Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: GRANDES MESTRES DO RENASCIMENTO
Candidato: Kissus - Studio de Produção & Promoção
Cliente: Espaço Cultural Porto Seguro
Segmento: Eventos
Estado: SP
TROFÉU LEDCOM
Categoria: Evento Artístico
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
GRANDES MESTRES DO RENASCIMENTO

A KISSUS é um studio de produção e promoção que há 8 anos oferece ao mercado know-how e estrutura para realizar projetos e ações com foco em eventos, direção artística, conteúdo e desenvolvimento de projetos customizados, sempre valorizando a arte e cidadania.
Comprometida com resultados, a KISSUS atua de forma integrada com profissionais e parceiros com total expertise para garantir soluções criativas e inovadoras, conceituais, responsáveis, diferenciadas e com ótima relação custo X benefício.
Em 2015 conquistou bronze do Prêmio Caio na categoria eventos sociais com o projeto 50 Anos de Jornalismo Publicitário em parceria com a ESPM.
A KISSUS transforma ideias e sonhos em realidade. A gente faz acontecer.
Foi com esse propósito que aceitamos, em parceria com a B2B Entertainment, o desafio de identificar e viabilizar o projeto cultural internacional EXPOSIÇÃO OS GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO, RAFAEL, com apoio do Ministério da Cultura para inaugurar o Espaço Cultural Porto Seguro, uma oportunidade abraçada para presentear os brasileiros com um evento internacional de conteúdo diferenciado, contemporâneo, educativo, cultural e inspirador.

Ficha técnica:
Título: EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES – LEONARDO, MICHELANGELO,RAFAEL
Tema: Uma experiência interativa e imersiva pelo Renascimento
Patrocínio: Porto Seguro
Cliente e Local: Espaço Cultural Porto Seguro
Parceria: A Cultural
Realização: Kissus Produção & Promoção
Co-Realização e Captação: B2B Entretenimento
Conteúdo: Excellent Exhibitions
Curadores: Alessandro Vezzosi, Francesco Brandelli e Mats Rönngard
Coordenação Museológica: Alejandra Castellanos
Data: 30 de janeiro à 8 de maio (contando com prorrogação)
Direção de Produção: Suzy Scherb (sócia diretora da KISSUS)
Áudio guia: Antônio Viviani (locutor e radialista)
Transporte e Logística
Internacional :DC Logistics Brasil
Montagem, desmontagem
e manutenção: 624 Produção e Eventos
Monitores educativos: N&D Service
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli (A Cultural)
Número de Participantes: Mais de 35 mil ao longo de 3 meses e meio

Serviços prestados pela KISSUS:
Planejamento, pesquisa de conteúdo, negociação internacional, elaboração e aprovação do projeto junto ao MinC, concorrências, execução, acompanhamento, manutenção, montagem e desmontagem, produção logística, gestão dos bastidores nas fases pré, durante e pós-evento (incluindo acerto de contas com o MinC, em andamento)

Galeria de imagens
KISSUS - PRODUÇÃO & PROMOÇÃO - A GENTE FAZ ACONTECER
A ARTE PEDE E MERECE PASSAGEM (SSCHERB)
PROJETO CULTURAL - EXPOSIÇÃO OS GRANDES MESTRES
EXPOSIÇÃO OTTO SCHERB - DESLANÇAMENTO DA KOMBI
PROJETO CULTURAL ELIS POR ELES
TURNÊ PIANO & VOZ - NEXTEL
PRODUÇÃO EXECUTIVA E CULTURAL
E muito mais!
OLHA QUEM JÁ FOI ATENDIDO POR NÓS!
ENTRE EM CONTATO
OS CURADORES ITALIANOS
RELEASE - SITE EXCELLENT EXHIBHITIONS
Mats Rönngard - curador e produtor, proprietário da Excellent Exhibithions
Suzy Scherb - Diretora de Produção (Kissus)
 

 

Vídeo


Há 3 anos, a Porto Seguro, líder de mercado no segmento de seguros, vem desenvolvendo o Complexo Cultural Porto Seguro na Al. Barão de Piracicaba em Campos Elíseos, composto pelo teatro, o restaurante Gemma, um café e completando com o Espaço Cultural Porto Seguro, plataforma das mais diversas manifestações artísticas e culturais com ênfase no pensamento contemporâneo.
Foi com esse propósito que o briefing/desafio nos foi transmitido – identificar um conteúdo diferenciado que unisse a arte e o contemporâneo, interativo, educativo, incentivado, acessível e gratuito para inaugurar o novo espaço em 2016.
Foi isso que ocorreu, em 30 de janeiro de 2016, inauguramos o ECPS e demos como presente para população, pelo aniversário de São Paulo, um novo espaço cultural da cidade, tornando-o um polo de disseminação cultural de qualidade e representativa.
Apresentamos a proposta para trazer para o Brasil a EXPOSIÇÃO OS GRANDES MESTRES - Leonardo, Michelangelo, Rafael; concebida por Alessandro Vezzosi (especialista em Leonardo Da Vinci), Francesco Buranelli (especialista em Michelangelo) e produzida pelo sueco Mats Rönngard, convida o público a conhecer os processos de produção dos mestres do Renascimento por meio de réplicas em tamanho original ou de reproduções interativas das obras que não podem circular por suas grandes dimensões ou imobilidade.
Esculturas de Michelangelo, uma reprodução em grande escala do afresco A escola de Atenas, de Rafael, fac-símiles dos códex com desenhos de Leonardo Da Vinci e alguns modelos construídos a partir dos seus desenhos originais, especialmente produzidos para a exposição, foram algumas atrações da exposição. Um dos destaques foi a réplica em tamanho real do Davi, de Michelangelo, com 5 metros de altura e 800 quilos.
Foram 12 atrações que permitiram ao visitante ter um contato mais próximo com as obras como, por exemplo, a história de cada personagem do afresco A última ceia, de Leonardo Da Vinci, por meio de telas interativas; entender as dificuldades e a perspectiva de Michelangelo ao pintar a Capela Sistina, ou ainda, fazer uma selfie no lugar do Homem Vitruviano.
Ao terminar a visitação, foi possível realizar uma experiência prática e aprender sobre algumas técnicas que os mestres usavam como o desenho com ponta de prata, a pintura com têmpera de ovo, a pintura com extrato de nogueira ou o desenho com sanguínea.
Por meio de visitas temáticas foi possível explorar outras possibilidades de apreciação da exposição, como por exemplo, olhar a Pietà, de Michelangelo, ouvindo uma canção ou observando uma performance, escutar um poema renascentista sob a reprodução do teto da Capela Sistina ou ouvir narrativas da criação do mundo na visão de outros povos.
O programa educativo do Espaço Cultural Porto Seguro foi vinculado às temáticas da exposição com oficinas e workshops para profissionais de arte, visitantes em geral e escolas. O projeto também previu a visita de escolas da rede pública, com tour completo pela exposição e participação gratuita em mini vivências.
Atrações da exposição:
Assim que o visitante entrava no espaço expositivo era recebido pelo Giancarlo Bontempi (boneco cenográfico), o storyteller da exposição,que conta através do seu diário os bastidores da criação das principais obras dos mestres renascentistas.
Em cada atração o visitante podia ler o diário, se localizar no mapa em que região da Itália da Renascença o fato histórico ocorrera. Esse mesma o texto o visitante escutava na voz de Antonio Viviani, o locutor contratado para interpretar Giancarlo, através do áudio-guia. Vamos às atrações:
1. Entrando no Clima
Depois de passar por Giancarlo, no piso térreo, o visitante era impactado por uma réplica em tamanho real do Davi, de Michelangelo. Um bloco de mármore de Carrara ficou disponível para que fosse tocado e assim entender o quanto era complexo esculpir algo tão perfeito no século XV. Um filme foi projetado na parede de concreto do ECPS que mostrava onde fica o monte Carrara e as dificuldades para extração dos blocos de mármore e outro no mezanino contextualizando o conteúdo proposto na exposição.
2. Linha do Tempo
Uma linha do tempo foi produzida com a história da vida dos mestres. Nesta sala, o visitante pode conhecer também a realidade da Itália daquela época e alguns fatos históricos.
Sugerimos e os curadores acataram incluir o Brasil na time line contextualizando os principais fatos da nossa história da arte.
3. A Pietà – Uma réplica em tamanho real da "Pietà" de Michelangelo foi a peça central do mezanino. A obra retrata a Virgem Maria de luto após a morte do seu filho Jesus. Foi esculpida em mármore, entre 1498 e 1499, quando Michelangelo tinha pouco mais de 20 anos de idade.
4. Rafael – O homem de muitos talentos - O objetivo desta sala foi introduzir o visitante pela produção de Rafael como pintor. Uma reprodução gigante do afresco "A escola de Atenas", situa-se entre as obras mais famosas do renascentista e representa a Academia de Platão.
É impossível não observar a beleza dos gestos de cada um dos seus integrantes, como se fossem amigos numa discussão acalorada. No afresco estão reunidos filósofos, matemáticos, astrônomos, cientistas da Antiguidade e personagens contemporâneos do pintor, como por exemplo: Pitágoras, Arquimedes, Heráclito, Alexandre – O Grande, Sócrates, Ptolomeu, Apolo e Minerva.
5. A Capela Sistina
Nesta sala, o público pode perceber o desafio que enfrentou Michelangelo ao pintar a "Capela Sistina". Uma reprodução em escala revela essas questões. Os visitantes vivenciaram a dimensão, as dificuldades e a impressionante quantidade de detalhes desta obra-prima. Uma impressão gigante da obra e telas interativas ajudaram o visitante neste percurso. Um documentário produzido pela BBC mostrou as dificuldades físicas enfrentadas pelo Mestre Michelangelo para terminar sua obra.
6. Arquitetura – pensamento arquitetônico de Michelangelo - A era Renascentista foi marcada também pela arquitetura e técnicas de construção criadas naquela época são utilizadas até hoje. Michelangelo e Rafael estão entre seus arquitetos mais famosos. Por meio de um modelo da Cúpula da Basílica de São Pedro, os visitantes conheceram todo o brilhantismo destes mestres, ao erguer construções que resistiram aos séculos.
7. A Última Ceia - O visitante foi inserido em um ambiente que simulou, em tamanho natural, a "Última Ceia" no cenáculo da igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão. Nesta sala, o espectador pode aprender mais sobre as perspectivas usadas por Leonardo Da Vinci na obra, conhecer a visão dele sobre cada um dos apóstolos e o porquê da posição de cada um deles no quadro.
8. Anatomia - O interesse de Da Vinci pelo corpo humano o transformou em um exímio anatomista. O resultado desses estudos são desenhos, ilustrações e descobertas que na época não receberam o devido valor mas, com o tempo e a evolução da tecnologia, mostraram-se verdadeiras.
9. Criações de Leonardo - Nesta sala, modelos construídos a partir dos desenhos de Leonardo Da Vinci instigaram crianças e adultos. Uma sala com oito espelhos estrategicamente posicionados ilustraram um dos princípios de óptica estudado por Leonardo.
10. Estudo de cor La Bella Principessa - La Bella Principessa é uma pintura atribuída a Leonardo Da Vinci, no entanto, sempre existiram algumas dúvidas sobre a verdadeira autoria da obra. Estudos permitiram analisar as pinceladas, combinações de cores e materiais, informações que são como uma impressão digital de um quadro e determinam sua autenticidade.
11. O Homem Vitruviano - Um desenho que mudou o rumo da história do estudo da anatomia e é referência até os dias de hoje. Da Vinci sempre se interessou pelo estudo do corpo humano, suas proporções e padrões. Estes estudos serviram para aprimorar suas técnicas de pintura.
Por meio de uma gigantografia do famoso desenho o público pode brincar fazendo proporções do próprio corpo e tirar sua selfie.
12. Oficina educativa
O público pode participar de atividades práticas e de maneira divertida entender princípios de física mecânica descobertos há 500 anos. Alguns desses princípios até hoje são aplicados em nossas vidas.

Comunicação:
A estratégia de comunicação foi construída em parceria com a agência e consultoria A Cultural, responsável pela gestão cultural do Complexo Cultural Porto Seguro, pela administração do ECPS e pela comunicação de iniciativas culturais que também apoiou o projeto.
Foi incluído no mix todo o material de comunicação (programa que foi distribuído para os visitantes na recepção do ECPS), assessoria de imprensa, gerenciamento da comunicação nas redes sociais. Tudo isso e mais o boca-boca garantiram a presença nas redes sociais, gerou mídia espontânea, ativação da exposição e do ECPS, atingindo o público alvo resultando no sucesso da visitação.

Evento:
O evento de inauguração do Espaço Cultural Porto Seguro ocorreu dia 28/01/2015 com a abertura da exposição para os convidados mais que especias, como o presidente da Porto Seguro, diretores, gerentes, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, artistas plásticos, críticos de arte, imprensa especializada, executivos de empresas e agências e formadores de opinião.

Para nós foi um grande teste e pudemos confirmar pela reação dos convidados o sucesso que viria a ser corroborado ao final dos 120 dias de exposição.


Galeria de imagens
ENTRANDO NO CLIMA - O STORYTELLER GIANCARLO BONTEMPI
ENTREANDO NO CLIMA - RÉPLICA DE DAVI - MICHELANGELO
DAVI VISTO DE CIMA
HISTÓRIA ITALIANA - OS GRANDES MESTRES
HISTÓRIA ITALIANA - LINHA DO TEMPO
HISTÓRIA ITALIANA - GRUPO COM OS MONITORES EDUCATIVOS
ENTRANDO NO CLIMA - FRAME DO VÍDEO
RÉPLICA DE PIETÁ - MICHELANGELO
ESCOLA DE ATENAS - RAFAEL
ARQUITETURA - CONSTRUINDO UM ARCO - DOMO
CAPELA SISTINA - MICHELANGELO
ÚLTIMA CEIA - DA VINCI - PERSPECTIVA
DA VINCI - PERPECTIVAS
ANATOMIA - DA VINCI
SALA DE MODELOS - DA VINCI
SALA DE MODELOS - LIVRO DE ESTUDOS - DA VINCI
SALA DE MODELOS - DA VINCI
SALA DE ESPELHOS DE DA VINCI
HOMEM VITRUVIANO DE DA VINCI - MILHARES DE SELFIES
MÓDULO DA VINCI - INVENÇÕES
OFICINAS EDUCATIVAS - SAÍDA
       

 

Nosso maior desafio foi adaptar a exposição para caber no ECPS, sem comprometer o conteúdo, exigência dos curadores (claro). No projeto original pede um espaço linear de 1.100 mts² (na planta o quadrado corresponde a 2 x 2 m²) e o ECPS apresenta uma configuração arquitetônica diferente, tem vários espaços distribuídos no térreo, mezanino, sub-solo e garagem, que se tornou área de convivência e onde realizamos as oficinas educativas.
Durante as negociações e análise do Standard Facility Report, verificamos que só o ECPS não seria o suficiente para acondicionar a exposição, como solução anexamos as salas de eventos (Galeria 1), prevendo uma porta de acesso para o fluxo dos visitantes. Foi nesse espaço que todas as atrações de Leonardo da Vinci foram montadas, e vocês viram pelas fotos que não foram poucas, esse mestre era um gênio da renascença!
Quando fechamos o tema, partimos para as negociações e planejamento e a inauguração estava prevista para acontecer em agosto de 2015, mas devido ao atraso na construção do ECPS tivemos que adiar, tendo como uma segunda data final de outubro/novembro, batendo no final de ano. Frente a isso, sugerimos que a abertura da exposição ocorresse no início do ano, no período de aniversário de SP, foi um presente do Espaço Cultural Porto Seguro (ECPS) para os paulistanos, melhor, para os brasileiros.
Com o ECPS pronto no segundo semestre de 2015, realizamos a VT com a vinda de Mats Rönngard e Alejandra Castellanos, museóloga colombiana, contratada para nos assessorar na montagem. Assim traçamos novo trajeto, definindo os módulos, fluxo de visitantes, blackout geral - tudo para garantir a experiência do público com esse show de exposição.
Durante a montagem nos deparamos com outros desafios, mais de ordem técnicas e para todos apresentamos soluções práticas e viáveis, de forma a garantir a excelência na entrega. Isso ocorre quando se monta um time de parceiros que podemos confiar.
Realizar e produzir este projeto foi um delicioso e inspirador desafio, aprendemos muito com os europeus. O projeto original já nos encantou, desde a cenografia, o ECPS, o conteúdo artístico, a proposta interativa e moderna, o cunho cultural e educativo, o cliente que nos deu todo o suporte - tudo funcionou em uma perfeita engrenagem nos inspirando nessas mentes brilhantes dos mestres da renascença.
Por tudo isso acreditamos ser um case representativo para conquistar o Prêmio Caio 2016 na Categoria Evento Artístico, os GRANDES MESTRES que o digam.

"A arte pede e merece passagem." (SScherb)



Galeria de imagens
COMUNICAÇÃO
POST NA PÁGINA DO ECPS
MATÉRIA SPTV 1ª EDIÇÃO
DROPS COM CONTEÚDO NA PÁGINA DO ECPS
Post do nosso Locutor e Radialista - Antonio Viviani
Instalação de Giancarlo Bontempi - nosso Storyteller
OFICINAS EDUCATIVAS - SAÍDA
INSTALAÇÃO DE DAVI (MICHELANGELO)
INSTALAÇÃO PIETÀ (MICHELANGELO)
Da Vinci - sala dos modelos (antes e depois)
EQUIPE - TÉRMINO DA MONTAGEM!
EVENTO DE INAUGURAÇÃO DO ECPS E ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
     

 

O retorno do projeto EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES foi muito positivo em vários aspectos:
- Como exposto no próprio depoimento do Espaço Cultural publicado na página do Facebook,no encerramento da exposição - "Foi uma enorme responsabilidade unir a arte e o contemporâneo em um circuito expositivo que estivesse em sinergia com o Espaço Cultural e seus diversos braços artísticos. A EXPOSIÇÃO GRANDES MESTRES cumpriu com o objetivo. Foram 3 meses de muitas visitas e um retorno positivo do público".
Recebemos mais de 35 mil visitantes ao longo deste período. O sucesso foi tão grande que a exposição foi prorrogada por mais um mês.
- Geramos empregos diretos e indiretos, uma vez que tivemos vários stakeholders envolvidos no projeto, que prepararam suas equipes para atender uma demanda diferenciada como essa. Foram 3 meses de exposição, mais 45 dias de montagem e desmontagem, uma engrenagem que reuniu 60 pessoas comprometidas diariamente com o perfeito funcionamento da exposição.
- Retorno de mídia espontânea significativa, resultado de um ótimo trabalho da assessoria de imprensa.
- Forte presença nas redes sociais, ativando a exposição, gerando comentários e visitações. Muitos visitantes voltaram mais de uma vez para absorver o máximo das informações contidas no trajeto.
- A exposição já havia sido um sucesso em Istambul/Turquia, no Brasil não foi diferente, pelo contrário, o Curador/Produtor e dono da Excellent Exhibitions ficou encantado com o Brasil, por enquanto São Paulo, mas quer voltar para seguir com os GRANDES MESTRES para outros estados brasileiros, bem como para outros países da América Latina. Estamos em conversas para a viabilização em 2017 e 2018.
- O público pode conhecer mais e melhor o Complexo Cultural Porto Seguro, um dos objetivos traçados no planejamento.
- O ECPS é um projeto novo e por conta dos desafios apresentados ao longo da exposição, ajudamos a aprimorar itens importantes, face as exigências do mercado artístico e cultural.



Galeria de imagens
DEPOIMENTO ECPS NO ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO
PÚBLICO VISITANTE
ALGUNS POST DE VISITANTES DANDO SUA OPINIÃO
   

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube