Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 8ª CONSEGURO
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

- Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 16 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 8 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

Promovida pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNseg, a CONSEGURO, a maior e mais importante Conferência do mercado segurador brasileiro, reúne bienalmente os principais stakeholders do setor em 3 dias de debates sobre temas estratégicos relacionados ao seguro. Visando aumentar a percepção de valor dos participantes e patrocinadores através da otimização dos custos envolvidos na participação da Conferência, a CNseg optou por incorporar aos tradicionais eventos reunidos da CONSEGURO o Insurance Service Meeting, maior evento de inovação e tecnologia do mercado. Em mais um ano de parceria, a Bethe B Comunicação foi responsável pelo desenvolvimento do conceito e da jornada do usuário, planejamento de comunicação e divulgação, criação da identidade visual e das soluções tecnológicas, além da produção cenográfica e técnica da 8ª edição.

Ficha Técnica do Evento:

8ª CONSEGURO – O Desafio da Retomada do Crescimento

Data: 19 a 21 de setembro de 2017

Local: Windsor Convention & Expo Center – Rio de Janeiro

Abrangência: Nacional

Vídeo


Em um ano marcado pela crise econômica, aprimorar o destino de recursos e aumentar receita era preocupação central do cliente, beneficiando todos os envolvidos com um formato diferenciado para a 8ª CONSEGURO: um só evento para produzir, participar e patrocinar.

Com um budget proporcionalmente menor para desenvolvimento do evento em relação à edição anterior, era fundamental o aumento do número de patrocinadores e de participantes.

Além disso, apesar de estarem sob o guarda-chuva da CONSEGURO, era essencial manter a importância individual de cada um dos 5 eventos reunidos, visto que ocorrem de forma independente anualmente.

O tema do evento também estaria relacionado ao cenário político econômico cercado por incertezas. Foi captado na dinâmica de briefing que era objetivo do cliente apresentar à todos os seus públicos de interesse – líderes do setor, formadores de opinião, autoridades e representantes do Governo – , o posicionamento do seguro como suporte à retomada do crescimento de todos os setores da economia.

Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, o maior retorno esperado era a exposição positiva da CNseg na mídia.

Como criamos as soluções?

A 8ª CONSEGURO foi o projeto piloto na implantação da nossa nova metodologia criativa de desenvolvimento de projetos de live marketing. Este processo colaborativo combina ferramentas de Design Thinking e Design Sprint para catalisar o diálogo junto ao cliente, cocriando soluções únicas que atendam aos objetivos de marketing.

Tendo como premissas de projeto a Empatia – pensando a experiência por meio do ponto de vista do usuário, a Colaboração – cocriando em rede e trazendo para o projeto o know-how de cada stakeholder e a Inovação – ao explorar caminhos não conhecidos, a metodologia busca criar experiências “UAU”.

A partir de entrevistas e do focus group feitos na etapa de Entendimento, chegamos às premissas que norteariam o processo criativo: ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO e NETWORKING. Todas as soluções pensadas para a Conferência tinham aderência à ao menos um destes valores.

Na etapa do Ponto de Vista, desenhamos o mapa dos stakeholders e a Jornada do Usuário, onde dividimos o evento em 3 etapas de contato com os participantes: pré-evento, evento e pós-evento.

Na fase do pré-evento, dividimos a experiência do João, persona criada para ilustrar o processo, em pré-lançamento das inscrições, lançamento, sustentação e quase evento.

Já durante o evento, dividimos os 3 andares da Conferência em 3 partes: área do credenciamento, áreas de convivência e plenárias.

No pós-evento, toda a experiência do João foi avaliada e nos deu métricas para medir o sucesso da estratégia.Como resultado dessas etapas iniciais, apresentamos ao cliente uma série de ideias para seleção. As soluções aprovadas seguiram para o Estudo de Viabilidade e Prototipagem, fase na qual as ações do evento seriam divididas em três grandes grupos: Estratégia de Divulgação e Relacionamento, Projeto Cenográfico e Soluções Técnicas.

Para gerar uma experiência inesquecível aos participantes, era prerrogativa para a criação do projeto que todas as ações e peças fossem inovadoras para um contexto corporativo e que, juntas, tivessem sinergia para gerar encantamento ao longo da jornada do usuário.

Nesta fase, onde foi desenvolvida a Prototipagem, as melhores ideias se tornariam projetos, sempre aderentes aos valores estabelecidos.

Como ponto de partida, criamos o guideline de toda a campanha de comunicação. Para dar voz ao tema, desenvolvemos o slogan “8ª CONSEGURO – O desafio da retomada do crescimento” que, junto à identidade visual, traduziria os desafios futuros da indústria nas mais diversas plataformas e peças de comunicação no pré, durante e pós-evento.

ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO E RELACIONAMENTO:

Tirar do papel o planejamento e integrar todos os pontos de contato com os participantes, a tática de comunicação no pré-evento foi operacionalizada através de mensagens segmentadas para cada público e timing da divulgação, onde criamos expectativa nos participantes e patrocinadores em fazer parte do maior evento do mercado.

Para ter assertividade, criamos uma régua de comunicação customizada para cada público:

• Para as empresas que tinham potencial em patrocinar o evento, desenvolvemos um e-mail marketing que continha o link para o download do book digital com a apresentação e os benefícios de cada cota de patrocínio. Após a confirmação do patrocínio, elas recebiam um material de divulgação customizado – e-mails marketing, e conteúdo para redes sociais –, que poderia ser difundido junto aos seus clientes convidando-os para participar do evento.

• Os participantes foram impactados em diversos canais: 20 e-mails marketing foram disparados com abordagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers, temas dos painéis, entre outros), matérias e anúncios em veículos do trade e 30 banners net em sites parceiros da CNseg. SMS também foi utilizado como ferramenta de comunicação enquanto os participantes ainda não tinham o aplicativo. Para ampliar o alcance da divulgação, foram veiculados anúncios no Google Adwords, publicações nas redes sociais da Confederação e a campanha “#CONSEGURO2017, É claro que eu vou”, que transformou o evento em um movimento nas redes sociais dentro do mercado de seguros.

Durante o evento, para cada uma das áreas mapeadas na Jornada do Usuário, a comunicação foi pensada para que o participante imergisse na experiência CONSEGURO: utilizamos o recurso da geolocalização patrocinada no Waze para que o contato se iniciasse antes mesmo da chegada ao local do evento. No Windsor Convention & Expo Center, os painéis explicativos, totens e dashboards foram posicionados estrategicamente para que todos ficassem a par de tudo o que acontecia na Conferência.

Além disso, a comunicação direta com o participante era feita através de Push Notifications no aplicativo, pré-agendadas de acordo com a régua de disparo ou desenvolvidas conforme as necessidades pontuais do evento.

Para que o público em geral tivesse a oportunidade de acompanhar a CONSEGURO, foram gerados mais de 50 conteúdos nas redes sociais da Confederação e na Rádio CNseg, que fez uma cobertura ao vivo do evento e produziu 26 entrevistas especiais com convidados. Esse conteúdo poderia ser acessado pelo público que não pôde comparecer ao evento ou pelos participantes que quisessem revisar os assuntos debatidos ou conferir as entrevistas realizadas.

Já no pós-evento, a comunicação com os participantes foi voltada para a avaliação do evento. Enviamos para os mailings dos participantes e dos patrocinadores um e-mail marketing com link para responder à pesquisa de opinião, customizada para cada público. Junto à esta mensagem disponibilizamos um conteúdo interessante gerado durante o evento: fotos, notícias, material dos palestrantes e as matérias produzidas pela Rádio.

Nesta etapa, o esforço de assessoria de imprensa foi em ampliar ao máximo o tempo e a importância dos debates iniciados na Conferência, através de matérias e artigos em veículos de grande circulação e do trade de seguros. Também foram criados conteúdos especiais em veículos próprios, como a edição especial da Revista de Seguros com a cobertura do evento.

AS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS PARA O EVENTO:

As soluções tecnológicas foram desenvolvidas para proporcionar uma experiência unificada aos participantes do evento. O aplicativo, que contava com uma série de funcionalidades para catalisar networking, facilitar o acesso ao conteúdo e gerar conforto para os participantes, era integrado ao dashboard desenvolvido especialmente para o evento, através do qual os participantes podiam acompanhar just-in-time a programação atual da Conferência, os posts que utilizavam a hashtag oficial nas redes sociais, assim como a ação Mosaico que dava visibilidade aos participantes que estavam presentes na CONSEGURO.

A JORNADA DO USUÁRIO:

Para criar sinergia entre todos os pontos de contato com os participantes, desenvolvemos um planejamento de comunicação para o pré-evento com mensagens segmentadas para cada momento da divulgação.No evento, em cada uma das áreas mapeadas na Jornada do Usuário, os participantes eram impactados com as ações desenvolvidas:

- Ao chegar ao local do evento, o participante já entrava na atmosfera da CONSEGURO ao se deparar com uma imponente hashtag e um painel de boas-vindas. Na área do credenciamento, os participantes imergiam nos temas-chave do evento através do painel de imersão.

- Ao se credenciar, o participante via pela primeira vez o Dashboard, onde acompanhava o mosaico se formando com as fotos dos participantes já credenciados e via o seu perfil surgir ao concluir seu credenciamento. Caso precisasse deixar seus pertences no guarda-volume, o processo era 100% digital – através de um leitor integrado ao app, o recepcionista inseria o item no sistema e o comprovante ficava disponível no perfil do participante.

- Neste mesmo andar, estavam as salas onde ocorriam os eventos reunidos. Dando o destaque necessário para cada um, os participantes se deparavam com um imponente pórtico na entrada do corredor.

- Para identificar cada evento, havia um totem de LED na entrada de cada evento e a palestra que estava acontecendo no momento. Além disso, esse espaço contava com um mega painel explicativo com as funcionalidades do aplicativo e QR Code para download.

- No foyer do 3º andar estavam os lounges dos patrocinadores diamante e ouro e o estúdio da Rádio CNseg, onde o evento era transmitido online. Nesse andar, também estavam localizados o helpdesk para auxiliar os usuários que tivessem dificuldades em baixar ou utilizar o app, assim como o estúdio da Ação Foto Profissional, onde os participantes poderiam tirar fotos de perfil corporativo. As fotos eram atualizadas no mosaico do dashboard.

- Na entrada da plenária principal, o perfil com nome, foto e empresa surgia no centro do palco em um grande círculo de projeção sobre o imponente painel de LED quando o crachá do participante era bipado. O conteúdo audiovisual era modificado inúmeras vezes ao longo do evento, dando aos participantes a impressão de uma nova cenografia a cada painel, além do vídeo de abertura e da grande bandeira no momento do hino nacional. Nas áreas de convivência, replicamos o dashboard em formato de cubo.

No pós-evento, toda a experiência dos participantes foi avaliada e geraram as métricas de sucesso.

Galeria de imagens
A 8ª CONSEGURO foi o projeto piloto na implantação da nossa nova metodologia criativa
A metodologia catalisa a cocriação junto ao cliente e fornecedores
Criamos a Jornada do Usuário, fundamental para a criação da experiência dos participantes no evento
A Jornada do Usuário mapeou os pontos de contato com o participante no pré, durante e pós evento
A importância individual de cada um dos eventos reunidos foi trabalhada no período de divulgação
Para dar voz ao tema, desenvolvemos o slogan “8ª CONSEGURO – O desafio da retomada do crescimento”
Banners net foram negociados com os principais canais de comunicação do setor de seguros
Cotas de Patrocínio foram enviadas para os patrocinadores prospects
Uma grande estratégia de e-mails marketing foi pensada para os diversos públicos do evento
A campanha “#CONSEGURO2017, É claro que eu vou” transformou o evento em um movimento nas redes
O recurso de geolocalização patrocinada no Waze fez com que o contato se iniciasse antes da chegada
O projeto cenográfico foi pensado de forma a materializar todos os valores levantados na metodologia
Ao entrar no evento, o participantes já era impactado com a primeira tela dashboard
O evento contava com duas áreas de relacionamento, integradas pelo dashboard
A Rádio CNseg transmitia o evento ao vivo nas redes sociais da Confederação
A imponente plenária seria palco das principais palestras
O subsolo foi projetado para ser o território do Insurance Meeting, maior evento de tecnologia
O aplicativo era porta de entrada para a experiência CONSEGURO
Na entrada, o participante era impactado com uma imponente hashtag do evento
O dashboard divulgava a chegada do participante catalisando networking
Inclusão sempre na pauta dos nossos eventos
O software desenvolvido especialmente para o evento era ativado pela leitura das credenciais
Todas as peças do evento exploravam a identidade visual criada
Entre as funcionalidade, o dashboard comunicava a programação just-in-time
Ação Foto Profissional
         

 

Para ocupar o Windsor Convention & Expo Center com a extensa agenda do evento, era desafio cenográfico unir e separar salas para ocupação de eventos nas plenárias dia-a-dia.

Desenvolvemos um estudo comparativo entre estruturas cenográficas convencionais e uso de fundos de palco em LED, que possibilitariam a troca imediata de cenário somente através da mudança de conteúdo audiovisual. Além de maior impacto sensorial para os participantes, esta solução apresentou custo 20% menor.

As principais áreas de circulação do evento contavam com telas do Dashboard CONSEGURO, deixando os participantes a par de tudo o que estava acontecendo no âmbito da Conferência.

Duas áreas de relacionamento foram criadas para atender a agenda do evento. As 24 empresas patrocinadoras estavam estrategicamente distribuídas: no foyer da plenária principal estavam localizados os estandes dos patrocinadores ouro e diamante. Já no subsolo, foyer da plenária do Insurance Service Meeting, criamos pontos de relacionamento voltados para empresas de tecnologia e inovação.

Para que todo o projeto saísse do papel contamos com 32 fornecedores e 320 profissionais envolvidos nos 3 dias de montagem. Tínhamos 11mil m2 de evento, 109 Toneladas de equipamentos técnicos, que correspondem a 110 carros populares. Os 27 GB de conteúdo audiovisual foram exibidos nos 567 m2 de LED 3mm, que superou o festival de música que acontecia em paralelo.

Como inovamos na 8ª edição da CONSEGURO?

A inteligência digital colaborou para a quebra de paradigmas do universo dos eventos corporativos, gerando encantamento nos participantes:

O dashboard, desenvolvido especialmente para o evento, possibilitava aos participantes acompanhar just-in-time a programação da Conferência, os posts que utilizavam a hashtag oficial nas redes sociais, assim como a ação Mosaico que dava visibilidade aos participantes que estavam presentes na CONSEGURO.

Posicionado em locais estratégicos – área de credenciamento e nas duas áreas de convivência do evento, no subsolo e no 3º andar –, o dashboard apresentava as seguintes multifunções:

- Mosaico:

A ação do mosaico se iniciou no pré-evento, onde estimulamos que os participantes enviassem uma foto junto ao formulário de inscrição. A integração entre o software desenvolvido e o sistema de credenciamento era feita através de uma view (mirror) do servidor onde estavam armazenadas as informações dos inscritos.

No evento, a ação acontecia, principalmente, em dois momentos:

• No credenciamento, o participante acompanhava o mosaico se formando com as fotos dos participantes já credenciados e via seu perfil surgir ao concluir o credenciamento. A entrada destes participantes aparecia em todos os dashboards espalhados pelo evento.

• Na entrada da Plenária principal, o Perfil com nome, foto e empresa surgia no centro do palco em um grande círculo de projeção sobre o imponente painel de LED quando o crachá do participante era bipado por uma recepcionista.

- Programação:

Para deixar o participante a par de tudo que estava acontecendo na Conferência, o dashboard apresentava a programação just in time. Para que as informações estivessem sempre atualizadas, os painéis encerrados eram excluídos da lista de exibição.

- Redes Sociais #CONSEGURO2017:

Alinhada à campanha “#CONSEGURO2017 É claro que eu vou!”, o dashboard exibia uma timeline interativa, que apresentava as publicações sobre a Conferência feitas pelos participantes nas redes sociais. Essa timeline era moderada pela nossa equipe e as publicações expiravam de hora em hora dando fluidez ao conteúdo.

Aplicativo CONSEGURO:

O aplicativo era a porta de entrada para a experiência CONSEGURO, que contava com uma série de funcionalidades para catalisar networking, facilitar o acesso ao conteúdo e gerar conforto para os participantes.

Disponível para iOs e Android com interface responsiva para mobile, desktop e tablet, o aplicativo era o canal interativo que integrava toda a experiência ON e OFFLINE do participante.

Para que cada usuário tivesse acesso às funcionalidades adequadas ao seu uso, criamos quatro perfis diferenciados: Participante, Moderador, Guarda-volumes e Organizador.

O acesso ao aplicativo era realizado através de login e senha, conferido através da view, baseando-se nas informações registradas no sistema de credenciamento.

Para incentivar a adesão ao aplicativo, a comunicação pré-evento foi baseada em e-mails marketing e SMS, onde estimulávamos o download prévio do app. Além disso, durante o evento, painéis cenográficos e o verso do crachá com QR Code incentivavam o mergulho na experiência CONSEGURO.

Caso tivessem alguma dúvida ou precisassem de ajuda, disponibilizávamos um helpdesk para os participantes.

Galeria de imagens
A montagem do evento contou com mais de 300 profissionais
O aplicativo facilitava o acesso ao conteúdo e gerava conforto para os participantes
A funcionalidades de perguntas através do aplicativo desinibiu os participantes
Os participantes que não eram heavy users tinham apoio de um help desk para o app
Através do um perfil de moderador, os palestrantes acessavam as perguntas do público no app
A conexão de informações entre credenciamento, aplicativo e dashboard ocorria através de uma view
Soluções cenográficas baseadas em recursos audiovisuais surpreendiam os participantes
A mudança no conteúdo audiovisual trazia aos participantes a sensação de uma nova cenografia
Todas as plenárias do evento foram montadas com painéis de LED de 3mm
Cada evento manteve a sua identidade visual
Foram mais de 27GB de conteúdo audiovisual para nutrir as telas do evento
No total, tínhamos na CONSEGURO uma metragem quadrada em LED maior do que o Rock in Rio
A direção técnica da Bethe B foi impecável mesmo com a complexidade de operação deste evento
Vinhetas animadas davam vida ao conteúdo audiovisual
A 8º CONSEGURO quebrou paradigmas no ambiente corporativo
A ativação mosaico de fotos surpreendeu os participantes
Totens de LED na porta de cada plenária apresentava a programação just-in-time
     

 

Foi apostando no novo que a 8ª edição da CONSEGURO, o maior e mais importante evento do mercado segurador brasileiro, se tornou um case de sucesso.Pela primeira vez, a Conferência sediou 6 eventos ao longo de 3 dias, que contou com 34 palestras, trazendo para debate 121 palestrantes, conectando os mais de 1.200 participantes, 24% a mais que na 7ª edição, a temas estratégicos e técnicos do setor. O evento foi patrocinado por 24 empresas, o que representou um crescimento de 293% no faturamento com as cotas de patrocínio.

A jornada do participante integrava soluções cenográficas baseadas em recursos audiovisuais ao aplicativo, que teve mais de 22.000 visualizações, e ao dashboard, que apresentou mais de 300 posts utilizando a hashtag oficial do evento, produzindo um ambiente imersivo que superou as limitações ON e OFFLINE.

Ao trazer uma metodologia inovadora de desenvolvimento de projetos, gerando uma experiência memorável para os participantes e colaborando com o aumento do brand awareness da Confederação, a CNseg obteve um retorno de R$13.754 milhões em Valoração de Mídia, mesmo com um budget 10% menor em relação à edição anterior. Os esforços de assessoria de comunicação resultaram em 106 matérias nos principais veículos de comunicação, conquistando 3.508 pontos de visibilidade positiva para a Confederação. O IQEM – Índice de Qualidade de Exposição na Mídia–, indicador da assessoria da CDN que varia de 0 a 10 e determina o quanto a notícia analisada reflete a imagem desejada, alcançou a pontuação máxima no período da CONSEGURO.

As 44 horas de conteúdo produzido pela Rádio CNseg durante a Conferência geraram 1.767 pontos de aproveitamento e foram replicados por 597 emissoras, atingindo 510 municípios no Brasil.

As soluções tecnológicas tiveram grande aderência do público do evento, que em sua maioria não era heavy users de ferramentas digitais:

90,5% dos usuários acessaram o site para download do aplicativo diretamente pela URL indicada nas peças de comunicação, comprovando a eficácia destas iniciativas.

Mais de 1.695 usuários baixaram o aplicativo.

95,48% dos usuários acessaram o aplicativo via mobile.

22.834 visualizações do conteúdo, sugerindo que a comunicação e interface foram bem recebidos pelos usuários.

Mais de 160 perguntas foram feitas durante os painéis e palestras, indicando como o uso desta ferramenta desinibiu os participantes.

Mapeamos mais de 300 posts nas redes sociais com a hashtag #CONSEGURO2017

Economia de 110 kgs de papel em relação à edição anterior, pois não foi necessária a impressão da programação, mini currículo dos palestrantes e tickets de chapelaria.

A 8ª CONSEGURO apontou um novo caminho para o live marketing B2B: 94% dos participantes e patrocinadores avaliaram o evento como excelente.

Galeria de imagens
A CNseg obteve um retorno de R$13.754 milhões em Valoração de Mídia
O conteúdo produzido pela Rádiogerou 1.767 pontos de aproveitamento, transmitidos por 597 emissoras
O número de participantes foi 24% maior que na edição anterior
Crescimento de 293% no faturamento com as cotas de patrocínio
O aplicativo teve 22.834 visualizações do conteúdo
Mapeamos mais de 300 posts nas redes sociais com a hashtag #CONSEGURO2017
A 8ª CONSEGURO abriu um novo caminho para o live marketing corporativo
     

 

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube