Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: VIEWING PARTY COPA 2018
Candidato: F/Malta
Cliente: Twitter Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo e, aliás, Einstein chamava isso de inteligência. Daí nosso slogan: “Let’s Play”. Porque, com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, e vamos além em tudo o que criamos.
O Twitter é uma rede social com mais de 313 milhões de usuários ativos por mês. Criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, a empresa possui mais de 35 escritórios ao redor do mundo e oferece suporte para mais de 40 línguas. Atualmente, o site é um dos dez mais acessados do mundo e permite a postagem de mensagens com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, questionários e links.
Conceito do evento: Twitter Viewing Party une tudo o que a plataforma tem em comum com aquela reunião de amigos para ver um jogo. O clima descontraído do evento é a oportunidade ideal para mostrar, entre um gol e outro, como o Twitter é a plataforma perfeita para falar de esportes.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO:
Título: Twitter Viewing Party
Tema: Futebol – Copa do Mundo
Número de participantes: 217
Local: Escritório do Twitter – São Paulo
Data: 27/03/2018
Periodicidade: evento único
Abrangência: São Paulo
Atividades paralelas: palestras, coquetel e transmissão do jogo
Entidade promotora: Twitter

Vídeo


O Twitter buscou a agência com o objetivo de estreitar o relacionamento de seus executivos com importantes profissionais compradores de mídia, em especial executivos C-Level de agências de publicidade. O intuito era mostrar que a personalidade divertida e casual da plataforma tem grande potencial de alcance e um público bastante fiel e entusiasta. Essas características em muito convergem com os interesses dos amantes do futebol e, por isso, uma estratégia de marketing vencedora deveria incluir o Twitter em seu plano de mídia, especialmente na Copa do Mundo 2018, já que o microblog é hoje a principal plataforma para falar sobre futebol no Brasil. E tudo isso em um ambiente brand safe!
A solução para este desafio foi criar um evento digital, interativo, colaborativo e com forte apelo visual. Para traduzir a emoção do futebol-arte mesmo antes do evento começar, criamos uma peça conceito que foi desdobrada em convites digitais enviados por e-mail e WhatsApp.
Além disso, uma série de materiais gráficos foi criada para envelopar todo o escritório do Twitter com a temática de futebol, a começar pelas paredes do elevador e do lobby, todas adesivadas com imagens que inspiravam a emoção do futebol. Dentro da sala de conferência, recriamos o gramado com um piso vinílico que cobria o chão e as arquibancadas, além transformarmos as paredes deste espaço em uma grande arquibancada, utilizando para isso recursos audiovisuais projetados em um telão curvo de 14,5m X 2,5m metros de comprimento para que todos pudessem se sentir dentro do gramado junto com a nossa seleção.
Puffs em formato de bola de futebol foram espalhados pelo espaço, bancos que simulavam um banco de vestiário completavam a ambientação e trazia o público para dentro do jogo. Um banco de reservas também foi recriado para dar ainda mais veracidade para a experiência de estar em campo.
Os detalhes também fizeram a diferença:
- Credenciais com o key visual da campanha e cordões customizados foram distribuídos para todos os participantes.
- Folders impressos com a comunicação do evento e um resumo dos conteúdos apresentados foram entregues aos convidados.
- Os promotores responsáveis pela recepção dos convidados vestiam uniforme de técnicos de futebol nas cores azul Twitter, com o forro amarelo canarinho da nossa seleção.
- As promotoras responsáveis por servir as comidinhas de estádio levavam bandejas de degustação típicas dos vendedores de arquibancada customizados com a identidade visual do evento.
- Bandeiras com a nossa comunicação ajudavam a recriar o clima de jogo.
- Backdrops e totens autoportantes complementaram o tom do evento, exibindo fotos carregadas de emoção e expressividade.

Para garantir que a festa fosse contagiante, fornecemos adereços, apitos e vuvuzelas para que, juntos, víssemos o Brasil bater a Alemanha em um clima que variava entre a tensão e o alívio.

No intervalo do jogo, o telão exibia tweets em tempo real sobre a partida, mostrando que nenhuma outra plataforma tem tanta adesão com esportes como Twitter. Mal o juiz apitou o fim do jogo, e o clima de festa já se instalava nos headquarters do Twitter, e, após um breve discurso encerramento, um DJ convidado assumiu as pick ups e os convidados comemoraram muito a suada vitória da nossa seleção.

Galeria de imagens

 

A comunicação visual deste evento foi totalmente concebida para criar um clima de antecipação pelo evento que estava sendo preparado. A eficiência da comunicação digital que antecedia o evento foi tanta que recebemos 44% mais pessoas do que o inicialmente previsto pelo cliente.

Durante o evento, além de apresentar o conteúdo no formato de roda de conversas, também disponibilizamos telas interativas onde o participante podia ver em tempo real as principais hashtags mencionadas na plataforma e curtir/compartilhar logando em seu próprio perfil no Twitter por meio de um gadget conectado à tela. Destaque também para o material de comunicação visual, instalações e mobiliário que, juntos renderam várias selfies que foram parar nas redes sociais dos nossos convidados, gerando ainda mais visibilidade para o nosso evento. O envelopamento do escritório também tornou-se um patrimônio para a marca, mesmo depois do evento acabar, já que havia outros eventos relacionados ao tema que ainda viriam a seguir, como capacitações, workshops e outros eventos para clientes, colaboradores e parceiros. Na Twitter Viewing Party, provamos que a plataforma respira futebol 24/7 e conseguimos encantar o visitante, no evento, nas ativações e nos conteúdos passados.
A transmissão de conteúdos, do jogo e de dados em real time ficou por conta de um telão de LED curvo, que além de dar suporte visual para o evento, foi a vedete da cenografia, envolvendo o convidado no cenário futebol.
A pesquisa de satisfação realizada após o evento coletou diversos feedbacks que comprovam que ele é um verdadeiro case:

"Havia desativado minha conta no Twitter e a estou reativando por conta do evento e dos dados apresentados. Muito interessante o número tanto geral
quanto minuto a minuto, principalmente de acordo com o que acontecia no jogo. O evento em si foi um caso a parte, a tematização da sala, atendimento e apresentação foram sensacionais.”

"Apresentação e explicação super bem pensada e preparada. O Twitter marcou um belo gol juntando pessoas num evento onde todos puderam compartilhar e aprender em real time os benefícios da plataforma."

O time responsável pela execução primorosa deste evento contava com:
- 1 Coordenadora de produção
- 1 Executiva de atendimento
- 1 produtor de montagem
- 1 produtor de A&B
- 1 produtor de serviços
- 1 produtor de credenciamento
- 1 produtor artístico
- 1 diretor técnico
- Carregadores
- Apoio de Limpeza
- 4 Promotores uniformizados (2 homens e 2 mulheres)
- Equipe médica (médico, enfermeira e ambulância UTI)
- DJ
- Equipe de técnica
- Flowics

Galeria de imagens
Bandeja
Ambientação
jaqueta
Camiseta
Tag Jaqueta
Flamula
Copo
Elevador
Fichas
Quadros
Quiosque de chopp
Totem
Uniforme
KV
Pesquisa
Save the Date
Pasta
Folder
   

 

Não apenas os feedbacks por escrito foram extremamente positivos, mas os números também falaram por si. Nossa pesquisa de satisfação comprovou mais uma vez o sucesso do evento ao atender com excelência 44% mais pessoas do que o previsto originalmente no projeto.
- A nota média para a estrutura do evento foi 4,1 (máximo de 5)
- A nota das pessoas que gostariam de ser convidadas novamente para eventos como esse foi de 8,6 (máximo de 10)
Além disso, o ambiente também foi muito propício para o networking, que, junto com a apresentação dos diferenciais da plataforma, era outro objetivo para a realização do evento.
"Excelente networking, apresentações
diretas e bem claras sobre os produtos e
possibilidades, estrutura de áudio e vídeo do
evento excelentes."

"Como já participei de eventos anteriores do
Twitter e trabalho com a rede há muitos
anos, os dados em si não trouxeram muitas
novidades, mas o evento foi si foi muito bem
produzido. "

"Participei do War Room e achei tudo
excelente, profissionais muito bons,
dedicados a passar o melhor."

 

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