Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: POBJ PADE
Candidato: Agência People
Cliente: Bradesco
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

SOBRE O BRADESCO:

O Banco Bradesco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e do mundo, considerando o total de ativos, número de agências e clientes.
Atende diversos perfis de públicos que envolvem desde pessoa física, empresas de todos os portes e importantes sociedades até instituições nacionais e internacionais.
Como parte do Grupo Bradesco, o Banco Bradesco é reconhecido como referência e líder em inovação tecnológica, antecipando tendências e oferecendo serviços e produtos que incluem operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcios, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários.
Hoje, possui a mais ampla rede de agências e serviços do setor privado brasileiro, marcando presença em todo o território nacional.
Este é o Banco Bradesco, uma empresa brasileira, conhecida por valorizar pessoas e equipes, referência em seu segmento, patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incentivadora de talentos, artes, música, responsabilidade social, sustentabilidade e cultura.

SOBRE PEOPLE:

Mais que uma agência, a People é uma postura, uma forma diferente e moderna de pensar em eventos, incentivo, promoção, digital e ativação.
No atendimento, fazemos mais que atender: entendemos as necessidades dos clientes e parceiros.
No planejamento, pesquisamos e fortalecemos nossos projetos com tendências e soluções que caibam nas verbas de nossos clientes.
Na criação, inovamos e aplicamos nosso conhecimento a favor das marcas. Para nossa equipe, buscar novas ideias significa encontrar soluções intuitivas que ajudem na execução dos projetos.
Na produção, estamos sempre alertas, comprometidos com a qualidade, prazos e resultados.
Esta é a essência da People e as atitudes que norteiam nosso posicionamento:
People > Loading Ideias / #vemprapeople

A VISÃO DA PEOPLE SOBRE O PAPEL DA CENOGRAFIA NOS EVENTOS.

Todos os anos, o Banco Bradesco realiza os eventos de premiação que reúnem os vencedores do POBJ – Programa de Objetivos Bradesco – e PADE – Programa de Avaliação e Desempenho Bradesco.
São eventos muito esperados por toda a equipe, tradicionais no segmento e motivo de grande orgulho para todos.
Para People, foi uma oportunidade de fortalecer a relação entre os colaboradores e o Banco, entre a marca e quem vive seus valores todos os dias. E nada melhor que ter feito isso com um projeto cenográfico que uniu tecnologia, arte e sensibilidade.
Ao pensar no evento como um momento lúdico e uma espécie de portal para as emoções dos participantes a People fez com que todos se sentissem parte daquela história, protagonistas daquele momento tão especial.

UM BRIEFING, DOIS EVENTOS.

Dois grandes eventos de entrega de prêmios, dois momentos muito esperados por todos os colaboradores.
Tanto o POBJ (Programa de Objetivos Bradesco) quanto o PADE (Programa de Avaliação e Desempenho), são programas de grande importância dentro da estrutura do Banco e as cerimônias de premiação de cada um deles representaram o reconhecimento do esforço, talento e resultados alcançados no ano de 2015. Ao ganhar a concorrência, a People conquistou o direito de realizar o um job grandioso, composto por dois eventos consecutivos. Ou seja, responsabilidade dobrada.

O DESAFIO DE SURPREENDER, ENVOLVER OS COLABORADORES E FAZER ISSO 6 VEZES SEGUIDAS.

Não eram apenas de eventos de uma grande empresa. Estávamos diante de uma empresa que é referência em seu segmento, um lugar onde todos querem trabalhar, fazer parte das soluções, participar e o mais importante: um Banco onde quem trabalha veste a camisa, bate no peito e tem orgulho de pertencer a equipe.
Neste contexto, realizar mais uma vez estes dois eventos, que se transformam em 6 cerimônias e, ao mesmo tempo, superar as expectativas de todos os envolvidos nos motivava a ir além do esperado.
Foi este espírito e vontade de fazer melhor que norteou o trabalho de cenografia desde o primeiro esboço até a concretização do projeto.
UM PROJETO VERSÁTIL, MODERNO E CAPAZ DE SE TRANSFORMAR.

Dois eventos em sequência, na mesma locação e com públicos com pontos em comum. Estes foram alguns dos desafios que a People enfrentou. Foi preciso conceber um projeto que tivesse a personalidade forte e, ao mesmo tempo, fosse capaz de se comportar da mesma forma nos dois eventos. Ao fazer isso a People conseguiu dar unidade aos dois eventos e diminuir custos de produção, montagem e desmontagem.

O MOMENTO OLÍMPICO COM PROPOSTA VISUAL E ARTÍSTICA.

Como patrocinador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Bradesco criou uma comunicação única, repleta de cores e brasilidade, rica em elementos que se desdobraram em todos os suportes, todas as mídias e redes sociais. Este mesmo conceito visual foi levado para os eventos.
Um time do tamanho do Brasil traduziu um país diverso, resultado da soma de talentos e culturas regionais, sotaques e experiências de vida e, claro, vitórias pessoais, profissionais e inspiradoras.
Tudo isso gerou uma linguagem especial, integrou a comunicação dos dois eventos, fez com que o colaborador reconhecesse na cenografia a personalidade do Banco onde trabalha e, assim, reconhecesse a si mesmo em tudo o que viu, sentiu e vivenciou naqueles dias de POBJ e PADE.

FICHAS TÉCNICAS

POBJ - PROGRAMA DE OBJETIVOS BRADESCO

Título: Cerimônia de Reconhecimento POBJ
Tema: Um time do tamanho do Brasil
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 04 a 05/03/16
De 11 a 12/03/16
De 18 a 19/03/16
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Banco Bradesco

PADE – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO BRADESCO.

Título: Cerimônia de Reconhecimento PADE
Tema: Um time do tamanho do Brasil
Número de participantes: 3600 PAX (1800 colaboradores + 1800 acompanhantes)
Local: Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba Una/BA
Datas: De 01 a 02/04/16
De 08 a 09/04/16
De 15 a 16/04/16
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Entidade Promotora: Banco Bradesco

Atividades complementares:

Juntamente com a cerimônia do PADE aconteceram também mais duas premiações:
• Desperdício Zero (Departamento de Varejo)
• Eficiência Máxima (Departamento de Poder Público)
Entidade Promotora: Banco Bradesco

Galeria de imagens

 

PARA A PEOPLE ERA VENCER OU VENCER.

A DEFINIÇÃO DO TEMA E O REFLEXO DESTE CONCEITO NOS CENÁRIOS.

Era preciso mostrar o valor da equipe, premiar os vencedores e, ao mesmo tempo, deixar claro que o resultado de um, também foi responsável pelo sucesso de todos. Tínhamos que levar para o ambiente dos eventos os valores do Banco e os valores Olímpicos, mostrar que a vontade de vencer se traduziu em ações, atitudes e exemplos no dia-a-dia. Assim, nasceu o tema: UM TIME DO TAMANHO DO BRASIL.
Ao trazer o contexto de time para a assinatura do evento, a People fez com que o artístico andasse junto com as definições de palco e cenários.

A TANGIBILIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS AO VIVO.

Um das questões mais desafiadoras para a equipe People foi traduzir toda a expectativa, tudo o que foi pensado e idealizado, para o evento em si. Afinal, como interpretar e transformar em emoção o que sentíamos e o que significava o esforço destes vencedores?
Estávamos lidando com a garra e vontade de vencer destes profissionais, os sonhos destas pessoas. A solução foi trazer para o projeto cenográfico não apenas o clima, mas a ludicidade, a interação e a vibração do esporte para o palco.

AVA: A TECNOLOGIA INSPIRADORA QUE VEIO DA ALEMANHA.

A People viajou para a Alemanha e foi ao IAA, Salão do Automóvel de Frankfurt, para trazer exclusivamente para os eventos POBJ e PADE uma tecnologia nunca antes utilizada no Brasil. Foi assim que os painéis de led pivotantes chegaram ao país (projeto anexo).
Compostos por grandes placas móveis que se movimentavam e revelavam um novo conteúdo a cada abertura, os painéis encantaram os participantes e fizeram do palco um lugar de inovação e surpresa durante todo o evento. Transformaram-se em base para bailarinos, performances, coreografias, imagens, filmes e cores de todos os tipos e nuances engrandecerem o evento com talento, beleza e sensibilidade.

UM AMBIENTE INTEGRADO PARA O EVENTO

Tanto o POBJ quanto o PADE são eventos que acontecem há anos e, mesmo assim, são aguardados por todos. Por isso, o desafio era fazer algo novo, surpreendente, envolvente e capaz de conquistar a equipe. Para que os convidados se sentissem abraçados pelo tema e seu significado, em vários pontos do hotel foram colocadas peças com desdobramentos da comunicação do evento.
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA.
Logo ao chegar, os convidados foram supreendidos com o Centro de Convenções cenografado, iluminado, preparado para dar uma pequena amostra de como tudo seria especial. Nada melhor que sentir envolvido por este clima de celebração e merecimento.

ABRIU-SE A PLENÁRIA! ABRIRAM-SE TAMBÉM O PALCO E OS CORAÇÕES DE TODOS!

No painel, os convidados assistiram a um filme dentro do conceito “play for change“.
Foi uma espécie de introdução onde vimos brasileiros de todas as regiões cantando o hino nacional, com seus sotaques e formas de se expressar.
Paisagens, locações específicas, tudo se misturava em música e letra nos painéis. Enquanto isso, no palco, uma cantora mirim interpretava o hino ao vivo, interagindo com a tela e as imagens.
Aos poucos músicos presentes no vídeo foram tomando conta do palco e repetindo suas performances também ao vivo. Um clima de brasilidade e orgulho tomou conta de todos. No final da perfomance, iniciou-se uma contagem regressiva para o show de abertura.

ARTE E TECNOLOGIA EM CENA: AS VANTAGENS E A BELEZA DOS PAINÉIS DE LED PIVOTANTES.

Após a contagem regressiva, com a ajuda de um blackout de luzes, o palco foi tomado por atletas das categorias que o Banco apoia (Rugby, Atletismo, Arte Marciais, Arco e Flecha e Basquete), interagindo com a tela, em performances artísticas e lúdicas que arrebataram o público.
Encerrada a premiação, foi a vez do show de coreografia e cultura popular ao som da música Gente, de Caetano Veloso. Um clima mágico tomou conta da plenária.
Na segunda noite, o painel se abriu e mais uma vez a cenografia comandou o espetáculo com a entrada na plenária dos campões e, logo depois, com a chegada dos grandes atletas olímpicos brasileiros que deram seu testemunho.

Realizar um evento desta magnitude, em uma ilha como Comandatuba exigiu mais que dedicação e competência técnica. Foi preciso 100% de envolvimento e compromisso absoluto com a excelência em todas as etapas do processo.
Desde a pré-produção, passando pela montagem e chegando ao próprio evento, foram 70 profissionais da própria agência, 30 produtores treinados, 150 pesssoas para infra-estrutura (Carregadores, segurança e limpeza), 88 profissionais no núcleo artístico (ballet, cantores, som, Luz, projeção, vídeo, direção artística e back stage/Camarim), 42 integrantes de banda (22 Skank e 20 Blitz) e ainda horas e mais horas de trabalho e profissionalismo.
A cenografia entrou para a história do evento e do Banco como um fato novo, uma forma diferente de gerar impacto e interação por meio de tecnologia.
A pesquisa pós-evento informou que 98% dos participantes ficaram satisfeitos, 87% das pessoas aprovaram as atrações e o mais importante: 78% dos presentes disseram que o evento terá impacto positivo em seu desempenho futuro.

 

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