Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 7º ENCONTRO DE RESSEGURO DO RIO DE JANEIRO
Candidato: Bethe B Comunicação
Cliente: CNseg
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Fundada pela designer Bethe Barbosa há mais de 30 anos, a Bethe B comunicação nasceu com o propósito de desenvolver projetos multidisciplinares que maximizassem resultados de negócios através do design. Em sua segunda geração, unimos experiência à inovação, proporcionando ao cliente o atendimento 360º à todas as suas demandas, simplificando a gestão e conquistando um posicionamento único em todas as plataformas de comunicação e relacionamento com seus stakeholders.

- Como criamos valor para as marcas?

A metodologia de desenvolvimento de projeto da Bethe B entende que eventos são experiências de marca que devem estar integrados às outras ações de comunicação, potencializando a pregnância da mensagem e o retorno dos investimentos. Nosso know how em estratégia, branding, comunicação visual e publicidade agregam valor às soluções desenvolvidas.

Com uma equipe de inteligência especializada no setor de seguros e desenvolvendo projetos para o mercado há mais de 16 anos, é parte expressiva de nossa experiência no segmento a parceria de 8 anos com a CNseg. Através de um projeto multiplataforma, que congregou análise estratégica, design e comunicação, possibilitamos a unificação da identidade visual e a construção de uma imagem de credibilidade, materializando o protagonismo do setor na economia e aproximando a Confederação dos seus públicos de interesse.

Representando um setor que tem importante papel na economia do país, a CNseg em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) e a Escola Nacional de Seguros, promove há 7 anos o Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro. Com 20 empresas patrocinadoras e mais de 700 participantes, a 7ª edição do Encontro de Resseguro, reuniu os executivos e players do segmento para dois dias de debates sobre os temas que estão em evidência nos diversos mercados ao redor do mundo.

Parceira do projeto há 5 anos, criamos a identidade visual do evento, o planejamento da campanha de divulgação e os brindes distribuídos. Também fomos responsáveis pela produção cenográfica e técnica do mais importante evento de Resseguro da América Latina.

Ficha Técnica do Evento:

7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro

Data: 10 e 11 de abril de 2018

Local: Windsor Convention & ExpoCenter – Rio de Janeiro

Abrangência: Internacional

Vídeo


Destaque no calendário de eventos do mercado, o Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro oferece aos profissionais brasileiros e estrangeiros um fórum de alto nível para discussões técnicas, políticas e econômicas, além de ser catalizador de networking e negócios.

Os principais objetivos definidos no briefing do cliente eram aumentar os indicadores quantitativos do evento em relação às edições anteriores, tal como o número de inscritos e de empresas patrocinadoras.

Para atender alcançar esses objetivos de marketing, dividimos o planejamento do evento em duas linhas: Estratégia de Divulgação e Relacionamento e Projeto Cenográfico.

Estratégia de Divulgação:

Por se tratar de um evento direcionado para o público nacional e internacional, toda a campanha de divulgação, pensada em parceria com a área de eventos da CNseg, teve um timing diferente dos eventos nacionais, de forma que todos os participantes tivessem tempo hábil para organizar a sua logística.

No total, foram 5 meses de planejamento e divulgação, onde criamos uma estratégia digital que catalisasse as inscrições e atraísse um número maior de empresas patrocinadoras.

Para atingir os públicos-alvo do evento de forma assertiva, criamos uma régua de comunicação com peças bilíngues desenvolvidas com abordagens segmentadas de acordo com o perfil de cada público:

Para as empresas interessadas em patrocinar o evento, desenvolvemos um e-mail marketing que continha o book digital com a apresentação e os benefícios de cada contrapartida de patrocínio. Após se tornarem patrocinadoras, elas recebiam um material de divulgação customizado que poderia ser enviado aos seus clientes convidando-os para participar do evento.

Já os participantes tiveram contato com a divulgação do evento através de diversos canais: e-mails marketing bilíngues com mensagens específicas para cada fase da divulgação (agende-se, abertura das inscrições, key speakers etc), matérias e anúncios em veículos do trade e banners net em sites parceiros da CNseg, além da página do evento no site da Confederação com todas as informações práticas sobre o Encontro.

Estratégia de relacionamento:

Para que os participantes estrangeiros se sentissem pertencidos ao evento, todos os materiais de comunicação desenvolvidos eram bilíngues, assim como a sinalização, programação e templates com avisos iniciais e abertura de painéis.

Além disso, para o conforto dos participantes, a programação poderia ser acessada via QR Code, assim como o resumo do perfil de cada palestrante.
As perguntas e comentários dos painéis podiam ser enviadas via Whatsapp, facilitando a operação e minimizando a exposição do participante.

Conceito criativo:

Com o objetivo de apresentar a amplitude e a importância do setor de Resseguro brasileiro e materializar os temas que seriam debatidos na 7ª edição do evento, a identidade visual explorou as principais vertentes do segmento, com imagens que traduziam cada tipo de risco que o Resseguro pode cobrir. Com isso, toda a cenografia das plenárias, pontos de relacionamento e lounges dos patrocinadores, painéis, totens e as peças produzidas para a campanha de divulgação e para serem distribuídas no evento seguiam este conceito.

Comunicação visual e projeto cenográfico:

O evento foi divido em dois espaços:

- Plenárias:

A comunicação visual e a estrutura cenográfica desenvolvida para a área onde ocorriam as palestras e painéis explorava a imagem conceito criada para o evento, com duas grandes telas que eram utilizadas de duas formas: para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes.
Para atender à agenda do evento, tínhamos duas salas secundárias, onde ocorriam os painéis técnicos na parte da tarde. Em um formato reduzido, exploramos a imagem conceito com a tela plotada na cenografia. Essa tela também foi utilizada para transmissão full da plenária ou dividida entre a transmissão e a apresentação dos palestrantes.

- Áreas de relacionamento:

No foyer, área de relacionamento dos patrocinadores, os pontos de relacionamento seguiam a identidade visual desenvolvida para o evento. Os estandes foram posicionados de forma a dar amplitude ao espaço e não prejudicar a livre circulação dos participantes. Os pontos de relacionamento tinham tamanhos e mobiliário proporcionais às cotas adquiridas e foi disponibilizado aos patrocinadores uma TV para apresentações institucionais e demonstração de seus produtos.

Além disso, algumas empresas patrocinadoras contaram com salas de reunião em formato aquário, onde podiam se reunir com seus clientes e fazer reuniões com videoconferência.

- Salas de Almoço VIP:

Outra novidade dessa edição, as salas de almoço foram adquiridas por algumas empresas patrocinadoras, dando uma oportunidade interessante para criar um momento descontraído de relacionamento junto aos principais clientes.

- O evento:

Com uma nova roupagem e oferecendo diversas oportunidades para networking e novos negócios, a 7ª edição do Encontro de Resseguro coloca em destaque esse importante segmento, que vem crescendo expressivamente no Brasil. Em 2018, o evento abordou as recentes alterações regulatórias e seus impactos para a atividade do resseguro no Brasil, mudanças climáticas e o seguro agrícola, o ambiente para o desenvolvimento das insurtechs, a competitividade no setor, entre outros temas relevantes que estão em evidência ao redor do mundo.

- Credenciamento e Guarda-Volumes:

Os executivos eram recebidos no hall de entrada na área de credenciamento onde recebiam o crachá, a programação pocket book - que também poderia ser acessada no celular através do QR code disposto na cenografia do evento - e a bolsa com os brindes do evento (caneta e bloco).
Após o credenciamento, os participantes poderiam guardar os seus pertences na Chapelaria/Guarda-Volumes do evento.

- Sinalização:

Todas as áreas do evento eram sinalizadas com totens indicativos de forma a direcionar os participantes para as salas descritas abaixo.

- Sala VIP:

As autoridades e conferencistas eram recebidos na sala VIP, onde podiam interagir enquanto aguardavam o início dos painéis. Contavam também com um suporte técnico para alterar ou validar as suas apresentações.
A sala era composta por um mobiliário requintado em formato lounge e contava com uma mesa de reuniões.

- WIFI do Evento:

O evento contava com uma potente cobertura de internet dedicada, disponibilizada para os participantes ficarem 100% conectados.

-Tradução simultânea:

Todos os painéis e palestras do evento contavam com tradução simultânea. Na porta de cada plenária, os participantes poderiam retirar os fones para ouvir a tradução.

- Perguntas via Whatsapp:

Todas as perguntas e comentários das palestras e painéis podiam ser enviadas pelos participantes via Whatsapp. Dessa forma, o moderador, que estava com um tablet em mãos, fazia as perguntas recebidas ao final de cada palestra.

- Coffee Breaks e Almoços:

Nos intervalos dos painéis, os participantes contavam com um delicioso coffee break, que acontecia na área de relacionamento do evento. Já os almoços aconteciam no intervalo entre as palestras da manhã e da tarde, em um espaço específico do hotel oferecido por uma das empresas patrocinadoras.

- Plenárias:

Os participantes se dividiam entre a plenária principal e as duas salas simultâneas para assistir aos 15 painéis e palestras com mais de 50 palestrantes e especialistas nacionais e internacionais, conforme a programação abaixo:

Primeiro dia:

CERIMONIA DE ABERTURA:
O evento foi iniciado com uma solenidade, onde a mestre de cerimônias Flávia Fernandes deu boas vindas aos participantes e convidou as autoridades para compor a mesa diretora. Com a presença do presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber), Paulo Pereira; o presidente da CNseg, Marcio Coriolano; o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Corretagem de Resseguros (Abecor), Roberto Azevedo; o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar; o o presidente adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, e o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha.


09:00 às 10:30 | PLENÁRIA I
CENÁRIO JURÍDICO E INSTITUCIONAL BRASILEIRO

Palestrante: Luís Roberto Barroso - Ministro do Supremo Tribunal Federal

11:00 às 12:30 | PLENÁRIA II
RENOVAÇÃO POLÍTICA

Debatedoras: Alessandra Orofino - Diretora executiva do Nossas Cidades
Ilona Szabó de Carvalho - Diretora executiva do Instituto Igarapé e co-fundadora do Movimento Agora
Tabata Amaral de Pontes - Co-fundadora do Movimento Acredito

Coordenador de Mesa: Julio Bierrenbach - Membro do Conselho de Conduta da CNseg

14:00 às 15:00 | SALA 1
PAINEL TÉCNICO I - COBERTURAS DISPONÍVEIS PARA CYBER NO MERCADO

Debatedores: Rodrigo Costa - Financial Lines Solutions da Allianz Global Corporate & Specialty
Philip Mayes - Senior Class Underwritter for Cyber da Talbot Syndicate

Coordenador de Mesa: Humberto Pita - Head de Financial Lines da Chubb

14:00 às 15:00 | SALA 2
PAINEL TÉCNICO II - NOVIDADES REGULATÓRIAS E O QUE ESPERAR

Palestrante: Diogo Ornellas - Chefe da Divisão de Resseguros da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)

Debatedor: Bruno Freire - CEO da Austral e presidente da ANRe

Coordenador de Mesa: Paulo Pereira - Presidente da
Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER)

15:00 às 16:00 | SALA 1
PAINEL TÉCNICO III - CYBER: ASPECTOS DO RISCO E REGULAÇÃO DE SINISTRO

Palestrante: Marcelo Martinez - Diretor de Cyber Security and Investigations da Kroll

Debatedora: Marcia Cicarelli - Sócia da área de Seguros e Resseguros do Demarest Advogados
Coordenador de Mesa: Flávio Sá - Gerente de Financial Lines da AIG Brasil

15:00 às 16:00 | SALA 2
PAINEL TÉCNICO IV - MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O SEGURO AGRÍCOLA

Palestrantes: Daniel Hammer - Senior Underwriter Consultant da Partner Re
Miguel Almeida - Head de Agro do IRB Brasil Re

Coordenador de Mesa: Wady Cury - Diretor geral do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre

16:30 às 18:30 | PLENÁRIA III
INTERNACIONALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE DO RESSEGURO BRASILEIRO NA AMÉRICA LATINA

Palestrantes: Isabel Blazquez Solano - Diretora de Subscrição Internacional do IRB Brasil Re
João Pedro Resende - Economista do Itaú Unibanco
Ernesto Serêjo Costa - Coordenador geral de Seguros do Ministério da Fazenda

Debatedor: João Marcelo dos Santos - Sócio fundador do Santos Bevilaqua Advogados

Coordenador de Mesa: Paulo Eduardo de Freitas Botti - Membro do Conselho de Administração da Terra Brasis

18:30 às 19:00 | ÁREA DE CONVIVÊNCIA
COQUETEL


Segundo dia:

09:00 às 10:30 | PLENÁRIA IV
OS DESAFIOS DA AGENDA ECONÔMICA

Palestrante: Marcos Lisboa - Diretor do Insper

Debatedora: Andrea Keenan - Senior Managing Director da A.M. Best

Coordenador de Mesa: Antonio Trindade - CEO da Chubb

11:00 às 12:30 | PLENÁRIA V
INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS

Palestrante: Rodrigo Freire de Sá - Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios para a Hyperloop Transportation Technologies.

Debatedor: Mathias Jungen - Presidente da Swiss Re Brasil
Coordenador de Mesa: Renato Campos - Diretor geral da Escola Nacional de Seguros

14:00 às 15:00 | SALA 1
PAINEL TÉCNICO V - TRANSAÇÕES ESTRUTURADAS EM RESSEGURO

Debatedores: Daniel Veiga - Diretor de Subscrição Specialties do IRB Brasil RE
Frederico Knapp - CFO & COO para America Latina da Swiss Re
Pedro Farme - Vice Presidente de Contratos da JLT Re Brasil

Coordenador de Mesa: Francisco Vogt - Diretor de Produtos e Resseguro na Chubb

14:00 às 15:00 | SALA 2
PAINEL TÉCNICO VI - DESCASAMENTO DE PRAZOS PRESCRICIONAIS DE SEGURO E RESSEGURO

Debatedores: Marcelo Mansur Haddad - Sócio do Mattos Filho Advogados
Washington Silva - Diretor Jurídico e de Compliance do Grupo Zurich Brasil

Coordenador de Mesa: André Tavares - Sócio do Tavares Advogados

15:00 às 16:00 | SALA 1
PAINEL TÉCNICO VII - NOVOS MODELOS DE COMPARTILHAMENTO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

Palestrante: Cesar Serra - Diretor adjunto da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Debatedores: Luiz Celso Dias Lopes - Diretor executivo técnico da NotreDame Intermédica
Rodrigo Botti - Presidente da Terra Brasis

Coordenador de Mesa: Antônio Penteado Mendonça - Sócio titular do Penteado Mendonça e Char Advocacia

15:00 às 16:00 | SALA 2
PAINEL TÉCNICO VIII - DESCOMPLICANDO AS COLOCAÇÕES FACULTATIVAS NO AMBIENTE COMPETITIVO

Debatedores: Francilene Freitas - Gerente executiva do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre
Marcio Ribeiro - Sócio diretor facultativos da Capsicum Re Brasil

Coordenadora de Mesa: Thisiani Martins - Diretora técnica da XL Catlin

16:30 às 18:10 |SALA 2
PAINEL TÉCNICO IX - PERSPECTIVAS DO SEGURO D&O

Debatedores: Thomaz Kastrup - Sócio do Mattos Filho Advogados
Celso Soares - Head of Underwriting da Zurich Seguros
Dennys Zimmermann - Sócio do F. Torres & Associados
Ilan Goldberg - Sócio diretor do Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner Advogados Associados
Sergio Narciso - Senior Underwriter da Trans Re

Coordenador de Mesa: Marcos Fugise - Vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Resseguros (FENABER)

18:10 às 18:30| AUDITÓRIO
ENCERRAMENTO

Com essa receita, o 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro cumpriu sua missão ao proporcionar aos mais de 700 participantes debates sobre os assuntos mais relevantes do segmento de Resseguro e fomentar a integração e o compartilhamento de experiências e informações entre os líderes, executivos das empresas de seguros, resseguro, corretores, representantes das entidades do mercado e os demais players do segmento.

- Coquetel Patrocinado:

No primeiro dia, após o encerramento, os participantes puderam interagir, trocar experiências e prospectar novos negócios no coquetel patrocinado pelo Mattos Filho.

- Pós evento:

No pós evento, os participantes e patrocinadores receberam um e-mail marketing agradecendo a participação e apresentado um panorama geral dos números do evento, que, além dos indicadores de inscritos e palestrantes, apresentava a infraestrutura disponibilizada. Nesta peça ainda era possível acessar as fotos do evento, baixar as apresentações disponibilizadas pelos painelistas e preencher a ficha de avaliação do evento.

Galeria de imagens
E-mails marketing foram enviados de acordo com a régua de disparo
Os patrocinadores recebiam um PDF digital das cotas de patrocínio
Mais de 20 sites parceiros da CNseg divulgaram banners net do evento
3D da plenária principal
A realidade do que projetos para a plenária principal
3D das salas onde aconteciam os painéis técnicos
3D da Área de Relacionamento
A área de relacionamento era o espaço destinado ao networking entre os participantes
No credenciamento, o participante recebia a bolsa com o material do evento e os brindes
Totens bilingues de forma a direcionar os participantes para as diferentes áreas do evento
Marcio Coriolano, presidente da CNseg, na abertura do evento
O evento contou com palestrantes nacionais e internacionais
E com palestras e painéis que debatem os futuros das empresas
Nas salas de almoço VIP, as empresas poderiam oferecer experiências diferenciadas aos convidados
O evento era acessível
Os painéis técnicos aconteciam nas salas paralelas
O evento contava com tradução simultânea
Após as palestras, os participantes tinham espaço para o debate com os painelistas
Os patrocinadores interagiam com os participantes em seus lounges
       

 

Os indicadores de crescimento do Encontro de Resseguro trouxeram inúmeros benefícios para as empresas promotoras do evento. Para nós entretanto, trouxeram enormes desafios.

- Aumento de área do evento:
A 6ª Edição do Encontro tinha uma área de 1750m²; já a 7º Edição contou com um espaço de 4200m², um aumento de 140%. Em função deste crescimento, tivemos um grande acréscimo no número de peças cenográficas, necessidades de potência dos geradores, cabeamento elétrico, mobiliário e etc..

- Aumento do número de espaços para Patrocinadores:
Na 6ª Edição tínhamos 11 unidades entre lounges e pontos de relacionamento; já na 7º Edição tivemos 19 com a inclusão dos aquários das salas de reunião, cuja estrutura possuía um custo de montagem superior.

- Aumento do número de participantes:
O número de congressistas subiu de 606 para 710, cerca de 17% de aumento.

Apesar deste enorme salto de grandiosidade do evento, conseguimos transformar o projeto em realidade com um crescimento de apenas 10% do budget.

Galeria de imagens
Aumento de 140% de área de evento em relação à edição anterior
Mais de 700 participantes compareceram ao evento
Dispomos 19 lounges para os patrocinadores
   

 

Considerado o maior evento de Resseguro da América Latina, o 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro bateu novos recordes nesta edição: foram mais de 700 participantes – um número 17% maior do que a edição anterior, 20 empresas patrocinadoras, o que gerou um aumento de 43% na receita com cotas de patrocínio e mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais.

Desde que estamos à frente das estratégias do Encontro de Resseguro, ano a ano e de forma sustentável, os indicadores do evento tem crescido: somando todas as edições foram mais de 3.600 participantes e 89 empresas patrocinadoras.

2012: 230 participantes – 7 empresas patrocinadoras
2013: 451 participantes – 10 empresas patrocinadoras
2014: 506 participantes – 13 empresas patrocinadoras
2015: 549 participantes – 12 empresas patrocinadoras
2016: 552 participantes – 13 empresas patrocinadoras
2017: 607 participantes – 14 empresas patrocinadoras
2018: 710 participantes – 20 empresas patrocinadoras

Além disso, aumentamos em 18% o número de participantes internacionais em relação a edição anterior.

Retorno de Mídia Espontânea:

A Edição 2018 do Encontro consolidou o seu protagonismo na agenda de eventos do setor, colocando a Confederação em destaque nos principais veículos do trade. 22 veículos cobriram o evento, o que correspondeu a 115 pontos de visibilidade positiva e R$4.481.875,00 de Valoração de Mídia. Além disso, de acordo com o IQEM – Índice de Qualidade de Exposição na Mídia, indicador da assessoria da CDN que varia de 0 a 10 e determina o quanto a notícia analisada reflete a imagem desejada, a divulgação espontânea da 7ª Resseguro correspondeu a 10 pontos. Destacamos a veiculação de matérias sobre o evento na GloboNews, nos jornais O Globo, Estadão, Estado de São Paulo e Valor Econômico. Além disso, o Encontro foi destaque em diversos portais de notícia online e em veículos do trade.

Avaliação do evento:

Ao final do evento os participantes e patrocinadores avaliaram o evento e obtivemos os seguintes resultados:

Local: 81% de avaliações positivas

Comunicação com o participante: 98% de avaliações positivas

Áreas que superaram a expectativa dos participantes:
- Palestrantes/Programação - 38%
- Oportunidades de Networking: 37%
- Atendimento durante o evento: 36%
- Pontualidade: 31%
- Recursos audiovisuais e cenográficos: 28%

Motivação para inscrição? 41% - Programação e 49% - Networking

O evento atendeu as expectativas? 100% sim

Classificação geral do evento: 100% classificou como excelente.

Galeria de imagens
Veiculo especializado faz edição especial para o evento
O evento foi destaque na grande mídia
     

 

 

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