Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: LOJA CONCEITO PORSCHE BRASIL
Candidato: Avantgarde São Paulo
Cliente: Porsche Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SC
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Fachada I Loja Conceito Porsche Brasil

A Porsche Brasil iniciou sua operação no país em agosto de 2015 e a abertura da sua primeira loja conceito marcava a aguardada chegada em território nacional de forma proprietária, até então realizada através de distribuidor oficial.

Esta iniciativa era parte de um novo plano de atuação desenhado pela marca para estabelecer uma relação mais próxima com seus admiradores, através de práticas que permitam um maior contato com o universo Porsche.

A Avantgarde\São Paulo foi a agência responsável pela criação e produção deste espaço de relacionamento e de um evento dirigido a proprietários Porsche e potencias clientes.

A marca definiu a paradisíaca cidade litorânea de Florianópolis como uma potencial cidade para receber uma concessionária Porsche e a abertura da loja conceito como análise preliminar desta viabilidade. A cidade catarinense é considerada um litoral premium do país, reunindo turistas de alto poder aquisitivo durante a alta temporada: target da marca.

Ficha técnica do evento:
Título: Loja conceito Porsche Brasil.
Tema: Institucional Porsche.
Número de participantes: 12.626 pessoas, durante as 7 semanas de visitação.
Local: Shopping Iguatemi Florianópolis.
Data: 29 de Dezembro de 2015 a 15 de Fevereiro de 2016.
Periodicidade: 7 semanas.
Abrangência: Cidade de Florianópolis, frequentada na alta temporada por turistas de todo o país.
Atividades paralelas: Interatividades na loja conceito e eventos dirigidos.
Entidade promotora: Porsche Brasil.
Conceito do evento: Caráter Institucional.
Projeto: Loja conceito Porsche Brasil.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: Loja conceito para ações de relacionamento, através de consultorias e interações envolvendo soluções tecnológicas, exposição dos principais lançamentos e modelos da marca; evento dirigido a potenciais e atuais proprietários Porsche.

Galeria de imagens
Fachada I Corredor mall
Fachada I Corredor mall (2)
Fachada I Deck varanda
Fachada I Corredor mall (3)
Fachada I Corredor mall (3)
Interior loja
Interior loja (2)
     

 

Vídeo


O desafio era criar e produzir um espaço altamente moderno e tecnológico, respeitando as tradições e características da marca e sua relação especial com os fãs e consumidores. A expectativa era entregar uma loja conceito com excelente disposição de espaços e ambientes, apresentação diferenciada dos automóveis, com suporte tecnológico interativo, num prazo desafiador de 10 dias.

A loja era a primeira não destinada à venda que seguiu o guide arquitetônico e de design da marca.

O objetivo era apresentar oficialmente a chegada da Porsche no Brasil e:
- Entregar uma experiência interativa para os visitantes e uma imersão no universo Porsche;
- Gerar awareness para os modelos: Cayenne e Macan;
- Gerar leads de venda;
- Validar o potencial da cidade de Florianópolis para receber uma concessionária;
- Associar a marca ao público de interesse através de festas compatíveis no calendário da alta temporada.

A escolha do local para receber o espaço era fundamental para o projeto. A estratégia adotada pela Avantgarde\São Paulo foi levar o universo Porsche de forma inusitada para dentro de um Shopping de compras, estabelecendo um ponto de contato em um local inesperado, para potenciais clientes e apaixonados pela emblemática marca.

Construído em 2007, o Shopping Iguatemi é considerado o melhor shopping de Florianópolis. Com mais de 155 lojas, 37% do seu fluxo anual é representado por consumidores de alto poder aquisitivo. Uma loja de 200m2, com mezanino e área externa, localizada favoravelmente na entrada no shopping foi o local escolhido para receber a experiência Porsche.

Na área interna, no térreo, o espaço foi projetado para valorizar a exposição de dois modelos Porsche e, na área externa, varanda, o terceiro modelo da marca. O espaço interno foi projetado para receber um lounge para serviço de bebidas e coquetel, telas para configuração de modelos Porsche exclusivos e as seguintes interações:
- Mesa interativa posicionada no centro do espaço, convidando os visitantes a explorar e conhecer a história da marca;
- Miniaturas Porsche expostas para representar a evolução do emblemático design da marca;
- BlackBoard colaborativo para personalização dos clássicos modelos.

Na parte superior do espaço, mezanino, foi criado uma “Experience Lounge”, com exposição de vários livros e conteúdos sobre a marca num espaço convidativo, acompanhado de interações que foram desenvolvidas para potencializar a experiência dos visitantes no espaço:
- Invisible TV | uma inusitada tv em branco que, com auxílio de um óculos especial, exibia conteúdo exclusivo Porsche;
- Immersive 360° Lounge Experience | experiência com óculos de realidade virtual que transportava o visitante para uma pista de corrida ao lado de um piloto profissional.

Como extensão da loja conceito, um modelo oficial da categoria Porsche Cup GT3 Challenge foi exposto no corredor do mall, em frente à loja, oportunizando aos apaixonados pela marca conferir um carro de corrida da marca com exclusividade. A Porsche Cup no Brasil é a maior categoria oficial da marca no mundo.

Ainda para promover a loja conceito, a Avantgarde\São Paulo desenvolveu um evento para reunir potenciais clientes e os atuais proprietários locais Porsche. Foram mapeados os locais mais sofisticados que movimentam a alta temporada para realização de um evento dirigido especial. A loja conceito foi definida como ponto de encontro, de onde os proprietários Porsche seguiram juntos numa grande “parade” Porsche, atraindo os olhares pelas ruas por onde passavam, em direção ao sofisticado Dining Club Donna, para um coquetel.

Ao chegar no local, placas de estacionamento “Porsche Parking Only” indicavam vaga exclusiva para os proprietários da marca. Depois do coquetel, os convidados foram ainda recepcionados na badalada Milk Club. Na entrada do club, um modelo Cayenne foi exposto, destacando a ativação da marca no local.

Convites e materiais de apoio (sinalização nas baladas, placas de estacionamento, label para água, totem para miniaturas dos carros) foram desenvolvidos para dar suporte às iniciativas da loja conceito e do evento.

Galeria de imagens
Mesa interativa
Invisible TV
Mesa interativa (2)
Mesa interativa (3)
Mesa interativa (4)
Mesa interativa (5)
Interior loja (3)
Porsche Cup GT3
Porsche Cup GT3
Invis
Gear VR
Miniatura
Publico
Tablet I spec
Porsche Parking Only
         

 

A escolha de um local estratégico e de caráter premium para a loja Conceito era condição determinante para o sucesso do projeto. Várias possibilidades foram avaliadas e a locação de uma loja no Shopping Iguatemi era a solução ideal em termos de visibilidade, proposta e possibilidades. Entretanto, a última locação era de um restaurante, com infraestrutura e escopo de serviço de alimentação totalmente divergente ao escopo de uma loja conceito. A preparação do espaço para receber uma loja Porsche no prazo de 10 dias era sem dúvidas o maior desafio do projeto.

Além da preparação do espaço, a Avantgarde foi responsável pelo desenvolvimento de todo conteúdo das interações digitais, envolvendo os devices:
- Criação de telas e programação de conteúdo para os tablets de especificação técnica dos carros expostos (specs);
- Desenvolvimento de aplicativo (app) para os tablets, com a finalidade de captação de leads realizada pelas promotoras;
- Criação de conteúdo e programação para aplicativo empregado na Invisible TV;
- Desenho de conteúdo para dinâmica aplicada em ambas as Mesas Interativas, localizadas no térreo e mezanino;
- Adaptação de conteúdo Porsche para a interação de Immersive 360° Lounge Experience (Gear VR - óculos de realidade virtual).

Galeria de imagens
Deck varanda I Pré reforma
Fachada I Corredor mall I Pré-reforma
Mezanino I Pré-reforma
Planta I Projeto reforma
 

 

O projeto foi um sucesso absoluto, superando as expectativas e indicadores de resultado: gerando awarness, aproximação e experiência com o universo da marca, bem como, leads de venda. Além da avaliação criteriosa inerente à iniciativa, o projeto foi também avaliado com excelência pela Porsche Alemanha e pela Avantgarde Munique, responsável por grandes projetos mundiais da marca.

Resultado extremamente positivo para a Porsche Brasil, representando seu o primeiro case de marca no país e, para a Avantgarde, por se tratar do primeiro projeto realizado para este cliente.

Alguns números importantes da loja Conceito:
- 12.626 visitantes, uma média de 460 visitantes diários;
- Mais de 6 mil interações realizadas pelas promotoras, uma média de 234 por dia, denominadamente:
> Mesa interativa (1): 2.017 interações;
> Mesa interativa (2): 1.156 interações;
> Invisible TV: 1.064 interações;
> Immersive 360° Lounge Experience (Gear VR): 778 interações.
- Mais de 700 interações com consultores;
- 154 cadastros e 93 vendas potenciais;
- Abertura da concessionária Florianópolis em Setembro de 2016.

 

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