Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: EXPO POSTOS 2017
Candidato: R8 Live
Cliente: Raízen
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
ExpoPostos 2017 - Shell - R8 Live

R8 LIVE
A R8 é uma agência de eventos e live marketing, cuja principal atividade é dedicada à criação, planejamento e produção de eventos corporativos e ativações de live marketing como reuniões, convenções, congressos, festas, confraternizações, roadshows, feiras de negócios, estandes, marketing de guerrilha, sampling, ativações de marca e patrocínio, marketing promocional, PDV, endomarketing, marketing digital, etc. Com mais de 17 anos de mercado e associada à AMPRO, a R8 atendeu os mais variados perfis de clientes, realizando eventos dentro e fora do Brasil, tais como Santander, Shell, Raízen, Mercado Livre, Cosan, Syngenta, DSM-Tortuga, Schneider-Electric, FENAUTO, OM Partners, Honda, GS1 Brasil, FANUC, Grupo Souza Lima, SC Corinthians, São Paulo FC, Lexus, entre outros.

-

RAÍZEN
Empresa brasileira com presença nos setores de produção de açúcar e etanol, transporte e distribuição de combustíveis e geração de bioeletricidade, sendo uma joint venture, criada a partir da união de parte dos negócios da Shell e da Cosan. As unidades da Cosan responsáveis pelas atividades de produção de açúcar e etanol e cogeração de energia foram integradas à nova empresa. A Raízen assumiu também as operações de distribuição e comercialização de combustíveis da Shell no Brasil, tornando-se a licenciada da marca no país. Atualmente, se destaca como uma das corporações mais competitivas no mundo dentro do setor energético, assim como uma das maiores em faturamento no país.

PULSE HUB
https://youtu.be/cr8-zZYKHUQ
Primeiro hub de inovação agro do Brasil. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Raízen e várias companhias com tecnologias voltadas para o agronegócio. Trazendo abrigo para as startups especializadas no agro ao redor do país, o Pulse funcionará em formato co-working. Seu objetivo é movimentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo que vem sendo chamado de Agtech Valley e que fica no Parque Tecnológico de Piracicaba (SP).

AGRISHOW
Feira internacional de tecnologia agrícola realizada em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, Brasil. É considerada a segunda maior feira do tipo no mundo e a maior da América Latina. A primeira edição ocorreu em 4 de maio de 1994. A cada edição, a Agrishow afirma todo reconhecimento nacional e internacional que possui. Considerada uma das três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais completa do Brasil, o evento é sempre aguardado para o lançamento das principais tendências e inovações tecnológica.

Galeria de imagens
Vista Frontal
 

 

Vídeo


Ficha Técnica do Evento

Nome da Feira, Exposição ou Congresso: Agrishow 2018 - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Tema: Pulse Hub de Inovação - Raízen
Metragem: 120m2
Público estimado: 159 mil visitantes (Feira)
Local de realização: Ribeirão Preto - SP
Inicio: 30 de abril
Encerramento: 04 de maio de 2018
Periodicidade: Bi -anual - 5 dias por ano
Entidade ou empresa promotora: Raízen Combustíveis SA
Abrangência: Nacional e Internacional
Atividades paralelas: Palestras, Reuniões e Pitches em auditório interno (PITCH SECTIONS), além de Demonstrações e Rodada de negócios com startups expositoras.

Agrishow 2018 em números:
• 440 mil m²
• 159 mil visitantes - Público altamente qualificado formado por produtores rurais, agricultores, agrônomos, pecuaristas e todos que fazem parte do agronegócio brasileiro.
• + 800 marcas em exposição
• R$ 2,7 bilhões de negócios iniciados na feira
• + de 80 países presentes na Agrishow


-

Inovador, ousado e pioneiro, o Pulse Hub de Inovação é uma iniciativa da Raízen que lançou o desafio para a agência de levar o ambiente de inovação do Pulse para a maior feira de Tecnologia agrícola do País. O conceito central era a “Inovação e Empreendedorismo: incentivando e acelerando Agtechs Startups para o setor agrícola” que permeou o projeto do estande cujo objetivo era movimentar este ecossistema de inovação em um espaço focado em relacionamento e apresentação de projetos. O projeto desenvolvido pela agência reproduziu a essência do espaço original do Pulse e trouxe à feira algo inovador e diferenciado, pois seu design destacou-se dos demais estandes da feira e teve alto índice de visitas, uma vez que foi o estande com mais conteúdo e novidades do setor, diferentemente de máquinas e insumos apenas.

Planta: Imagens anexas

-

Briefing: Criação e montagem de projeto convidativo de estande de médio porte (120 m2) para a Feira Agrishow 2018 com o conceito inspirado no primeiro hub de inovação agro do Brasil, o PULSE Hub de Inovação da Raízen.
O projeto estande obedeceu às diretrizes da marca Pulse (Assinatura “Pulse – uma iniciativa Raízen”), cujo objetivo era divulgar as startups e ter um espaço integrado que funcionou tanto para reuniões, quanto para pitches e demonstrações. Sua estrutura deveria contemplar: Balcão Bar com pia, frigobar, depósito, banheiro, tela para transmissão de vídeo institucional e outros aplicativos, sinalização de espaços para identificar as startups (espaço que favoreça o trabalho de comunicação visual), paisagismo externo, coquetel simples e climatização.

Desafios: O grande desafio foi desenvolver um projeto com ambiente atraente e com foco em inovação, devendo chamar a atenção do público para estar sempre movimentado, sendo necessário inspirar as pessoas. Para isso, o design do estande deveria ser diferenciado dos demais presentes na feira, além de preservar o conteúdo, aguçando a curiosidade dos frequentadores da feira. Era necessário entender bem o público e não “espantá-lo”, utilizando-se de uma grande empatia, uma vez que o layout do estande e o conteúdo relacionados à inovação e tecnologia poderiam afastar o público de características rústicas, no entanto extremamente empenhadas e interessadas no agronegócio. Transferir o clima do Pulse Hub e do seu espaço inspiracional para um estande em uma movimentada feira agro que apresenta diversos outros atrativos foi outra parte deste grande desafio do projeto.

Solução: Buscamos transmitir o conceito da maneira mais objetiva e “leve”, isto é, o projeto foi pensado de maneira fluída e acolhedora, de modo a atrair a tenção do público e, ao mesmo tempo, proporcionar uma visita descontraída, sem intimidações. Isso se deu com um layout visualmente impactante, com cores fortes e vibrantes, bastante envidraçado para visualização interna e externa, além de elementos diferenciados de design de interiores e uma comunicação visual clara e concisa.
Os materiais utilizados e o mobiliário moderno conferiram um ambiente moderno e inovador.


Material desenvolvido

• Projeto 3D e Detalhamento
• Comunicação Visual Externa
• Comunicação Visual Interna
• Placas identificativas das StartUps
• Totem digital com programação/agenda de palestras
• Etiquetas Produtos


DEFESA para merecimento do prêmio

Acreditamos que este projeto mereça receber o prêmio de reconhecimento devido ao seu ineditismo e qualidade na entrega reconhecidos por toda a feira e pelo cliente. Este tipo de espaço e seu conteúdo foram completamente inovadores em um ambiente repleto de máquinas e produtos químicos para o mercado agrícola. Levar um estande com design moderno e apenas com apresentação de inovações tecnológicas para o setor foi algo completamente ousado para este tipo de feira, o que trouxe uma importante visibilidade para a marca, mesmo não estando exposta com destaque. Nós viabilizamos este projeto e cumprimos o desafio proposto, superando as expectativas do cliente e atingindo todos os objetivos do projeto. O estande foi sucesso de público e a as startups presentes avaliaram a iniciativa como algo completamente inovador e importante para gerar novos negócios, elogiando sua estrutura e desejando que seja aplicada em outras feiras do setor.

Galeria de imagens

 

O processo criativo foi desenvolvido em parceria entre a agência, arquiteto e montadora que seguiram todas as referências indicadas pelo cliente e inspiradas no escritório do Pulse Hub de Inovação.

O cuidado no acabamento e aplicação dos materiais trouxeram um diferencial de montagem que possibilitou a exposição correta dos produtos tecnológicos apresentados pelas Startups.

Todas as placas identificativas foram retro-iluminadas com LED para destaque e atração.

Os balcões de atendimento e do bar foram adornados no rodapé com fitas de LED de baixo consumo de energia.

A divulgação da programação interna do estande foi feita através de um totem digital na entrada do estande com exibição de conteúdos personalizados em vídeo.

Estandes construídos com madeira certificada com FSC em Nota Fiscal, revestidas em napa ou lona impressa, piso em MDF certificado.

Mobiliário alugado em material reutilizável – são reaproveitados em dezenas de feiras.

As lonas são encaminhadas para reciclagem e os logotipos volumétricos, guardados e reutilizados em outros eventos do cliente.

Galeria de imagens
       

 

O estande foi um facilitador de encontros e oportunidades, pois contribuiu para abrir as portas para novos negócios.


A presença do Show Car da StockCar propiciou um número elevados de visitantes interessados em conhecer e registrar o momento com o veículo oficial.


A participação da marca com seu novo posicionamento sendo apresentado na feira foram destaque na imprensa especializada e em sites de comunicação de diversos segmentos.


O estande foi um facilitador de encontros e oportunidades, pois contribuiu para abrir as portas para novos negócios.


A presença do Show Car da StockCar propiciou um número elevados de visitantes interessados em conhecer e registrar o momento com o veículo oficial.


A participação da marca com seu novo posicionamento sendo apresentado na feira foram destaque na imprensa especializada e em sites de comunicação de diversos segmentos.


O estande foi um facilitador de encontros e oportunidades, pois contribuiu para abrir as portas para novos negócios.

A presença do Show Car da StockCar propiciou um número elevados de visitantes interessados em conhecer e registrar o momento com o veículo oficial.


A participação da marca com seu novo posicionamento sendo apresentado na feira foram destaque na imprensa especializada e em sites de comunicação de diversos segmentos.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube