Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ALL-STARS DINNER
Candidato: F/Malta
Cliente: TopSports Ventures
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.

A Turner foi fundada durante a década de 70 como uma pequena estação de TV em Atlanta, e ao longo de seus 47 anos expandiu seu alcance, adquirindo marcas e canais e ampliando sua participação em novos territórios, o que fez dela, uma das maiores empresas de entretenimento da América Latina, proprietária dos canais por assinatura: TNT, TNT Series, Warner TV, Space, Cartoon Network, TBS, Boomerang, Esporte Interativo, Tooncast, TCM e CNN.
Em um mercado altamente competivio, a Turner precisa se reinventar constantemente para manter-se no jogo como um veículo atrativo e relevante para os anunciantes. Neste contexto, a F/Malta foi convidada a criar um evento que reforçasse o posicionamento da marca perante um público seleto de profissionais de mídia C-levels das maiores agências de São Paulo, em uma data muito especial e disputada: o Dia do Mídia.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
Título: All Stars Dinner TNT
Tema: Cinema
Número de participantes: 17 participantes
Local: Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau
Data: 06/07/2017
Periodicidade: evento único
Abrangência: São Paulo
Atividades paralelas: jantar, apresentação teatral e pirotécnica
Entidade promotora: Turner

Vídeo


O briefing de TNT, uma das principais propriedades do portfolio Turner, era um verdadeiro desafio: conseguir com que alguns dos maiores decidores de compra de mídia da propaganda brasileira confirmassem presença em um evento da marca, numa data para lá de concorrida: o Dia do Mídia. Nossa estratégia para ganhar a preferência destes profissionais foi a ousadia e o ineditismo. Criamos um evento cinematográfico, digno de verdadeiras estrelas, com muita atenção e cuidado em cada ponto de contato. O primeiro sinal disso veio logo no convite: nada de e-mails impessoais enviados por ferramentas. Ao invés disso, uma mensagem escrita e disparada diretamente do e-mail do Diretor de Ad Sales da Turner, Gilberto Corazza. Durante a etapa de RSVP, também oferecemos transporte privativo como cortesia para os convidados, mas não um transporte comum: carros vintage com muito estilo e personalidade foram às principais agências de propaganda de São Paulo buscar os executivos, conferindo mais um elemento de exclusividade para esta ação de relacionamento.
O local escolhido para o jantar foi a Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, uma elegante e intimista casa com arquitetura neocolonial no coração do Jardim Europa, em São Paulo. O chef Laurent, que há 18 anos comanda a escola, sempre gostou de ensinar e se dedicar à formação de novos cozinheiros e, por isso, no ano 2000, deixou as cozinhas estreladas de São Paulo e colocou toda sua experiência a serviço da escola.
O evento proporcionou aos participantes uma experiência sensorial cinematográfica, digna dos maiores clássicos do cinema que todos conhecem e assistem no TNT. Apoiados por uma seleção de filmes que marcaram diferentes gerações, criamos um jantar no qual os convidados se sentiram como estrelas e acabaram caindo de paraquedas em um set de gravação de cinema. Após os convidados sentarem-se à mesa, o VP de Ad Sales da Turner fez um breve discurso agradecendo a presença de todos e, então, pediu que colocassem uma venda de olhos para que tivesse início a experiência.
Neste momento, uma equipe de atores e sonoplastas entra em cena para tomar o ambiente com sons vindos diretamente de um bistrô parisiense. Entre um tintilar de copos, talheres e panelas, de repente, um invasor entra gritando no restaurante, ameaçando roubar o livro secreto do chef Laureant. Entre sons de briga, tiros e até uma explosão, o invasor finalmente é vencido pela equipe de cozinha e sua incrível habilidade em manusear facas. Quando tiram a venda, os convidados descobrem um verdadeiro cenário de guerra: panelas, facas e pratos quebrados pelo chão, o chef Laurent e sua sus chef todos cobertos por penas de galinha e a equipe de cozinha, vista pelo vidro que integra com a sala, parece preocupada com um dos membros da equipe, que está em chamas!
Para que todo este espetáculo ao vivo pudesse acontecer de maneira orquestrada, a equipe artística contou com nada menos do que 18 atores e 1 diretor de teatro, além de uma talentosa equipe de sonoplastia. Depois do show, o Chef Laurent apresentou sua equipe e preparou os convidados para degustar uma sequência de 7 pratos criados exclusivamente para o evento, inspirados nos gêneros de maior sucesso do cinema. Além dos sabores surpreendentes, os pratos foram servidos acompanhados de trilhas sonoras únicas e iluminação que conduzia o mood de cada gênero.
- Ação: caramelo de champignon acompanhado de seu próprio consomé, banhado em nitrogênio líquido harmonizado com vinho branco.
- Animação: reprodução do ratatouille do filme, acompanhado de um pão aerado de espinafre e harmonizado com vinho branco.
- Suspense: peixe levemente curado, acompanhado de jus de coco e jambu, com crocante de fruta Cambuci harmonizado com vinho branco.
- Comédia: massa fresca recheada com damasco, nozes e mussarela de búfala, harmonizada com vinho branco.
- Drama: Carré de javali servido com esferificação de molho agridoce e mandioca reconstituída como carvão harmonizada com vinho tinto.
- Família: algodão doce servido com salada de frutas confitadas e uvas gaseificadas harmonizado com champagne.
- Romance: esfera de chocolate recheada de tiramissu e harmonizada com champagne.

Na saída todos ainda foram presenteados com um mimo: uma caixa de chocolates Stefan Behar com 4 sabores surpresa:
- Romance: Boquinha de Dulce de Leite
- Ação: Crispie de Avelãs
- Comédia: Flor de Maracujá
- Suspense: Noir 70% com recheio de champagne brut

O jantar de mídia da TNT é um case estratégico para a F/Malta porque envolveu uma refinada linha de raciocínio que culminou na enorme adesão por parte do público na data mais concorrida do ano entre os profissionais de mídia.

Para a realização do evento, a F/Malta disponibilizou um time de estrelas:
- 06 Produtores executivos
- Apoio técnico audiovisual
- 1 fotógrafo
- 1 recepcionista uniformizada
- 17 atores
- 1 dublê em chamas
- 1 diretor artístico
- 1 assistente artístico
- 1 sonoplasta

Galeria de imagens

 

O shuttle de época foi o primeiro de muitos detalhes que proporcionaram uma agradável
surpresa para os nossos convidados.
O segundo deles certamente foi a criação dos pratos em parceria com o chef Laurent Suaudeau,
iniciativa igualmente simples, mas que acrescentou um toque de exclusividade e encantamento que
eram premissas deste evento de relacionamento com profissionais tão importantes no mercado.
Mas o grande diferencial tecnológico deste evento ficou por conta da recriação sinestésica do
set de cinema. Com o apoio de mais 20 profissionais, entre atores, dublês, diretores artísticos, diretores
de fotografia e sonoplastas, conseguimos transportar os participantes – vendados – para uma outra
realidade, onde aventura, tensão, humor e gastronomia se mesclavam em um divertido roteiro às cegas.
A cena exaustivamente ensaiada para cumprir com as expectativas de perfeição do cliente e da própria
F/Malta foi executada com maestria pelo time de artistas, apoiados pela incrível equipe de produtores
da casa.

O evento já começou surpreendendo quando pudemos contar com a confirmação de 21 profissionais de mídia do alto escalão das principais agências de comunicação do Brasil. Destes, 17 puderam comparecer ao jantar:
- Luiz Fernando Vieira, da Agência Africa
- Chico Rosa, da Artplan
- Vicente Varela, da DM9DDB
- Mauricio Almeida, da F/Nazca
- Thiago Franzão, da Grey
- Rodney Ulrich, da Havas Z+
- Marcio Zorzella, da Isobar
- Andreia Hirata, da Leo Burnett
- Heloísa Goldman, também da Leo Burnett
- Paulo Santanna, da McGarrybowen
- Rosana Ribeiro, da Muellen Lowe
- Renata Valio, da Ogilvy
- Paulo Stephan, da Talent
- Rafael Amorim, também da Talent
- Alexandre Ugadin, da Wieden+Kennedy
- Luiz Ritton, da Young & Rubicam

A estratégia que aliava surpresa, exclusividade e sensorialidade utilizadas desde o pré-evento até o jantar se mostrou extremamente efetiva e adequada ao público convidado. A aceitação dos convidados foi tão grande que, após o evento, os executivos da Turner foram amplamente elogiados pelos convidados. A ação ainda reverberou nas redes sociais dos convidados, que compartilharam fotos e vídeos dessa confraternização com elogios à nossa execução. Através de um conjunto de ações estratégicas, capazes de traduzir a essência da Turner nos mínimos detalhes, a marca pôde reforçar seu posicionamento e manter-se próxima a influentes profissionais do mercado num nível de conexão emocional que a favorece durante o processo de decisão dos investimentos em mídia

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube