Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: AS SOLUÇÕES DIGITAIS DA 8ª CONSEGURO
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

- Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 16 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 8 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

Promovida pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – CNseg, a CONSEGURO, a maior e mais importante Conferência do mercado segurador brasileiro, reúne bienalmente os principais stakeholders do setor em 3 dias de debates sobre temas estratégicos relacionados ao seguro.

Visando aumentar a percepção de valor dos participantes e patrocinadores através da otimização dos custos envolvidos na participação da Conferência, a CNseg optou por incorporar aos tradicionais eventos reunidos da CONSEGURO o Insurance Service Meeting, maior evento de inovação e tecnologia do mercado.

Em mais um ano de parceria, a Bethe B Comunicação foi responsável pelo desenvolvimento do conceito e da Jornada do Usuário, criação da identidade visual e das soluções tecnológicas, planejamento de comunicação e divulgação, e pela produção cenográfica e técnica da 8ª edição.

Ficha Técnica do Evento:

As soluções tecnológicas da 8ª CONSEGURO

Data: 19 a 21 de setembro de 2017

Local: Windsor Convention & Expo Center – Rio de Janeiro

Abrangência: Nacional

Vídeo


Historicamente, cada edição do evento progride tecnologicamente. Foi captado na dinâmica de briefing que, para a 8ª CONSEGURO, a tecnologia deveria ser incorporada a serviço da experiência do participante.

Além disso, a indústria do seguro global enfrentava um momento de discussões sobre o futuro do negócio perante a uma série de mudanças tecnológicas. IoT, Blockchain e Insurtech passaram a fazer parte do vocabulário cotidiano dos profissionais do setor. Com isso, apresentar no mais importante fórum de debates do segmento uma atmosfera inovadora era fundamental para reafirmar o posicionamento otimista da CNseg com relação ao futuro.

Como criamos as soluções?

A 8ª CONSEGURO foi o projeto piloto na implantação da nossa nova metodologia criativa de desenvolvimento de projetos de live marketing. Este processo colaborativo combina ferramentas de Design Thinking e Design Sprint para catalisar o diálogo junto ao cliente, cocriando soluções únicas que atendam aos objetivos de marketing. Tendo como premissas de projeto a Empatia – pensando a experiência por meio do ponto de vista do usuário, a Colaboração – cocriando em rede e trazendo para o projeto o know-how de cada stakeholder e a Inovação – ao explorar caminhos não conhecidos, a metodologia busca criar experiências “UAU”.

A partir de entrevistas e do focus group feitos na etapa de Entendimento, chegamos às premissas que norteariam o processo criativo: ACOLHIMENTO, CONHECIMENTO e NETWORKING.Todas as soluções pensadas para a Conferência tinham aderência à ao menos um destes valores.

Na etapa do Ponto de Vista, desenhamos o mapa dos stakeholders e a Jornada do Usuário, onde dividimos o evento em 3 etapas de contato com os participantes: pré-evento, evento e pós-evento. Como resultado dessas etapas iniciais, apresentamos ao cliente uma série de ideias para seleção. As soluções digitais foram apresentadas dentro do escopo das Soluções Técnicas, momento que as ideias aprovadas foram amadurecidas e seguiram para o Estudo de Viabilidade e Prototipagem.

Como foi o processo após a aprovação das ideias iniciais?

Para criar uma experiência inesquecível, era prerrogativa para o projeto que todas as ações e peças fossem inovadoras para um contexto corporativo e que, juntas, tivessem sinergia para gerar encantamento ao longo da Jornada do Usuário.

Nesta fase, quando foi desenvolvida a Prototipagem, as melhores ideias se tornariam projetos, sempre aderentes aos valores estabelecidos.

Uma das ideias aprovadas era um painel de LED multifunções. No escopo inicial, esta tela revelaria os participantes que estariam entrando no evento, apresentaria as áreas da Conferência através de um vídeo, mostraria a programação do dia e divulgaria os posts e tweets que utilizassem a hashtag oficial do evento.

A outra solução aprovada era a criação de uma rede interna, acessada via Wi-Fi. Algumas das funcionalidades pensadas eram: área para envio de perguntas, chat com outros participantes, acesso à programação, mural de informações just in time, disponibilização de apresentações dos palestrantes, integração com redes sociais, cadastramento digital de volumes na chapelaria integrado ao perfil e lista de contatos escaneados por QR Code.

Após as dinâmicas criativas com os fornecedores técnicos, as duas ideias, apesar de terem suas essências mantidas, foram adaptadas em função da viabilidade e da melhor experiência do participante. O painel de LED multifunções se tornou o Dashboard e a rede interna o aplicativo.

Galeria de imagens
A 8ª CONSEGURO foi o projeto piloto na implantação da nossa nova metodologia criativa
A metodologia catalisa a cocriação junto ao cliente e fornecedores
A metodologia desenvolvida especialmente para o treinamento contou com um rico processo criativo
A Jornada do Usuário mapeou os pontos de contato com o participante no pré, durante e pós evento
O painel multifunções foi uma das primeiras ideias do evento e se transformou no inovador dashboard
         

 

Dashboard CONSEGURO:

O dashboard, desenvolvido especialmente para o evento, possibilitava aos participantes acompanhar just in time a programação da Conferência, os posts que utilizavam a hashtag oficial nas redes sociais, assim como a ação Mosaico que dava visibilidade aos participantes que estavam presentes na CONSEGURO.

Posicionado em locais estratégicos – área de credenciamento e nas duas áreas de convivência do evento, no subsolo e no 3º andar –, o dashboard apresentava as seguintes multifunções:

- Mosaico:

A ação do mosaico se iniciou no pré-evento, onde estimulamos que os participantes enviassem uma foto junto ao formulário de inscrição. A integração entre o software desenvolvido e o sistema de credenciamento era feita através de uma view (mirror) do servidor onde estavam armazenadas as informações dos inscritos.

Essa base de dados era automaticamente consultada pelo software de 4 em 4 segundos, garantindo que as informações dos participantes apresentadas no mosaico estivessem sempre atualizadas.

No evento, a ação acontecia, principalmente, em dois momentos:

• No credenciamento, o participante acompanhava o mosaico se formando com as fotos dos participantes já credenciados e via seu perfil surgir ao concluir o credenciamento. A entrada destes participantes aparecia em todos os dashboards espalhados pelo evento.

• Na entrada da Plenária principal, o Perfil com nome, foto e empresa surgia no centro do palco em um grande círculo de projeção sobre o imponente painel de LED quando o crachá do participante era bipado por uma recepcionista. Os participantes que não tinham fotos profissionais poderiam usufruir da ação foto profissional. Esta ativação era conectada ao software para substituição da foto no dashboard.

- Programação:

Para deixar o participante a par de tudo que estava acontecendo na Conferência, o dashboard apresentava a programação just in time. Para que as informações estivessem sempre atualizadas, os painéis encerrados eram excluídos da lista de exibição.

- Redes Sociais #CONSEGURO2017:

Alinhada à campanha “#CONSEGURO2017 É claro que eu vou!”, o dashboard exibia uma timeline interativa, que apresentava as publicações sobre a Conferência feitas pelos participantes nas redes sociais. Essa timeline era moderada pela nossa equipe e as publicações expiravam de hora em hora dando fluidez ao conteúdo.

Aplicativo CONSEGURO:

O aplicativo era a porta de entrada para a experiência CONSEGURO, que contava com uma série de funcionalidades para catalisar networking, facilitar o acesso ao conteúdo e gerar conforto para os participantes.

Disponível para iOs e Android com interface responsiva para mobile, desktop e tablet, o aplicativo era o canal interativo que integrava toda a experiência ON e OFFLINE do participante.

Para que cada usuário tivesse acesso às funcionalidades adequadas ao seu uso, criamos quatro perfis diferenciados: Participante, Moderador, Guarda-volumes e Organizador.

O acesso ao aplicativo era realizado através de login e senha, conferido através da view, baseando-se nas informações registradas no sistema de credenciamento.

Para incentivar a adesão ao aplicativo, a comunicação pré-evento foi baseada em e-mails marketing e SMS, onde estimulávamos o download prévio do app. Além disso, durante o evento, painéis cenográficos e o verso do crachá com QR Code incentivavam o mergulho na experiência CONSEGURO.

Caso tivessem alguma dúvida ou precisassem de ajuda, disponibilizávamos um helpdesk para os participantes.

O aplicativo tinha as seguintes funcionalidades:

- PROGRAMAÇÃO: O participante tinha acesso à toda a programação da Conferência, bem como ao currículo e ao material disponibilizado pelos palestrantes.

- PERGUNTAS: Durante as palestras, os participantes podiam fazer perguntas aos palestrantes filtrando por evento e por palestra. O moderador de cada painel recebia um tablet logado em seu perfil para aprovar ou rejeitar perguntas a serem respondidas ao final do painel, criando um banco de dados.

- NOTIFICAÇÕES: Principal ferramenta de comunicação com os participantes durante o evento. Através de push notifications era possível mandar avisos privados ou para todos os participantes. O perfil do organizador disparava as notificações de qualquer lugar do evento através do seu smartphone. O sistema possibilitava o agendamento das mensagens de acordo com a régua de disparo.

- PARTICIPANTES: Disponibilizávamos a lista de inscritos no evento, catalisando o networking dos participantes.

- GUARDA-VOLUMES: Através de um leitor integrado ao sistema de credenciamento, todo o processo de cadastro de volumes na chapelaria era digital. Após armazenamento do item, o comprovante para retirada ficava gravado no perfil do participante no aplicativo. O perfil guarda-volumes possibilitava que a organização do evento tivesse acesso às informações dos proprietários dos volumes em caso de esquecimento.

- PATROCINADORES: A lista das empresas patrocinadoras estava disponível com os links para os sites.

- REDES SOCIAIS: Os participantes podiam compartilhar a sua experiência no evento diretamente do aplicativo.

- CONTATO COM A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO: Os participantes podiam enviar mensagens privadas aos organizadores do evento para sanar dúvidas ou solucionar eventualidades.

Rádio CNseg
O evento foi transmitido ao vivo nas redes sociais da CNseg através do estúdio que foi montado no espaço.

Galeria de imagens
O dashboard integrava as diferentes áreas de relacionamento do evento
O foyer do subsolo seria conectado às outras áreas do evento através do dashboard
Ao entrar na plenária, os participantes seriam surpreendidos com seu nome efoto em destaqueu
O dashboard apresentava o conteúdo exposto pelo software desenvolvido especialmente para o evento
A ativação do mosaico de fotos catalisava o networking entre os participantes
O dashboard apresentava a programação just-in-time
A tela também apresentava os posts nas redes sociais que inseriram a hashtag oficial
Os totens LED nas portas das plenárias estavam integrados ao software e apresentavam a programação
Ação Foto Profissional era integrada ao dashboard
O software desenvolvido especialmente para o evento era ativado pela leitura das credenciais
A campanha “#CONSEGURO2017, É claro que eu vou” transformou o evento em um movimento nas redes
Ações de marketing digital foram desenvolvidas para impactar o público do mercado de seguros online
As fotos profissionais eram postadas pelos participantes nas redes sociais através do totem
Dentre os objetivos da estratégia de e-mails marketing estava o download prévio do aplicativo
O aplicativo era porta de entrada para a experiência CONSEGURO
O aplicativo facilitava o acesso ao conteúdo e gerava conforto para os participantes
O aplicativo podia ser acessado por smartphones, tablets ou desktops.
A funcionalidade de perguntas através do aplicativo desinibiu os participantes
Pensando na acessibilidade de todos ao app, o evento contava com um help desk
O guarda-volumes também era integrado ao app. O ticket virtual para retirada ficava registrado.
A geolocalização já introduzia o participante à experiência antes da chegada
A Rádio CNseg disseminou o conteúdo do evento nas redes sociais
   

 

A CONSEGURO se destacou não apenas no mercado de seguros, como em toda cadeia especializada em eventos corporativos ao trazer uma metodologia inovadora de desenvolvimento de projetos, gerando uma experiência memorável para os participantes.

As 44 horas de conteúdo produzido pela Rádio CNseg durante a Conferência geraram 1.767 pontos de aproveitamento e foram replicados por 597 emissoras, atingindo 510 municípios no Brasil.

As soluções tecnológicas tiveram grande aderência do público do evento, que em sua maioria não era heavy users de ferramentas digitais:
90,5% dos usuários acessaram o site para download do aplicativo diretamente pela URL indicada nas peças de comunicação, comprovando a eficácia destas iniciativas.

Mais de 1.695 usuários baixaram o aplicativo.

95,48% dos usuários acessaram o aplicativo via mobile.

22.834 visualizações do conteúdo, sugerindo que a comunicação e interface foram bem recebidos pelos usuários.

Mais de 160 perguntas foram feitas durante os painéis e palestras, indicando como o uso desta ferramenta desinibiu os participantes.

Mapeamos mais de 300 posts nas redes sociais com a hashtag #CONSEGURO2017

Economia de 110 kgs de papel em relação à edição anterior, pois não foi necessária a impressão da programação, mini currículo dos palestrantes e tickets de chapelaria.

A inteligência digital colaborou para a quebra de paradigmas do universo dos eventos corporativos, gerando encantamento nos participantes, resultando em indicadores expressivos. A 8ª CONSEGURO apontou um novo caminho para o live marketing B2B.

Galeria de imagens
Mais de 1.695 usuários baixaram o aplicativo
Foram feitas mais de 160 perguntas através do app
Foram mais de 22.834 visualizações do conteúdo do aplicativo
A comunicação visual baseada em recursos audiovisuais evitou a utilização de lonas.
O conteúdo produzido pela Rádio gerou 1.767 pontos de aproveitamento, transmitidos por 597 emissoras
A 8ª CONSEGURO abriu um novo caminho para o live marketing corporativo
       

 

 

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