Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: PRODUÇÃO DO LANÇAMENTO DO MAPA ESTRATÉGICO SOMPO SEGUROS
Candidato: Alternativa F
Cliente: Sompo Seguros
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Agência:
Uma agência. Duas cabeças. Várias alternativas.
Esse é o ponto de partida quando se quer entender o fenômeno desenvolvido por uma nova forma de pensar eventos: a Alternativa F. Criada por dois renomados nomes do mercado, Felipe Lemos e Ana Nani, a agência boutique nasceu da necessidade de fazer diferente frente à concorrência e de oferecer uma criação fora da caixa.

Com o objetivo de ser o remédio anti-insônia e estresse em eventos corporativos, a agência se diferencia por oferecer eventos de grande qualidade, independente do porte e objetivo, em todo o Brasil e nos mais variados pontos do mundo. Só nos últimos anos esteve presente, produzindo seus projetos, em território nacional, em locais como Brasília, Foz do Iguaçu, Salvador, Goiás e Belém. E também em destinos internacionais como Argentina, Orlando, Lisboa, Miami, Cape Town, Porto Rico e Cancun.

O Cliente:
A Sompo Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do mundo, fundado no Japão há mais de 129 anos. No Brasil, a Sompo nasceu da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959.

Em 32 países, o Grupo Sompo Holdings reúne 50 mil colaboradores empenhados em garantir que os mais de 20 milhões de clientes estejam sempre bem. No Brasil, contamos com 2 mil colaboradores e filiais localizadas em todas as regiões para oferecer solidez e excelência.

O Evento:
A Sompo Seguros precisava lançar seu novo mapa estratégico que iria permear os negócios da empresa entre 2018 e 2022, além dos objetivos estratégicos de cada área, o mapa deveria conter a missão e os valores do cliente.

Buscando uma agência que pudesse produzir e operacionalizar este evento, a Sompo contratou a Alternativa F para organizar o pré, durante e pós evento, incluindo locação de espaço, comunicação, cenografia, decoração, A&B, palestrante, entretenimento, entre outras necessidades.

Ficha Técnica:
Tema: Conquistadores 2022 | Todo espaço para irmos além
Participantes: 2.000 funcionários impactados | Todas as regiões do Brasil
Pré-Lançamento: Dia 08 de junho de 2018, nos prédios administrativos de SP
Lançamento: Dias 11 e 12 de junho de 2018, no Maksoud Plaza Hotel

Vídeo


O Briefing do Cliente e Seus Objetivos:

O objetivo principal era disseminar o Mapa Estratégico e os objetivos estratégicos da Sompo Seguros no ciclo 2018-2022 de forma lúdica e assertiva para todos os colaboradores da empresa. Fazer com que eles não só conhecessem o mapa, mas também soubessem como ele impacta no dia a dia e como os objetivos estratégicos estavam presentes em todas as suas atividades.

Para isso, a Sompo quis transformá-lo em um “learning map” de fácil entendimento e promovendo ações para engajamento dos colaboradores.

O mapa precisava estar diretamente ligado a missão, a visão e aos valores da Sompo.

Missão: “Gerar bem-estar e proteção à sociedade provendo serviços da mais alta qualidade”

Visão: “Ser a seguradora preferida na escolha dos clientes, com crescimento sustentável”

Valores: Agilidade, Credibilidade, Qualidade dos serviços, Reconhecimento, Orientação aos clientes e Orientação para os resultados

O Conceito:

Quando fomos estudar o briefing, entendemos que eles teriam uma jornada de conquistas pela frente. Mas afinal, o que é conquistar?

CON.QUIS.TAR
Verbo
1. Apossar-se ou dominar; subjugar, tomar.
2. Alcançar (algo); conseguir (determinada coisa), por esforço ou merecimento.

Com isso, chegamos ao tema: Conquistadores 2022, com o slogan “Todo espaço para irmos além”.

O que quisemos com este conceito foi criar uma relação com as viagens espaciais. Afinal, elas fazem parte dos sonhos do homem. Porém demos foco maior nos colaboradores, pois era importante que eles se sentissem parte integrante e fundamental do processo que aconteceria nos próximos 5 anos. Que o mapa estratégico foi desenvolvido buscando conquistas para todos os envolvidos.

E que nesse processo eles são os conquistadores. Aqueles que estão no controle da nave Sompo Seguros e que precisam ajudar para que os caminhos que foram traçados e a direção a ser seguida sejam alcançados com sucesso.

E assim, eles, lado a lado, serão os primeiros a pisar naquele mundo desejado e planejado.

A Identidade Visual:

Com o conceito desenhado, criamos uma identidade visual que buscava exatamente o conteúdo do hoje e a modernidade do amanhã. O foguete representava a Sompo decolando em direção aos seus objetivos, o astronauta cada um dos colaboradores conquistando mais espaço com o mapa e os planetas cada um dos tópicos estratégicos (missão, visão, valores, objetivos) que deveriam ser conhecidos, desbravados e conquistados para que o resultado final fosse um sucesso.

As Peças de Comunicação:

Todas as peças que criamos para este evento estão citadas abaixo, mas é muito importante informar que cada uma das peças tinha uma característica própria, um diferente tipo de impressão e acabamento.

Abaixo, exemplificaremos algumas delas:

- Identidade Visual

- Teasers de Contagem Regressiva para o Pré-Lançamento
Cada peça continha o foguete na pré-decolagem e uma parte da contagem regressiva com um texto motivacional, por exemplo:

“10, 9, 8, 7...”
Já começou a contagem regressiva para um lançamento que vai direcionar nossos próximos anos

- Tags e Uniformes para o Pré-Lançamento
A ação de pré-lançamento foi feita dentro dos prédios com astronautas entregando tags convite que davam informações sobre o evento.

- Canetas Foguete
No evento de lançamento, distribuímos canetas foguete para todos. As canetas não existem no Brasil e foram desenvolvidas pela Alternativa F em parceria com uma empresa de impressão 3D.

- Projeto 3D, Cenografia e Conteúdos do Evento de Lançamento
Todo o projeto 3D do evento foi conceituado e criado dentro da Alternativa F para que esse estivesse diretamente ligado ao tema. E não adianta falarmos de espaço se não mostrarmos o seu real sentido, o de impactar com as suas belas formas. Pensando nisso usamos dois fundos de tela com iluminação estilo galáxia (mini luzinhas), um centro de palco com a comunicação impressa do evento, um detalhe de planeta na frente do palco para que a diretoria pudesse fincar a bandeira Sompo e um mockup real do foguete em fibra de vidro que virou uma capsula do tempo e ficará na Sompo até 2022. Também auxiliamos no desenvolvimento do conteúdo do evento para que a comunicação visual ficasse 100% integrada. Dentro da parte cenográfica e de conteúdo, desenvolvemos:
- Cenografia do Set Fotográfico
- Cenografia dos Totens de Boas Vindas e Sinalização
- Cenografia do Palco
- Desenhos para Mockups dos Foguetes
- Apresentações em Power Point
- Entre várias outras

- Scroll Invertido com o Mapa
O learning map foi criado através de uma página web que continha um scroll invertido e mostrava o mapa com os seus planetas de forma detalhada e ao mesmo tempo fácil de usar. Ali, o colaborador Sompo, poderá, até 2022, consultar as metas e estratégias de sua área para avaliar o andamento dos objetivos.

- Ação de Pós Evento
Alguns meses após a realização do evento, foi criada uma ação pós evento nos prédios administrativos onde os gestores iriam montar um quebra cabeças gigante e entregar outros em miniatura para seus funcionários. Os quebra cabeças menores tinham um QR code onde o participante deveria escanear, preencher um quiz sobre o mapa e concorrer a prêmios.

Foram mais de 30 layouts de peças gráficas, 15 layouts cenográficos entre painéis e totens e 3 diferentes tipos de apresentações de power point.

Dois designers e um web designer trabalharam por 60 dias no desenvolvimento desta comunicação visual.

O Pré - Lançamento:

No dia seguinte ao último teaser, ao chegar no escritório pela manhã, o participante teve uma surpresa. Em um espaço pré-determinado pelo cliente, levamos 2 atores vestidos de astronautas que distribuíam o convite com informações para o evento de lançamento: “A nossa missão vai decolar e você é um dos conquistadores escolhidos para participar dessa jornada. O lançamento do nosso mapa estratégico já tem data marcada. Dias 11 e 12 no Maksoud Plaza Hotel. Te esperamos lá!”

Uma trilha sonora com músicas ligadas ao espaço como “2001, uma Odisseia no Espaço” remetia aos convidados uma aventura espacial, despertando o interesse pelo evento e pelo conteúdo.

O Evento de Lançamento:

Como a Sompo Seguros solicitou um evento para os 1.200 funcionários de São Paulo e já havia um local pré-determinado com capacidade máxima de 300 pessoas, tivemos que dividir o evento em 4 turmas, duas por dia, uma no período da manhã e uma no período da tarde. Além das turmas que estavam presentes no hotel, tivemos transmissão ao vivo do evento para todos os colaboradores de outras regiões do Brasil.

Em cada evento os convidados eram recebidos com um welcome coffee de aproximadamente 20 minutos no foyer das salas e neste mesmo local havia também um totem de boas-vindas e um set fotográfico com mockup do foguete em 3D, além de recepcionistas uniformizadas, incentivando os convidados a tirarem fotos no painel.

No momento da abertura de portas do centro de convecção entrava uma música espacial com jogo de luzes cênicas e bastante fumaça para dar um ar de suspense.

A cenografia foi conceituada e criada dentro da Alternativa F para que esse estivesse diretamente ligada ao tema. E não adianta falarmos de espaço se não mostrarmos o seu real sentido, o de impactar com as suas belas formas. Pensando nisso usamos dois fundos de tela com iluminação estilo galáxia (mini luzinhas), um centro de palco com a comunicação impressa do evento, um detalhe de planeta na frente do palco para que a diretoria pudesse fincar a bandeira Sompo e um mockup real do foguete em fibra de vidro que virou uma capsula do tempo e ficará na Sompo até 2022. Também auxiliamos no desenvolvimento do conteúdo do evento para que a comunicação visual ficasse 100% integrada.

Com todos acomodados, um vídeo de abertura aparecia na tela:
“Sejam muito bem-vindos ao centro de lançamento do nosso mapa estratégico. Vocês são os conquistadores escolhidos para essa jornada que começa hoje e vai até 2022.
Estão prontos para a decolagem?
Então, vamos contar juntos...10, 09, 08, 07, 06, 05, 04, 03, 02, 01...”

Ao final da contagem regressiva, temos a imagem de um foguete decolando e é quando José Ricardo Paulino, Gerente de Planejamento Estratégico, entra pelo fundo da sala vestido de astronauta e carregando a bandeira Sompo Seguros.

Todos aplaudem e ele convida o Presidente da Sompo, Francisco Vidigal Filho,
para abrir oficialmente o evento e depois disso faz uma apresentação de 50 minutos contando sobre como funcionará o mapa, qual a estratégia de cada área, o objetivo final de 2022, dentre outros detalhes.

Ao final de sua apresentação, pensamos que seria interessante para os convidados levarem uma mensagem residual daquele evento, já que teríamos acesso a quase 100% deles de forma presencial ou online. Por isso, a solução que demos foi trazer o palestrante Dill Casella que possui uma palestra motivacional e musical acompanhada de banda. Dill adequou o conteúdo de sua palestra que aborda temas como: atendimento ao cliente, liderança, criatividade, empreendedorismo e fez uma alusão a jornada da Sompo trazendo músicas como: Space Oddity (David Bowie), Rocket Man (Elton John), Spaceman (The Killers) e Across The Universe (The Beatles). Um verdadeiro sucesso.

Ao final do evento os CEO’s da Sompo subiram ao palco e de uma forma lúdica fincavam uma bandeira num planeta como forma de mostrar que, através dos objetivos alçados com o Mapa Estratégico, levariam a Sompo Seguros à um lugar muito especial, expandindo fronteiras e conquistando novos horizontes.

Os colaboradores recebiam neste momento uma caneta em forma de foguete feita em impressão 3D que a Alternativa F criou em conjunto com uma empresa especializada, com um design bem diferente e um bilhete onde deveriam responder as perguntas: “Como você imagina a Sompo em 2022 e como você imagina sua vida em 2022? “.
O objetivo desse bilhete era depositá-lo capsula do tempo que estava dentro do foguete do palco. A ideia é que ao final de 2022 haja um novo momento para que o presidente abra essa capsula e fale sobre tudo o que foi conquistado.

Para consulta posterior e como forma de estar presente para os colaboradores durante o período de 5 anos, um learning map foi criado através de uma página web que continha um scroll invertido e mostrava o mapa com os seus planetas de forma detalhada e ao mesmo tempo fácil de usar. Ali, o colaborador Sompo, poderá consultar as metas e estratégias de sua área para avaliar o andamento dos objetivos.

Ação de Pós Evento
Alguns meses após a realização do evento, foi criada uma ação pós evento nos prédios administrativos onde os gestores iriam montar um quebra cabeças gigante e entregar outros em miniatura para seus funcionários. Os quebra cabeças menores tinham um QR code onde o participante deveria scanear, preencher um quiz sobre o mapa e concorrer a prêmios.

Galeria de imagens
Prancha Conceito
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Evento
Canetas Foguete Criadas em 3D
Canetas Foguete Criadas em 3D
Canetas Foguete Criadas em 3D
Ação Pré de Lançamento
Ação Pré de Lançamento
Ação Pré de Lançamento
Ação Pré de Lançamento
Ação Pré de Lançamento
Ação Pré de Lançamento
Hotsite em Parallax com Scroll Vertical Contrário
Hotsite em Parallax com Scroll Vertical Contrário
Ação Quebra Cabeça
Ação Quebra Cabeça
Régua de Computador
Régua de Computador
Comunicação Online
     

 


Grandes desafios foram impostos desde o início, pois havia a necessidade de transformar este evento em uma experiência inspiradora, motivacional e diferenciada aos convidados.

1 – Como fazer um evento para 2.000 pessoas em uma sala que comportava apenas 300 pessoas?
Solução: Tínhamos, aproximadamente, 1.200 pessoas em São Paulo e outras 800 pessoas espalhadas pelo Brasil, por isso, a primeira solução foi dividir os funcionários de São Paulo em 4 turmas, em 2 dias diferentes de evento. Para as outras 800 pessoas, contratamos um sistema de transmissão via link do Youtube, onde no primeiro dia de evento elas poderiam assistir à edição da manhã ou a edição da tarde em real time.

2 - Como alcançar nossos participantes por meio da comunicação visual e fazer com que ela perdure por 5 anos?
Solução: Tivemos o cuidado de desenvolver uma linha completamente versátil e interativa. E isso se deu por meio da escolha das cores, das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na escolha de materiais. Quando pensamos na comunicação visual, também tentamos trazer um layout que pudesse funcionar em pequenos e grandes formatos, mesmo porque essa será uma comunicação que irá viajar pelo tempo.

3–Como deixar os participantes informados sobre o mapa antes, durante e depois do evento?
Solução: Criamos uma série de teasers que iam contando a história do evento aos poucos, criamos uma ação de pré-lançamento para aguçar a curiosidade sobre o evento, além de termos o mapa de forma online em uma web Page que ficará disponível por 5 anos. Para o pós evento, também desenvolvemos uma ação de integração de equipes, onde todos montaram um quebra cabeças imantado que ficará exposto nas mesas.

4 – Como deixar uma mensagem residual nos colaboradores que participaram do evento?
Solução: A solução que demos foi trazer o palestrante Dill Casella que possui uma palestra musical acompanhada de banda. Dill adequou o conteúdo de sua palestra que aborda temas como: atendimento ao cliente, liderança, criatividade, empreendedorismo e fez uma alusão a jornada da Sompo trazendo músicas como: Space Oddity (David Bowie), Rocket Man (Elton John), Spaceman (The Killers) e Across The Universe (The Beatles).

5 – Como impactar funcionários que não poderiam comparecer ou que eram de outras cidades?
Solução: Os funcionários de fora de São Paulo receberam os teasers prévios, bem como puderam assistir ao evento em real time através de transmissão via Youtube e depois de alguns dias, por malote, receberam também a caneta foguete e o quebra cabeças imantado.

Galeria de imagens
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
Making Of Produção Evento
     

 

Como resultado geral, este evento de endomarketing foi um sucesso e pudemos enxergar isso pelos leads da diretoria e pela reação dos participantes ao final do evento: o evento foi aplaudido em pé em todas as suas edições.

Também tivemos alguns números importantes a serem compartilhados:
- Preenchimento de 98% bilhetes para a cápsula do tempo
- 60% funcionários assistiram a transmissão on line
- Aproximadamente 95% de aproveitamento da ação

Dados Gerais:

A formalização da Sompo Seguros veio com 2 meses de antecedência e o tempo de execução deste projeto foi de, aproximadamente, 1,5 mês até a data da montagem.

Foram mais de 10 reuniões de alinhamento sobre o evento.

Durante o tempo de execução do projeto tivemos 2 atendimentos, 2 produtores e 3 designers da Alternativa F.

Dentro do hotel, a construção do projeto levou 12 horas e a equipe completa foi formada por mais de 30 profissionais, diretos e indiretos, entre coordenação, organização e empresas terceirizadas.

Durante o evento, a equipe da Alternativa F estava composta por 08 pessoas, sendo 1 Sócio Diretor, 2 Atendimentos e 5 produtores.

 

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