Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: MERCADO LIVRE EXPERIENCE 2017
Candidato: Agência People
Cliente: Mercado Livre
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A People é agência 100% brasileira que há 5 anos atua fortemente no mercado de Live Marketing com o propósito de surpreender pessoas e superar expectativas.

Com característica de buscar excelência no desenvolvimento e execução dos seus trabalhos, a agência vem se despontando na realização de grandes desafios em pouco tempo de existência.
No portfólio da People já constam eventos e projetos de sucesso:

O maior evento corporativo da América Latina (Workshop de Gerentes e POBJ Bradesco 2016 e 2017), um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil (Mercado Livre Experience 2017 e 2018), iniciativas sociais, inspiradoras e projetos inovadores (Estação Hack e Boost Your Business Facebook 2017 e 2018), a abertura da loja dos carros de luxo mais desejados do mundo (McLaren 2018), entre muitos outros trabalhos para clientes como Bayer, Jornal Valor, Audi, Honda, Bridgestone, Pirelli etc.

PEOPLE LIVE EXPERIENCE

Av Diógenes Ribeiro de Lima, 567, Alto de Pinheiros. São Paulo. SP.

O cliente: MERCADO LIVRE

O Mercado Livre é uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, tendo em sua plataforma várias ferramentas que permitem compras e vendas seguras para os usuários e empresários.
Anualmente, o Mercado Livre, realiza um evento de inovação, tecnologia e experiências que contribuem para integrar desenvolvedores e vendedores, e assim gerar novas oportunidades de negócios.

O evento: MERCADO LIVRE EXPERIENCE, sua origem e DNA
O Mercado Livre Experience (MELIXP) é um evento de inovação, tecnologia e experiências que nasceu da união de 2 eventos do grupo, a Universidade Mercado Livre (UML) e a Developer Conference (DevConf) e tem em seu DNA inovação, tendências e tudo sobre o mercado de e-commerce.

A evolução

O Mercado Livre Experience, em sua primeira edição, reuniu mais de 4000 pessoas, já nascendo com grande potencial. Na segunda edição, em 2017, o evento cresceu e atingiu mais de 6.200 pessoas, trazendo palestrantes com conteúdos ainda mais relevantes em suas 08 salas de conteúdos espalhadas pelo espaço.
A quantidade de expositores e patrocinadores cresceu exponencialmente, consolidando o MLXP como um dos principais eventos de E-commerce do Brasil.

Galeria de imagens
Logo agência People
       

 

Vídeo


A Infraestrutura projetada

Como um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil, o Mercado Livre Experience foi projetado para atender um grande número de participantes simultaneamente.
Conteúdos, plenárias versáteis e a necessidade e objetivo de conectar o público participante aos expositores e patrocinadores diversos, de acordo com o perfil de interesse deles.

A infraestrutura foi pensada para oferecer sempre o melhor atendimento e conforto para todos os participantes. Quem chegou de transporte público até pavilhão teve a disposição um serviço exclusivo de shuttle, com 10 micro-ônibus que funcionaram em sistema circular e, levava os participantes do metrô Jabaquara até o São Paulo Expo durante o dia todo.

Logo na chegada as pessoas eram impactadas pela comunicação do evento, com painéis de divulgação, orientação deste, um pórtico gigantesco. Além disso, a sinalização de chão inspirada as mais eficientes sinalizações de metrô completava e facilitava a orientação das pessoas e equipe técnica como um complemento das comunicações áreas que tomavam conta de todo o pavilhão.

Os participantes retiravam fones de ouvidos logo na entrada na estrutura de balcões e atendimento logo na entrada antes de entrarem no Boulevard Central e na área de estandes que concentraram 59 posições entre áreas patrocinadas e do próprio Mercado Livre.

Entre os estandes patrocinados, que somavam 40 no total, tínhamos 2 Petas, 3 Teras, 10 Gigas, 14 Megas, 3 Melifund e 8 balcões de apoiadores.

Já entre os estandes internos, que eram 19 no total, tínhamos 6BU’s, 4 Verticais, 1 Bu Developers, 1 Bu Melifund, 6 Balcões de informação e atendimento e 1 balcão de informação geral, ao público.

Todas essas nomenclaturas foram criadas para facilitar o entendimento e facilitar a comercialização dos espaços no pré-evento.

A planta do evento foi pensada, planejada e executada para facilitar a logística e o fluxo dos milhares de pessoas que passaram pelo pavilhão durante todo o dia. A ideia foi sempre privilegiar o fluxo inteligente e contínuo, fazendo com que as pessoas intuitivamente passassem por todos os espaços destinados, sendo eles estandes ou plenárias de conteúdos exclusivos.

Além disso, pensamos nas entradas estratégicas para os espaços destinados aos convidados VIPs e Autoridades e também os diversos palestrantes que participaram do evento.

Essas entradas foram pensadas para oferecer mais praticidade e conforto. Assim, o acesso foi feito pela entrada localizada atrás do pavilhão que direcionava os convidados imediatamente para a parte de trás das plenárias. Dessa maneira, todos eram credenciados e recebiam um voucher de estacionamento. Essa sala exclusiva era composta por diversos lounges e um serviço diferenciado de A&B. Além disso, que precisasse de mais privacidade tinha a disposição um acesso para a sala VIP que estava localizada no mezanino do pavilhão, junto a sala de imprensa.

Desta forma, a infraestrutura foi pensada para, confortavelmente, comportar todos os momentos e públicos de maneira harmoniosa. Uma grande sala com capacidade para 6500 pessoas, com telão de 100 metros de comprimento de projeção mapeada recebeu os participantes para as boas-vindas com um vídeo impactante e dinâmico, seguido das grandes palestras e mensagens do dia.

Momentos depois, essa mesma plenária se subdividiu em 04 plenárias de conteúdos independentes sem a necessidade de paredes e construções. A solução foi utilizar fones de ouvido com canais específicos para cada sala, possibilitando ao participante sintonizar o conteúdo de seu interesse, sem interferir no conteúdo da sala ao lado.

Com esse recurso o participante tinha livre acesso e trânsito pelas demais áreas do evento sem deixar de acompanhar seu conteúdo escolhido, que também era transmitido através de telas pelos demais espaços do evento. Assim, o evento cumpriu seu objetivo de trazer interação e conteúdos com muita mobilidade e inovação.

FICHA TÉCNICA DO EVENTO

Título: Mercado Livre Experience
Tema: Mercado Livre Experience 2017
Data: 2 de setembro de 2017
Local: São Paulo Expo, São Paulo - SP
Número de participantes: 6.226 participantes em quase 12 horas de evento
Número de estandes: 59, sendo 40 patrocinados e 19 internos
Plenárias: 8 plenárias de conteúdos
Palestrantes: + de 50 palestras e workshops
Conceito: Conectar o mercado em um dos maiores eventos de e-commerce do Brasil.
Criação e Desenvolvimento: People Comunicação
Produção Geral: People Comunicação
Profissionais Envolvidos direta e indiretamente: 1.390 pessoas
Tempo de Planejamento: 03 Meses

Descritivo de produto ou serviço realizado

Criação e planejamento geral do evento e dos estandes internos
Produção e montagem da feira e plenárias
Operacionalização e comercialização dos espaços, estandes internos e de parceiros
Desenvolvimento de ativações institucionais e proprietárias para cada uma das marcas participantes.
Coordenação e produção dos conteúdos artísticos das 8 salas de plenária e workshops
Criação de line up de conteúdo
Criação e desenvolvimento de vídeo institucional de abertura.
(https://youtu.be/UU4n5suI31w)
Criação e desenvolvimento de vinhetas animadas, locuções e conteúdos de imagens de projeção.
Administração geral de 140 fornecedores diferentes, parceiros e patrocinadores
Produção do evento em sua totalidade.

Briefing

Desenvolver um evento que ofereça conteúdo especialmente focado no mercado de e-commerce, otimizando a participação de desenvolvedores e vendedores para gerar novas oportunidades de negócio.

Desafios e estratégia

A estratégia foi desenvolver uma comunicação que reforça a conexão entre marcas e pessoas e com isso explorá-la visualmente na cenografia, que foi totalmente desenvolvida com o conceito de conexão entre pessoas, marcas e conteúdos. E para reforçar visualmente esse conceito, utilizamos fitas e elásticos que ajudavam a estruturar os ambientes e a compor todo o espaço conectando tudo e todos.

Para os estandes, o espaço foi inspirado nos projetos urbanísticos das grandes cidades do mundo explorando a lógica de divisão de quadrantes de acordo com a importância hierárquica de cada um. Assim, a localização e circulação do público no evento ficou mais simples e fluída, gerando um evento com fluxo inteligente e intuitivo proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Galeria de imagens

 

A plenária principal, com a maior tela de projeção já feita em um evento deste segmento no Brasil - 100m de comprimento, foi utilizada para a abertura oficial do evento apresentando um vídeo motivacional, inovador e com trilha sonora dinâmica, forte e impactante, seguido de speeches de boas-vindas e conteúdos gerais.

A utilização de um dos 6.500 fones de ouvido com canais específicos para cada sala, possibilitava ao participante sintonizar o conteúdo de seu interesse, sem interferir no conteúdo da sala ao lado, além da tradução simultânea na versão inglês/português das palestras internacionais.

Com esse recurso o participante tinha livre acesso e trânsito pelas demais áreas do evento sem deixar de acompanhar seu conteúdo escolhido, que também era transmitido através de telões de LED pelos demais espaços como área de convivência, boulevard dos estandes e ruas de acesso do pavilhão, deixando o participante totalmente conectado o tempo todo com informações e seus conteúdos preferidos.

Construção e desenvolvimento de cortinas em lycra com até 12 metros de altura x até 100 metros de comprimento, estrategicamente estruturadas em trilhos de movimentação rápida permitia a interligação ou exclusividade das salas de acordo com a agenda de palestras em apenas 10 segundos.

Um resultado realmente impressionante.

O evento contou com mais de 50 palestrantes que transmitiam seus conhecimentos e conteúdos relevantes nas 8 plenárias e espaços espalhados por todo o grande pavilhão de exposições São Paulo Expo.

Foram mais de 50 expositores que adquiriram espaços patrocinados para divulgar seus produtos e se aproximarem do seu consumidor. Os estandes estavam estrategicamente divididos em assuntos de interesse e segmentos de negócios, como Auto Parts, Mercado Pago, Mercado Envios, entre outros, que são alguns dos exemplos dos estandes satélites que ancoravam a composição desta variedade.

Assim, além do conteúdo das plenárias, os mais de 6.200 visitantes eram impactados também com Brand experience dos produtos Mercado Livre e seus parceiros que puderam contar com a parceria do evento para alcançar seu público-alvo.

100% de interesse e renovação de contratos dos patrocinadores para a próxima edição: 2018













































































 

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