Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES - LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL
Candidato: Kissus - Studio de Produção & Promoção
Cliente: Espaço Cultural Porto Seguro
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A KISSUS é um studio de produção e promoção que há 8 anos oferece ao mercado know-how e estrutura para realizar projetos e ações com foco em eventos, direção artística, conteúdo e desenvolvimento de projetos customizados, sempre valorizando a arte, educação e cidadania.
Comprometida com resultados, a KISSUS atua de forma integrada com profissionais e parceiros com total expertise para garantir soluções criativas e inovadoras, conceituais, responsáveis, diferenciadas e com ótima relação custo X benefício.
Em 2015 conquistou bronze do Prêmio Caio na categoria eventos sociais com o projeto 50 Anos de Jornalismo Publicitário – Uma homenagem ao jornalista e publicitário Armando Ferrentini.
A KISSUS transforma ideias e sonhos em realidade. A gente faz acontecer.
Foi com esse propósito que aceitamos, em parceria com a B2B Entretenimento, o desafio proposto pela Porto Seguro, para identificar e viabilizar um conteúdo expositivo representativo e impactante para inaugurar o Espaço Cultural Porto Seguro. Após ampla pesquisa resultou na negociação com a Excellent Exhibitions (Suécia) a locação da EXPOSIÇÃO OS GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL. O projeto (ver imagens nessa página)foi adaptado para o ECPS e contou com o apoio do Ministério da Cultura. Uma oportunidade abraçada para presentear os brasileiros com um conteúdo diferenciado, contemporâneo, educativo, cultural e muito inspirador. Um presente da Porto Seguro para São Paulo, no entanto que a inauguração ocorreu na semana do aniversário da cidade.
Título: EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL.
Tema: Uma experiência interativa e imersiva pelo Renascimento.
Nº de participantes: Mais de 35 mil visitantes
Local: Espaço Cultural Porto Seguro – Al. Barão de Piracicaba, 618 – Campos Elíseos
Periodicidade: 30 de janeiro a 8 de maio de 2016
Abrangência: São Paulo/Brasil
Atividades Paralelas: Oficinas e programa de visitação especial para grupos escolares públicas e particulares; Universidades.
Entidade Promotora das atividades paralelas: A Cultural e N&D Service
Conceito: Difundir arte e cultura em um espaço de troca, aprendizagem e produção é o objetivo principal da iniciativa. A Porto Seguro tem um compromisso com a cidadania e disseminação cultural, não basta gerar produto e ser um líder na prestação de serviço, precisa devolver para seus clientes, fornecedores e público em geral essa experiência imersiva com a cultura e cidadania.

Galeria de imagens
STUDIO KISSUS - A GENTE FAZ ACONTECER
STUDIO KISSUS - CASE PRÊMIO RENATO CASTELO BRANCO
STUDIO KISSUS - CASE 50 ANOS DE JORNALISMO PUBLICITÁRIO
STUDIO KISSUS - CASE VIII ENERI ESPM
STUDIO KISSUS - CASE GRANDES MESTRES
STUDIO KISSUS - CASE ELIS POR ELES
STUDIO KISSUS - E MUITO MAIS!
STUDIO KISSUS - CLIENTES ATENDIDOS
EXCELLENT EXHIBIONTS RELEASE
CURADORES
PROJETO ORIGINAL - PLANTA GERAL
MÓDULOS DA EXPOSIÇÃO - PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO
GRANDES MESTRES - ENTRANDO NO CLIMA
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - MÓDULO HISTÓRIA ITALIANA
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - MÓDULO PIETÀ
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - ESPAÇO RAPHAEL
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - MÓDULO DOMO
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - CAPELA SISTINA
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - ÚLTIMA CEIA - DA VINCI
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - MODELOS DE DA VINCI
PROJETO ORIGINAL TRADUZIDO - HOMEM VITRUVIANO
     

 

Vídeo


Há 3 anos, a Porto Seguro, líder de mercado no segmento de seguros, vem desenvolvendo o Complexo Cultural Porto Seguro na Al. Barão de Piracicaba em Campos Elíseos, composto pelo teatro, o restaurante Gemma, um café e completando com o Espaço Cultural Porto Seguro, plataforma das mais diversas manifestações artísticas e culturais com ênfase no pensamento contemporâneo.
Foi com esse propósito que o briefing/desafio nos foi transmitido – identificar um conteúdo diferenciado, contemporâneo, cultural, educativo, acessível e gratuito para inaugurar o novo espaço, com data prevista para ocorrer em janeiro 2016, aproveitando a proximidade do aniversário de São Paulo, presenteando o público paulista com o novo espaço cultural da cidade, tornando-o um polo de disseminação cultural de qualidade e representativa, fortalecendo seu propósito na excelência de prestadora de serviço e incentivadora da cultura e cidadania.
Uma das frentes de atuação da Kissus é a produção cultural, temos experiência em projetos culturais incentivados, contamos com parceiros internacionais que trabalham no segmento da arte contemporânea, ciência e edutainment, o que resultou numa ampla e profunda pesquisa em museus e empresas detentoras de conteúdos, até identificarmos com a Excellent Exhibitions (Malmö, Suécia) a inovadora e que se encaixava 100% ao propósito do projeto, a EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO E RAFAEL, concebida por Alessandro Vezzosi (especialistas em Leonardo da Vinci), Francesco Buranelli (especialista em Michelangelo) e produzida por Mats Rönngard, do Museu de Malmö, da Suécia. Já tendo sido exposta em Istambul, que como no Brasil, foi um sucesso.
Trata-se de uma exposição show, única em vários aspectos. Os espectadores são convidados a seguir uma viagem emocionante, instrutiva e interativa pelo Renascimento italiano, utilizando moderna tecnologia multimídia na narrativa. O personagem Giancarlo Bontempi conta, através do seu diário, os bastidores das criações das principais obras desses mestres renascentistas.
Vivenciar, criar, observar e reproduzir. A proposta imersiva da exposição Grandes Mestres – Leonardo, Michelangelo e Rafael é levar o visitante a seguir um trajeto por 12 atrações que recriam o Renascimento, um dos períodos mais criativos e inovadores da humanidade.
Proporcionar ao público a interação com a produção destes artistas a partir de réplicas e/ou reproduções de obras que não podem circular, por suas grandes dimensões ou por serem aderentes à arquitetura dos edifícios que as abrigam, tais como A Última Ceia (de Leonardo da Vinci), a Capela Sistina e as esculturas Pietá e Davi (de Michelangelo). A exposição permite o acesso e experiência no contato com as belas peças de arte, invenções complexas das mentes brilhantes e dedicadas dos três mestres da renascença.
Nas oficinas educativas, o público também pode fazer atividades práticas e de maneira divertida para entender princípios da física e da mecânica que foram descobertos há 500 anos. Alguns desses princípios até hoje são aplicados em nossas vidas.
Destaque para o convite e organização para receber grupos escolares públicas e particulares, bem como que universidades ampliando o acesso à exposição, que foi gratuita.
Para que tudo isso ocorresse, enfrentamos bons e inspiradores desafios:
- Adaptar o layout da exposição, planejada para ocorrer em espaços amplos e lineares, como podem observar na planta inserida no projeto original traduzido. A questão é que tivemos que fazer isso nos baseando no projeto arquitetônico do ECPS, que estava em construção, logo nada adiantava uma visita técnica para conhecer o espaço e definir o trajeto expositivo. O que sabíamos era a metragem total necessária, teríamos que agregar ao ECPS as salas da área de eventos que ficam no prédio da matriz - Galeria 1. Assim as 12 áreas da exposição (módulos) foram distribuídas em novo trajeto, sem comprometer a fluidez no trajeto, essencial para que o visitante pudesse vivenciar a história definida pelos curadores.
A VT no espaço foi fundamental ocorrer antes da execução da montagem, conseguimos realiza-la no segundo semestre de 2015, quando o ECPS ficou pronto com a presença do curador e dono da exposição, Mats Rönngard, que veio da Suécia, e Alejandra Castellanos vinda da Colômbia, para nos assessorar. Assim viabilizamos e confirmamos medidas, trajetos, posicionamento dos módulos expositivos que gerou uma nova planta e manual de montagem.
– O acordo de locação firmado com a Excellent Exhibitions, foi baseado em dólar e justamente no início de 2015 a cotação da moeda americana disparou, em razão da crise econômica brasileira e quando o projeto foi inscrito na Lei Rouanet a cotação estava mais baixa, mesmo com a margem de segurança prevista, essa diferença nos gerou uma perda financeira considerável, no entanto as negociações com os fornecedores foram bem conservadoras, a fim de viabilizar o projeto na qualidade exigida pela Porto Seguro e A Cultural e respeitando o valor aprovado pelo Ministério da Cultura.
Por se tratar de uma exposição internacional, com os detalhes que envolvem um projeto nessa envergadura, precisávamos garantir a excelência neste bastidor, convidamos a curadora colombiana Alejandra Castellanos, especialista em arte, ciência e edutainment para nos ajudar nos trâmites com a Excellent Exhibitions e nos dar o suporte na montagem da exposição.
Trata-se de uma Exposição Show Internacional com foco em educação, ciência, arte, tecnologia, convidando o público a viajar, interagir e se inspirar com as explosões criativas e inovadores deste período tão sublime da humanidade, o Renascimento. Isso nos estimulou e permitiu a ousadia de inscrever como case no Prêmio Caio, na categoria Evento Internacional Realizado no Brasil, pois conseguimos reproduzir com excelência o projeto expositivo em sua essência, gerando uma experiência positiva na interlocução do público com a marca Porto Seguro, ativando conceitos e propósitos da empresa - cultura, ciência, educação e cidadania são pilares inseridos neste contexto.

Ficha técnica:
Título: EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES - LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL
Tema: Uma experiência interativa e imersiva pelo Renascimento
Patrocínio: Porto Seguro
Parceria: A Cultural
Cliente e Local: ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO
Realização: Kissus Produção & Promoção
Co-Realização e Captação: B2B Entretenimento
Conteúdo: Excellent Exhibitions
Curadores: Alessandro Vezzosi, Francesco Brandelli e Mats Rönngard
Coordenação Museológica: Alejandra Castellanos
Data: 30 de janeiro à 8 de maio (contando com prorrogação)
Direção de Produção: Suzy Scherb (sócia diretora da KISSUS)
Áudio guia: Antônio Viviani (locutor e radialista)
Transporte e Logística
Internacional: DC Logistics Brasil
Montagem, desmontagem
e manutenção: 624 Produção e Eventos
Monitores educativos: N&D Service
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli (A Cultural)
Número de Visitantes: Mais de 35 mil ao longo de 3 meses e meio

Serviços prestados pela KISSUS:
Planejamento, pesquisa de conteúdo em parceria com a B2B Entretenimento, negociação internacional, contratos, elaboração e aprovação junto ao MinC, concorrência com parceiros, execução, acompanhamento, montagem e desmontagem, produção logística, manutenção, gestão dos bastidores nas fases pré, durante e pós-evento (incluindo acerto de contas com o MinC, em andamento).

Comunicação:
A estratégia de comunicação foi desenvolvida com A Cultural, responsável pela gestão cultural do Complexo Cultural Porto Seguro, pela administração do ECPS e nossa apoiadora no projeto. Desenvolvemos os materiais de comunicação (programa entregue quando o visitante iniciava o trajeto), anúncios veiculados na mídia especializada em arte e cultura; assessoria de imprensa e comunicação nas redes sociais.
Para conversar mais com o posicionamento e estratégia de comunicação do ECPS foi adotado outra imagem utilizando imagens de obras dos mestres, aprovado pelo dono da exposição.
O sucesso da visitação se deu pela qualidade da exposição que gerou o boca-boca nas redes sociais e pelo trabalho de assessoria de imprensa que gerou muitas matérias em função da inauguração do espaço e pelo tema escolhido para tal. Recebemos veículos representativos que percorreram todo o trajeto e se encantaram com a qualidade. No entanto que a partir da matéria que a SPTV1 fez, acelerou o sucesso na visitação, corroborando com a força da mídia televisiva (GLOBO) para divulgar a boa cultura, segue link - https://globoplay.globo.com/v/4904647/

Evento:
Foi organizado pelo ECPS e Assessoria de Imprensa (A Cultural) um evento no Restaurante Gemma para a inauguração do Espaço Cultural Porto Seguro e para a abertura oficial da Exposição Grandes Mestres. Foram convidados o Secretário da Cultura do Estado de SP, artistas plásticos, críticos de arte, celebridades, empresários e formadores de opinião.

Galeria de imagens
GRANDES MESTRES - ITENS DA COMUNICAÇÃO
GRANDES MESTRES - COMUNICAÇÃO - POSTS PÁGINA ECPS 1
COMUNICAÇÃO - POSTS NA PÁG. ECPS - DROPS DE CONTEÚDO DE CADA MÓDULO
MATÉRIA SPTV 1ª EDIÇÃO - responsável pelo
COMUNICAÇÃO - ASSESSORIA DE IMPRENSA - DIGITAL BLOGS - ALGUNS POSTS
COMUNICAÇÃO - BUSCA GOOGLE - FORTE PRESENÇA ATÉ HOJE
EVENTO DE INAUGURAÇÃO DO ECPS E ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
OFICINAS EDUCATIVAS
   

 

Um projeto com essas dimensões exige expertise na gestão na condução e na execução, o time de parceiros faz parte dessa engrenagem, começando com a DC Logistics Brasil, contratada para fazer o gerenciamento logístico do transporte internacional da carga, fundamental para cumprir com os termos apontados e definidos no contrato de locação da exposição, na apólice de seguro e com as exigências das leis portuárias e da Receita Federal.
Antes de tudo providenciamos a habilitação da KISSUS junto ao SISCOMEX no Sistema RADAR da Receita Federal, possibilitando viabilizar admissão temporária da carga por ser de cunho artístico e cultural.
Para a montagem, suporte para manutenção e desmontagem - fechamos a parceira com a 624 Produção e Eventos, que com seu expertise em montagens de exposições nos deu a segurança e suporte com soluções viáveis e rápidas, destaque para sua equipe alto astral e focados, que se desdobraram para entender e atender as orientações dos curadores (que falavam inglês ou espanhol).
Com a carga descarregada e distribuída pelos espaços do ECPS, iniciamos as construções dos atrativos, seguindo o gabarito de montagem. Assim que as salas foram tomando forma na estrutura básica (paredes), iniciamos o envelopamento, adesivagem com vinil preto de todos os vidros para o Black Out dos espaços, fundamental para garantir a qualidade na experiência do visitante. Depois iniciamos a instalação dos painéis (lonas impressas na Suécia), os tecidos, as telas touch screen, iluminação, os projetores etc.
Durante a movimentação das caixas e início da montagem fomos preparando o inventário, de acordo com o packing list, documento que para nós passou a ser nossa bíblia, por exigências alfandegárias e para o controle, roteiro da desmontagem e retorno da carga para a Suécia, que ocorreu em maio.
Respeitando a cenografia da exposição, todos os textos foram traduzidos e revisados aqui no Brasil para depois serem adaptados na arte final criadas pela agência da EXCELLENT EXHIBITIONS, depois de mais uma revisão foram impressas com a mesma qualidade.
No final da montagem, já nos testes dos equipamentos, nos deparamos com outro desafio, os computadores Linux que vieram no rider da exposição não funcionavam no Brasil, sem eles as Telas Touch não poderiam ser acionadas. Falamos com os técnicos suecos, contatamos especialistas de informática e equipamentos Linux no Brasil e nada. Isso para uma exposição toda interativa seria a morte. A 624 Produções apresentou uma solução simples que garantiu o funcionamento dos equipamentos, os Linux foram substituídos por notebooks PC. Ufa, o sistema passou a funcionar! Mats não só agradeceu a solução, como já está revendo seu rider de forma a garantir o funcionamento dos equipamentos em qualquer país, provavelmente os Linux serão definitivamente substituídos.
Um destaque para a instalação da réplica do Davi, feita em resina especial, com uma estrutura interna para dar a firmeza necessária, lembrem o tamanho dela é original, 5 mts de altura pesando 800 kg. Acreditamos que da forma como ela foi colocada na caixa, somado à fragilidade do material, provocou algumas rachaduras, verificamos isso logo quando abrimos o crates 44. Com a autorização do dono da exposição, chamamos um artista plástico especializado nesse tipo de reparo, que em toque de caixa e com muito talento deixou o Davi perfeito, aprovado e admirado por Mats.
Com os módulos prontos, partimos para a instalação do sistema do áudio-guia, equipamento inserido no rider da exposição, composto por um receptor infravermelho que ao acionar o botão do bastão o visitante pode escutar a voz do locutor (Antonio Viviani), no papel de Giancarlo Bontempi para narrar, através do diário, os bastidores da criação das obras dos grandes mestres renascentistas. Os visitantes puderam optar em seguir o trajeto com as orientações e informações dos monitores educativos, que foram cuidadosamente selecionados e treinados pelos curadores e diretoria do ECPS.
Tudo pronto, montado e testado, equipe de monitores treinados, dia 28/01 aconteceu o já mencionado evento de inauguração do ECPS, casando com a abertura da exposição. Os convidados puderam vivenciar em primeira mão esta narrativa tão inovadora, moderna e inédita na América Latina.
Durante a exposição, tivemos algumas demandas de manutenção, como a queima de lâmpadas do projetor BARCO CLM HD8+ instalado no módulo Entrando no Clima, de alta definição. De imediato acionamos a Personal Vídeo Service, especializada nesse tipo de equipamento. Durante a noite, após fechamento da exposição, substituímos provisoriamente o projetor (que foi para manutenção ASAP) por outro também de alta definição, assim pudemos dar continuidade no funcionamento do atrativo. Por se tratar de produto importado, não tinha disponibilidade das lâmpadas em São Paulo. Fomos encontrar na Bravolux em Curitiba, que prontamente providenciaram o despacho via SEDEX 10 diretamente para a Personal. Em menos de uma semana conseguimos resolver e voltar com o BARCO na exposição, para a alegria do cliente.
A equipe de monitores educativos, formada por educadores, atores e músicos, muito criativos. Foi possível vivenciar outras possibilidades de apreciação da exposição, como por exemplo, olhar a Pietà, de Michelangelo, ouvindo uma canção ou observando uma performance, escutar um poema renascentista sob a reprodução do teto da Capela Sistina ou ouvir narrativas da criação do mundo na visão de outros povos.
Durante a semana, foram organizados grupos escolares para a visitação da exposição, uma oportunidade abraçada para abrir os espectros dessas mentes jovens para um universo do pensamento científico e artístico que esses mestres revolucionários estimulam, trazendo a tona uma das épocas mais iluminadas e brilhantes da humanidade, o Renascimento.
Foi disponibilizado para o público a opção de chegar no ECPS pelo transporte público, para tal a Porto Seguro disponibilizou vans de transporte que saiam da Estação Luz do Metrô/CPTM, bem como a reserva de ingresso pelo Ingresso Rápido, evitando filas.
Temos a preocupação com o descarte responsável, frente a isso negociamos com a ONG Projeto Arrastão para as senhoras artesãs transformarem as lonas da exposição, impressas no Brasil, em bolsas, sacolas, pastas, carteiras a fim de gerar receita para o órgão.
Para a KISSUS e parceiros envolvidos na execução do projeto, foi um enorme prazer em assinar a realização e direção de produção da EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES, um show, fonte inspiradora de conteúdo e possibilidades. Trabalhar com arte, educação e cidadania enche nossas almas de alegria, pois assim sabemos que estamos no caminho certo para ajudar na transformação da sociedade de forma positiva e responsável, alicerces que foram ao encontro do propósito do cliente e do dono da exposição. Foi um sucesso!

Galeria de imagens
VT ECPS - DESENHANDO O TRAJETO DOS MÓDULOSS
MOVIMENTAÇÃO DA CARGA - ESCOLTA E LIBERAÇÃO IN LOCO DA RECEITA FEDERAL
MOVIMENTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CRATES
INSTALAÇÃO DE DAVI (MICHELANGELO)
TÉRREO - GRANDES MESTRES, BLOCO DE MÁRBORE CARRARA, PÉS DE DAVI,HISTÓRIA ITALIANA
INSTALAÇÃO PIETÀ (MICHELANGELO)
MODELO RAFAEL (ESCOLA DE ATENAS) - ARQUITETURA MICHELANGELO (ARCOS E DOMO)
MODULO MICHELANGELO - CAPELA SISTINA (ANTES E DEPOIS)
MODULOS DE DA VINCI - ANTES E DEPOIS - ANATOMIA E SALA DE MODELOS
MODULO DA VINCI - MODELOS (ANTES E DEPOIS)
MÓDULO DA VINCI - SALA EM CONSTRUÇÃO, ÚLTIMA CEIA - PERSPECTIVA - EYE TRACKER
MÓDULO DA VINCI - HOMEM VITRUVIANO
MODULO DA VINCI - SALA DE ESPELHOS, LA BELLA PRINCIPESSA(DINÂMICA DAS CORES) - DESENHO E MODELOS
MODULO DA VINCI - LIVRO DE ESTUDOS (ANATOMIA) - MODELOS
VOZ DO ÁUDIO GUIA - LOCUTOR ANTONIO VIVIANI - POST NA PÁGINA DO FB
     

 

O tema proposto e escolhido para inaugurar o Espaço Cultural Porto Seguro não poderia ter sido mais feliz, principalmente pelo olhar contemporâneo que carrega. Foi realmente uma experiência imersiva numa das épocas mais brilhantes da humanidade, o Renascimento. Pensar que pudemos viabilizar esse acesso do público brasileiro, nos deixou muito satisfeitos.
Temos vários fatores que comprovam o sucesso do projeto:
- Conseguimos montar a exposição no Brasil de forma a proporcionar a experiência para os visitantes, tal como planejada pelos curadores;
- Atendeu ao briefing, conseguimos colocar o Espaço Cultural Porto Seguro no circuito artístico, cultural e educativo de São Paulo para futuros projetos nacionais e internacionais, atingindo as premissas apontadas no briefing, como é possível ver no depoimento do Presidente, publicado na Fanpage do ECPS (anexo).
- Por ser um projeto novo, foi a oportunidade para o ECPS se estruturar de forma a atender não só a Exposição Grandes Mestres mas também futuros projetos que já estão sendo realizados;
- Para a Excellent Exhibitions foi um divisor de águas, pois trazer a exposição para o Brasil abriu campo para negociações de seguir com o conteúdo para outros países da América Latina e possivelmente para outros estados brasileiros – estamos em conversas.
- O retorno de mídia espontânea foi muito positivo, com veiculação em blogs, mídia impressa e rádio.
- Conseguimos um sucesso nas visitação - mais de 35 mil pessoas (o limite diário era 300 pax), no entanto que prorrogamos em mais um mês a exposição.
Para a KISSUS foi um privilégio assinar a realização e direção de produção deste projeto, só temos que agradecer à Porto Seguro, a diretoria do Espaço Cultural Porto Seguro, A Cultural, B2B Entretenimento, Excellent Exhibitions, e todos os parceiros que se envolveram e se empenharam com excelência, fizeram a diferença para conseguimos obter o sucesso!

Galeria de imagens
PÚBLICO VISITANTE - REGISTRO
OPINIÃO DOS VISITANTES - TRIPADVISOR
POST PÁGINA FB ECPS - DEPOIMENTO DE ENCERRAMENTO
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube