Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: IT FORUM 20 ANOS
Candidato: Zum Brazil
Cliente: IT Midia
Segmento: Serviços
Estado: BA
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Zum Brazil atua no setor de eventos corporativos há mais de 18 anos.
Toda a experiência e know how adquiridos, contribuíram para a empresa se tornar reconhecida no mercado de eventos, conquistando um extenso portfólio de clientes fiéis por todo o país. Especializada em momentos inesquecíveis, a Zum Brazil transforma o evento em uma experiência agradável, eficiente e eterna na lembrança de todos que participaram. O diferencial é representado pelos projetos personalizados, desenvolvidos de acordo com o perfil e interesses específicos de cada organização.

A empresa conta com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, design, arquitetura, decoração, publicidade e cenografia, apaixonada pelo o que faz com muita energia e iniciativa, pronta para atender e surpreender. Além da sede em Salvador, conta com filiais em São Paulo e Miami. A Zum atua no setor de eventos corporativos de todos os portes e formatos. Desde stands em feiras, ativações de marca, até meetings e eventos de grande porte, como este case da IT Mídia.

O IT Forum é o encontro de TI mais importante da América Latina. Reúne os principais CIOs (Chief Information Officer) das 500 maiores e mais importantes empresas do Brasil. De ponta a ponta, o IT Forum está estruturado para ajudar no estabelecimento de relações duradouras e na efetiva realização de negócios: é - na opinião dos participantes – O encontro mais eficaz na geração de leads para a Indústria de TI e Telecom. Para isso, é realizado em um ambiente altamente descontraído para que, durante 5 dias, todos os participantes possam interagir ao máximo em atividades de conteúdo e sociais. Enfim, o IT Forum apresenta em seu programa um perfeito equilíbrio entre trabalho e entretenimento para que bons negócios e relacionamentos sejam realizados de forma diferenciada e muito eficiente.



Ficha Técnica do Evento

Título: IT FORUM 20 ANOS
Tema: A História do Amanhã
Nº pax: 1.400
Local: Hotel Iberostar Praia do Forte - BA
Data: 19 a 23 de abril de 2018
Periodicidade: Anual
Abrangência: Nacional
Atividades paralelas: Almoços de Relacionamento, Palestras, Shows, It Fórum Festival, Happy Hours, Jantares Temáticos, Games, Coquetéis, Agenda de Acompanhantes, Agenda Kids, Churrasco By Chef Carlinhos Awoki, Feijoada da Dadá, Atividades na Praia e Piscina, entre outras.
Entidade Promotora: IT MIDIA.

Vídeo


Conceito & Evento

A “História do Amanhã” foi tema de debate dos últimos quatro dias na Praia do Forte, na Bahia, que recebeu a 20ª edição do IT Forum, tradicional encontro promovido pela IT Mídia que reúne CIOs e CEOs das maiores empresas em operação no Brasil. Ao todo, foram 199 CIOs e 86 CEOs presentes.

A edição comemorativa do evento foi inspirada nos pensamentos do historiador israelense Yuval Harari, autor do livro “Homo Deus – Uma breve história do amanhã”, gênio dos nossos tempos que tem sido capaz de analisar a humanidade desde seus primórdios para projetar um futuro que muitas vezes nos assusta.

O encontro discutiu o amanhã oferecendo dois pontos de vista: um a partir da neurociência e da evolução que a tecnologia traz ao ser humano e outra desde uma perspectiva socioeconômica, dando um panorama do tipo de sociedade que podemos esperar quando tivermos uma pessoa vivendo bem com 200 anos.

Os quatro dias de imersão trouxeram discussões de temas como analytics, inteligência artificial, machine learning, transformação digital e muito mais.

No quesito entretenimento, a 20ª edição do IT Forum também surpreendeu trazendo a diva Gal Costa e o encerramento épico com o retorno de Ivete Sangalo aos palcos.

Keynotes
A primeira parte da discussão foi liderada pelo médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo. Nicolelis é pioneiro em pesquisas sobre interação do cérebro com máquinas e autor de diversos livros, entre eles: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas” e “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”.

No IT Forum, Niclelis disse que, no futuro, pode ser possível que carros sejam controlados pelo cérebro. Isso mesmo, pelo poder do pensamento. Em alguns vídeos de testes realizados nesse sentido, ele mostrou que um macaco aprendeu a usar o poder da mente para calcular vetores e fazer uma cadeira de rodas eletrônica se deslocar até um recipiente com uvas, onde ele encontrou recompensa pelo seu esforço.

Para falar sobre o tema sob a perspectiva econômica, fazendo uma dobradinha com Nicolelis, Eduardo Giannetti, economista brasileiro, lembrou que, agora, ao contrário das demais revoluções, a mudança em curso tem como produto o conhecimento e a produção de informações. “Foram todas grandes conquistas da humanidade, mas que também geraram problemas”, refletiu.

Discussões
Os conteúdos do evento também incluem os tradicionais intercâmbios de ideias, em que CIOs levantaram alguns dos principais temas e contaram mais detalhes sobre seus projetos para troca de conhecimentos e experiências entre os executivos, bem como plenárias.

Outra novidade desta edição foram as seções Case X-Change e CIO X-Change, que reuniu lideranças para debates sobre os mais variados temas, que incluem: interação com startups, inteligência artificial e machine learning, estratégias de negócios, relação CIOs e CEOs, diversidade na tecnologia, governança e privacidade de dados, entre outros.



O USO DO CYBERPUNK NA CENOGRAFIA

Outro desafio imposto à Zum, como produtora do evento, foi encontrar um Key Visual que permeasse toda a história criada para a mecânica do evento e vestisse o evento esteticamente. A comunicação visual de 2016, premiada com o Jacaré de Ouro, foi seguida em 2017, porém, para esta edição houve a necessidade de uma evolução. E, na literatura, o passo seguinte ao Steampunk é o Cyberpunk. Assim, a equipe de planejamento e criação da Zum Brazil criaram a nova “cara” do Fórum, de acordo com o que o storytelling e jogo propuseram para essa edição.

Com o insight de que Adelson de Souza, presidente da IT Mídia, descreve sobre o seu fórum “um acelerador do tempo” – pelo fato de intermediar centenas de reuniões de negócios entre empresas e executivos compradores – o que levaria um ano inteiro para acontecer, ocorre em 4 dias de IT Fórum. Sugerimos então para essa edição, que o steampunk avançasse no tempo, chegando ao mundo de neon tecnológico do Cyberpunk, com cenários mais coloridos e fantasiosos. A estética visual do gênero é riquíssima em cores vibrantes, tecnologia externa, com tubos, neons, cabos de fibra ótica, complementando a identidade visual de acordo com o tema.

Na comunicação visual, exploramos ricamente a temática do cyberpunk, seja nos painéis, como na cenografia construída. As fotos mostram toda a imponência do projeto e a importância da comunicação visual como parte ativa do storytelling, sendo elemento de grande importância na imersão completa do participante no conceito do evento.

O grande palco, onde a história do amanhã se deu, tinha 140m² (17,50 x 8,00) contava com 2 telas laterais de 36m² de projeção e um enorme painel de LED central de 58m² (14,50 x 4,00), para deixar o conteúdo ainda mais rico e surpreendente. O painel de fundo do palco com 48m de cenografia cyberpunk e a frente do palco, uma passarela com palco menor circular avançado permitindo maior imersão entre o speaker e a grande plateia.


O evento, num âmbito geral, representa a geração de oportunidades de negócios para o segmento de TI, e o IT FORUM, inserido neste setor, esteve presente em mais de 3.200 m² de área hoteleira com utilização de todos os espaços do hotel em inúmeras atividades e ações.

Números do IT Forum 2018 (edição especial 20 anos)

2.102 reuniões de negócios
674 conversas de negócios
633 visitas espontâneas
totalizando 3.409 conexões estruturadas de negócios

72 horas de conteúdo
40 horas de relacionamento
285 CIOs e CEOs conectados a 83 patrocinadores


Sobre o Storytelling:

Nesse ano, o Storytelling foi desenvolvido pela empresa Storytellers em cima do tema central do evento: "A História do Amanhã". Foi criada uma peça de teatro com duração de 20 min chamada "De Lucy a Sophia", em que foram retratados os acontecimentos históricos e o modo de como se vivia um dos primeiros hominídeos que se tem registro (Lucy) até o primeiro humanoide a receber cidadania (Sophia). A história é contada por três personagens: A Humanidade, A Tecnologia e o Amanhã. Enquanto eles conversam sobre o passado e a História do Amanhã, performáticos dão vida aos acontecimentos no palco, a partir de coreografias que se misturam com interação com vídeos e grafismos do cenário.

Sobre o Game:

O Game também teve o Amanhã como foco: foi desenvolvida uma criptomoeda, chamada "it coin". Cada atividade da agenda dos participantes valia it coins. Cada it coin conquistado poderia ser convertido em bolsas de graduação do Projeto "Profissional do Futuro", para apoiar jovens em situação de exclusão social. No total foram gerados 22.384 IT Coins, convertidos em 25 bolsas de estudo na Faculdade FIAP.


Galeria de imagens

 

As inovações digitais apresentadas durante o evento têm origem em nossa inquietação por trazer sempre as melhores soluções em todos os aspectos de nossas criações e para suprir as necessidades de nossos clientes. E foi assim que surgiu a Zum Brazil Digital, um serviço exclusivo, com foco em soluções digitais para eventos.

Ter essa inovação dentro de casa permite que sejamos capazes de entregar qualquer tipo de demanda tecnológica em tempo recorde e feitos sob medida para o setor de eventos. São plataformas que conectam os participantes, promovem a interação entre a promotora do evento, seus convidados e patrocinadores, além de permitir estratégias baseadas em gamificação, storytelling e calls to actions sob determinada demanda. Dentro deste vasto universo os dados são inteiramente mensuráveis e medidos de forma totalmente assertiva – sem margem para “médias” ou suposições, dando suporte para gerar relatórios, banco de dados, retenção de conhecimento, métricas, ROI e até mapa de calor e comportamental do convidado dentro do evento. São soluções digitais inovadoras que podem ser aplicadas ao evento de forma colaborativa, não invasiva e que ainda proporciona engajamento e mensuração para a empresa.

Através do trabalho em conjunto da Storytellers de Fernando Palácios e da Zum Brazil e IT Mídia (cliente), o maior desafio foi dar continuidade ao primeiro evento corporativo atrelado a uma história – com começo, meio e fim, sendo ela totalmente jogável por meio de uma plataforma digital elaborada para o IT FORUM, usada por todos os participantes, sendo esse um público extremamente exigente devido os seus altos cargos (CIOs das 500 maiores empresas) e faixa etária variadas. Além disso precisamos elaborar um key visual, aonde pudéssemos de alguma maneira contar essa história, para que não só transmitisse conteúdo, mas que também inserisse o participante como elemento da mesma, de forma lúdica e emocionante.

Em 2018 geramos mais de 3.409 conexões estruturadas de negócios, sendo 2.102 reuniões pré-agendadas de 30 minutos, one-to-one. Cada convidado cumpriu em média 20 atividades, entre elas, conteúdos, reuniões de 30 minutos, conversas de 15 minutos. Além disso o evento oferece 40 horas em atividades de relacionamento, como jantares, shows, happy hours e atividades esportivas.

O foco do Gamification nesse ano foi elevar o número de vistas espontâneas do convidado na "business suite" do patrocinador. Foram geras 633 visitas espontâneas e 1.761 oportunidades de negócios, um crescimento de 15% em relação a 2017 (1.510 visitas em 2017).




 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube