Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: HSM | ARENA
Candidato: Bueno Arquitetura Cenográfica
Cliente: HSM do Brasil
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Este espírito de selecionar o que há de melhor e mais relevante para cada ocasião também é o trabalho da HSM, que há mais de 40 anos inspira pessoas na forma de fazer gestão e negócios. O evento acompanha, desde sua fundação, em 1987, o que há de mais inovador em gestão executiva e empresarial. Assim como a gestão de uma empresa investe em parcerias valiosas, a HSM cultiva e segue lado a lado de lideranças de negócios a nível mundial. Neste cenário, o desafio para alcançar sua missão de transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações, é levado muito a sério. E a 17ª edição do evento HSM Expo cumpriu o papel de superar todas as expectativas dos mais de 6 mil participantes. Isso sem contar as 25 mil pessoas que acompanharam o evento via satélite. O resultado? Este foi melhor que o esperado, por conta da liberdade que o participante tinha de “navegar” pela programação do evento de acordo com seu interesse. Além disso, os temas foram escolhidos conforme o interesse de todos os executivos, que buscavam novidades do mundo dos negócios. Foram mais de 100 palestras e, como sempre, a curadoria do evento estava impecável e reuniu um quadro de palestrantes para aplaudir em pé. Afinal, nada menos do que os maiores ícones da gestão mundial estavam lá, passando um pouco da sabedoria para quem quisesse ouvir. As trilhas de conhecimento se dividiam em seis auditórios e quatro arenas. Tudo muito bem organizado.
Nome da feira, exposição ou congresso: HSM Expo 2017
Tema: Conhecimento em ebulição
Público estimado: 6.000 pessoas presenciais e 25.000 pessoas acompanharam por satélite
Local de realização: Transamérica
Data: 6 a 8 de novembro de 2017
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Patrocinadores Diamante: Amil, Vagas, Hospital Sírio Libanês, Petrobras e Governo Federal. Patrocinadores Ouro: Instituto Brasileiro de Coaching, Sura Seguros, Grupo Boticário, TOTVS e Take. Patrocinador Prata: SAP. Patrocínio Automóveis: Honda.
Abrangência: América Latina
Conceito do evento: Como o avanço da tecnologia vai afetar o mercado de trabalho. As novas formas de fazer negócios e as formas modernas e alternativas de se promover gestores.
Ficha Técnica
Título: Arena do Conhecimento | HSM
Tema: Conhecimento em Ebulição
Local: Expo Transamérica
Data: 05 à 07 de Novembro de 2017
Periodicidade: Anual
Abrangência: Internacional
Entidade promotora: HSM do Brasil
Metragem – 1.444m² (cada)

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Planta Geral
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Projeto 3D
Planta 3D
   

 

Vídeo


DESAFIO
O Desafio da Bueno para esta área foi absorver as diferentes ideias da agência, do cliente e de cinco patrocinadores e transformar opiniões e gostos distintos em um espaço elegante, aconchegante, usual e que agradasse a todos, e mais do que isso, que também causasse impacto aos participantes e principalmente aguçasse a vontade das pessoas que visitavam a feira de estar dentro da Arena no próximo ano.

Espaço com 1444m² em formato Arena, construído de forma reservada com guarda corpo de madeira branca no seu entorno, contando com quatro entradas principais com a comunicação visual da HSM, um totem imponente de sinalização e um balcão semi curvo com o logo dos patrocinadores para o atendimento das pessoas. No centro deste espaço contava-se com um palco central, uma estrutura aérea para as telas, divisórias no centro do palco em formato “X” construídas em marcenaria com lona impressa, para que acontecessem quatro palestras simultâneas, em dado momento esse fechamento central subia e podia-se ter uma palestra única para os quatro mini auditórios. Nesta Arena havia também a Área de Patrocinadores, que eram quatro áreas destinadas ao Banco do Brasil, Petrobrás, Vagas e TW/Oi (TW e Oi dividiram uma área), onde em cada uma delas foi construída uma estrutura aérea central formada por dois cubos de diferentes tamanhos com comunicação visual e um pergolado em MDF Cru e Preto interligando os totens de patrocinadores que ficam nos quatro cantos destas áreas, no guarda corpo do lado de fora estavam os logos dos patrocinadores, esse espaço ainda era composto por uma forração de cor diferenciada no piso que remetia ao seu patrocinador e mobiliários de design e bem confortáveis, contando ainda com espaço para café e uma área vip com bistrôs e banquetas.


Painéis

A maestria da comissão em escolher os seus palestrantes ficou alinhada às palestras da HSM Expo 2017. As Arenas receberam nomes distintos, conforme a divisão da cenografia do palco:
Arena Banco do Brasil
Arena Petrobras
Arena Fórum Vagas
Arena Thoughtworks | Oi

Nessas arenas tiveram palestras sobre liderança, transformação digital, gestão e inovação, espaços especialmente destinados para interação e compartilhamento de experiências. Na Arena Banco do Brasil – Transformação Digital foi discutido como a transformação digital está impactando as organizações. Executivos compartilharam cases, histórias e experiências.

A Arena Petrobrás – Gestão e Inovação abordou o que é preciso para as empresas trilharem um caminho baseado na gestão e na inovação. A Arena Fórum Vagas – Desvendando o Futuro discutiu como a forma de pensar e agir impacta no modo como os resultados são alcançados. Já a Arena Toughtworks| Oi – Coragem foi repleta de discussões latentes para todas as empresas sob uma ótica clara: líder para ser líder tem que estar disposto a romper paradigmas e ter coragem para atuar em um mundo volátil.
Executivos trouxeram cases e palestras que fomentaram pilares como liderança adaptativa, organizações que aprendem, tecnologia inclusiva e novas oportunidades de produtos e mercados.

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Projeto Executado
Projeto Executado
Projeto Executado
Projeto Executado
Projeto Executado
         

 

Um evento cuja dimensão de trazer gigantes nomes para surpreender os executivos participantes tinha o desafio de apresentar uma cenografia à altura. Na Bueno, desde o momento do briefing, a ideia proposta foi a de criar um espaço onde os palestrantes e os convidados, de alguma forma, pudessem ficar mais próximos. E desta forma, foi pensada uma arquitetura que abrangia as trilhas de conhecimento, que se dividiam em quatro arenas. Tudo foi planejado e organizado com muita atenção e carinho. Nas arenas, aconteceram as palestras sobre liderança, transformação digital, sustentabilidade, gestão e inovação.
A interatividade é algo muito esperado por espectadores do mundo de hoje. Desta forma, e em linha com o propósito da HSM, o palco em formato arena recebeu 4 telas de projeção e 4 palestras simultâneas, onde todo mundo podia praticar o livre arbítrio escolhendo qual conteúdo gostaria de receber através do fone de ouvido.
A era é digital. Por isso, o evento também seguiu a linha de utilizar as tecnologias em favor de atingir e modificar o maior número de pessoas possíveis.
Assim fez o guru indiano Ram Charam, que discorreu sobre o mundo digital e a forma de fazer negócios. Em uma analogia, ele usou os telões para apresentar suas ideias escritas a próprio punho em folhas de papel, desceu do palco e andou pela platéia.
Trazer estes grandes nomes e congregá-los todos juntos não foi uma tarefa simples. Isso porque as agendas destas personalidades vive cheia. Mas quando se utiliza a tecnologia em favor disso, não há agenda lotada que seja um problema. Isso pode ser comprovado por Jack Welch (82), na HSM Expo 2017 encerrou o 2° dia do evento com sua palestra via satélite. Welch é ex-presidente da GE e um dos empresários mais admirados do mundo.
Nosso plano de cenografia, neste sentido, não foi pensar algo apenas para contemplação, mas sim para ter uma experiência de receber os conteúdos aliando também a tecnologia. Além disso, aproveitar ao máximo a oportunidade de estar ali, agregando conhecimentos destes ícones do mundo dos negócios. Isso porque temos sempre em mente que a criatividade também faz parte da transformação digital que já chegou e o futuro está bem ali.
Uma Estação de Conexões, com arena para interagir com líderes de interesses comuns e debates ativos com enfoques de quatro grandes áreas de Gestão. Nosso trabalho baseou-se em pesquisas de materiais, desenvolvimento do projeto técnico, desenvolvimento da identidade visual, planejamento, criação, produção, aprovação de matéria prima, materiais e cores, pré-produção de todos materiais, impressão digital, montagem e desmontagem da cenografia do evento.
O projeto teve enfoque a partir dos lounges e da exposição da marca de cada patrocinador, na qual tornavam-se o nome da Arena e do quadrante do palco.

• Fechamento do Espaço com guarda corpo revestido em lona impressa com a identidade visual na parte interna e externa. Entrada com pórtico, tendo uma parede mais alto em curva onde foi fixado a TV e a programação do das atividades do empresa em cada entrada. Balcão receptivo em cada entrada. House mix para equipe técnica de cada lado da atividade do palco.
• Área Patrocinadores | Estrutura aérea central formada por um cubo maior em cima de 3,00 x 3,00 e outro menor embaixo de 2,00 x 2,00m, construído em tapadeira com lona impressa com a identidade do evento e na menor com a marca do cliente. Cada estação foi criado um pergolado de madeira, onde na junção foi composto com uma luminária, cada patrocinador possuía um balcão de apoio com área para exposição da marca e TV opcional, mobiliários para área de lounges e balcão para apoio de Café com luminárias pendentes;
• Revestimento de todo piso em forração compondo através de recortes, desenhos geométricos nas cores da marca de cada patrocinador.
• Palco Arena Central de 11,00 x 11,00 x 0,60m de altura com revestimento em forração carpete, saia de marcenaria, escada embutida e contorno em fita de LED. Painéis de 4,30 x 3,00m com identidade visual do evento, modulares para ser movimentados durante o evento.
• Púlpito com aplicação da identidade do evento e 5 poltronas para cada lado do palco.
• Telas de projeção formando a ARENA, compostas por 4 peças de 6,64m x 3,73m cada uma, delimitando os Palcos;
• Equipe de cenotécnicos na montagem e desmontagem, equipe de contra-regras para as ações do palco, produtores de montagem e desmontagem, equipe de Apoio, equipe de standby e um arquiteto responsável.

Origem e evolução até o presente: A HSM Expo é um evento realizado pela empresa de mesmo nome que se configura como uma plataforma de conhecimento, que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira. A cada nova edição do Expo, uma mudança no mercado e nas empresas, cujos executivos dela participam. O evento tem uma dimensão tão grande que permite a construção de redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes. Além disso a HSM Expo dá voz, cor e realidade aos nomes mais importantes do mundo atual dos negócios.

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O maior destaque de retorno da HSM Expo 2017 foi a presença do público, formado em sua maioria por executivos. O evento foi planejado para receber cinco mil pessoas. Porém, o sucesso foi tamanho que levou a presença de nada menos do que 6 mil pessoas presenciais, fora os 25 mil espectadores que acompanharam os conteúdos via satélite. O retorno chega a ser imensurável quando se fala em conhecimento e energia para sair de lá cheio de ideias para colocar em prática nas empresas.
A participação no evento tinha como investimentos algumas opções. O Passe Verde, que ofereceu a participação em um dia de evento era de R$ 3.675 e o Passe Dourado, este válido para os três dias de evento, teve o investimento de R$ 7.990. Além destes pacotes, a HSM entregou a possibilidade de grandes grupos com descontos, esta opção batizada de Passe Corporate e ofereceu também condições especiais para empresas adquirirem e transmitirem o evento ao vivo nas empresas.
Além da bilheteria, quem também ganha é a região na qual se localiza o Transamérica Expo Center. Isso por conta dos participantes se hospedarem em hotéis, se alimentarem em restaurantes locais e utilizarem meios de transportes para se locomover. É uma excelente ocasião para sair do dia a dia de imersão da empresa para abrir novas possibilidades, além, é claro, de fazer um rico networking para a geração de negócios.
Outro ponto interessante da edição para a HSM foi o lançamento da plataforma de vídeos da marca. Batizada de HSM EXPERIENCE, a plataforma oferece conteúdos atualizados acerca do mundo dos negócios. Atualmente a marca está oferecendo a assinatura mensal ao preço promocional de R$59,90/mês. Por fim, resultados como os desta edição da HSM Expo 2017, com uma grandiosidade de palestrantes, público e novidades tecnológicas é o que nos move. E a felicidade e a satisfação do cliente e se estende a nós.

 

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