Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: MÁQUINA DO TEMPO HP
Candidato: Ability
Cliente: HP Hewlwtt Packard - Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Layout Maquina do Tempo HP

Ability Trade Marketing:

A Ability é uma empresa de Trade Marketing especializada em desenvolver soluções 360 graus, serviços e ferramentas completas voltadas para o desenvolvimento, implantação e monitoramento de ações nos canais de vendas e nos pontos de distribuição dos seus clientes, dentro e fora do PDV. Além do Trade Marketing especificamente, soluções completas de Marketing Promocional (Incentivo, Relacionamento, Eventos, Ativações e Merchandising) toda a estrutura de Treinamento para os times e Operações existentes.

No mercado há mais de 15 anos, a empresa preza por entregar resultados assertivos a partir de um entendimento profundo das necessidades de cada parceiro, reinventando ações, sempre em busca de excelência no atendimento e práticas inovadoras.
Trabalhamos para o fortalecimento da relação fabricante-varejista, com o objetivo de criar experiências de compra positivas para o consumidor no PDV, a fim de aumentar as vendas.

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil desde a década de 70 atua juntamente com a Ability Trade Marketing desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, em todo o mundo, com todas as organizações e todas as comunidades espalhadas pelo planeta. Inspirados no que fazem inventam e reinventam criando experiências que fascinem as pessoas para, como missão, ajuda-las a reinventarem os seus mundos.

Máquina do Tempo: Visão Geral
Um mercado que precisa de Inovação e ao mesmo tempo mostrar para os consumidores porque o uso de cartuchos remanufaturados não são uma vantagem nem econômica nem qualitativa. Evidenciamos o custo-benefício e a alta durabilidade e resistência de fotos, documentos impressos e dos equipamentos em si quando utilizando Cartuchos Originais HP com a alta tecnologia das Multifuncionais HP DeskJet Ink Advantage Ultra.

Objetivo: implementar uma Ativação com o conceito de 'Tempo' e conquistar os consumidores HP levando-os a uma experiência impressionante sobre o futuro de sua imagem e também a compra do produto no PDV. Assim nasceu o conceito 'Maquina do Tempo HP'.

Ficha Técnica:
Cliente: HP Brasil
Título: Máquina do Tempo HP
Tema: Máquina do Tempo (durabilidade impressão)
Produtos: Cartuchos Originais HP
Estande: 12m2 (06 promotores)
Local: Shop. Eldorado-SP
Datas: de 29/04 a 08/05/2016
Público: Consumidores de Cartuchos de Tinta e Interessados em tecnologia de impressão.
1- Mais de 6 mil abordagens no período
2- 5120 particp
Cenog: Conceito Cenografia

Galeria de imagens
cliente em atendimento
Fila para atendimento
Equipe de Atendimento
Clientres com Brindes
 

 

O briefing apresentado pelo Cliente HP à Ability solicitava o desenvolvimento de uma ação de ativacão com foco em supplies (Cartuchos de tinta HP), priorizando a interação do consumidor com os Produtos HP e fazendo com que vivenciassem os diferenciais de impressão entre um cartucho remanufaturado e um original.
Como desafio criar uma ação interessante, inteligente na forma de passar as mensagens e que, no final conseguisse direcionar o visitante para um Ponto de Venda para que esse pudesse comprar os suprimentos (cartuchos de tinta/produtos foco) e também equipamentos HP (impressoras).

A questão de qualidade, resistência e durabilidade, inspirou a analogia com o tempo e com os avanços da HP que garantem a impressão do futuro.

A solução criativa para demonstrar ao consumidor esta superioridade de nossos supplies de forma atraente foi proporcionar uma atividade real e comparativa em um ambiente lúdico e envolvente.

Foi desenvolvido então um Estande Temático, simulando uma máquina do tempo, com o tema reforçado pelo slogan: “Revele seu futuro na Máquina do Tempo HP”.

Dentro deste espaço, o nosso consumidor participava de uma experiência diferenciada e divertida, na qual podia comprovar pessoalmente e nitidamente os benefícios relatados.

Estes mesmos consumidores eram posteriormente direcionados à loja revendora HP indicada e localizada no mesmo shopping, para retirar o brinde que complementava sua experiência e, possivelmente, poderiam também comprar Produtos HP.

Essa foi a impressionante máquina de comunicação, criada, desenvolvida e implementada pela Ability para a HP Brasil.
Representou um enorme sucesso de participação e de retorno em seu tempo.
E, agora, se faz presente o momento certo de reconhecer e premiar esta inovadora ativação!

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Máquina do Tempo HP. Levando a um futuro mais nítido e colorido.

Focando prioritariamente os Cartuchos Originais HP e secundariamente as Multifuncionais HP DeskJet Ultra, esta ativação diferenciada e criativa foi implementada no Shopping Eldorado em São Paulo.

Na mecânica, os clientes eram abordados pelo Promotor HP e convidados a conhecer a “Máquina do Tempo HP”.
Ao adentrar o espaço interno, deparavam-se com diversos adereços, com os quais poderiam se fantasiar, demonstrando como se imaginavam no futuro.

Os adereços eram ligados à profissão (chapéu e canudo de formatura), envelhecimento ou rejuvenescimento (perucas brancas, pretas e bigodes), riqueza (dinheiro cenográfico, óculos, cifrão) e desejos de futuro (sapatinhos de bebê, alianças de casamento, placa com casa dos sonhos, empresário bem sucedido, cartões postais).

Os promotores orientavam os participantes sobre a intenção e as possibilidades e, depois de fantasiados, os participantes eram fotografados.

Continuando a experiência, eram impressas duas fotos em Multifuncionais HP DeskJet Ink Advantage Ultra: uma delas com Cartucho Original HP e a outra com cartucho remanufaturado.

Na sequência, as duas fotografias eram colocadas em um recipiente com água para demonstrar o que ocorria com a fixação da impressão nas duas fotos.

O promotor então, entregava ao consumidor uma sacola HP contendo: a foto tirada com o Cartucho Original em uma moldura especial, um folheto com os diferenciais da Multifuncional e um vale-brinde que deveria ser retirado em uma loja específica indicada.

Na loja indicada o participante apresentava seu vale-brinde e retirava um álbum de fotos personalizado com gel. Neste album, a foto parecia imersa em gel, remetendo ao teste de fixação de impressão realizado anteriormente no tanque d'água. Importante salientar que a retirada do brinde na loja garantia a abordagem de um promotor HP dentro do PDV, que indicava preços e condições de pagamento com a intenção de fechamento de venda.

Toda a ativação demonstrava claramente as características das HP DeskJet Ultra e o porque das impressões com Cartuchos Originais HP durarem até 50x mais, não desbotarem, não criarem curvas e serem sustentáveis, pois os Cartuchos HP são feitos com até 70% de materiais reciclados.

Uma verdadeira viagem de imersão nos benefícios dos produtos foco que contou com participação entusiasmada do público e gerou retorno em vendas dos Produtos HP.

A impressão do futuro já chegou, bem como a hora ideal para reconhecer a Ativação Máquina do Tempo como um Case a ser premiado.



Galeria de imagens
Aquário para comparacao das fotos impressas com cartuchos originais e com cartuchos remanufaturados
adereços para fazerem a foto no Túnel do Tempo
Equipamentos para as impressoes com diferentes cartuchos de tinta (originais e remanufaturados)
   

 

TECNOLOGIA COMO SOLUÇÃO DE APLICAÇÃO

A criação da Ativação Máquina do Tempo já contemplou a tecnologia como conceito criativo, bem como a tecnologia dos Produtos HP como base para sua viabilização.

Dentre esses:
1- a ação do aquário somente pode ser realizada pela tecnologia utilizada nas cores dos cartuchos de tinta permitirem que as imagens não se desbotassem debaixo da água.
2- através do uso de cartuchos remanufaturados pudemos mostrar claramente aos participantes a diferença da tecnologia utilizada pela HP para garantir menos uso de tinta por página impressa (garantindo maior rendimento), garantindo maior durabilidade dos equipamentos (impressora) e, por fim, muito mais durabilidade na impressão, que vai durar muito mais anos sem desbotar.


As características das Multifuncionais HP DeskJet Ink Advantage Ultra foram utilizadas como as próprias ferramentas para a dinâmica da atividade no estande.

A tecnologia presente na alta qualidade, no rendimento e na alta durabilidade dos Cartuchos Originais HP foi exatamente o que proporcionou a aplicação e a justificativa da ativação.

Todo o procedimento envolvido remontou a uma inovadora aplicação de tecnologia e estratégia nesse modelo de atividade promocional.


Galeria de imagens
layout detalhado
moldura para fotos
Vale-brinde para consumidor ir ao PDV
Tela do aplicativo para uso do cliente
vista lateral do Quiosque
vista interna do quiosque
sacola para brindes e fotografias impressas
     

 

RESULTADOS PARA IMPRIMIR E IMPRESSIONAR

No período de aplicação, a grande maioria das abordagens resultou na aceitação da participação. Deste público participante, quase sua totalidade dirigiu-se à loja indicada para retirar seu brinde. Um grande número transformou sua visita à loja em compra de Produtos HP.

Relacionamento:

A Ação teve apoio, aceitação e resultados muito acima da media junto aos varejistas participantes da Ação (Carrefour, Kalunga, Fast Shop, Saraiva e Ponto Frio). Esses tiveram vendas facilitadas pela existência da ação.

Além de espaços extras dentro dos pontos de venda foi permitida a utilização de materiais promocionais como folhetos, displays e também de impressão nos equipamentos da própria loja para clientes que porventura não tivessem passado pelo quiosque do Shopping e entrassem na loja diretamente também pudessem passar por uma demonstração (e brindes).

Abordagens, demonstrações e Vendas:

As mensurações registraram um expressivo aumento nas vendas dos Produtos HP envolvidos na Ativação.

1- Mais de 6 mil abordagens no período
2- 5120 participantes efetivos da Ativação
3- mais de 10 mil impressões de fotografias onde os participantes puderam comparar as diferenças de tecnologia de impressão e cartuchos de tinta e entender de forma mais clara o porque de ser válido adquirir produtos Originais HP.
4- as lojas participantes da ação dentro do Shopping envolvido receberam dezenas de clientes diariamente que não teriam interesse primordial de visita-las na visita ao Shopping mas foram por terem participado da ação.
5- aumento médio de venda de mais de 200% nos produtos indicados nas lojas participantes se comparado ao mês anterior da ação e 250% se comparado ao mesmo período do ano anterior.


Galeria de imagens
espaço conquistado no PDV em razão da ação no Shopping Center
Ponto Extra conquistado NO PDV em decorrência da ação
venda realizada em decorrencia da ação
denda em decorrencia da ação
satisfação do consumidor após passar pela dinamica da ação
Material Promocional aplicado no PDV
       

 

 

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