretor-presidente do Instituto Ethos; Alexandra Loras, consulesa da França no Brasil; Peter Poschen, representante da OIT no Brasil; Adriana Carvalho, assessora para o empoderamento das mulheres na ONU Mulheres; Marjorie Nogueira Chaves, diretora de Programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir; Paulo Pianez, diretor do Instituto Carrefour; Raíssa Lumack, vice-presidente de Recursos Humanos da Coca-Cola; Malena Martelli, vice-presidente de Recursos Humanos da Schneider Eletric; Renata Daltro, diretora-executiva comercial da Cielo; e Sylvia Leão, vice-presidente de Gestão de Gente do Carrefour Brasil.

O fórum foi montado pela Vintage.ag no Auditório do Instituto Carrefour com um estudo de melhor aproveitamento dos equipamentos técnicos de audiovisual. Tudo pensado para que o propósito do fórum fosse explorado ao máximo.
Alguns destaques do fórum:
• Gifts palestrantes - Uma obra prima feita por um dos brasileiros mais reconhecido internacionalmente. O livro Genesis de Sebastião Salgado busca trazer a beleza de de povos isolados e de paisagens grandiosas.

• Gift Convidados – Artesãs dos municípios de Santarém e Monte Alegre, no Pará, conservam a tradição de produzir as cuias pretas. A origem das peças remonta aos povos indígenas da região que as usavam para muitos fins para tomar banho, cozinhar, consumir líquidos , alimentos , tirar agua do barco .

Artesanato típico e um dos ícones da identidade cultural do Pará, as cuias pintadas de Santarém passaram do anonimato a patrimônio cultural do Pará

Feito por artesã do Projeto Aldeia das Mulheres, em São Paulo, que atende 200 mulheres com idade superior a 18 anos.

• Welcome Kit – Entregue numa Ecobag - Banner M- produzido pela ONG Clube de Mães, além de um organizador produzido pela mesma ONG.

• Buffet - O fórum também contou com buffet orgânico contratado junto a ONS apoiadas pelo Instituto.

O ROI do evento não pode ser mensurado em números, pois o maior retorno para o cliente era que a sociedade conhecesse o seu posicionamento.

Os link abaixo mostra o alcance gerado pelo fórum nos principais portais que tem o tema como assunto principal:

http://www.asserj.com.br/instituto-carrefour-promove-forum-diversidade-inclusao/

http://www.redepress.com.br/noticias/2016/03/30/instituto-carrefour-promove-forum-de-dialogo-sobre-diversidade-e-inclusao/

http://revistaincluir.com.br/noticia-815_instituto-carrefour-promove-forum-sobre-inclusao

http://www3.ethos.org.br/cedoc/instituto-carrefour-e-lancado-com-forum-sobre-diversidade-e-inclusao/#.V-WW-JMrKRs

http://gife.org.br/instituto-carrefour-promove-o-i-forum-de-dialogo-sobre-diversidade-e-inclusao/

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/secretaria-participa-de-forum-sobre-diversidade-e-inclusao

http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/lenoticia.php?id=2511

http://www.akatu.org.br/Temas/Acoes-de-Apoiadores/Posts/Instituto-Carrefour-promove-forum-sobre-diversidade-e-inclusao

http://www.ceert.org.br/agenda/geral/1821/2-forum-de-dialogo-sobre-diversidade-e-inclusao--instituto-carrefour

http://www.amcham.com.br/sustentabilidade/noticias/carrefour-respeita-a-diversidade-para-que-seu-publico-se-sinta-representado-7701.html

http://www.abras.com.br/clipping.php?area=31&clipping=55698

http://www.falandodevarejo.com/2014/10/instituo-carrefour-sedia-forum-de.html

http://www.acaps.org.br/noticias_de_mercado/Instituto+Carrefour+promove+f%F3rum+de+di%E1logo+sobre+diversidade+e+inclus%E3o

Galeria de imagens
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube