Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: RAIADROGASIL NOTÁVEIS DO ANO 2016
Candidato: Gabriela Penafiel
Cliente: Raia Drogasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Raia Notáveis 2016

A Raia Drogasil foi criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A. Com mais de mil e trezentas lojas em operação e receita bruta de R$ 9,4 bilhões em 2015, é a maior rede de drogarias do Brasil em receita e número de lojas. A empresa também possui uma PBM própria que atende a mais de nove milhões de funcionários e beneficiários de mais de mil grupos empresariais e instituições clientes que efetuam as suas compras com descontos pré-negociados e com desconto em folha de pagamento (empresas) nas cerca de mil filiais próprias ou em 750 drogarias credenciadas.
O evento Notáveis do Ano é a premiação anual de gerentes regionais e de lojas Droga Raia e Drogasil que se destacaram no ano de 2015. A Raia Drogasil estipulou vários critérios para poder reconhecer e premiar os melhores gerentes regionais e os Gerentes de Loja destaques da marca, chamados de Notáveis do Ano. E esta estratégia vem trazendo bons resultados a cada edição da premiação. O desafio foi reunir em um lugar os cerca de 1.600 convidados, entre Gerentes Regionais e de lojas Droga Raia e Drogasil, corporativo Raia Drogasil e patrocinadores. O local escolhido para essa edição foi o Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 16 de março de 2016.

Galeria de imagens
Plenária
Plenária 2
Premiação
Conteúdo
Premiação 2
Premiação 3
Feira parceiros
Feira parceiros
Show Fernando e Sorocaba
 

 

Vídeo


Ficha Técnica:
Título: Notáveis do Ano 2016
Tema: Esporte
Número de participantes: 1.600
Local: Espaço das Américas • São Paulo - SP
Data: 16 de março de 2016
Periodicidade: Anual
Abrangência: Evento local, mas para colaboradores de todo o Brasil.
Atividades paralelas: Stands próprios, parceiros e estação de quiz
Entidade promotora: Raia Drogasil
Conceito do evento: Integração de equipe e superação de desafios
Desenvolvimento: 120 dias do planejamento à produção. 48 horas de montagem. 180 pessoas envolvidas.
Sua origem e evolução até o momento: Este é o terceiro ano que a SRCOM realiza o evento Notáveis do Ano, que vem crescendo a cada edição junto com os resultados da Droga Raia.


Conteúdo

Briefing:
Fazer a premiação anual de gerentes regionais e de lojas Droga Raia e Drogasil que se destacaram no ano de 2015.

Desafios:
Reunir em um lugar os cerca de 1.600 convidados, entre Gerentes Regionais e de lojas Droga Raia e Drogasil, corporativo Raia Drogasil e patrocinadores.

Conceito e metas:
Para engajar os participantes e reforçar o espírito de equipe e superação, foi escolhido o tema esporte, amarrando toda a narrativa do evento em volta de uma tagline: Transformando desafios em conquistas. Uma frase que exprime o dia a dia de cada funcionário Raia Drogasil.

Desafios e soluções:
O esporte era o assunto principal no país por causa dos Jogos Olímpicos. A ideia foi levar esse espírito para o evento de forma dinâmica, com uma grande premiação final e um show que combinasse com o clima descontraído da equipe Raia Drogasil. Os momentos foram alternados entre speeches dos líderes e destaques, ações de reconhecimento e palestra em um ambiente onde os convidados pudessem se relacionar com todas as outras equipes e também conhecer as novidades dos patrocinadores. Para uma distribuição eficiente do público, o salão do almoço foi dividido em quadrantes por cores. Cada convidado recebeu a agenda com a sua cor que era anunciada pelo locutor, convidando-os a ocupar seus respectivos lugares no salão. A equipe SRCOM coordenou e orientou a entrada dos convidados, com o suporte do telão, onde era projetado o mapa de localização. Uma estação de Quiz foi montada e é um sucesso com a equipe Raia Drogasil. Foram 12 totens, cada um com 5 perguntas sobre o tema esporte, sobre os parceiros e sobre a Raia Drogasil com premiações para incentivá-los a participar. Uma equipe em 12 pontos de atendimento recebeu os convidados na entrada do Espaço das Américas para o credenciamento. Os convidados receberam kits personalizados com sacola, camisetas de cada bandeira e a programação do evento. Os convidados foram encaminhados para a feira dos patrocinadores com 11 stands e mais 1 stand de marcas próprias Raia Drogasil. Cada marca teve um momento para receber os convidados e criou uma ativação para transformar essa oportunidade de relacionamento em negócios.
O momento mais esperado e importante do evento foi a premiação do Regional e dos Notáveis. Os representantes das melhores equipes foram chamados ao palco, lado a lado, Droga Raia e Drogasil.
Foram premiados os melhores desempenhos em 2 categorias: os três primeiros resultados do regional (sendo 1 pessoa Droga Raia e 1 Drogasil) respectivamente com 1 viagem internacional com acompanhante para o primeiro lugar e prêmios em dinheiro para o segundo e terceiro lugares. E na categoria Notável do Ano (também 1 pessoa Droga Raia e 1 Drogasil), o primeiro lugar ganhou um carro, o segundo e o terceiro lugares prêmios em dinheiro.
Para encerrar a premiação e o evento, a dupla Fernando & Sorocaba fez um grande show, mas antes de começar, chamaram ao palco os Notáveis do Ano e suas famílias para a entrega das chaves do carro.
Como parte da estratégia de motivação e reconhecimento, representantes da empresa como o presidente Marcilio Pousada, o VP de Operações Raia Drogasil Renato Raduan e Diretores de Operações fizeram seus speeches trazendo os resultados positivos do período e os desafios para o futuro, sempre tendo como pano de fundo as conquistas do esporte e o trabalho em equipe. Nesse momento, nomes de destaque das regionais foram chamados ao palco para receberem placas de reconhecimento, as menções honrosas.
Nada melhor do que trazer um convidado que tem tudo a ver com o tema esporte: Lars Grael. O palestrante enriqueceu o tema, trazendo mais sobre superação para o evento, falando sobre adaptação, mudança, liderança e trabalho em equipe. Ganhador de 2 medalhas Olímpicas, dez titulos nacionais e cinco sul-americanos, Lars Grael é um dos maiores nomes do esporte nacional de todos os tempos.


Diferencial:
A família dos ganhadores foi ao palco para tornar o momento de premiação ainda mais emocionante. A entrega do prêmio principal foi feita por Fernando & Sorocaba durante o show. Foi uma festa!

Programação do evento:
9h30: Credenciamento
10h00: Início da feira de parceiros e do quiz
12h50: Abertura do salão de almoço
13h30: Início do almoço
14h30: Premiação dos melhores do quiz
15h00: Início da cerimônia – vídeo de abertura, Hino Nacional e speech do Presidente
15h30: Menções Honrosas
16h00: Palestra motivacional – Lars Grael
17h00: Início das premiações
18h30: Início do show de Fernando & Sorocaba
20h00: Final do show e do evento

Atividades paralelas:
Os patrocinadores e parceiros da marca tiveram um tempo para fazer ativações na abertura do evento em um espaço com stands personalizados.

Descrição das ações desenvolvidas:
Foram 12 horas de evento, distribuídas nos seguintes momentos:
- credenciamento
- feira de patrocinadores
- quizz
- almoço
- palestra
- premiações
- show de encerramento

Para celebrar um momento de conquistas e criar um ambiente que impressionasse todos os participantes, trouxemos para o Espaço das Américas uma decoração que traduzisse todo o conceito de superação que já faz parte do dia a dia da equipe Raia Drogasil. Tudo isso, permeado pelo pano lúdico do esporte e dividido entre as cores azul e vermelho da marca. No palco, grandes paineis com 6 metros de altura com gigantografias representando vertentes do esporte nacional.
O desafio foi fazer com que esses paineis se movimentassem de acordo com o flow do evento. Junto a isso, efeitos de laser e luz diferentes para cada momento da premiação trouxeram muito mais movimento para esta edição em relação ao ano anterior.
Uma equipe ficou encarregada de registrar cada momento em foto e vídeo e conseguiu captar em imagens todo o orgulho de cada participante de fazer parte do Notáveis do Ano.
A logística da parte aérea e terrestre dos convidados de fora de São Paulo envolveu a coordenação de cerca de 500 pessoas. O estacionamento foi organizado para atender mais de 300 carros e 20 ônibus.
Para dividir os times das bandeiras Raia Drogasil, foram produzidas e entregues mais de 1.500 camisetas.

Em 2015 a Raia Drogasil foi um fenômeno. Tanto do varejo, como de seu segmento e do Brasil.
Num momento onde todos deram um passo para trás, a Raia Drogasil esteve muito a frente, principalmente em um momento onde a economia encolheu 1,9% e o Brasil retornou a um momento de recessão.
A terceira edição do Notáveis do Ano reforçou os resultados crescentes que a Raia Drogasil vem conquistando, mesmo com esse momento complicado da economia do país e do varejo em retração. Este evento de endomarketing se transformou em um momento esperado pelos colaboradores. A Raia Drogasil consegue aproveitá-lo como plataforma de motivação e estímulos para seus funcionários.
- O lucro líquido da RAIA DROGASIL foi R$ 167,8 milhões no primeiro trimestre de 2016, um incremento de 40,6%.
- Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia atingiu R$ 304,8 milhões entre janeiro e junho de 2016.
- A receita bruta RAIA DROGASIL nos três primeiros meses de 2016 foi de R$ 2,9 bilhões.
- O número de lojas passou de 1235 em 2015 para 1330 em 2016.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube