Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ARTE NA RUA NATAL
Candidato: Globo
Cliente: Globo
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Encerramento do Arte na Rua Natal

A Globo é a maior produtora de conteúdo da América Latina e líder brasileira de audiência. Todos os dias, milhões de pessoas assistem à programação da emissora na TV e na internet. Para estar ainda mais próxima do público, a estratégia de comunicação inclui ações presenciais. Assim, realiza e apoia iniciativas que dialogam com a população nas ruas, ampliando o relacionamento que as pessoas têm com a Globo.

Uma das iniciativas da Globo de maior sucesso na área de cultura e entretenimento é a “Arte na Rua”, que valoriza a arte, levando cultura e entretenimento gratuitos para o cotidiano da população da Grande São Paulo. Desde 2014, o projeto já teve 17 edições, 195 atrações, 485 apresentações, esteve em mais de 119 lugares e impactou mais de 420 mil pessoas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa celebrou o Natal, levando dezenas de apresentações para diversos pontos da Grande São Paulo, e teve encerramento emblemático: um encontro que agitou milhares de pessoas na esquina da avenida Paulista com a alameda Ministro Rocha Azevedo, em São Paulo, no dia 17 de dezembro.

Este show de encerramento da “Arte na Rua de Natal” reuniu 20 músicos de rua, de sete grupos diferentes, que nunca haviam tocado juntos. O espetáculo teve produção musical de Swami Jr., um dos músicos brasileiros mais requisitados e atuantes.

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Arte na Rua de Natal na Av Paulista
       

 

Vídeo


Dezembro é sinônimo de celebração e, por isso, a Globo realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a ”Arte na Rua de Natal”. De 4 a 17 de dezembro, a iniciativa levou apresentações musicais gratuitas para o público que circula nas ruas e estações da Grande São Paulo, e encerrou sua itinerância com uma apresentação especial.

Inspirados na campanha de fim de ano da emissora (#TocarJuntos2018), que colocava dezenas de artistas do elenco para tocar e cantar juntos a tradicional música “Um novo tempo”, reunimos artistas de rua, para multiplicar essa ideia e reforçar o objetivo da iniciativa.

Com arranjos do premiado produtor musical Swami Jr., as bandas Sax in the Beats, Kick Bucket, Prettos, Bell & The Boys, Cuca Monga, Junior da Violla e Lilian Jardim apresentaram um repertório variado, englobando o universo musical de cada artista, e a música de final de ano da Globo. No total, foram 20 músicos tocando juntos pela primeira vez em uma das vias mais emblemáticas da capital: a avenida Paulista.

O encontro reuniu estilos musicais como samba, pop, blues, jazz, rock, MPB e dixieland em um show com duração de uma hora para mais de mil pessoas que se emocionaram, dançaram e cantaram juntas em um domingo na Paulista.

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Sax in the Beats
Arte na Rua de Natal
     

 

Fazer um show em um domingo na Paulista, fora dos pontos convencionais da avenida, tornou-se um fator de extrema complexidade tanto pelos trâmites legais e burocráticos, quanto pelos operacionais, que demandavam montagem e desmontagem ágeis.

Como solução de montagem rápida e com a preocupação de que a cenografia não interferisse no cenário natural da Alameda Ministro Rocha Azevedo x Av. Paulista, andaimes foram usados como fundo de palco. Além de ser um elemento urbano, a estrutura remeteu a uma árvore de natal moderna na qual foram pendurados os ‘enfeites’ natalinos que compunham a cenografia.

O desafio de reunir 20 músicos, de sete grupos com estilos musicais distintos que nunca tinham tocado juntos, foi conduzido pelo diretor e produtor musical Swami Jr., que preparou arranjos especiais para o encerramento do “Arte na Rua de Natal”.

O repertório e a construção musical dos arranjos foram pensados para que cada grupo tivesse seu momento de destaque, mas que, ao mesmo tempo, não perdessem a unidade musical dessa mistura. Os ensaios dos músicos duraram um mês e, além de servirem para alcançar excelência musical, entrosaram os artistas.

Na divulgação da iniciativa, veiculamos um filme de chamada na programação da Globo, apoiado por um plano de comunicação digital destinado às redes sociais (Instagram e Facebook) e ao site institucional da Globo. Para alimentar todos esses canais, os artistas prepararam vídeos convidando para a apresentação, além de vídeos teasers com trechos dos ensaios. Também foram criados cards de divulgação para cada banda postar em suas próprias redes sociais convidando os fãs.

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Arte na Rua de Natal
Lilian Jardim
     

 

Um dos resultados foi o público diretamente impactado pela ação: milhares de pessoas que estavam na Paulista (fechada para veículos) viram a apresentação e uma grande parte parou para acompanhar, cantar e dançar. Gente que fotografou, filmou e compartilhou esse conteúdo. Gente que se divertiu e prestigiou esses artistas que tanto se dedicaram nos ensaios e mostraram seus talentos.

Nas redes sociais, a reverberação foi significativa: mais de 1 milhão de pessoas viram ou curtiram os posts da Globo no Facebook e Instagram. O encerramento do “Arte na Rua de Natal” também ganhou um evento no Facebook com mais de mil pessoas confirmadas e interessadas no evento.

O evento foi divulgado nos jornais locais Bom Dia SP e SP 1.

Um filme de chamada foi veiculado na programação da Globo a partir do dia 30 de novembro, trazendo em seu visual elementos natalinos e expressando que o “Arte na Rua de Natal” é um presente para a população. Conseguimos alcançar 55% dos espectadores da Grande São Paulo.

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Prettos
       

 

 

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