Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TOKIO CLASSIC ÁFRICA DO SUL
Candidato: Alternativa F Eventos
Cliente: Tokio Marine Seguradora
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência boutique se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do planeta. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Manaus, Belo Horizonte, Goiás. E também em destinos internacionais como Lisboa, Miami, Cape Town e Cancun.

Conteúdo
Todos os anos, a Tokio Marine premia seus corretores parceiros, por meio de um ranking baseado em metas. Os vencedores são todos aqueles que atingiram e superaram as metas estabelecidas para o ano em questão. São três grupos de premiados: os Corretores Prata, os Corretores Ouro e os Corretores Diamante, de acordo com o faturamento. Para os Corretores Diamante, como forma de reconhecimento, é oferecida uma viagem para um destino internacional, com direito a acompanhante, e um grande diferencial: a possibilidade de visitar atrações e participar de atividades que não são encontradas em nenhum pacote turístico. Esta é uma viagem que tem como objetivo a exclusividade e a entrega do sonho.

Desta forma, a Alternativa F Eventos foi contratada para desenvolver um almoço especial, único e exclusivo em um clube de polo renomado da região de Paarl na África do Sul. Cuidando de todo conceito, cenografia, decoração, comunicação visual, entre diversos outros itens.

O evento teve as características abaixo:
Título: XV Encontro de Corretores Diamante
Tema do Evento: Diamantes Africanos
Tema do Dia: Tokio Marine Classic
Objetivos: Fortalecer o relacionamento entre a Tokio e os Corretores, valorizar todo o trabalho e os resultados dos corretores e ressaltar a parceria de sucesso entre a Tokio e quem é Diamante
Perfil do Público Alvo: Donos de Corretoras, 50% homens e 50% mulheres
Número de ganhadores: 169
Local: Val de Vie Estate
Data: 14 de abril de 2016

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Vídeo


1) Conceito
Entre os maiores e mais preciosos diamantes já encontrados na história, a maior parte deles teve origem no continente africano, mais precisamente em países como a África do Sul, Quênia, Congo e Tanzânia. São os famosos e muito desejados Diamantes Africanos. Por isso, durante a viagem, quisemos contar, aos poucos, as curiosas e ricas histórias dos principais deles, fazendo uma comparação e uma relação com a história de sucesso dos nossos convidados e, ao final, demonstrar que a mais valiosa de todas as pedras preciosas, para nós, esteve presente durante todo o nosso encontro: cada um dos corretores. A cada dia focamos também nas características que diferenciam os diamantes de todas as outras pedras preciosas como: o brilho, a preciosidade, a raridade e seu grande valor.

Para este almoço, a inspiração foi o diamante Earth Star, encontrado na Mina de Jagersfontein (África do Sul), em 1967. Depois de polido foi descoberto que esse diamante estava entre os mais incríveis marrons já encontrados. O nome foi dado, pois a terra revelou uma raridade que estava guardada abaixo de 2.500 pés de profundidade. A “Estrela da Terra” no evento Diamante foi representada pelo raro sabor do vinho em uma manhã incrível saída diretamente de um filme: o Tokio Marine Classic.

2) O tema

Para que este evento tivesse personalidade, criamos um evento dentro de outro evento, que pudesse, de forma temática, passar a mensagem de sofisticação e exclusividade que o cliente queria.

A comunicação visual foi desenvolvida para remeter diretamente ao jogo, a cor do diamante Earth Star e um dos seus principais protagonistas, o cavalo. O nome “Tokio Marine Classic” veio inspirado nos famosos eventos de polo da Veuve Clicquot: a Veuve Cliquot Classic.

3) O evento

Um dia exclusivo e especial: é assim que poderíamos definir os momentos vividos pelos convidados da Tokio Marine em um cenário diferenciado, sofisticado e frequentado pela realeza britânica. Como moldura, foi utilizada a tradicional e exclusiva vinícola Val de Vie, na região de Paarl, em funcionamento desde 1783, e seu clube de polo, local da famosa Veuve Clicquot Polo Classic e onde o príncipe Harry já participou de algumas apresentações.

Neste cenário foram preparados:

Um ambiente personalizado com todo o requinte. O espaço entregou a estrutura vazia para a Alternativa F que produziu todo o seu entorno, com:
Faixas e tapete vermelho na entrada,
Sofisticados lounges com ombrelones por conta da temperatura,
Cercas para delimitar o espaço,
Uma moldura gigante de quadro para o set fotográfico,
Uma letra caixa para fotos do grupo,
Além de mobiliário e lustres de plantas para o almoço.

Para trazer mais personalização, cuidamos para que todos os detalhes fossem marcados com o logo dourado do evento nos guardanapos, em baldes para espumantes e vinhos, nas almofadas dos lounges, nos uniformes dos garçons.

O roteiro do dia começou com um coquetel e com uma partida de polo que foi iniciada com um hino, apresentação dos times e dos cavalos. Depois disso, o presidente da Tokio Marine pôde dar inicio da partida jogando a bolinha no campo. A partida e o coquetel duraram em torno de 1 hora.

Após esse roteiro, os jogadores foram tirar fotos com todo o grupo próximo a letra caixa do evento (que depois virou a foto mais marcante do evento) e todos foram liberados para um almoço no estilo “family style” e com o serviço dos melhores vinhos da vinícola.

Um dia, realmente inesquecível.

Galeria de imagens

 

Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar um destino turístico em uma viagem única, exclusiva e diferenciada aos convidados. Algo que ele não pudesse comprar.

1 - Como personalizar um momento que teve a inspiração dos sofisticados eventos da Veuve Clicquot?
Buscamos muitas inspirações nos eventos que a marca já havia realizado pelo mundo e trouxemos para o evento da Tokio Marine o que entendemos que seria mais marcante para o grupo, como: uma grande moldura para fotos para aproveitar a linda paisagem local e pequenos detalhes personalizados como os baldes, as almofadas dos lounges e os trajes modernos dos garçons.

2 – Como administrar um evento em um país com cultura tão diferente? E como lidar com os fornecedores locais?
Uma pré-seleção de fornecedores foi feita do Brasil onde tiveram que preencher alguns requisitos básicos. Após esta seleção, foi feita uma visita técnica para avaliar as instalações e montagens e desta forma os fornecedores foram selecionados. Outro item importante foi ter um produtor base na África que nos ajudou a avaliar todos os requisitos para o evento e a contratar algumas atrações, brindes, etc.

3 – Como fazer um projeto cenográfico tão complexo na África do Sul?
Como o evento necessitava de uma cenografia muito temática/artesanal, pesquisamos muitos fornecedores e elegemos um que nos atendia. Todo o conceito, projeto 3d e memorial descritivo foi concebido pela Alternativa F e executado pelo fornecedor local.

Comentários positivos
O evento como um todo gerou mais de 40 comentários que recebemos sobre o evento:

“Quero agradecer por ter feito parte de algo tão ricamente organizado, a delicadeza dos detalhes. Adorei Cape Town, sua gente, os serviços, todos cordiais. Lugar lindo.”

“Quando retornamos de uma viagem e/ou de um encontro melhor como ser humano é a evidência que foi atingido todos os objetivos. Muito obrigada, superaram todas as nossas expectativas, nos sentimos carinhosamente acolhidas e presenteadas por vocês.”

“Organização nota 10. Equipe atenciosa e dedicada observando os mínimos detalhes. Parabéns”

Abaixo, estão os números gerais de equipes envolvidas no evento como um todo e na organização do evento Tokio Marine Classic.

Staff
Pré-evento:
07 profissionais Alternativa F Eventos – Atendimento, Produção e Criação.

Durante: Aproximadamente 90 profissionais | diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Pós-evento: 01 profissional da Alternativa F Eventos e 01 profissional da Pertra Viagens.

Refeições: Foram servidas 2.520 refeições entre cafés da manhã, coquetéis, almoços e jantares.

Transportes
Nº de passagens aéreas de ida e volta: 168
Nº ônibus, micro-ônibus: 5 veículos

Este evento movimentou a rede hoteleira em Cape Town, pois grande parte do Hotel Table Bay foi ocupado para os participantes numa época de alta temporada. Além de outros dois hotéis da região que foram ocupados pela equipe de staff e atrações do Brasil.

Por ser uma cidade turística, economicamente movimentamos o comércio, pois todos os brindes/presentes foram locais e alguns passeios de compras foram oferecidos, contudo não sabemos mensurar o valor de retorno que a cidade teve com a nossa viagem.

Vale ressaltar os empregos criados, diretos e indiretos, uma vez que todas as empresas envolvidas tiveram que se preparar e reforçar a equipe para atender as necessidades da viagem, mas também não é possível mensurar.

Na pesquisa realizada pós-evento com os participantes, tivemos um resultado extremamente positivo com 100% avaliando total satisfação.

 

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