Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: DANONE NATIONS CUP 2015
Candidato: SRCOM
Cliente: Danone
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa

O Grupo Danone é um dos líderes mundiais no setor de alimentos e reúne quatro empresas: Produtos Lácteos Frescos, Nutrição Infantil, Águas e Nutrição Médica. Sempre de forma inovadora e saborosa, a Danone está presente em mais de 140 países nos cinco continentes, conta com mais de 104 mil colaboradores e 190 fábricas.
Presente no Brasil há mais 40 anos, desde o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas à variedade de opções dos dias de hoje, a Danone revolucionou os hábitos de consumo e conquistou o paladar dos brasileiros, consolidando-se como sinônimo não só de iogurte, mas também de nutrição, saúde, qualidade e inovação.
Por meio de projetos e mobilização de parceiros (governo, entidades privadas e públicas), deseja conscientizar sobre a importância de uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas.


Ficha Técnica:
Título: Danone Nations Cup 2015
Tema: Esporte
Número de participantes: 7.020 jogadores / 17.000 espectadores
Local: Regionais em SP/RJ/DF/MG/RS/CE e final no Estádio Vila Belmiro • Santos - SP
Data: 18 e 19 de julho de 2015
Periodicidade: anual
Abrangência: Evento local com etapas regionais em SP/RJ/DF/MG/RS/CE e final no Estádio Vila Belmiro • Santos - SP.
Atividades paralelas: Ações com as crianças durante o evento, como oficinas de arte, de saúde e de sustentabilidade.
Entidade promotora: Danone
Conceito do evento: Promover a prática esportiva para uma vida mais saudável na maior competição de futebol do mundo entre crianças de 10 a 12 anos de idade.
Desenvolvimento: O evento vem acontecendo pelo mundo, e nesta edição brasileira, foram criadas etapas em todo o país para envolver o maior número de crianças possível no projeto.
Sua origem e evolução até o momento: Desde do ano 2000, cerca de 2,5 milhões de crianças participaram da Copa Danone em 32 países, sendo que mais de 34.000 escolas e 11.000 clubes de todo o mundo estão envolvidos no torneio. Esta edição contou com 7.020 jogadores no total, 2.020 crianças a mais que a edição anterior.

Galeria de imagens
Vila Belmiro
Cafu
mascote e troféus
Ativação
Ativação
Jogo
Time
     

 

Vídeo


Briefing:
O desafio macro da Danone é levar saúde e nutrição ao maior número de pessoas possível por meio de alimentos saudáveis. Para este projeto, o foco eram as crianças, e trouxemos alguns pilares que estão na Missão da Danone Nations Cup:

• Inspirar o sonho de milhões de crianças
• Espalhar valores positivos
• Promover atividade física

Os objetivos principais do briefing eram:
1. Etapas e final do campeonato:
- Engajar comunidade local e stakeholders (final e regionais)
- Engajar Danoners e parceiros
- Ferramentas de comunicação para as etapas para comunicar números e principais acontecimentos
2. Espalhar a missão da Danone
- Ferramentas de comunicação para comunicação do DNC para stakeholders e comunidade
- Unir a comunicação e trazer as 4 divisões Danone para o projeto

As metas do briefing eram:
- Aumentar o número de crianças que participam do projeto, mas não as cidades;
- Manter a final nacional em um estádio (preferência cidade de SP);
- Manter o financiamento do projeto por meio de:
- Parceiros
- Aprovação do projeto em lei de incentivo
- Plano para engajar parceiros
- Final nacional e para etapas regionais
- Manter o Abre Copa;
- Considerar 1 dia de evento para final nacional
- Otimizar finais regionais.

Conceito:
Promover a prática esportiva para uma vida mais saudável na maior competição de futebol do mundo entre crianças de 10 a 12 anos de idade.
Na Danone Copa das Nações 2015 fomos capazes de inspirar o sonho de centenas de crianças, espalhar valores positivos e promover atividade física para uma vida mais saudável. Essas conquistas, que já possuem grande mérito por si só, ganharam ainda mais relevância por estarem totalmente alinhadas com a essência da Danone, que batalha incansavelmente pela saúde e bem-estar, incentivando dietas e estilos de vida que levam o máximo de benefícios para a vida das pessoas. Mais do que um torneio, nós transformamos a Copa das Nações é uma experiência única, onde a paixão pelo futebol e o engajamento da comunidade foram os pilares de um evento contagiante que colocou grandes sonhos dentro de campo e diversão de sobra nas arquibancadas.

O evento:
Desde do ano 2000, cerca de 2,5 milhões de crianças participaram da Copa Danone em 32 países, sendo que mais de 34.000 escolas e 11.000 clubes de todo o mundo estão envolvidos no torneio. Em 2015, ano da etapa nacional, foi o ano da transformação e grandes ambições, entre eles:
• Crescer o número de crianças nos campeonatos regionais;
• Colocar os jogadores da copa no clima da final mundial, organizando a final em um estádio de futebol profissional;
• Abrir a Copa às crianças entre 9 a 11 anos, para que elas possam jogar a DNC em 2016.
• Conseguimos alcançar todos esses objetivos e pudemos também oferecer um evento recheado de atrações para a comunidade e direcionado para toda a família.

A Danone Copa das Nações aconteceu durante o fim de semana dos dias 18 e 19 de julho, quando a Vila Belmiro abriu seus portões para receber a comunidade, crianças e famílias e virou o palco de um grande espetáculo, dentro e fora do campo, que ficará guardado na memória daqueles que estiveram lá. Pela primeira vez com o apoio da Prefeitura de Santos, as crianças da rede municipal de ensino, colégios particulares e associações assistenciais puderam jogar no gramado por onde desfilaram craques como Pelé, Neymar e Robinho. Mais do que uma disputa esportiva entre crianças, a Danone Copa das Nações foi uma verdadeira festa para toda a família. Durante dois dias, o evento reuniu oficinas culturais e educativas, show de banda de rock Aliados, do grupo de pagode ArtPopular e de cantor pop Ivo Mozart. Não bastasse o fato de disputarem uma vaga na final mundial, os garotos ainda vivenciaram ainda outra emoção: tiveram o privilégio de conhecer o craque Cafu, capitão do Penta em 2002, que deu o pontapé inicial na finalíssima do torneio. O ex-lateral-direito foi embaixador da Danone Copa das Nações no Brasil pelo sétimo ano consecutivo.


Comunicação:

Release disparado regionalmente
Merchan na TV Band
Total de 30 merchans de 1 minuto durante a semana da final nacional em 5 programas:

Dia a dia
Jogo Aberto
Simpsons
Band SportClube
GOL, o grande momento do futebol

Mídia:

Jornais locais: A Tribuna / Expresso Popular

Encartes vale-ingresso

A TRIBUNA:
30.000 encartes
de vale-ingresso

EXPRESSO POPULAR:
15.000 encartes
de vale-ingresso

Jornal da Orla:
Jornal gratuito da região de Santos.
20.000 encartes
de vale-ingresso


Rádio local:

Tri FM
100 inserções
Rádio mais ouvida em Santos.
Abrange todas as cidades
da Baixada Santista.


Digital:

Banner no site da Copa das Nações Danone
Facebook
Postagem na página da Copa das Nações com aproximadamente 335.442 visualizações.
Postagem na página do Facebook do Santos Futebol Clube (3,2 milhões de fãs)
1.405 fãs curtiram.

OOH

6 faixas de rua em pontos estratégicos de Santos.
Distribuição de cartazes e vale-ingressos nas escolas.
Carro de som/blitz de rua

7 dias de ação. Divulgação nos lugares com grande concentração de famílias e crianças, em Santos (shoppings, eventos na cidade, clube de esportes, praia, etc.)
Distribuição dos cartazes e vale-ingressos. 92.690 vale-ingressos foram entregues em três semanas para convidar crianças e famílias para os dois dias do evento.
Relações públicas:

Imprensa e influenciadores: 56 pessoas

Blogs
Clube da fraldinha
Loucura materna
Driviaro
Entre fios e linhas
Mães com filhos
Sampa com crianças

Imprensa
Jornal tribuna
Band
TV Santa Cecília
Baixada pra você / TV Santa Cecília
Bem-estar / TV Globo
Diário oficial de Santos

O estádio da Vila Belmiro foi preparado para receber os convidados e os times das crianças para o grande jogo. Além disso, o local foi preparado com uma estrutura para atender as atividades paralelas que aconteceram durante o dia:

Programação:

Sábado

09h00 Abertura do estádio
09h15 Abertura / comunicação geral para os participantes do abre copa
09h30 Início dos jogos
15h30 Fim dos jogos e início do show Aliados
16h15 Fim do show Aliados
17h00 Final do dia

Domingo

09h00 Abertura do estádio
09h30 Chegada das equipes à Vila Belmiro
10h00 Apresentação dos times dentro do campo
10h30 Início dos jogos
13h30 Início pocket show ivo mozart
14h25 Início dos jogos - grande final
15h20 Início da premiação com cafú
16h00 Início show arte popular
17h00 Final das atividades para o público


Oficinas
Oficinais de Arte
• Painel de pintura;
• Painel de pintura e colagem com papel reciclado;
• Oficina de dança de torcida.
Oficinas de Saúde:
• Livro de receitas, pirâmide alimentar e alimentos regionais;
• Personalização do livro de receitas com grãos e outros elementos decorativos.
Oficinas de Sustentabilidade:
• Oficinas de fantoches e teatro educativo;
• Oficina de instrumentos de torcida;
• Oficinas de reciclagem de Tetra Pak.

• Momento Hidratação Bonafont;
• Kits de hidratação (distribuídos para todos os jogadores da DNC).

Comunicação no Estádio
• Placas de campo + Comunicação aérea (blimps) ;
• Logos na camisa dos jogadores.
Palco:
• Logos no telão 5 vezes x 2 dias;
• Marcas foram citadas 5 vezes nos 2 dias.

2015 foi um ano de grandes ambições. O projeto começou com três objetivos para os resultados:

• Crescer o número de crianças nos campeonatos regionais da Copa Danone;

• Colocar os jogadores da Copa Danone no clima da Final Mundial, organizando a Final Nacional num estádio de futebol profissional;

• Abrir a Copa Danone às crianças entre 9 e 11 anos, para elas jogarem a DNC em 2016

Conseguimos esses 3 objetivos graças ao apoio de grandes marcas e importantes parcerias e chegamos aos seguintes resultados:

7.020 jogadores no total
2.020 crianças a mais que a edição passada
17.000 pessoas assistiram as regionais

Em Relações Públicas, conseguimos os seguintes resultados:

115 publicações/posts nas redes sociais
80 publicações pela imprensa
30 publicações pelos influenciadores (blogueiros)
5 rádios regionais divulgaram a final nacional

Cerca de 14,2 milhões de pessoas foram impactadas pela imprensa, e 190.000 pessoas pelos influenciadores/blogueiros.

O retorno de mídia foi de R$ 2 milhões.



 

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