Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: SIRHA RIO: ONDE OS CHEFS SE INSPIRAM
Candidato: GL events Brasil
Cliente: Sirha Brasil
Segmento: Eventos
Estado: RJ
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento Internacional Realizado no Brasil
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
O portal de entrada do Sirha

De onde vem a inspiração para os chefs? Quais são os ares que influenciam o setor gastronômico-hoteleiro? De onde vem os aromas e sabores que influenciam os maiores restaurantes do Brasil? A resposta: Sirha Rio de Janeiro. Em outubro de 2015, a Cidade Maravilhosa esteve no centro do mundo do food service sediando a primeira edição do renomado salão francês.
1° Sirha Rio de Janeiro
De 14 a 16 de outubro de 2015
Centro de Convenções SulAmérica (Rio de Janeiro)

Sobre o Sirha
O Sirha é hoje o evento de referência do setor de gastronomia e hotelaria na Europa e no mundo, reunindo a cada dois anos cerca de 189 mil profissionais do setor e 3045 expositores e marcas internacionais na cidade francesa de Lyon. Desde 1983, ano de sua criação, o Sirha é dedicado a levar soluções e inspiração, além de apresentar e discutir tendências de mercado.
Como parte de seu desenvolvimento internacional, em 2015 foi lançado o Sirha Rio, o primeiro evento do porte a ser realizado no Brasil.

Sobre a Fagga GL events Exhibitions
Pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro, a Fagga l GL events Exhibitions conta com um portfólio que reúne mais de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior. A empresa tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Além da forte presença no eixo Rio-São Paulo, a Fagga consolidou sua presença em outros destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais e Bahia.

Sobre a GL events
Um dos maiores conglomerados empresariais do setor de eventos do mundo, a GL events chegou ao Brasil em 2006 e desde então vem expandindo seus negócios. Atualmente o grupo administra um portfólio de 12 empresas.
De origem francesa e com sede em Lyon, a GL events está presente nos cinco continentes (19 países), administra 40 espaços para eventos e realiza mais de 4 mil eventos por ano. No total, são 4,1 mil funcionários, dos quais 35% fora da França. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

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O público compareceu em peso aos estandes do Sirha
       

 

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O mercado brasileiro de hotelaria, restaurantes e serviços de alimentação está em franca expansão. São aproximadamente 48 milhões de pessoas em uma classe média crescente que gasta de 25 a 30% do seu orçamento de alimentação em serviços no consumo fora de casa. Para atender esta demanda, são aproximadamente 2 milhões de estabelecimentos de serviços de alimentação no Brasil, incluindo 64 mil restaurantes com serviço completo (aumento anual previsto de 4,8%). A rede hoteleira também impressiona: são 19 mil hotéis no Brasil com 480 mil quartos - um aumento de 6% sobre os números de 2013. E isso sem contar os grandes eventos que o país sediou nos últimos anos - entre eles, a Copa do Mundo e as Olimpíadas - que fizeram a rede hoteleira se expandir.
Com o aumento do nível de exigência do público e a crescente concorrência, é mandatório que o setor se modernize. Por isso, eventos profissionais de alto nível como o Sirha são fundamentais nessa expansão.
O Sirha Rio foi feito para todo tipo de visitante profissional da área gastronômica-hoteleira: desde donos e gerentes de restaurantes, chefs, confeiteiros, padeiros, buffets de grande volume, profissionais do mercado de buffets, donos e gerentes de hotéis, gerentes de compras de alimentos e bebidas, chefes de governança hoteleira, importadores e distribuidores, associações, escolas culinárias e de hotelaria.
O perfil dos expositores incluiu importadores, distribuidores, fornecedores e fabricantes de produtos alimentícios e bebidas, equipamentos de cozinha, produtos e equipamentos para confeitaria, para cafés e bares, mobiliário, decoração, louças, talheres, têxteis, produtos e equipamentos para hotéis, tecnologia, higiene e serviços.
Uma das missões do Sirha é valorizar a produção e os sabores regionais. Em uma área reservada aos produtores locais, o visitante do Sirha Rio pode descobrir produtos de locais remotos do Brasil. Foi uma chance única para conhecer novos sabores e texturas e divulgá-los para o público formador de opinião.

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Os chefs participantes do Bocuse d'Or
       

 

O Sirha mundial sempre contou com nomes de peso na sua organização. Aqui no Brasil, o renomado chef Claude Troisgros é o presidente do Sirha Rio. A direção geral do evento é da francesa Marie-Odile Fondeur.
Para atender a um público exigente, o Sirha Rio ofereceu um mix completo e inovador de expositores e palestrantes, criado para atender à todas as necessidades do segmento de hotelaria e restaurantes. Expositores nacionais e internacionais, incluindo produtos com os quais os visitantes terão seu primeiro contato (empresas estrangeiras recém-chegadas ao Brasil e produtores de áreas remotas do país).
O evento teve uma programação repleta de eventos e concursos com a presença de chefs internacionais renomados, oportunidade ímpar para encontrar a elite da gastronomia nacional e internacional:
- Seleção brasileira do Bocuse d'Or
- Seleção brasileira da Coupe du Monde de la Pâtisserie
- Mesa Show, promovido pela revista Prazeres da Mesa
- Sirha World Cuisine Summit sobre tendências para o futuro, orquestrado pelo francês Frederic Loeb
- Conferências sobre temas de interesse do setor promovidas pelo Sebrae e SindRio

Bocuse d'Or, o prêmio para cozinheiros de primeira
Durante o evento, o Brasil recebeu a primeira seletiva de um dos mais importantes concursos mundiais de cozinha, o Bocuse d’Or. Destinado a cozinheiros profissionais, o concurso avalia quesitos importantes que moldam um cozinheiro de excelência. A competição, que completou 28 anos, foi uma iniciativa do chef Paul Bocuse, francês que revolucionou a cozinha internacional ao lado de nomes como Alian Chapel e Pierre Troisgros, difundindo o movimento nouvelle cuisine na década de 70. Um dos principais objetivos da competição é difundir ingredientes locais executados a partir de técnicas da cozinha francesa.

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Degustações aconteceram durante todo o evento
       

 

Os resultados foram incríveis para o setor gastronômico-hoteleiro no Brasil. Foram 9436 visitantes profissionais, 170 expositores e marcas, sendo 30% estrangeiras. 41 pequenos produtores das regiões brasileiras mostraram ao mundo seus sabores exclusivos.
Chefs renomados estiveram no Sirha Rio para trocar experiências e abrilhantar o evento.
Público qualificado
- 47% dos visitantes eram tomadores de decisão, entre gerentes gerais ou proprietários de hotéis e restaurantes, chefs, gerentes de compras e A&B (alimentos e bebidas).
- 30% eram de restaurantes
- 22% padarias, confeitarias e estabelecimentos gastronômicos em geral
- 10% hotéis
- 8% fabricantes
- 7% cafés e bares
- 5% importadores e atacadistas
- 18% outros

Satisfação dos expositores
Em pesquisa feita no pós-evento, 90% dos expositores estavam satisfeitos ou muito satisfeitos.
"O público do evento está bem interessado nos produtos que tem aqui e me surpreendi com a quantidade de gente até por ser uma feira nova no Brasil. Já fizemos muitos contatos que se tornarão futuras vendas"
William Oliveira, coordenador de marketing da Cozil (equipamentos de cozinha)
"Participar da 1ª edição do Sirha no Brasil foi muito positivo para nós. Foi um evento excelente para o networking com os profissionais do setor e para promovermos a marca. Com certeza estaremos presentes na próxima edição"
Carlos Costa, diretor geral da Vista Alegre (artigos de mesa)

Imprensa de olho no Sirha
Mesmo com o perfil profissional do evento, a imprensa se interessou e cobriu o Sirha Rio de Janeiro em peso.
- 306 artigos na internet
- 53 artigos em jornais
- 4 inserções em TV

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Nas palestras, difusão de conhecimento especializado
       

 

 

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