Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: OXITENO NO CAC - 19TH CHINA INTERNATIONAL AGROCHEMICAL & CROP PROTECTION EXHIBITION
Candidato: Alternativa F
Cliente: Oxiteno
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Agência:
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, China, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

Criatividade e inovação, atendimento sênior personalizado, credibilidade, segurança, ótimo custo-benefício e uma entrega de qualidade que supera as expectativas. Não precisa escolher entre uma ou duas opções, com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Alternativa F oferece todos esses diferenciais em uma só agência.

Sobre o cliente:
Antes de contar o evento em detalhes, precisamos explicar um pouco sobre quem é a Oxiteno:
A Oxiteno é uma empresa química de origem brasileira com atuação global, líder na produção de tensoativos e produtos químicos especializados. Presente em nove países, nas Américas, Europa e Ásia, sua estrutura conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela. Acreditar no futuro, vislumbrar oportunidades de negócios, desenvolver soluções que contribuam para a qualidade de vida das pessoas e para uma evolução sustentável da sociedade e do mundo. Essa é a essência de seu negócio e a referência para o desenvolvimento de tecnologias que atendam clientes nos mais diversos mercados, como Agroquímicos, Casa e Cuidados Pessoais, Óleo e Gás, Tintas e Vernizes, entre outros.

Ficha Técnica:
Data do evento: 07 a 09 de março de 2018
Local do evento: Shanghai New International Expo Center (SNIEC)
Metragem do estande: 48m²

Sobre o Evento:

Mais importante evento do setor de agroquímicos do mundo, o 19th China International Agrochemical & Crop Protection Exhibition (CAC 2018) reuniu empresas e profissionais que fazem a diferença na cadeia produtiva. Soluções para as demandas futuras do setor de agroquímicos foram destacadas nas apresentações e nas discussões sobre as tendências e caminhos relacionados a matérias-primas, produtos, processos, tecnologias, aplicações, impacto ambiental, entre outros temas. Foram mais de 100 palestras contendo palestrantes do mundo todo: Argentina, Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Reino Unido e Vietnã. No ano de 2018, ambas as escalas de exposição e o número de visitantes atingiram um recorde, ocupando uma área de 73.000 metros quadrados, os estandes atraíram 1.336 empresas expositoras de mais de 30 países e regiões, quase 33.000 visitantes de mais de 120 países e regiões, e várias delegações de compradores da Rússia, Mongólia, Vietnã e Índia, etc.

A Oxiteno tem um escritório em Shanghai e como sabe da experiencia da Alternativa F com eventos internacionais, nos convidou para fazer toda a criação, operação e produção de um estande de 48m² nesta feira.

O briefing do cliente:

Foi a estreia da Oxiteno neste segmento na China. Eles têm escritório e um pequeno time dedicado nessa localidade desde 2012 e ainda não tinham uma marca relevante na região ou vendas expressivas. Eles vêm atuando no segmento com a ajuda de parceiros de distribuição (que já tem carteira de clientes menores) e enxergavam esse evento como uma oportunidade de posicionar a Oxiteno pela primeira vez nessa feira juntos aos seus principais players asiáticos.

Os diferenciais oferecidos pela Oxiteno nessa feira eram:
- Infraestrutura robusta e altíssimos padrões de qualidade.
- Consultoria para os clientes, soluções para seus desafios, know-how técnico, P&D, inovação.
- Portfólio extenso, soluções seguras e que aumentam o ciclo de vida do produto.
- Parceria com o cliente para melhor acompanhar suas necessidades.

Além disso, algumas premissas básicas levantadas pelo cliente foram:
- Colocar o logo bem alto e em todos os lados, de forma que a empresa fosse vista em todos os corredores
- Incluir uma sala de reunião para 8 pessoas
- Distribuir um brinde que representasse a brasilidade
- Considerar espaço para depósito e copa

Levando esse briefing em consideração, a Alternativa F tinha alguns desafios:

O primeiro era demonstrar a Oxiteno pela primeira vez ao mercado oriental, principalmente como uma empresa global, capaz de operar na Ásia com soluções personalizadas e moldadas para cada cliente.

O segundo era entender culturalmente como os orientais se comportam em feiras e quais produtos e soluções buscam.

O terceiro era trabalhar em um local completamente novo para a agência, com um fuso horário de 12 horas, com dificuldades de idioma e com diferenças de costumes no dia a dia do trabalho.

Levando o briefing e todos os desafios, conceituamos um projeto no Brasil que foi executado por uma montadora chinesa. Abaixo, detalharemos como foi cada etapa desse desafiador trabalho.

Selecionando os fornecedores:

Foi feito um processo muito minucioso para a definição dos principais fornecedores da feira. Após algumas indicações locais e levantamento das melhores opções de fornecedores de estandes, os mesmos precisariam apresentar: seu melhor preço, seu portfólio, fotos e endereço de seu galpão na China, nos dar contato de pelo menos 3 clientes, oferecer atendimento em inglês, além de aceitar fazerem uma pré-montagem 10 dias antes do evento começar. Para outros fornecedores foram requisitadas as mesmas documentações como: portfólio, contatos de clientes, fotos de seu escritório, atendimento em inglês e possíveis amostras de itens, quando necessário.

O projeto:

O projeto seguiu o novo posicionamento da área de agro da Oxiteno, cujo slogan é “we seed and
harvest together”, as imagens são focadas em plantas/sementes e as cores principais são diferentes tons de verde e branco. Tudo neste projeto tinha um motivo em especial:

A testeira curva formada por ripas brancas representava a flexibilidade da Oxiteno em trabalhar com diferentes clientes em diferentes formatos.

O grande painel de LED frontal do estande representava uma empresa moderna, a frente de seu tempo e que usa a tecnologia de ponta para apresentar sempre os melhores diferenciais ao cliente.

O bar, um pouco mais aconchegante e com serviço de alimentação e chás, dizia que apesar da empresa estar no Oriente ela tem um “quê” de alma brasileira que faz com que os negócios fluam e traz a importância do bom relacionamento com o cliente.

O piso de vidro com o detalhe em diferentes grãos, traz o cuidado que a Oxiteno tem em oferecer soluções para qualquer tipo de produto.

O mapa desenhado na parede de trás, que foi feito com plantas e terra, mostra a atuação global da Oxiteno no mundo dos agroquímicos.

Além disso, também trouxemos outros detalhes como:
- Sala de Reuniões onde a diretoria poderia receber clientes para reuniões privativas
- Uma tv touch com o portfólio de agro completo
- Arranjos de bistrô em flores artificiais pensando reuso e na sustentabilidade
- Depósito para guardar os brindes e catálogos

Brindes:

Os brindes também fizeram parte da inspiração e do conceito de como a Oxiteno queria ser vista na feira e por isso, usamos produtos tipicamente brasileiros. Dar um presente na China é considerada uma forma adequada de dizer obrigado, tanto para seu anfitrião, como para alguém que lhe prestou algum tipo de favor.

Para o brinde de massa distribuímos o famoso Guaraná, bebida não existente no Oriente e que fez um verdadeiro “alvoroço” na feira, pois aguçou a curiosidade de todos.

Para o presente dos clientes VIPS, distribuímos uma cachaça Sagatiba com copinhos personalizados em uma linda caixa.

O curioso é que a Oxiteno preferiu abrir mão de seu tom de verde institucional e usar a embalagem dos presentes em vermelho, que trazia o significado de sorte e felicidade na cultura chinesa.


Galeria de imagens

 

Para citar todos os desafios que encontramos para fazer um evento na China, precisaríamos de mais de um Prêmio Caio, mas aqui, vamos citar os principais deles:

1 – Como garantir que a Oxiteno seria vista na feira, expondo sua marca pela primeira vez?

O primeiro passo foi a escolha da localização. A Oxiteno fechou sua área no Pavilhão de empresas internacionais (Americanas, Europeias e Latino-americanas) e ficou próxima a entrada da feira e próxima a área de alimentação. Com isso, a circulação de visitantes era garantida.

O segundo passo foi o design do estande. Nós da Alternativa F sabíamos que os designs na China são muito simples e não chamam tanta atenção, pois eles têm estruturas pré-moldadas. O que fizemos foi sair da caixa e trazer um layout mais próximo do que fazemos no Brasil, com muitos detalhes e com ar aconchegante, o que trouxe grande interesse de quem passava.

O terceiro passo foi aderir a uma estratégia não muito comum no oriente: a de distribuição de brindes, pois esses geravam curiosidade dos clientes e atraiam mais visitantes ao estande.

2 – Como trabalhar com empresas que tem um fuso horário de 12 horas diferente do Brasil e que não falam inglês?

Alguns meses antes do evento, trabalhamos em horários normais e tínhamos um acordo com o cliente de enviar qualquer informação em um prazo de 1 dia útil após o pedido, já que os chineses trabalhariam em horários diferentes dos nossos. Porém, um mês antes do evento, montamos uma estratégia de colocar parte da equipe em horário alternativo para que as informações chegassem de forma mais fácil e para que pudéssemos fazer possíveis ligações de alinhamento. O idioma foi realmente o maior desafio de todos, mas resolvemos contratando uma produtora local que falava muito bem inglês e chinês, assim ela era a intermediária de negociações maiores ou de termos técnicos específicos.

3 – Como se comunicar com os fornecedores in loco?

Como disse acima, o idioma era a maior barreira, por isso, essa mesma coordenadora estava conosco desde a montagem e nos auxiliou a coordenar a todos. Para facilitar a comunicação com os empreiteiros, a montadora também tinha um atendimento fluente em inglês e em chinês.

4 – Como garantir que teríamos estande pré-montado?

Fizemos um documento de contrato que nos dava garantias fiscais sobre o que foi previamente negociado, mas também viajamos para Shanghai 15 dias antes do evento para checar se o estande estaria realmente montado e para fazer uma reunião de alinhamento. O resultado: ficamos extremamente surpresos com o profissionalismo dos chineses.

5 – Como entregar o nível de evento do Brasil em um país que tem uma cultura tão distante da nossa?

Todo o projeto e o detalhamento técnico foi desenhado no Brasil por nosso time de 3D, por isso, a construção do estande para a montadora já foi toda detalhada previamente no que diz respeito a medidas, materiais, cores, logotipia, etc.

Galeria de imagens
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
Making Of
         

 

Como resultado geral, o estande da Oxiteno foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria com relação aos negócios e pela repetição do estande na mesma feira no ano de 2019.

Dados Gerais:
A formalização da Oxiteno veio com 3 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 50 dias até a data da montagem.

Foram mais de 15 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto, tivemos 2 projetistas, 1 arquiteto, 1 atendimento e 1 engenheiro exclusivos. Além de 1 atendimento da Alternativa F e 2 produtores.

Dentro do Pavilhão, a construção do estande levou 2 dias úteis, com aproximadamente 16 horas de trabalho diárias. O cronograma criado pela Alternativa F e a montadora local foi feito de acordo com a seguinte ordem cronológica: montagem da estrutura metálica que dá base ao estande, montagem do piso e marcenaria, montagem das paredes de sustentação dos LEDs, montagem do teto/testeira, posicionamento das artes visuais, instalação de equipamentos, acabamento e posicionamento de decoração e mobiliário.

A equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, entre fotógrafos, montadores, eletricistas, garçons, etc.

Para trabalhar nas ativações de brindes e organização das reuniões foi contratada 1 recepcionista trilíngue. Ela estava uniformizada com roupa personalizada.

A equipe da Alternativa F estava composta por 3 pessoas, sendo 1 Diretor de Atendimento, 1 Diretor de Criação e 1 Produtor Técnico.

Passaram pelo estande mais de 1.500 pessoas de todas as partes do mundo.

 

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