Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: TREINAMENTO PORSCHE BRASIL
Candidato: Avantgarde São Paulo
Cliente: Porsche Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento de Endomarketing
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Treinamento PBR

A Porsche AG é o maior e mais tradicional fabricante de automóveis desportivos e uma das empresas automotivas mais rentáveis do mundo. Uma marca que conquistou mais do que clientes, seguidores, que fascina gerações de apaixonados por carro.

Em 1995, a Stuttgart veículos foi nomeada representante oficial de importações da Porsche no Brasil desenvolvendo uma posição de destaque entre os maiores importadores da marca na América Latina. Em agosto de 2015, a Porsche Brasil finalmente iniciou sua operação no país.

Dentre as suas primeiras iniciativas em território nacional, o lançamento do mais emblemático modelo da marca no mercado Brasileiro: o novo Porsche 911, considerado o melhor 911 de todos os tempos, era sem dúvidas a mais significativa. Para atender este necessidade, a Porsche Brasil desejava realizar um treinamento para engajar, integrar e capacitar a equipe Brasil acerca do lançamento e sobre todas as conquistas realizadas pela companhia até o momento, bem como, plano de atuação de médio prazo.

A Avantgarde\São Paulo que, na época já era responsável pelo planejamento e produção do aguardado evento de lançamento do Novo 911, foi também responsável por este evento de treinamento da equipe Porsche Brasil, unindo dois objetivos em uma estrutura única, no Autódromo Velo Città.

Foi a primeira vez que os colaboradores Porsche Brasil se reuniram para um treinamento desde a chegada da marca no país. Uma oportunidade em que puderam experimentar, em detalhes, o conceito Porsche. Foi uma imersão de valores, representados pelas atividades propostas, nos discursos, nas apresentações e na pista.

Ficha técnica do evento:
Título: Treinamento Porsche Brasil.
Tema: Institucional Porsche.
Número de participantes: 23 colaboradores.
Local: Autódromo Velo Città, Mogi Guaçu - São Paulo.
Data: 14 e 15 de Abril de 2016.
Periodicidade: Duração de 2 dias.
Abrangência: São Paulo, capital.
Atividades paralelas: workshop sobre história e valores da marca, produtos, design, posicionamento da Porsche no Brasil, atividades em pista e festa temática.
Entidade promotora: Porsche Brasil.
Conceito do evento: Institucional Porsche.
Projeto: Treinamento Porsche Brasil.
Desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado: evento de treinamento de colaboradores com foco em apresentação de produtos, ação de experimentação com atividades em pista e festa temática.

Recém chegada, a Porsche Brasil tinha como estratégia a realização do lançamento do seu modelo mais icônico: o Porsche 911. O propósito era realizar um lançamento de forma experiencial e não apenas técnica e tradicional, entregando uma verdadeira imersão no universo da marca, reunindo os principais stakeholders em um único local para mais que conhecer, pilotar o modelo em um local que permitisse explorar ao máximo o skill dessa máquina em seu habitat natural: uma pista de corrida.

Considerando a trajetória recente da marca no país, menos de um ano, havia a necessidade de realizar uma integração, avaliar o desempenho até o momento, realizar treinamento a respeito do portfólio de carros e treinamento técnico a respeito do importante lançamento do Porsche 911.

O grande desafio era reunir todos os colaboradores, em 2 dias de eventos, e entregar uma experiência única com a marca em termos de valores, princípios, experimentação de produto, conhecimento de mercado e integração de pessoas.

Galeria de imagens

 

Reunir o grupo de 23 colaboradores da Porsche Brasil em um formato absolutamente inusitado, que proporcionasse aos colaboradores uma verdadeira vivência no universo Porsche.

Para entregar este objetivo, a Avantgarde/São Paulo planejou mais que um treinamento, uma imersão de dois dias completos, envolvendo atividades com multidisciplinares com altos executivos, dinâmicas de integração e principalmente a oportunidade de pilotar o emblemático Porsche 911 em uma das pistas de corrida mais modernas do país: o autódromo Velo Città Drive Club, localizado em Boituva (São Paulo) ao lado do instrutor oficial da marca: o belga Wim Daems.

A objetivo era entregar uma experiência com um Porsche numa pista de excelência, com traçado, curvas e pontos cegos devidamente emocionantes que proporcionasse uma experiência inesquecível com a marca para o time Brasileiro da companhia.

O evento contou um conteúdo programático dividido da seguinte maneira:
Sessões teóricas:
- Introdução à Porsche Brasil com o Diretor de Marketing James Eastwood;
- Introdução e brief: prioridades 2016, ministrado pelo presidente Mattias Bruce;
- Bate papo com o presidente sobre a marca e a sua trajetória;
- Workshop com o Diretor de Marketing James Eastwood sobre Porsche MotorSport - segmento de automobilismo da Porsche;
- Portfólio de produtos Porsche com Gerente de Produtos Leandro Rodrigues.

Sessões práticas/Atividades em pista:
- Atividade em pista com foco em motores “Mid”e motores traseiros com o instrutor Wim Daems;
- Atividades em pista com foco motor dianteiro com instrutor Wim Daems e sua equipe.

A Avantgarde/São Paulo contou ainda com um jantar temático, uma noite alemã, com cervejas Sauber Beer artesanais personalizadas, carinhosamente nomeadas e rotuladas Porschopp.

Para a ação de treinamento, foram desenvolvidos convites, carta de boas vindas no hotel, banner, credencial com agenda, cardápio de mesa, personalização da cerveja Sauber Beer (Porschopp), bolacha de chopp e um welcome kit contendo um inusitado moleskine Porsche, com páginas negras, e lápis coloridos para escrever.

O feedback do treinamento foi extremante positivo e elogiado. Uma pesquisa de satisfação pós evento foi aplicada pela Gerente de treinamento Porsche Brasil, Rosana Vezzaro, registrando a satisfação de 93% dos participantes com relação à organização e proposta do evento, envolvendo: abordagem de conteúdo teórico e prático, formato do evento, credenciamento, recepção, logística, flow das atividades, gifts, catering e atividades paralelas.

Para avaliar a absorção do conteúdo ministrado, um pré e pós-teste das sessões foi aplicado indicando uma evolução significativa do conhecimento absorvido:
- 95% dos participantes considerou extremamente valiosa a entrega de um conteúdo equilibrando atividades teóricas e práticas;
- 50% dos colaboradores acertou até 93% do questionário de pós teste contra 12% no pré-teste;
- 100% dos colaboradores concordou que os tópicos aplicados nas sessões seriam totalmente aplicáveis em sua dinâmica do dia a dia de trabalho;
- 98% atingiu os objetivos pessoais de aprendizado no treinamento.

Os métodos utilizados no treinamento foram considerados interessantes e diversos para 93% dos participantes. Rosana Vezzaro relatou ainda que o impacto da iniciativa trouxe resultados imediatos na dinâmica do dia a dia e na integração da equipe de forma extremamente positiva.

Galeria de imagens
Dados_Pesquisa de satisfação
       

 

 

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