Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: VERDEJANDO
Candidato: Globo
Cliente: Globo
Segmento: Prêmio Caio Sustentabilidade
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Verdejando 2015

A Globo é a maior produtora de conteúdo da América Latina e líder de audiência em todas as telas – só na TV aberta, 96 milhões de pessoas assistem a Globo todos os dias.

Hoje, alcançamos 99,6% dos lares brasileiros. Estamos presentes em quase todo o território nacional, através de 123 emissoras – incluindo 5 emissoras Globo e 118 afiliadas –, e em mais de 190 países. Anualmente, produzimos cerca de 3.000 horas de conteúdo de entretenimento e 3.000 horas de jornalismo.

Em suas operações, a Globo desenvolve uma cultura de sustentabilidade, atendendo aos requisitos legais, elaborando políticas, monitorando processos e volumes e apoiando a implantação de ações que mitiguem os impactos ambientais de nossas operações.

Dentre essas, merecem destaque a implantação do sistema de gestão ambiental nos Estúdios Globo e alguns números referentes a 2015 como redução de consumo de água de 16% (com uso de águas não nobres e de reúso na lavagem de espaços e regas de plantas), cogeração de energia (41% na energia utilizada nos Estúdios Globo), tratamento de efluentes (100% tratado e 54% utilizado no sistema de refrigeração) e gerenciamento de 17 mil toneladas de resíduos com destinação 100% adequada e autorizada pelo INEA.

Vídeo


Faz parte da estratégia de comunicação da Globo realizar e apoiar iniciativas presenciais que permitam aproximar a marca do público, estabelecer um diálogo fora das telas e ampliar o relacionamento que as pessoas têm com a Globo.

Um dos pilares dessa estratégia é o tema da sustentabilidade, materializado pelo Verdejando, uma iniciativa da Globo em São Paulo, que aborda a questão da sustentabilidade na cidade. Isso é feito tanto com uma série de reportagens especiais sobre o tema do verde e do meio ambiente, quanto com ações de Live Marketing que têm o objetivo de deixar a cidade cada vez mais verde.

O Jornalismo da Globo roda a capital com essa cobertura especial, visita os bairros, conversa com a população, com especialistas e com representantes do Poder Público. O resultado é mostrado nos jornais locais - Bom Dia São Paulo e SPTV - e no G1.

Mas o Verdejando vai além: apresenta soluções práticas e possibilita o engajamento da população nessa causa tão importante que é o verde e o meio ambiente.

Realizamos ações presenciais gratuitas para a população, em diferentes regiões da cidade, com mutirões de plantio e atividades como oficinas de educação ambiental e plantio, distribuição de mudas, dinâmicas culturais e de lazer. Assim, unimos o potencial de alcance do Jornalismo ao poder de engajamento do Live Marketing.

Essas ações presenciais acontecem em diversos pontos da cidade com intensa participação dos moradores dos bairros, oferecendo experiências reais com plantio e cuidado das plantas, fazendo com que as pessoas se sintam protagonistas da iniciativa e continuem se envolvendo com a questão do verde e meio ambiente.

Na edição de 2015, o Verdejando passou pelos bairros da Água Branca, Butantã, Campo Limpo, Vila Buarque, Itaquera, República e Santana. A iniciativa plantou mais de 800 árvores e distribuiu 8.500 mudas de plantas ornamentais e hortaliças para as 11.500 pessoas que participaram das ações presenciais.

Muitos dos locais visitados – praças e parques – receberam melhorias, como plantio de grama e jardins, manutenção de equipamentos e doação de mobiliário, garantindo a revitalização e ressignificação dos espaços, deixando um legado para os frequentadores.

No Jardim Olinda, região do Campo Limpo, por exemplo, havia um ponto viciado de descarte incorreto de lixo que, durante o Verdejando, foi limpo, recuperado e transformado em uma área verde com o plantio de árvores e grama.

Outro exemplo é a Praça Rotary, na Vila Buarque, que teve canteiros recuperados com a ajuda dos moradores da região e ganhou mobiliário urbano criado com materiais sustentáveis.

A participação de voluntários na iniciativa é significativa. Nesse ano contamos com centenas de escoteiros, que colaboraram com a distribuição de mudas e com os mutirões de plantio, atividade que também teve a participação de moradores das regiões visitadas.

Outra característica do Verdejando é o apoio a ONGs e organizações da sociedade civil que atuam com a causa do verde e do meio ambiente. Em 2015, tivemos a participação do SOS Mata Atlântica, que levou equipamentos e monitores para demonstrar para a população os cuidados que devemos ter com as matas e rios, bem como do coletivo Green SP, que divulgaram suas iniciativas de sustentabilidade e realizaram oficinas de hortas domésticas e plantas alimentícias não convencionais.

O Verdejando também se preocupa com a valorização de profissionais locais, que são convidados para participar dos dias de atividades de suas regiões, com apresentações artísticas, palestras e oficinas.

Outro aspecto importante do Verdejando é ir além dos suas próprias atividades e incentivar a neutralização e compensação da emissão de carbono de outros eventos apoiados pela Globo. É o caso do Domingo Aéreo, evento realizado anualmente pela Força Aérea Brasileira no Campo de Marte, em São Paulo. A exemplo de anos anteriores, a edição de 2015 teve 50 árvores plantadas dentro do PAMA – Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, local do evento.

Galeria de imagens
Praça do Campo Limpo antes do Verdejando
Praça do Campo Limpo após a ação do Verdejando
Praça Rotary antes da recuperação
Praça Rotary após a recuperação dos canteiros
Mobiliário instalado na Praça Rotary
População participa da revitalização do espaço
Crianças plantam árvores
População se une para transformar o espaço
Plantio de árvores para neutralização de carbono
Criança aprende a plantar em oficina
Participação do ator Carlos Casagrande em Itaquera
Distribuição de mudas
Distribuição de mudas
População participa de oficina na Vila Buarque
 

 

O Verdejando foi pensado para ser uma evolução das reportagens especiais do Jornalismo local da Globo, que tratavam de temas ligados ao meio ambiente (como Rios de São Paulo e RespirAr, exibidas entre 2008 e 2013). Poderíamos usar nosso poder de mobilização e ir além dos alertas feitos nas reportagens, propondo soluções práticas e incentivando a participação da sociedade e do poder público.

Assim, em 2013 nascia a primeira edição do Verdejando, que além da série de reportagens, passou a ter ações presenciais que incluem os mutirões de plantio, dias de atividades para a população, com oficinas de educação ambiental, plantio, distribuição de mudas, dinâmicas culturais e de lazer.

Os números consolidados das três edições são bastante representativos:

• 29 eventos com um público de mais de 80 mil pessoas
• Cerca de 2300 árvores plantadas em todas as regiões da cidade
• Quase 65 mil mudas de plantas ornamentais distribuídas gratuitamente para a população
• 218 reportagens e 53 entradas ao vivo nos jornais locais (SPTV e Bom Dia São Paulo)
• Mais de 2800 participações de espectadores, com envio de fotos e vídeos

Galeria de imagens
Oficinas realizadas durante as ações
       

 

O resultado mais evidente do Verdejando é o engajamento do Poder Público e da população na causa do verde e meio ambiente em São Paulo. Isso se traduz nos principais números da iniciativa em 2015.

No Jornalismo (Bom Dia São Paulo e SPTV):

• 45 reportagens especiais
• 24 entradas ao vivo
• Tempo total de exibição superior a 3h24min
• 1200 participações de espectadores, com envio de fotos e vídeos

Na campanha de divulgação:

• 6 filmes de chamada de público (30’’ e 15’’)
• 98 inserções em toda a programação local da Globo na Grande São Paulo
• Mais de 2,5 milhões de impactos, com um GRP de 788
• Aproximadamente R$ 2 milhões em equivalência de investimento em mídia

Nas ações presenciais:

• Dias de atividade em 8 locais, de diferentes regiões da cidade
• Público total de 11.500 pessoas
• Distribuição de 8.500 mudas de plantas ornamentais e hortaliças
• Mais de 800 árvores plantadas

Nessa edição de 2015 tivemos ainda um desafio para alunos de arquitetura e urbanismo, que apresentaram propostas para recuperar áreas cinzas da cidade. Esses alunos visitaram os locais e comunidades, para entender as necessidades e possibilidades de cada lugar. As soluções propostas foram apresentadas no SPTV e entregues ao Poder Público para avaliação e providências.

Galeria de imagens
Reporter Cintia Toledo
       

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube